sexta-feira, dezembro 31, 2010

CIGANO DETIDO POR EXTORSÃO, ALEGADA VIOLAÇÃO E ASSASSÍNIO DE IDOSA

Agradecimentos ao camarada que aqui trouxe esta notícia, cujo conteúdo, ao fim ao cabo, não é nenhuma novidade - a referência serve apenas de testemunho e contabilização:
A indignação tomou conta da população de Lanheses, em Viana do Castelo, freguesia que se diz "farta" dos problemas provocados pela comunidade cigana que há anos reside nos antigos aviários da localidade. Ontem mesmo, Paulo "Cigano", como é conhecido, confessou o homicídio de uma mulher de 70 anos, a quem há vários meses extorquia dinheiro. O indivíduo até estava com apresentações semanais à GNR, por outro crime.
"Estava a dormir, como se nada fosse, quando a GNR o foi buscar. Confessou tudo, e mais parecia que tinha matado uma galinha", contou ao DN uma testemunha. "Vivemos cheios de medo, mas não podemos fazer nada. Daquela gente, nem amigos nem inimigos, porque não têm lei", contam os populares.
Maria de Lurdes Ferreira vivia sozinha há vários anos e foi a última vítima de Paulo, um cigano de 41 anos bem conhecido na zona. "Temos muito medo dele. Aliás, de todos, porque juntam-se para se defenderem e depois é um Deus nos acuda", confessava ao DN outra vizinha de Maria "do Lucas", como era conhecida a idosa assassinada. No entanto, ninguém dá a cara por receio. "Estamos fartos deste clima. O mal foi há anos terem-nos deixado ir para ali."
Tudo terá acontecido cerca das 21.30 de quarta-feira, depois de o cigano ter forçado a entrada na casa de Maria, após esta ter colocado grades nas janelas. "Há um mês levou-lhe 500 euros da carteira, das reformas, e deixou-lhe a cara toda em sangue. Ninguém quer saber disto, e ele acabou com ela", conta outro vizinho, que também não se identifica por recear "represálias".
Esta quarta-feira, o caso revelou-se fatal e a GNR acabaria por encontrar a mulher, deitada no chão da casa, nua da cintura para baixo, suspeitando-se de uma possível violação, e com a cabeça envolta numa enorme poça de sangue, alegadamente depois de levar uma forte pancada.
"Foi o cão que deu o alerta. Ficou no meio da estrada, a ladrar muito. E nós percebemos logo que tinha acontecido alguma coisa. Chamámos a GNR, mas já era tarde para ela, porque a justiça que temos solta os criminosos", admitiu, sem esconder alguma emoção, o vizinho que deu o alerta. Chamada ao local, a GNR de Lanheses acabou por seguir a pista mais concreta, e, perto da 01.30, um grupo de 15 militares irrompeu pelo acampamento cigano, a cerca de dois quilómetros de distância, detendo o suspeito, que viria a confessar a autoria do crime.
Em investigação estava o assalto que terá feito à idosa agora assassinada e que foi alvo de participações de vizinhos à GNR, que inclusive fez deslocar a mulher ao Instituto de Medicina Legal para ser analisada.


ADENDA: repare-se agora na parcialidade, literalmente falando, do Correio da Manhã, que neste longo texto
, com toneladas de pormenores e testemunhos, os «jornalistas» conseguiram omitir por completo, mas por completo, toda e qualquer referência aos ciganos - fala apenas em «comunidade», que quem souber do que se trata pode desconfiar que a natureza da comunidade é, digamos, cof cof, a modos que cig... ciga... enfim, sabeis o resto, mas quem o ler distraidamente, julgará tratar-se de uma qualquer família conflituosa e prontos, isso serve para tudo, ai neste país há tuguinhas muito violentos, pois é, não são só os negros e os ciganos!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Repare-se como é possível deturpar completamente o significado das queixas da população local, é que a coisa fica com um aspecto completamente alterado - e não é por escassez de informação, que essa é muita e pormenorizada, mas sim pela omissão de um detalhezito que dá todo um outro sentido à história...


Resta pois o seguinte - em casos de violência, desconfiar sempre, mas


sempre


que a identidade racial do(s) agressor(es) não seja referida. Na dúvida, mais vale prevenir...

2 Comments:

Blogger legião 1143 said...

li num jornal que o dito cigano recebia RSI , lembro-me que o CDS queria aprovar uma lei onde esta malta do RSI deixa-se de receber caso comete-se algum delito , como será que ficou isso ? este assassino vai continuar a receber?

31 de dezembro de 2010 às 22:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Contacte a drª Ema Paula, ela o que tentou fazer já foi tarde, devia ter feito mais. Mas o antigo sr. presidente da junta, mas conhecido por José Leão, é que deixou-os vir para Lanheses depois de terem sido expulsos de Arcozelo, Ponte de Lima. Mas também o juiz que o mandou-o para liberdadede apôs ter esfaqueado um residente desta localidade, também devia ser responsabilizado por este triste final.

1 de janeiro de 2011 às 17:59:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home