sexta-feira, março 18, 2011

CRESCIMENTO DO PARTIDO NACIONALISTA FINLANDÊS

Na Finlândia, o partido nacional-liberal, o dos Verdadeiros Finlandeses, ou Perussuomalaiset, está em notória ascensão e, segundo sondagem recente publicada na edição digital do diário «Helsingin Sanomat», alcança já os 18,4% dos votos, sendo já a segunda maior força política do país, a meros 2,3 pontos percentuais do primeiro, isto a um mês das eleições legislativas. Neste momento, os Verdadeiros Finlandeses, liderados pelo populista Timo Soini, constituem a força partidária com menos deputados no parlamento (cinco em duzentos), mas pode assim passar à segunda posição, confrontando mais de perto os centristas da primeira-ministra Mari Kiviniemi e os social-democratas, que estão neste momento na oposição.
Nas eleições legislativas passadas, realizadas em 2007, ficou-se pelos 4,1%. Nas europeias, em 2009, chegou aos 9,8%, além de o líder, Soini, ter sido o candidato finlandês mais votado, embora queira que a Finlândia abandone a União Europeia.
Segundo os analistas, a fulgurante ascensão dos Verdadeiros Finlandeses deve-se ao mal-estar dos finlandeses diante da crise económica, e também ao desencanto com os três partidos grandes - centrista, conservador e social-democrata, cuja popularidade tem sido beliscada por vários casos de financiamento irregular.
O partido dos Verdadeiros Finlandeses, hostil à iminvasão, parece estar também a beneficiar do chamado «efeito contágio», por proximidade em relação ao avanço das formações partidárias congéneres dos países vizinhos, nomeadamente a dos Democratas Suecos e a do Partido Popular Dinamarquês.

Ai este povinho que em todo o lado é igual, opta sempre pelos racistas xenófobos!, em vez de se orientar para uma Esquerda antirra salvadora da humanidade...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é a europa a acordar do pesadelo que os partidos de direita e de esquerda nos meteram ! saudaçoes nacionalistas para todos !

18 de março de 2011 às 18:50:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home