segunda-feira, abril 11, 2011

ISLANDESES VOLTAM A REJEITAR PAGAR A DÍVIDA AO CAPITALISMO INTERNACIONAL

Os islandeses rejeitaram em referendo, pela segunda vez, reembolsar o Reino Unido e a Holanda em 3,9 mil milhões de euros – o dinheiro que estes governos pagaram aos seus cidadãos que investiram na conta Icesave, de um dos bancos islandeses que faliu em 2008, quando o sistema financeiro do país entrou em colapso.
A contagem dos votos ainda não terminou, mas o “não” terá recebido cerca de 58 por cento. “A votação dividiu o país em dois. Foi escolhida a pior opção”, disse a primeira-ministra Johanna Sigurdardottir, na televisão pública, reconhecendo a vitória do “não”.
A governante, diz a Reuters, avisou que é muito provável que se seguia um período de caos económico e político – a agência de “rating” Moody’s já tinha avisado que desceria a nota do país para um nível de “lixo”, de uma entidade com qual não é seguro negociar.
A conta de poupança on-line Icesave foi comercializada agressivamente no Reino Unido e na Holanda pelo banco Lansbanki – que foi o segundo maior da Islândia – prometendo juros acima de seis por cento. Cerca de 400 mil investidores depositaram lá o seu dinheiro e, em 2008, quando os três maiores bancos islandeses faliram, não conseguiram reaver o seu dinheiro.
Os bancos islandeses chegaram a ser 11 vezes maiores do que a economia do país. Por isso, quando rebentou a bolha do crédito, eram literalmente grandes demais para serem resgatados pelo Estado, que só conseguiu garantir os depósitos nacionais. A Islândia foi o primeiro país da Europa ocidental a ter de pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional na actual crise.
Os depósitos de estrangeiros foram reembolsados pelos respectivos governos – 3,9 mil milhões de euros – que agora querem os cobrar a Reiquiavique. O acordo que rejeitado permitia escalonar o pagamento da dívida até 2045, com uma taxa de juro de 3,3 por cento ao Reino Unido e de três por cento no caso da Holanda. Uma parte dessa dívida será paga com a venda dos activos do Landsbanki, mas não se sabe ainda quanto será – embora os partidários do “não” defendam que deveria chegar para o reembolso.
Em Março de 2010, um acordo muito mais desvantajoso para a Islândia tinha já sido rejeitado pelos islandeses em referendo.
Está em curso uma investigação sobre os negócios dos três maiores bancos islandeses, com várias ramificações políticas e no estrangeiro, que se revelou uma teia de corrupção política e financeira. Há banqueiros na prisão. Por isso, muitos islandeses consideram que não têm nada que pagar pelo comportamento irresponsável dos bancos – e há especialistas que dizem que as directivas europeias citadas pela Holanda e pelo Reino Unido para exigir o reembolso do que pagaram aos seus cidadãos não têm grande sustentação.
“Eu sei que isto provavelmente nos vai prejudicar internacionalmente, mas vale a pena marcar uma posição”, disse à Reuters Thorgerdun Asgeirsdottir, de 28 anos, depois de depositar o seu voto no edifício da câmara municipal de Reiquiavique. “Não tive culpa nenhuma nestas dívidas, não quero que os nossos filhos tenham de pagar por elas. Prefiro que isto seja resolvido em tribunal”, disse Svanhvit Ingibergs, de 33 anos, que trabalha numa casa de saúde.
E de facto o tribunal deve ser o próximo passo, mais precisamente o tribunal da Autoridade de Fiscalização da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), que regula as relações económicas da Islândia com a União Europeia. “Parece claro que chegámos ao fim do caminho das negociações”, disse na televisão o ministro das Finanças, Steingrimur Sigfusson.
Da Holanda veio já a reacção do também ministro das Finanças, Jan Kees de Jager, que também considera ter chegado a altura de os tribunais decidirem. “Estou muito desapontado por ver que o acordo Icesave não passou. Não é bom para a Islândia, nem para a Holanda”, disse o ministro, numa declaração divulgada pela Reuters. “A Islândia continua a ter a obrigação de pagar”, garantiu.

