quarta-feira, novembro 03, 2010

SOBRE A RELIGIÃO NACIONAL DA LETÓNIA


Livre da opressão soviética, a Igreja Luterana da Letónia fortaleceu-se na diáspora letã na América do Norte, inclusivamente porque serviu como laço de ligação entre os letões estabelecidos nessa parte do globo.
Mas mais cresce ainda, comparativamente, o culto aos antigos Deuses da herança báltica letã, de raiz indo-europeia. Trata-se de uma religião construída a partir de antigas práticas, designada como Dievturiba (que significa «Manter Deus»).

A Dievturiba foi criada com base apenas nas Dainas lituanas, que são cerca de um milhão de canções/poemas de quatro linhas que dão a conhecer a vida antiga e as tradições antigas. As Dainas contém, segundo os devotos, muitas verdades ocultas e muitos ensinamentos sobre os Deuses e a vida, mas não se exige que sejam tomadas literalmente.
Tal como outros movimentos pagãos no Báltico, a Dievturiba foi estabelecida após a primeira independência da Letónia, nos anos vinte do século XX. Após a segunda independência, ou seja, depois da queda da União Soviética, houve um revivalismo do culto, que, de resto, se mantivera clandestinamente ao longo do totalitarismo comunista militantemente ateu.
Actualmente, os crentes da Dievturiba na Letónia são muito activos na realização de encontros, debates e até palestras escolares sobre vários temas da religião.
Os membros mais activos da congregação encontram-se fora da capital - Riga - nomeadamente nas regiões de Jelgava, Ventspils e Valmiera.

Também a Letónia, e os outros países bálticos, têm o seu «Halloween» - a sua festividade pagã mais importante parece ser a Velu Laiks, ou «tempo dos espíritos», situado mais ou menos na altura do fim do Outono e início do Inverno: trata-se da época do ano em que os espíritos andam pela terra, propícia para resolver enigmas, e conduz ao renascimento da luz, que mais tarde marcará o fim de um longo Inverno. É também uma época de festejos e comezainas para celebrar a colheita e os espíritos que abençoaram o Povo ao longo do ano. Na Lituânia e na Estónia, pelo contrário, o Primeiro de Novembro não tem lugar para alegrias, apenas para velar os mortos.

45 Comments:

Anonymous Anónimo said...

De hoje a 4 dias tou la ihih :)

Ja agora, sabes de algum artesanato tipico dessa zona (todo o Baltico)?
O pesoal esta sempre a dizer-me para trazer pecas tipicas dos paises so que nem sempre e' facil arranjar. Por exemplo, aqui em Kiev a maior parte do artesanato ou mesmo pintura tem muito influencia do imperio russo. A unica coisa que escapa sao as roupas, fitas e toalhas feitas em serie...nao era bem isso que tinha em vista. O problema dos quadros e' o transporte no aviao... Ja no Baltico, ouvi dizer que a cultura nao e' tao influenciada pela Russia. O que dada a sua historia faz sentido.

Estava a pensar assim numas esculturas, por exemplo. Isto serve tanto para Lituania, Letonia, Estonia e Finlandia (vou de corrida a Helsiquia, nao sei se hei-de encontrar alguma coisa mas para comecar nao percebo nada de artesanato finlandes). Sera que vedem disso nos museus nacionais? E' que se for como em certos sitios, vamos todos corridos a recordacoes de borrachinhas e sacolas "I love Vilnius", nao gosto disso :x

4 de novembro de 2010 às 08:13:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

essa do halloween celtico-eslavonico nos links me fez lembrar a lya luft quando esta dizia que os alemães sempre veneraram a morte de modo grotesco como cultura guerreira tipica..talvez resquicios do paganismo

aqui no bostil uma paulista só por que disse a realidade que os nordestinos fuderam a cidade dela e que elegeram a dilmecaralho, ja tão chamando ela de nazi e tal, mas quando o mula disse que os loiros eram mauzinhos por terem olhos azuis ninguem nem disse nada..hehe!a demonização da verdade tipica dos 2.0s..

daí ja dizem que os mais de 10 milhões de votos de vantagem no ne não foram nada e que ela teve um milhão a mais no norte/belem-cia e centenas de milhares a mais no centro-sul(diga-se bh/rio trairas e periferia de sp cheia de invasores podres e seus descendentes)!

