quinta-feira, setembro 09, 2010

PORTUGAL VAI TER CENTRO DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO CIMEIRO A NÍVEL MUNDIAL PARA A CURA DO CANCRO

O The New York Times publicou um artigo em que coloca Portugal nos lugares cimeiros do desenvolvimento científico europeu. Tudo devido à construção do Centro de Investigação da Fundação Champalimaud que ficará com um lugar de destaque no mapa da luta e tratamento do cancro.
O Centro de Investigação da Fundação Champalimaud, em Lisboa, vai dedicar-se à investigação sobre cancro, assim como terá um programa de pesquisa na área de neuro-ciência.
«Isto marca uma mudança significativa numa nação de 11 milhões de pessoas sem história liderança no campo da Ciência, e os seus fundadores esperam que esta obra encoraje os cientistas a trabalhar mais na Europa do que nos Estados Unidos», escreve o jornal norte-americano. «Nada foi deixado ao acaso para que este seja um dos centros de pesquisa de topo a nível mundial no que diz respeito a investigação sobre cancro», disse Raghu Kalluri, professor de medicina na Universidade de Harvard e director do centro Champalimaud. «Temos recentemente assistido a pessoas que voltam dos Estados Unidos e não procurar soluções na China e na Índia, mas a mesma coisa pode agora acontecer com Lisboa, porque este local foi concebido para receber pessoas de todo o mundo».
O mais raro para a Europa é a filantropia por trás deste projecto. António Champalimaud destacou-se na sua capacidade de empresário, mas pouco fez ao longo da vida em termos de solidariedade. Mas quando morreu, em 2004, deixou um quarto da sua fortuna para a investigação médica, com uma pessoa que mal conhecia que ficou encarregue.
A doação de Champalimaud foi «uma grande surpresa apara todos em Portugal», afirmou Leonor Beleza, escolhida pelo próprio para liderar a fundação. O jornal destaca ainda que, enquanto nos EUA a maioria dos centros de investigação são criados com fundos privados, a maioria dos europeus sobrevive com doações do Estado e das farmacêuticas.
O centro vai abrir portas a 5 de Outubro, mas só vai funcionar em pleno no próximo ano, com uma capacidade para 500 investigadores, 100 médicos e 300 doentes diariamente.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E qual é a tua posição sobre o Biotério da Azambuja?

10 de setembro de 2010 às 20:50:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Acho mal.

10 de setembro de 2010 às 21:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

aquele tal antonio damasio ainda exista?

foi um dos mais fodas neurocientistas da "lusosfera"/galaicosfera ou seja la o nome disso, mas tem um tal de nicolelis de sp que tambem é razoavel/notavel..(e nem sei se é grego ou judeu, mas tem cara de askenazita - mas sendo do imperio turco não seria sefardi?ou misturado?..)

11 de setembro de 2010 às 04:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

*existe

12 de setembro de 2010 às 18:00:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home