terça-feira, janeiro 24, 2012

CENTRO DE MÚSICA TRADICIONAL CORRE O RISCO DE FECHAR

Enquanto o dinheiro para construir um centro cultural africano em Lisboa não parece faltar...

Por falta de apoios financeiros, o Centro de Música Tradicional Sons da Terra (CMTST) corre o risco de encerrar. Para evitar este cenário, um grupo de pessoas está a utilizar a rede social Facebook, para ajudar «a manter o centro de portas abertas». Quem aderir ao grupo compromete-se a comprar um disco lançado pelo centro. No total é preciso reunir cinco mil euros para o CMTST manter actividade.
O CMTST tem sede na vila de Sendim, no concelho transmontano de Miranda do Douro, e apresenta-se como uma instituição relevante no panorama cultural da região e frequentada por investigadores das tradições da Terra de Miranda que, geograficamente, se estende desde Outeiro (Bragança) até Lagoaça (Freixo de Espada à Cinta).
(...)
O centro de música tradicional é responsável por duas colecções discográficas «distintas», mas consideradas «fundamentais» para perpetuar o património imaterial da região nordestina, ao longo da última década, somando agora mais de uma centena de discos.
Para além destas colecções, o CMTST é igualmente um dos parceiros na organização do Festival Intercéltico de Sendim, iniciativa que há mais de 10 anos se realiza no planalto mirandês.
O CMTST é também «uma fonte de recursos» para estudiosos, quer agindo individualmente, quer integrados em organismos universitários e afins, com particular incidência/relevância para os estudantes de áreas do conhecimento associadas, directa ou indirectamente, à cultura tradicional.


1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

a «escola» de criolo vai fechar?

24 de janeiro de 2012 às 21:55:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home