4 de novembro de 2010 às 08:44:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

o sul está certo em não querer sp no mesmo movimento separatista..sp ja era..virou uma filial do reconcavo baiano..ex-padania..agora congo do oeste..que decaimento..

4 de novembro de 2010 às 08:45:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://www.pt.emb-japan.go.jp/Imagens/Kaoru_Tashiro_peq.jpg


Esta pianista japonesa,Kaoru Tashiro,que esteve recentemente no nosso país,apresenta uma fisionomia não inteiramente mongólica;parece até que tem uma mistura caucasóide,o que a torna claramente diferente de uma chinesa ou uma coreana.
Resquícios de sangue aino?
Gostaria que alguém me elucidasse para esta questão.
Obrigado.

4 de novembro de 2010 às 09:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A rede de blogues «Terra Portuguesa», manifesta o seu total apoio à Direcção do Partido Nacional Renovador.

Jamais pactuaremos com iniciativas rasteiras visando denegrir a imagem dos dirigentes do partido, através do recurso à calúnia e à mentira.

«Terra Portuguesa» demarca-se desde já do Movimento de Oposição Nacional, que nada tem a ver com o PNR, e que a pretexto de uma suposta «união dos nacionalista», promove precisamente o oposto.

http://terraportuguesa.blogspot.com/

4 de novembro de 2010 às 10:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Também porque ele é inocente, que chegou a sua palavra aos gentios. Apesar de sua nomeação como ferramentas para os gentios em Atos (9, 15) antes de sua missão para os filhos de Israel tem precedência, mas seguirá o princípio de Pedro (At 3, 25, 26) que a mensagem do Ressuscitado primeiro lugar pertence aos judeus. Em suas viagens missionárias, ele sempre acaba primeiro aos judeus e sua relutância o leva à força para o | 371 pagãos. Só o ódio dos judeus e dureza faz com que o evangelho para a propriedade do povo. É uma coincidência, o que devemos a nova embaixada, os judeus têm apenas a si mesmos deserdados da salvação e da mesma ter sido abandonada, de modo que ele pode ser transferido para os gentios. Em Roma, ele segue a lei do seu mandato, vira primeiro aos judeus e ameaçou-os, quando viu os corações endurecidos dos membros da tribo, ele vai encontrar a gentios, ouvindo.

pra bom entendedor..

4 de novembro de 2010 às 11:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ao mesmo tempo em busca de universalidade preenchidas, o que finalmente levou ao seu acordo. Uma dessas forças, passou a centralização, fez-se o centro do mundo, chamado para a obediência e submissão em geral recebeu, entre as ruínas dos povos e seus deuses das tradições sagradas manteve a Roma e estabeleceu também nas suas reformas, como na formação continuada legal, o positivo eo dado.

Sem a força de outros, mas para libertar as mentes dos grilhões de suas barreiras nacionais e religiosas, não que a centralização de poder pode realizar seu trabalho e que teria sido contrário a qualquer ponto do mundo um muro impenetrável. Isso fez com que o poder libertador de material espiritual no mundo, e colocou o mesmo líquido para vibrar, por que trouxe os átomos dura em conjunto, e de uma nova ordem eram dóceis e úteis.

esse tal de bruno bauer era mesmo muito bom em desvendar a origem dos classicos..precisamos é de um bruno bauer capaz de desvendar as origens dos 2.0s ja entre 1775 e 1825..

4 de novembro de 2010 às 11:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

vc não tem textos de filosofos pagãos e cia da epoca em que o cristianixo estava começando a assolar o imperio romano na sua parte grega do leste?

4 de novembro de 2010 às 11:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

tipo da epoca do neoplatonismo

comentarios

como eles descrevem os classicos iniciais..sua primeira impressão!