E por cá, não haveria muita gentinha bancária a ter de prestar contas à Justiça?...

27 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sete dentistas acusados de auxílio à imigração ilegal
Médicos estrangeiros foram constituídos arguidos anunciou o SEF

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/sef-estrangeiros-imigracao-dentistas-arguidos-tvi24/1245977-4071.html

11 de abril de 2011 às 22:21:00 WEST  
Anonymous pvnam said...

Porque é que os media silenciam o FULCRO da Revolução na Islândia?
.
RESPOSTA: o FULCRO da Revolução na Islândia não é o discutir "pagamos" versus "não pagamos"... mas sim, o 'corte' com as regras da superclasse (alta finança - capital global):
- a superclasse (nota: controlam os media) quer Democracias-Fantoche... leia-se: Democracias facilmente manobráveis por lobbys...
- a superclasse não está interessada em Democracias aonde os cidadãos exijam, não só maior transparência aos governos, como também o Direito de VETAR as 'manobras' com as quais não concordam!
.
.
---> Os islandeses estão a optar lutar pela sobrevivência... ficar à mercê da superclasse (alta finança internacional - capital global) tem um resultado certo: o desaparecimento!
---> A superclasse é anti-povos que pretendem sobreviver pacatamente no planeta...
.
.
.
P.S.
O Estado tem muitos defeitos... mas permite-nos participar (e procurar melhorar as coisas)... MAS... quem quiser ficar à mercê dos globalistas maçonicos do clube bilderberg (etc), ou seja, ser UM SERVO de senhores neofeudais…... tchau: que faça bom proveito!...

11 de abril de 2011 às 23:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

AS ELITES DA HOLANDA E INGLATERRA QUE GENOCIDAM SEU PROPRIO POVO SÃO OS MESMOS QUE FUDERAM O EX-PARAÍSO ISLANDES..SE BEM QUE ALI JA VINHA SE INFILTRANDO MERDA NA CAPITAL E JA NO FINAL DOS ANOS 90S UM NACIONALISTA BRANCO DOS EUA JA EVIDENCIAVA TAL..

11 de abril de 2011 às 23:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=16487

11 de abril de 2011 às 23:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

« superclasse (alta finança internacional - capital global) tem um resultado certo: o desaparecimento!
---> A superclasse é anti-povos que pretendem sobreviver pacatamente no planeta...
P.S.
O Estado tem muitos defeitos... mas permite-nos participar (e procurar melhorar as coisas)... MAS... quem quiser ficar à mercê dos globalistas maçonicos do clube bilderberg (etc), ou seja, ser UM SERVO de senhores neofeudais…... tchau: que faça bom proveito!...»

Parabéns, não é todos os dias que dizes alguma coisa de jeito.

12 de abril de 2011 às 02:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

pvnam disse...
Porque é que os media silenciam o FULCRO da Revolução na Islândia?
.
RESPOSTA: o FULCRO da Revolução na Islândia não é o discutir "pagamos" versus "não pagamos"... mas sim, o 'corte' com as regras da superclasse (alta finança - capital global):
- a superclasse (nota: controlam os media) quer Democracias-Fantoche... leia-se: Democracias facilmente manobráveis por lobbys...
- a superclasse não está interessada em Democracias aonde os cidadãos exijam, não só maior transparência aos governos, como também o Direito de VETAR as 'manobras' com as quais não concordam!
.
.
---> Os islandeses estão a optar lutar pela sobrevivência... ficar à mercê da superclasse (alta finança internacional - capital global) tem um resultado certo: o desaparecimento!
---> A superclasse é anti-povos que pretendem sobreviver pacatamente no planeta...
.
.
.
P.S.
O Estado tem muitos defeitos... mas permite-nos participar (e procurar melhorar as coisas)... MAS... quem quiser ficar à mercê dos globalistas maçonicos do clube bilderberg (etc), ou seja, ser UM SERVO de senhores neofeudais…... tchau: que faça bom proveito!...

