IGREJA CONTINUA A CAMPANHA CONTRA O «HALLOWEEN» PAGÃO
As conferências episcopais inglesa e irlandesa querem travar a moda do Halloween entre as famílias cristãs, aconselhando as crianças a mascarar-se de santos em vez dos habituais monstros e bruxas. Um apelo a que se juntou a Igreja espanhola. Por cá, embora a noite das bruxas ainda não seja uma tradição muito forte, as organizações religiosas vêem com bons olhos esta recomendação.
"Não tenho a certeza de que o Halloween possa ser substituído, mas acho importante que se fale da véspera de Todos os Santos", refere José Vítor Adragão, membro do Congresso Internacional da Nova Evangelização. Também o padre Pablo Lima, do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, considera que "a tradição do Halloween ainda é muito pequena em Portugal" e que, apesar de "não haver uma substituição do dia de Todos os Santos, é importante alertar para estes costumes que já estão a crescer".
A pensar nos mais novos, um grupo da Igreja inglesa lançou uma espécie de guia com actividades para a noite de 31 de Outubro. O Night of Light (Noite da Luz) é uma iniciativa que segundo a página da Internet quer "reclamar o Halloween [véspera de Todos os Santos, em português] para a Igreja". Assim, nessa noite, as famílias cristãs são convidadas a vestir uma peça de roupa branca e a colocar uma vela na janela (ver caixa em cima).
Actividades que José Vítor Adragão e Pablo Lima defendem, embora considerem que as duas festas podem conviver. "É possível que as crianças façam a festa de Halloween sem que isso exclua uma explicação da festa e da solenidade de Todos os Santos", entende o padre da Pastoral Juvenil. Até porque "não é o caminho do confronto que se deve seguir mas o da sadia convivência entre as duas festas", refere. Do mesmo modo, José Vítor Adragão defende que se deve "explicar o que é o Todos os Santos, mas não se pode substituir uma festa pela outra".
No entanto, não esconde o mal-estar perante a postura das escolas religiosas que festejam o Dia das Bruxas. "Custa-me um bocado ver os colégios católicos dar tanta importância ao Halloween, que não é uma tradição nossa", confessa. A solução está nas famílias cristãs, que devem explicar as duas festas e não esquecer a dimensão religiosa do dia de Todos os Santos, acrescenta o membro da Comunidade Emanuel.
A outra opção é convencer as crianças a mascarar-se de santos em vez de esqueletos ou bruxas. E para que ninguém se queixe de que não tem ideias, a Conferência Episcopal inglesa e a espanhola dão uma ajudinha. Os mais novos podem vestir-se de São Jorge, São Francisco, Santa Lúcia ou Santa Maria Madalena.
Tudo isto porque a Igreja defende que a origem do Halloween é principalmente católica, já que desde o século IV que se consagrava um dia para festejar Todos os Mártires. E três séculos mais tarde a festa em honra do Todos os Santos passou a ser celebrada a 1 de Novembro sendo precedida por uma vigília na noite de 31 de Outubro. Em inglês, esta vigília era chamada de All Hallow's Eve (Véspera de Todos os Santos). Mas esta noite também é celebrada na tradição pagã. A festa celta Sambain tinha por objectivo prestar culto aos mortos, celebrava-se de 5 a 7 de Novembro e era uma das festas mais importantes, pois acreditava-se que nesta data os espíritos voltavam para visitar os seus lares e guiar os familiares até ao Além. O culto acabou por se misturar com a tradição cristã.
"Não tenho a certeza de que o Halloween possa ser substituído, mas acho importante que se fale da véspera de Todos os Santos", refere José Vítor Adragão, membro do Congresso Internacional da Nova Evangelização. Também o padre Pablo Lima, do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, considera que "a tradição do Halloween ainda é muito pequena em Portugal" e que, apesar de "não haver uma substituição do dia de Todos os Santos, é importante alertar para estes costumes que já estão a crescer".
A pensar nos mais novos, um grupo da Igreja inglesa lançou uma espécie de guia com actividades para a noite de 31 de Outubro. O Night of Light (Noite da Luz) é uma iniciativa que segundo a página da Internet quer "reclamar o Halloween [véspera de Todos os Santos, em português] para a Igreja". Assim, nessa noite, as famílias cristãs são convidadas a vestir uma peça de roupa branca e a colocar uma vela na janela (ver caixa em cima).