4 de novembro de 2010 às 11:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Unitária Universalista · Wicca (Wicca britânica tradicional)

cuidado com estes pseudo-paganismos ja com cerne alien..

4 de novembro de 2010 às 12:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Comunismo tem sido classificado como uma religião, designação não de todo injustificada visto haver um credo que o orienta e que com tanto entusiasmo é aceite. Tal como o Credo dos Apóstolos para o Cristianismo, assim o Manifesto Comunista representa, para os que o seguem, um apelo à crença e à ação. Ambos os credos reivindicam poder dar uma resposta aos principais problemas que agitam o homem - a vida individual e social, as origens e o destino. O fim deste livro é comparar ambas as respostas e examinar as suas validades, e verificar até onde alcançam as variantes e em que ponto, se tal se der, elas coincidem. Estudam-se em primeiro lugar os trabalhos de Marx na sua posição histórica e em relação ao lugar do indivíduo na sociedade. Relata-se seguidamente o desenvolvimento do Comunismo e da influência que sobre ele exerceram Lenin e Estalin. O Comunismo tem sempre clamado ser um sistema revolucionário dependendo ünicamente de algumas simples ideias fundamentais. Estas ideias são aqui estudadas e comparadas com as principais bases da filosofia do Cristianismo, que exerceu influência na formação da cultura ocidental e foca os mesmos problemas e preocupações que o Comunismo, seu rival.

4 de novembro de 2010 às 17:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Não deixa de ser curioso que o tal do marxismo, até pelas próprias influências originais de Marx (incluindo Epicuro), tenha se tornado uma escola de mitômanos.

Basicamente, um filósofo marxista, e principalmente um líder marxista, ganha a vida mentindo, e se orgulha disso.

Uma mania européia, que também ocorre no Brasil (via turma do Boff e a Teologia da Libertação), se baseia numa “coisa” chamada marxismo cristão, que no fundo é uma contradição em termos.

Recentemente, um forista do Orkut, marxista, me disse que o marxismo apenas implementa aquilo que os cristãos não fizeram e deveriam ter feito.

Perguntei-lhe o que era tal coisa que os cristãos deveriam fazer e não fizeram. A resposta dele foi: “implantar aquilo que é dito no Sermão do Monte”.

Ele cita,então, o Sermão do Monte: “E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.”

4 de novembro de 2010 às 17:21:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Outra tentativa dele foi a seguinte citação: “E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.”

Aqui de novo, ele confunde a caridade e o altruísmo, descompromissados, com o roubo forçado de bens, proposto no marxismo.

NA VERDADE ELE NÃO CONFUNDE, APENAS É FUNDAMENTALISTA, OU SEJA, LE LITERALMENTE E AO PÉ DA LETRA O CERNE DA MENSAGEM IGUAL AOS SEUS PRIMOS ISLAMICOS DO LESTE..

4 de novembro de 2010 às 17:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Até o momento, está claro que marxismo e cristianismo estão em direção praticamente oposta.

só se for nos meios/superficie, por que no amago..um é a fundamentalização empirica do outro..

os cristãos idealizaram, os comunistas tentaram fazer e impor usando a mascara das pseudo-ciencias sociais pra tentar se passar por racionais enquanto apelam ao emotivismo mais primario das massas..

e olha que ate pouco tempo atraz os meios nem eram tão distintos assim..vide o que os classicos fizeram com a hypatia..ainda pior que uma gulag..

4 de novembro de 2010 às 17:25:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