11 de Abril de 2011 23h05min00s WEST


exacto mas o caturo acha que é o cristianismo


lol

12 de abril de 2011 às 16:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

É DUPLAMENTE o Cristianismo: por via indirecta, porque é a moral cristã que está na raiz do mundialismo de Esquerda, e por via DIRECTA, porque a Igreja CONTINUA a pregar uma ética mundialista, como já aqui foi TESTEMUNHADO IMENSAS VEZES.

12 de abril de 2011 às 18:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo disse...
É DUPLAMENTE o Cristianismo: por via indirecta, porque é a moral cristã que está na raiz do mundialismo de Esquerda, e por via DIRECTA, porque a Igreja CONTINUA a pregar uma ética mundialista, como já aqui foi TESTEMUNHADO IMENSAS VEZES.

12 de Abril de 2011 18h20min00s WEST


não é o cristianismo

12 de abril de 2011 às 18:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

É sim - e sempre foi.

12 de abril de 2011 às 19:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sete dentistas acusados de auxílio à imigração ilegal
Médicos estrangeiros foram constituídos arguidos anunciou o SEF

meia duzia querendo pagar mais barato pelo lixo que se vendia nos seus paises de origem por pratos de comida meros via elites locais as custas dos milhoes que pagam o pato depois via criminalidade e cia..

12 de abril de 2011 às 22:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

11 de Abril de 2011 23h05min00s WEST

a questão não é mais ou menos estado neoliberal, ate por que o estado tambem pode ser usurpado pelos inimigos gulaguianos..

12 de abril de 2011 às 22:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É sim - e sempre foi.

pois, ate marx se dizia influenciado por essa merda..vide que ja tinha sido cristão numa familia de judeus e se percebe que a essencia dos valores dele e a essencia do cristianixo classico não são assim tao distintas..porem naquela epoca os comunas odiavam pretos, judeus e demais lixos..essa neoliberalixização dos comunas só veio com o aburguesamento do comunixo ocidental e suas influencias no leste, ou seja, em meados de 62,5/cia..

12 de abril de 2011 às 22:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

na india no seculo 16 os hindus praticavam sacrificio de pessoas

13 de abril de 2011 às 02:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Bavarian Interior Minister Joachim Herrmann and the conservatives’ interior policy spokesman, Hans-Peter Uhl – both members of the Christian Social Union (CSU), the Bavarian sister party to Chancellor Angela Merkel’s Christian Democrats – proposed this weekend that Germany strengthen its border controls.

13 de abril de 2011 às 06:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«na india no seculo 16 os hindus praticavam sacrificio de pessoas»

Não, só marginalmente, em certos cultos e locais. De modo nenhum em toda a Índia.
O Cristianismo, em contrapartida, continuava a mutilar e a matar pessoas em nome do seu Judeu Morto... inclusivamente na Índia, como se vê no exemplo da Inquisição de Goa.

13 de abril de 2011 às 16:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"É sim - e sempre foi."

Se sempre foi, como é que a Europa ultra-cristã da idade média se dividiu em diversos países?

13 de abril de 2011 às 17:31:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Dividiu-se APESAR do Cristianismo, e mesmo aí dividiu-se em grande parte por motivos imperiais-políticos-dinásticos. De qualquer modo, esse ressurgimento paulatino das Nações foi e é contrário ao espírito universalista cristão, como dizia o patriota cristão Berdaiev:

http://gladio.blogspot.com/2006/01/nacionalismo-e-politesmo-autntica_03.html

Mais:

Se o "jus sanguinis" está na base dos agrupamentos populacionais até à Idade Média, a criação dos feudos (territórios e população de propriedade privada) originou movimentos de população que impuseram (por interesse senhorial) o "jus soli". As tradições (expressão cultural) misturaram-se e a imposição de uma doutrina religiosa monoteista (cristianismo) diluiu grande parte da mitologia "fundadora" do universo cultural europeu.
A população de que dispunha o senhor feudal determinava-se pelo território onde nascera ("jus soli"), e onde imperava a "normalização cristã", dissolvendo-se a noção de comunidade por "jus sanguinis".
Lutava-se "pelo estandarte do senhor Conde", ou "pelo pendão de Cristo", não pela defesa de uma "nação" da qual se havia perdido já qualquer referência.


http://hesperialeuropa.blogspot.com/2007/01/o-que-uma-nao-12.html

13 de abril de 2011 às 17:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"É sim - e sempre foi.

pois, ate marx se dizia influenciado por essa merda..vide que ja tinha sido cristão numa familia de judeus e se percebe que a essencia dos valores dele e a essencia do cristianixo classico não são assim tao distintas.."


pois, mesmo antes de marx houve precursores do comunismo influenciados pelo cristianismo.
li isso num livro chamado «ascenção e queda do comunismo». é interessante.




