terça-feira, maio 25, 2010

MESMO À FRENTE DA CARA DO POVO - PERDA DE PODER DE COMPRA DAS FAMÍLIAS, AUMENTO DOS GASTOS DA ELITE «GOVERNATIVA»

Uma família com rendimentos mensais de 5.787 de euros vai pagar este ano mais 144,89 euros de IRS do que em 2009 e em 2011 mais 264,55 euros, segundo cálculos da DECO, hoje divulgados.
"Não sei se muitos contribuintes se aperceberam que, a partir do próximo mês, vão começar a receber menos por mês, porque aumentou a retenção na fonte, e no final do ano vão reaver menos de IRS", afirmou à Lusa o fiscalista da DECO, António Ernesto Pinto.
Preocupada com o facto de muitos consumidores já viverem com o dinheiro contado, a DECO disponibiliza a partir de hoje algumas simulações sobre o agravamento médio dos impostos.
"Num segundo cenário, de uma família em que cada um dos dois elementos ganha 5.000 euros por mes, este contribuinte vai pagar este ano mais 268,09 euros do que no ano passado, e em 2011 mais 414,55 euros", afirmou aquele fiscalista.
António Ernesto Pinto lembra que o aumento do IRS se vai sentir mensalmente num corte do ordenado, e ainda num acerto de contas no final do ano, altura em que os contribuintes terão ou de pagar mais IRS ou de reaver menos do que se habituaram nos anos anteriores.
(...)
Quanto ao IVA, aquele responsável disse que não deverá ter grande impacto nas receitas públicas: "Duvidamos que as receitas do IVA tenham grande impacto na angariação de mais receitas, uma vez que esta receita fiscal já estava a diminuir e agora deverá reduzir ainda mais, pois as famílias reduziram os seus gastos", afirmou.
Num cabaz mensal de 400 euros de compras, o fiscalista calcula que o aumento seja pouco superior a três euros.



A crise parece não ter chegado à Assembleia da República. Só para transportes os deputados irão receber mais 25% do que em 2009, ou seja, mais 780 mil euros do que no ano anterior, avança o Correio da Manhã.
Apesar de estar prevista uma redução de 5% nos salários dos deputados, o orçamento do Parlamento para 2010 prevê aumentos significativos face a 2009. Entre outras, são aumentadas as verbas para transporte, deslocação dos deputados, despesas com seminários, exposições e similares, artigos honoríficos e de decoração do Parlamento, escreve o Correio da Manhã.
Só a rubrica ‘outros trabalhos especializados’, explica o CM, vai receber mais meio milhão de euros do que em 2009. O subsídio de reintegração dos deputados cresceu para mais de um milhão de euros em 2010.
Também os partidos políticos parecem passar ao lado da crise, recebendo 16,9 milhões de subvenções e 73,7 milhões para campanhas eleitorais.



Por vezes há a nítida sensação de que esta gente quer mesmo que o Povo se revolte e os leve a todos para o Campo Pequeno, ou para o Terreiro do Paço...
Ora como a revolta tarda, vai-se esticando a corda, para ver até quando é que o Povo se agacha...

2 Comments:

Blogger Portugal SSempre said...

O défice no estado português é ciclico, quando é feita contenção salarial etc.. o défice é reduzido, mas a sustentabilidade é zero que agora se agrava com a crise internacional. O povo português que pague fdx

25 de maio de 2010 às 19:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

AGORA JÁ SABEMOS DE ONDE VEIO A CORRUPÇÃO NO BOSTIL..LOL!!

25 de maio de 2010 às 20:03:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home