associar Cristianismo com Comunismo não é de hoje: já na gestação do “Marxismo Científico”, Karl Marx e Friedrich Engels diziam ter tido inspiração do revolucionário milenarista protestante Thomas Müntzer – que levou um um sermâo (literal e figurado) de Martinho Lutero pela participação desse na revolta de camponeses alemães; Engels escreveu inclusive na obra “A Guerra Camponesa na Alemanha” que a revolta liderada por Müntzer tocava nas bases do Ateísmo e Comunismo. Ernst Bloch em “O Princípio da Esperança” escreve coisas absurdas como “Ubi Lenin, ibi Jerusalem” (Onde está Lênin, aí está Jerusalém). Rosa Luxemburgo – a “socialista com face humana” – dizia em “Socialismo e Igrejas” que os socialistas (supostamente) faziam o mesmo que os primeiros cristãos e doutores da Igreja pregavam socialmente ao mesmo tempo em que pregava a demolição de igrejas e do Catolicismo por que os classicos divergiam filosoficamente dos 2.0s, dizendo que a salvação era metafisica e estava na alma, enquanto os 2.0s se focavam na materialidade..uma especie de cristianixo aplicado e pseudo-cientifico regado a termos das pseudo-ciencias sociais pra tentar se legitimar e parecer assim menos irracional no seu amago..

4 de novembro de 2010 às 17:29:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Em uma pesquisa realizada pela Radio 4, da BBC, em 2005, foi eleito o maior filósofo de todos os tempos.[1]

como um dogmatico pode ser um filosofo no sentido grego pre-cerne/pleno da palavra?

4 de novembro de 2010 às 17:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Popper considera Marx como "não-científico" também porque sua teoria não é passível de contestação. Uma teoria científica tem que ser falseável - caso contrário, é incluída no campo das crenças ou ideologias.

4 de novembro de 2010 às 17:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Feuerbach é reconhecido pela teologia humanista e pela influência que o seu pensamento exerce sobre Karl Marx.

4 de novembro de 2010 às 17:44:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Partindo do entendimento do significado do marxismo e do cristianismo, podemos verificar que as duas correntes de pensamento, em sua origem, convergem para o mesmo sentido: a vida em comum, o comunismo. O que não é possível é ser capitalista e cristão ao mesmo tempo e os liberais demonstram isso claramente em sua teoria, que surgiu, objetivamente, para combater o cristianismo, em torno do século XVII. Os equívocos de algumas experiências socialistas com relação ao cristianismo são evidentes, assim como foram contraditórias com o próprio marxismo, instrumentalizado para legitimar o poder de Estados autoritários e burocratizados. Mas, o marxismo permanece vivo, lado a lado com o cristianismo, com inúmeros cristãos marxistas, adeptos da Teologia da Libertação, o que não ocorre com o liberalismo.

Como o marxismo estimula o pensamento livre, sua leitura e debate devem ser oportunizados a todos, sem distinção. Através do marxismo tornou-se possível aos trabalhadores compreender a exploração capitalista, permitindo a sua mobilização e organização social contra os opressores, numa perspectiva de construção de uma sociedade socialista, sem classes e desigualdades sociais, coerente com o propósito cristão de que “todos tenham vida e a tenham em abundância”.

4 de novembro de 2010 às 17:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mesmo os que se dizem ateus, cultivavam o Absoluto sob formas leigas ou secularizadas. É o caso do comunismo, ao qual o judeu Karl Marx deu a estrutura de um messianismo em Deus; o proletariado sacrificado na luta de classes seria o Messias, que, morrendo, prepararia o surto de um homem novo, morigerado e pacífico. As categorias religiosas do judaísmo foram transpostas por Marx para o plano da sociologia e da política; sobrevivem, porém, no esquema do pensamento marxista

4 de novembro de 2010 às 17:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://aeiou.expresso.pt/aristides-de-sousa-mendes-e-um-mito-criado-por-judeus=f440770


«Aristides de Sousa Mendes é um "mito criado por judeus"»

4 de novembro de 2010 às 18:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mário Soares, então Presidente da República, apresenta em Belmonte, em 1989, um
pedido formal de desculpas à comunidade judaica pelo ...

http://ruadajudiaria.com/%3Fp%3D395

4 de novembro de 2010 às 18:35:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Ja agora, sabes de algum artesanato tipico dessa zona (todo o Baltico)?»

Por acaso não... mas estatuetas tradicionais é que não devem faltar, eheh...

4 de novembro de 2010 às 19:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

foi esse maçonico que pisou a bandeira Portuguesa em França?