"porem naquela epoca os comunas odiavam pretos, judeus e demais lixos..essa neoliberalixização dos comunas só veio com o aburguesamento do comunixo ocidental e suas influencias no leste, ou seja, em meados de 62,5/cia.."


não. isso é falso. comunas nunca «odiaram» outras raças ou etnias. pelo contrário.
e muito menos judeus, visto que a maioria dos primeiros comunistas eram precisamente judeus.
o fundamento do comunismo sempre foi anti-racista, substituido antes por uma "consciência de classe internacional".

pode ter havido, obviamente, excepções, mas a título marginal e minoritário. nunca a titulo generalizado.

13 de abril de 2011 às 18:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Dividiu-se APESAR do Cristianismo, e mesmo aí dividiu-se em grande parte por motivos imperiais-políticos-dinásticos."

óbvio.




"De qualquer modo, esse ressurgimento paulatino das Nações"

das pátrias, diz antes...

13 de abril de 2011 às 18:31:00 WEST  
Blogger Caturo said...

As Nações também ressurgiram, se bem que mais tarde.

13 de abril de 2011 às 18:46:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Em GERAL, claro.

13 de abril de 2011 às 18:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo disse...
«na india no seculo 16 os hindus praticavam sacrificio de pessoas»

Não, só marginalmente, em certos cultos e locais. De modo nenhum em toda a Índia.
O Cristianismo, em contrapartida, continuava a mutilar e a matar pessoas em nome do seu Judeu Morto... inclusivamente na Índia, como se vê no exemplo da Inquisição de Goa.

13 de Abril de 2011 16h56min00s WEST

os hindus queimavam as viuvas junto com os defuntos

13 de abril de 2011 às 19:51:00 WEST  
Blogger Caturo said...

E depois deixaram de o fazer.
Os cristãos, em contrapartida, sempre que têm força e impunidade, é vê-los a destruir os templos alheios e, se «for preciso», as vidas também.

13 de abril de 2011 às 20:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Dividiu-se APESAR do Cristianismo, e mesmo aí dividiu-se em grande parte por motivos imperiais-políticos-dinásticos. De qualquer modo, esse ressurgimento paulatino das Nações foi e é contrário ao espírito universalista cristão, como dizia o patriota cristão Berdaiev:..."

Tretas. Basta olhar-se para como a França se livrou do domínio britânico para se ver que o "jus sanguinis" era essencial na constituição dos países na Idade Média e que o cristianismo não era um opositor a isso.

13 de abril de 2011 às 23:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"As Nações também ressurgiram, se bem que mais tarde."

Não, as Nações precederam sempre os impérios.

13 de abril de 2011 às 23:53:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Precedem na existência, obviamente. Mas eu não falei na existência, falei no ressurgimento - o retorno à tona, à consciência activa dos Povos, por assim dizer.

14 de abril de 2011 às 00:51:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Basta olhar-se para como a França se livrou do domínio britânico para se ver que o "jus sanguinis" era essencial na constituição dos países na Idade Média e que o cristianismo não era um opositor a isso.»

O Cristianismo trouxe a mentalidade universalista militante, que veio pôr em causa os laços de sangue, como as próprias palavras do Crucificado atestam: «Vim trazer a guerra dentro de cada família», «os meus irmãos e irmãs são aqueles que me seguem (não os de sangue)».

Agora, em que é que o sucedido em França prova que já havia Ius Sanguinis no tempo da rebelião contra a ocupação inglesa, e mais importante, aliás, realmente importante, em que medida é que isso era invocado como causa nacional?

14 de abril de 2011 às 02:31:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home