segunda-feira, março 05, 2012

VESTUÁRIO VIQUINGUE MAIS COLORIDO E OUSADO ANTES DA CRISTIANIZAÇÃO

Annika Larsson estudou vestígios têxteis encontrados no lago Mälaren Valley, a região que abrange Estocolmo e Uppsala, e que era umas das regiões centrais da Escandinávia durante o período Viking. As conclusões do estudo revelam que o período a que se chamou Idade Viking, entre os anos 750 e 1050 d.C, não foi uniforme. Através das mudanças no estilo da roupa verifica-se que a moda medieval cristã, mais conservadora, atingiu a Suécia Viking no final dos anos 900.
"Eles combinavam pormenores orientais com o estilo nórdico. A roupa era concebida para ser usada publicamente, à volta do fogo", disse a investigadora.
"A investigação têxtil diz-nos mais sobre uma sociedade do que propriamente a investigação das tradições. Os rituais antigos sobrevivem às alterações sociais, mas quando as vias comerciais se alteram, por exemplo, há um impacto imediato na moda", acrescentou.
Investigações anteriores sugeriam que o traje típico da mulher viking combinava uma saia comprida com uma parte de cima feita com dois quadrados de pano unidos na cintura com um cinto e suspensos com fivelas e broches de metal na zona da clavícula. A roupa interior resumia-se a um vestido de linho solto e por cima usariam um xaile ou uma camisola de lã. Segundo a investigadora, este traje que tem permanecido associados aos vikings é fruto de uma interpretação puritana dos vestígios encontrados em sepulturas a partir do século XIX.  De acordo com a investigadora, a saia viking seria uma peça única aberta a frente. Os suspensórios eram utilizados para prender a cauda da saia e apertavam-se com fivelas no meio de cada peito.
Apesar dos vestígios arqueológicos encontrados em sepulturas apresentarem muitas vezes as peças do vestuário deslocadas devido à decomposição dos corpos e de a partir do advento do Cristianismo a moda ser mais conservadora, a teoria de um traje mais provocador é reforçada pela caracterização de algumas estatuetas da altura, que apresentam uma combinação igual à sugerida pela investigadora.
"É fácil de imaginar que a Igreja Cristã tivesse algumas reservas acerca de roupas que acentuassem o peito e que revelassem a roupa anterior à frente. É possível que a roupa estivesse associada a rituais pré-cristãos e que fosse por isso proibida", diz.

A Cristandade sempre a tornar a vivência europeia mais pobre, medíocre e cinzenta... Mas, tal como a verdade vem ao de cima, também a natureza dos Povos retorna à superfície, pelo que à medida que o Cristianismo morre na Europa, os Europeus vão retornando ao seu antigo estilo de vida, mais livre e menos sujeito à repressão imposta pela moral cristã...

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

JA VI LAPÕES PARECIDOS COM ESSAS VESTIMENTAS E MODELOS DAS FOTOS..

(PARECEM LAPÕES)

PS: A VESTIMENTA GREGA ANTIGA DA DE DEZ A ZERO..

5 de março de 2012 às 23:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

OBVIAMENTE QUE EM GORDOS A ROUPA GREGA FICA RIDICULA..

5 de março de 2012 às 23:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

mais livre e menos sujeito à repressão imposta pela moral cristã...

CUIDADO QUE OS 2.0S SOFISMAM CERNE COM SUPERFICIE..RESUMEM LIBERDADE A FUMAR MACONHA E PEGAR DST´S A ESMO..SEM POR EXEMPLO O LIVRE ARBITRIO DE NÃO QUERER CULTUAR O OUTRO INFERIOR SIMIAN/ETC EM DETRIMENTO NOSSO HA 50 ANOS..

5 de março de 2012 às 23:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Gostaria de saber onde é que você vê escandinavos retornando au seu antigo estilo de vida? Tudo que vejo é eles caminhando para a extinção.

6 de março de 2012 às 11:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Por isso é que as suecas, norueguesas e afins são umas despudoradas do camandro, lol!...
O que tu queres sabemos nós, Caturo...

6 de março de 2012 às 16:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Por isso é que as suecas, norueguesas e afins são umas despudoradas do camandro, lol!...
O que tu queres sabemos nós, Caturo...

cuidado com o anacronismo..essa cultura da nordica puta é recente e vem do zog..

6 de março de 2012 às 16:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ate por que evolutivamente nordicos e norte-amarelos são mais estaveis no sexo; as meds tanto são mais devassas que ate o nome daquela coisa do dick no peito é chamado espanhola e não dinamarquesa..

6 de março de 2012 às 16:41:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home