4 de novembro de 2010 às 20:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

o brasuca a chupar o ovo dos judeus

5 de novembro de 2010 às 01:20:00 WET  
Blogger betoquintas said...

nacional, mas estrangeira, uma vez que está nos EUA... };P
e na Espanha a Igreja dançou:
http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/Pelo+menos+3000+pessoas+manifestamse+em+Barcelona+contra+visita+papal.htm

5 de novembro de 2010 às 02:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mário Soares, então Presidente da República, apresenta em Belmonte, em 1989, um
pedido formal de desculpas à comunidade judaica pelo ...

http://ruadajudiaria.com/%3Fp%3D395

E qual é o problema?
Veio quase 500 anos tarde,mas veio...

5 de novembro de 2010 às 10:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

4 de Novembro de 2010 09h48min00s WET

sim, parecem residuos cromagnoids quando os brancos do paleolitico superior final ainda dominavam o leste da asia..

veja que ate epocas avançadas perto de beijing ainda tinham brancos vivendo no rio ordo..

mas estes acabaram assimilados..

muitos dizem ate que o sangue branco teve um papel de destaque na evolução da raça amarela setentrional..

5 de novembro de 2010 às 12:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Por acaso não... mas estatuetas tradicionais é que não devem faltar, eheh...

4 de Novembro de 2010 19h46min00s WET

tipo aquelas falicas do sul da asia?

5 de novembro de 2010 às 13:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
o brasuca a chupar o ovo dos judeus

5 de Novembro de 2010 01h20min00s WET

eu a chupar ovo de judeus?lol

5 de novembro de 2010 às 19:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
Mário Soares, então Presidente da República, apresenta em Belmonte, em 1989, um
pedido formal de desculpas à comunidade judaica pelo ...

http://ruadajudiaria.com/%3Fp%3D395

E qual é o problema?
Veio quase 500 anos tarde,mas veio...

5 de Novembro de 2010 10h01min00s WET

o problema é que são os judeus que devem desculpa aos europeus, americanos e cia por terem destruido estes lugares..ou mesmo ajudado a destruir de modo crucial..

5 de novembro de 2010 às 19:21:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
o brasuca a chupar o ovo dos judeus

5 de Novembro de 2010 01h20min00s WET

espero que não seja comigo, por que eu odeio judeus tanto quanto odeio a decadencia que eles geraram no oeste e mundo..

5 de novembro de 2010 às 19:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

e outra betola, aquele protesto contra o papa foi feito por ateus que tu tanto odeias..hehe

5 de novembro de 2010 às 19:23:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

só não sei se ateus puros/legitimos ou pseudo-ateus 2.0s..que apenas tiraram o deus-profeta do cerne alien..e fundamentalixizaram ainda mais o resto da merda tambem..

5 de novembro de 2010 às 19:24:00 WET  
Blogger betoquintas said...

}:O de onde o anonimo tirou que eu detesto ateus? eu não consigo detestar crianças. }|D

5 de novembro de 2010 às 23:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

pois...um pagão wiccano é que é "adulto".

deixa-me rir, para não dizer mais.

6 de novembro de 2010 às 08:49:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«NOMES DE PORTUGAL
Os gregos -- há mais de cinco mil anos -- deram à península que hoje compreende a Espanha e Portugal o nome de Península Ibérica, ou IBEROS, que quer dizer, "MAIS OCIDENTAL ou "PõR DO SOL". A seguir vieram os Judeus, considerados o "Povo da Diáspora", e estabeleceram-se -- há mais de quatro mil anos -- na Península Ibérica e passaram a ser denominados por SEFARDICOS, que quer dizer igualmente "MAIS OCIDENTAL" ou "PõR DO SOL". E finalmente vieram os mouros que conquistaram a península e passaram a chamar ao nosso território ALGARVE, que quer dizer também "MAIS OCIDENTAL" ou "PõR DO SOL". Os Romanos chamaram à nossa terra natal "LUSITÂNIA, que quer dizer TERRA DE LUZ . Isso é verdade porque ainda hoje Portugal é de todos os países da Europa que tem maior número de horas-sol durante todo o ano. O conceito de se denominar a parte mais ocidental do Mar Mediterrâneo "Ocidental" - iberos, sefárdico e algarve - pode ainda hoje ser verificado pelos topónimos que existem na parte mais norte e ocidental de Espanha que tem o nome de "Finis Terra". O mesmo se passa na ponta mais ocidental da Ilha Britânica ou Inglaterra que se chama "Land's End". Todavia com tanta variedade de nomes, os portugueses preferiram criar o seu nome próprio: Portus + Cale, que deu origem a PORTUGAL. (Portus da cidade do Porto e Cale de Gaia).» - Luciano da Silva...

