MISSA POR ARTISTA NEGRO CELEBRADA NOS JERÓNIMOS
Agradecimentos ao camarada Titan e aos outros camaradas por me terem trazido aqui esta significativa notícia:
O Ministério da Cultura quer celebrar a missa de corpo presente do pintor moçambicano na sala refeitório do Mosteiro dos Jerónimos, uma iniciativa que o Patriarcado de Lisboa não autoriza.
Em comunicado, o gabinete da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, indica que esta sexta-feira, pelas 14h00, será celebrada missa na sala do refeitório dos Jerónimos, onde estará em câmara ardente o corpo do pintor Malangatana, que morreu ontem aos 74 anos.
Contactado pela Renascença, o cónego do Mosteiro dos Jerónimos confirma que não autoriza a realização da missa num espaço onde em 500 anos de história nunca houve uma celebração. Tal excepção só aconteceria se fosse autorizada pelo Patriarcado, que já disse à Renascença que a missa só seria possível se fosse na Igreja dos Jerónimos e não no refeitório, como pretendia o Ministério.
A polémica em torno das cerimónias fúnebres de Malangatana é adensada por outra questão. É que não há memória nos últimos anos de uma figura da cultura portuguesa ter recebido honras como esta nos Jerónimos.
A ordem veio directamente dos gabinetes dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Cultura e não passou sequer pelo IGESPAR, o organismo da Cultura que tutela o Mosteiro, classificado como património mundial.
Malangatana ficará em câmara ardente nos Jerónimos, onde esta sexta-feira personalidades como Mário Soares e o embaixador de Moçambique em Lisboa vão prestar-lhe homenagem.
(...)
Mais uma vergonha para a elite tuga, que oferece a um artista estrangeiro, ainda por cima não europeu, uma honra que há anos não se oferece a nenhuma figura da cultura portuguesa - e precisamente num sítio onde nunca houve celebração deste género.
14 Comments:
http://nicolasgug.free.fr/
o compositor e produtor japonês,ryuichi sakamoto,parece-me etnicamente,demonstrar um hibridismo nor-mongolídeo/austronésio.
podem dar-me o vosso parecer mais avalizado?
obrigado pela atenção.
Para a elite qualquer um que não seja europeu vale mais que qualquer português ou europeu legitímo.
fdx, que nojo!
Celorico de Basto recebe jovens participantes no intercâmbio cultural e artístico internacional no âmbito do Projecto Europeu Sol-Id-Arte II
A iniciativa, a realizar entre 6 e 11 de Janeiro, é coordenada pelo GAIAC, (Grupo de Acção e Intercâmbio Artístico e Cultural), resulta da parceria com diversas organizações da rede Drums For Peace, e terá a participação de representantes de cinco países diferentes, para além de Portugal: França, Itália, Reino Unido, Alemanha e Estónia.
Com o apoio da Câmara Municipal de Celorico de Basto esta acção conta a colaboração de elementos de associações locais e a participação de 60 pessoas. Mais uma forma de proporcionar aos participantes estrangeiros a possibilidade de conhecer o concelho de Celorico de Basto, refere o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva.
Durante os quatro dias o programa centra-se em actividades como: workshops de música, grafittis, precursão africana e danças urbanas.
De destacar o "Sound Odissey" uma actividade cujo resultado será apresentado a 9 de Janeiro, pelas 21h30, no Auditório da Quinta do Prado.
Refira-se que este projecto busca a interacção com actividades de socialização entre os participantes estrangeiros e os jovens pertencentes às organizações locais (associação Amplabusca e Mescla de Sons), que colaboram com o projecto em causa.
Epah,respondam lá ao rapaz senão ainda lhe dá um enfarte,lol
"Para a elite qualquer um que não seja europeu vale mais que qualquer português ou europeu legitímo."
Ora nem mais.
Quando Salazar lá esteve, eu faço ideia os repelões que Cristo não terá dado na Cruz...
subsidio é foda..o dogma de nada dar aos nossos enquanto dão o cu aos de fora as custas dos nossos..
e principalmente quando os metecos estão mais distantes de nós na natureza que os proprios asiaticos setentrionais..
hibridismo nor-mongolídeo/austronésio.
me parece mais austronesio..de okinawa e cia..
Para a elite qualquer um que não seja europeu vale mais que qualquer português ou europeu legitímo.
infelizmente isso é verdade..
7 de Janeiro de 2011 19h41min00s WET
e se prefere o alogeno aos seus, que va governar os alogenos na terra alogena..
se não serve ao seu proprio povo não tem razão de ali estar..que entreguem então o poder aos nacionalistas, pois o estado não se torna propriedade do partido eleito e o presidente é um mero empregado nosso e não dono do estado como as elites querem que o povo ache..
hibridismo nor-mongolídeo/austronésio.
me parece mais austronesio..de okinawa e cia..
obrigado.
filhos da puta desses traídores deviam de pagar com a forca.. os noSSos simbolos são sagrados os jerónimos metem velas por um preto extra-europeu.
Acorda Portugal resistência nativa já!
7 de Janeiro de 2011 23h56min00s WET
de nada, eu me farto de rir com essas suas perguntas..jeje
Enviar um comentário
<< Home