quarta-feira, abril 07, 2010

HÁ MILÉNIO E MEIO - OCASO DA SABEDORIA OCIDENTAL EM CONSEQUÊNCIA DE INTOLERÂNCIA CRISTÃ

Atena, Deusa Padroeira da Academia

Pintura renascentista (século XVI) -fresco de Rafael - «A escola de Atenas»; ao centro pode ver-se Aristóteles e Platão discutindo.

No dia 7 de Abril de 529, o imperador cristão Justiniano fechou a Academia como parte do seu combate contra o Paganismo. De tal modo foi este evento simbólico que muitos consideram tratar-se do fim da Antiguidade e do princípio da Idade Média, isto é, da época das trevas, trazida pelo Cristianismo.

E porquê?

Porque a Academia era o foco difusor duma das senão a principal corrente filosófica do pensamento clássico pagão: o Neoplatonismo, ou seja, a filosofia de Platão desenvolvida na Antiguidade tardia e enriquecida com o misticismo e o pensamento mágico da época.

O espaço da Academia foi ao mesmo tempo, desde a Idade do Bronze, um santuário dedicado a Atena, Deusa Bélica da Sabedoria e Protectora de Atenas. Este santuário estava talvez associado com o dos Gémeos Divinos, heróis-deuses conhecidos como Dióscuros (literalmente «Dios» + «Kouroi», isto é, «Os Rapazes de Zeus»), Castor e Pollux (celebrados em Roma no dia 8 de Abril), pois que o herói Akademos revelou aí aos Gémeos Divinos onde é que Teseu tinha escondido Helena. Devido ao respeito religioso que tinham pelo local, os Espartanos não destruíram o local quando invadiram essa região da Grécia (Ática).

Existia aí um bosque de oliveiras em honra da Deusa. Uma das cerimónias religiosas que tinha lugar neste santuário era a corrida de tochas nocturna; também se realizavam, neste «locus» consagrado, jogos funerários, bem como procissões dionisíacas. As ruas da Academia estavam alinhadas com os túmulos do Atenienses.

Os sucessores de Platão neste centro de sabedoria antiga foram Speusippus, Xenócrates, Polemon, Crates, Arcesilaus; Aristóteles foi também membro desta espécie de universidade, ao mesmo tempo em que formou a sua própria escola, o Liceu.

Após o encerramento da Academia, os seus membros procuraram protecção sob o reinado do rei persa Khosrau I, da dinastia dos Sassânidas, levando consigo vários papiros de Literatura e Filosofia, e, em menor quantidade, de Ciência. Fez-se um tratado de paz entre os impérios persa e bizantino, em 532, o qual garantiu a segurança pessoal dos refugiados da Academia, alguns os quais encontraram abrigo no baluarte pagão de Harran, perto de Edessa.



A moderna Academia em Atenas, reconstruída no século XIX

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É de se lamentar a intolerância do cristianismo,com certeza, mas o mundo não perdeu grande coisa em termos de filosofia com o fim do neoplatonismo, pensamento onírico meloso chegado a um escapismo.Melhor ficar com o Platão original ou com o bom realismo de aristóteles

8 de abril de 2010 às 02:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

mais um caso

http://www.cmjornal.xl.pt/Noticia.aspx?channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010&contentid=F83D2A06-771E-4059-87C0-7CDF24B3E6EA&h=2

8 de abril de 2010 às 09:48:00 WEST  
Blogger Caturo said...

« mas o mundo não perdeu grande coisa em termos de filosofia com o fim do neoplatonismo, pensamento onírico meloso chegado a um escapismo»

Nenhum escapismo, apenas realidade, mas realidade a um nível mais elevado do que é comum conceber-se numa época chã, prosaica e materialista.

8 de abril de 2010 às 11:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

De acordo com isto,

Oitenta por cento dos candidatos a pais adoptivos querem um filho branco


...parece a maioria dos portugueses é racialista, por muito que os mérdia digam o contrário! Eh eh eh!

8 de abril de 2010 às 11:54:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Exactamente, já cá tinha essa notícia engatilhada para amanhã de manhã, mas obrigado de qualquer modo. Afinal, este «povo multiétnico e multicultural dos Descobrimentos e da mulatinha» e tal, não tem gostinhos assim tão multirraciais como a elite quer fazer crer, falando em nome do Povo (mas, por via das dúvidas, ceritificando-se que o Povo não pode falar em seu próprio nome, não vá o diabo tecê-las, pode acontecer que o processo de lavagem cerebral anti-racista não esteja a funcionar como pretendido...).

O mais engraçado é ver o estilo moralista de quem «denuncia» o caso, como que a querer «envergonhar» os portugueses que só querem crianças brancas. Não me admirava nada que um dia decidissem que quem é racista não tem condições para educar uma criança, logo... quem manifestar tal preferência na candidatura à adopção, fica para último na lista, e é se ficar...