6 de novembro de 2010 às 14:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

o problema é que são os judeus que devem desculpa aos europeus, americanos e cia por terem destruido estes lugares..ou mesmo ajudado a destruir de modo crucial..

5 de Novembro de 2010 19h21min00s WET

não a toa ja forjaram uma nova cova na romenia hoje pra arrancar mais grana da ue e apelar aos 2.0s pra invadir e se infiltrar no leste..fdp´s!agora eu sei por que o hitler odiava essas merdas traiçoeiras

6 de novembro de 2010 às 18:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O de onde o anonimo tirou que eu detesto ateus? eu não consigo detestar crianças.

ui, como ela é sensivel..

mas vc disse sim em um topico uma vez que odiava ateus imaturos e adolescentes e tal igual ao celsote..lol

6 de novembro de 2010 às 18:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

5 de Novembro de 2010 23h22min00s WET

não mentes betola, que ja sabemos todos por aqui que és eleitor da dilmeca terrorista..lol

6 de novembro de 2010 às 18:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

só falta agora seres filhote de baiano e pra piorar do reconcavo/grande salvador..lol

6 de novembro de 2010 às 18:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

no oeste da ba e noroeste/afins ao menos tem alguns decentes norte-gauchos e cia!

6 de novembro de 2010 às 18:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

produzindo soja, algodão e cia - antes era tudo latifundio improdutivo de pecuaria mal feita..a diferença entre o euro-sulino e o mestiço do ne é evidente..

6 de novembro de 2010 às 18:19:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
«NOMES DE PORTUGAL
Os gregos -- há mais de cinco mil anos -- deram à península que hoje compreende a Espanha e Portugal o nome de Península Ibérica, ou IBEROS, que quer dizer, "MAIS OCIDENTAL ou "PõR DO SOL". A seguir vieram os Judeus, considerados o "Povo da Diáspora", e estabeleceram-se -- há mais de quatro mil anos -- na Península Ibérica e passaram a ser denominados por SEFARDICOS, que quer dizer igualmente "MAIS OCIDENTAL" ou "PõR DO SOL". E finalmente vieram os mouros que conquistaram a península e passaram a chamar ao nosso território ALGARVE, que quer dizer também "MAIS OCIDENTAL" ou "PõR DO SOL". Os Romanos chamaram à nossa terra natal "LUSITÂNIA, que quer dizer TERRA DE LUZ . Isso é verdade porque ainda hoje Portugal é de todos os países da Europa que tem maior número de horas-sol durante todo o ano. O conceito de se denominar a parte mais ocidental do Mar Mediterrâneo "Ocidental" - iberos, sefárdico e algarve - pode ainda hoje ser verificado pelos topónimos que existem na parte mais norte e ocidental de Espanha que tem o nome de "Finis Terra". O mesmo se passa na ponta mais ocidental da Ilha Britânica ou Inglaterra que se chama "Land's End". Todavia com tanta variedade de nomes, os portugueses preferiram criar o seu nome próprio: Portus + Cale, que deu origem a PORTUGAL. (Portus da cidade do Porto e Cale de Gaia).» - Luciano da Silva...

6 de Novembro de 2010 14h00min00s WET



mais dos mesmos de sempre

7 de novembro de 2010 às 02:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

censuraram os meus ad hominens contra a betola..

7 de novembro de 2010 às 06:26:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home