Actividades que José Vítor Adragão e Pablo Lima defendem, embora considerem que as duas festas podem conviver. "É possível que as crianças façam a festa de Halloween sem que isso exclua uma explicação da festa e da solenidade de Todos os Santos", entende o padre da Pastoral Juvenil. Até porque "não é o caminho do confronto que se deve seguir mas o da sadia convivência entre as duas festas", refere. Do mesmo modo, José Vítor Adragão defende que se deve "explicar o que é o Todos os Santos, mas não se pode substituir uma festa pela outra".
No entanto, não esconde o mal-estar perante a postura das escolas religiosas que festejam o Dia das Bruxas. "Custa-me um bocado ver os colégios católicos dar tanta importância ao Halloween, que não é uma tradição nossa", confessa. A solução está nas famílias cristãs, que devem explicar as duas festas e não esquecer a dimensão religiosa do dia de Todos os Santos, acrescenta o membro da Comunidade Emanuel.
A outra opção é convencer as crianças a mascarar-se de santos em vez de esqueletos ou bruxas. E para que ninguém se queixe de que não tem ideias, a Conferência Episcopal inglesa e a espanhola dão uma ajudinha. Os mais novos podem vestir-se de São Jorge, São Francisco, Santa Lúcia ou Santa Maria Madalena.
Tudo isto porque a Igreja defende que a origem do Halloween é principalmente católica, já que desde o século IV que se consagrava um dia para festejar Todos os Mártires. E três séculos mais tarde a festa em honra do Todos os Santos passou a ser celebrada a 1 de Novembro sendo precedida por uma vigília na noite de 31 de Outubro. Em inglês, esta vigília era chamada de All Hallow's Eve (Véspera de Todos os Santos). Mas esta noite também é celebrada na tradição pagã. A festa celta Sambain tinha por objectivo prestar culto aos mortos, celebrava-se de 5 a 7 de Novembro e era uma das festas mais importantes, pois acreditava-se que nesta data os espíritos voltavam para visitar os seus lares e guiar os familiares até ao Além. O culto acabou por se misturar com a tradição cristã.
Não é «também» - a festa é originariamente céltica e a Igreja, acossada pelo laicismo, de um lado, e pela proliferação de outras religiões, de outro, tenta desesperadamente travar o processo de descristianização do Ocidente e, talvez, de retorno de cultos antigos da Europa pré-cristã, esses sim, legítima, étnica e por isso mesmo verdadeiramente ocidentais. Resolve por isso proceder a um reforço da sua usurpação, pois que não é de outra coisa que aqui se trata. Mas já não pode, porque já não tem a lei do seu lado, impedir que se acendam mais e mais fogueiras, um pouco por toda a Europa, em honra dos antigos Deuses das estirpes áricas.
19 Comments:
o dia das bruxas deve ser visto como parte do nosso orgulho etnico e não do ponto de vista religioso
e como a igreja mundialista odeia simbolos etnicos autenticos e principalmente sendo dos invejados-mores, ja tenta brecar com o pretexto do cerne alien classico..
lol se fosse uma festa muçulmana a crescer cada vez mais na europa, ai de quem se atrevesse a criticar.
Os cristãos diziam logo que era muito bom, maravilhoso, mesmo que essa festa provocasse problemas, assaltos, violaçoes, carros queimados, etc.
Mas com o halloween, como é de origem europeia, ja têm de protestar.
Igreja sempre esta certa
Halloween é satanismo, coisa do mal,
guiado pelo demônio, como tudo que tem relação com o maldito paganismo.
Lamentavelmente irão todos para o
inferno.
Então os cutólicos e até evangélicus também vão pro inferno, pois tem relação e até inflencias pagãs.
E essa coisa de inferno e demônios nem é parte da cultura pagã.
Por isso, se tu for um bom cristão, vá lá dar tua outra face (e até o seu traseiro) aos teus inimigos, senão vais arder no inferno.
Igreja sempre esta certa
só se for ai dentro..
Halloween é satanismo, coisa do mal,
guiado pelo demônio, como tudo que tem relação com o maldito paganismo.
Lamentavelmente irão todos para o
inferno.
desde que merdas como tu não estejam la pra contaminar o ambiente, é ate melhor que o fetido e simiesco ceu..lol
Então os cutólicos e até evangélicus também vão pro inferno, pois tem relação e até inflencias pagãs.
E essa coisa de inferno e demônios nem é parte da cultura pagã.
Por isso, se tu for um bom cristão, vá lá dar tua outra face (e até o seu traseiro) aos teus inimigos, senão vais arder no inferno.
o satanismo é uma vertente do paganismo, pois adora arimã, um dos deuses dualistas originais
e até o seu traseiro)
olha que ele como tipico cernificado castradinho adora masoquismo..
«o satanismo é uma vertente do paganismo, pois adora arimã, um dos deuses dualistas originais»
Nada disso tem a ver com o Paganismo ocidental.
«desde que merdas como tu não estejam la pra contaminar o ambiente, é ate melhor que o fetido e simiesco ceu»
Como disse Radbod, o líder frísio, quando recusou o baptismo e permaneceu pagão: «Pois se os meus ancestrais estão no inferno porque eram pagãos, eu prefiro ir parar ao inferno e ficar com eles do que ir para o céu e ficar ao pé dos meus inimigos.»
Nada disso tem a ver com o Paganismo ocidental.
bem, falei paganismo, implicitamente oriental..
claro que o paganismo ocidental não teve dualismos..era mesmo politeista antropomorficizado/antropo-zoomorfico a serio e em certos casos animista tambem..
Como disse Radbod, o líder frísio, quando recusou o baptismo e permaneceu pagão: «Pois se os meus ancestrais estão no inferno porque eram pagãos, eu prefiro ir parar ao inferno e ficar com eles do que ir para o céu e ficar ao pé dos meus inimigos.»
teve um pagão da america que tambem disse algo parecido
bem, falei paganismo, implicitamente oriental..
na verdade falei paganismo no geral, sem olhar se era ocidental ou oriental, paganismo no sentido eurasiano
Caturo disse...
«o satanismo é uma vertente do paganismo, pois adora arimã, um dos deuses dualistas originais»
Nada disso tem a ver com o Paganismo ocidental.
2 de Novembro de 2010 21h02min00s WET
não tem a ver com os arias?
o brasuca a imitar o outro brasuca lol
«não tem a ver com os arias?»
Tem... mas com os do Oriente, mais concretamente do Irão, e já depois da reforma levada a cabo por Zaratustra (ou Zoroastro). Antes disso, os Iranianos tinham uma religião pagã mais parecida com a dos Ocidentais e dos Arianos da Índia. Fica a impressão, discutível, de que Zoroastro promoveu um Deus em concreto, Ahura-Mazda (Ormuzd) e demonizou os outros, nomeadamente Aryaman, que na Índia é o Protector dos Arianos enquanto no Irão zoroastriano parece ser o mesmo que Ahriman, divindade do mal.
É entretanto possível, ainda que sempre discutível, estabelecer um paralelo entre o Deus ário-indiano (e presumivelmente pré-zoroastriano) Aryaman e o rei mítico irlandês Eremon. O nome é parecido e a função também, visto que Eremon é um rei sereno, protector (em contraste com os seus aguerridos irmãos, Eber Don, ou Eber Moreno, e Eber Fin, ou Eber Loiro/Branco, que invadiram a Irlanda a partir da Ibéria e acabaram por morrer violentamente, o primeiro, Eber Don, à chegada, e o segundo, Eber Fin, em confronto com Eremon).
não tem a ver com os arias?
indo-iranianos antigos = aryas do leste asiaticos =/= vertente euro-ocidental dos proto-aryas pos-nostraticoides..
3 de Novembro de 2010 17h07min00s WET
teoria muito louca mesmo
mas concordo que a transição entre o politeismo e o monoteismo via dualismo se deu por zaratustra e isso implicou influencia mesmo fora da teologia..na propria filosofia e "ciencias" sociais..
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