Não me admirava mesmo nada que a Inquisição chegasse a esse ponto. Mas mesmo nada.

8 de abril de 2010 às 12:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Não me admirava nada que um dia decidissem que quem é racista não tem condições para educar uma criança»

Exactamente!... E o que não falta por aí é gente que já pensa assim e que alteraria de bom grado a legislação nesse sentido, se pudesse...

...felizmente, muitos portugueses começam a já não engolir a conversa do "racismo", apesar de manterem uma postura neutra para não serem acusados de discriminação.

De resto, a estratégia nojenta dos mérdia no sentido de "denunciar" estes números é absurda, porque não há nada mais natural: qualquer pessoa que queira adoptar uma criança quererá, em princípio, que essa criança seja o mais parecida possível consigo. É natural e é evolutivamente coerente que ninguém queira criar os filhos dos outros. Em princípio, as pessoas querem ter e criar os seus próprios filhos ou, na pior das hipóteses, crianças que poderiam passar por seus filhos.

Só mesmo estrelas de Hollywood, pseudo-intelectuais de esquerda e outros zombies do multiculturalismo é que podem desejar filhos de uma raça que não é a sua, sob a égide intangível de uma pretensa superioridade moral que é absolutamente atentatória contra a sua identidade.

8 de abril de 2010 às 12:33:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Toda essa súcia é, ontologicamente, atentatória contra a sua própria identidade etno-racial. Faz parte da sua «natureza», da sua «raça de espírito», por assim dizer.

Zombies do multiculturalismo, está bem visto, ehehehheh, são autênticos mortos-vivos da Identidade, estão identitariamente mortos e querem matar os que estão identitariamente vivos.

8 de abril de 2010 às 12:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

INTOLERANCIA CRISTÃ QUE NÓS EM PLENO SÉCULO XXI COMO RACIALISTAS AINDA SENTIMOS NA PELE, MESMO QUANDO O CRISTIANIXO ADOTA UMA SUPERFICIE LAICA E AGNOSTICIZADA, MAS NO CERNE CONTINUA A MESMA INTOLERANCIA CRISTÃ DE ANTES, POIS NÃO SE ADMITE CÉSAR ACIMA DE PILATOS E PILATOS ACIMA DE JESUS; TODOS ELES DEVEM ESTAR NO MESMO NIVEL E SEM HIERARQUIAS OU ENTÃO QUEM NÃO ACEITAR DEVE MORRER E QUEM QUESTIONAR SEQUER ESTA NOÇÃO FUNDAMENTALISTA DE MEDIOCRIZAÇÃO POR BAIXO ACABA COMO A POBRE HYPÁTIA, ALGUNS SÉCULOS JÁ DEPOIS DA MORTE DO AMIGUINHO EMO DO AGITADOR JUDAS..!!

8 de abril de 2010 às 16:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caro gladius, filhote, salve o imperador Justiniano, que ajudou a destruir a seita pagã do neoplatonismo. Salve também os imperadores Constantino e Teodósio, que nos deram o reto caminho do cristianismo. Salve principalmente o campeão da cristandade, imperador do sacro império romano/germânico Carlos Magno. Salve ainda todos aqueles que ajudaram a destruir e aniquilar a perfídia do paganismo e da idolatria na europa no final da antiguidade. Por fim, salve o cristianismo, a suprema religião do deserto e dos povos semitas, que nós, indo-europeus, aprendemos a seguir e amar.

8 de abril de 2010 às 21:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

tobias hubinette, asiatico adoptado por suecos:

“To feel and even think that the white race is inferior in every conceivable way is natural with regards to its history and current actions. Let the Western countries of the white race perish in blood and suffering. Long live the multicultural, racially mixed and classless ecological society! Long live anarchy!”


tradução:
«sentir e até pensar que a raça branca é inferior em toda a concebivel maneira é natural tendo em conta toda a sua história e acções correntes. que os países ocidentais da raça branca pereçam em sangue e sofrimento. viva a sociedade ecológica multicultural, racialmente misturada e sem classes. viva a anarquia.»

8 de abril de 2010 às 22:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Muito bem lembrado, anónimo, ainda há esse aspecto que raramente é mencionado, mesmo por nós nacionalistas: os alienígenas adoptados por indígenas tendem a ser ingratos e a voltar-se contra os seus pais adoptivos.

Tobias Hubinette não é um caso isolado. Não me surpreenderá se, daqui a umas décadas, os "filhos" da Angelina Jolie e da Madonna puderem ser encontrados na vanguarda da propaganda do multiculturalismo e do multirracialismo.

9 de abril de 2010 às 11:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ó Caturo, se há realidade no pensamento de Plotino e outros neoplatonicos,esta se esconde sobre toneladas de espiritualismo difuso, num panteísmo que não se assume, e por isso mesmo considero escapista até certo ponto (talvez menos escapista que o epicurismo, mas muito distante do estoicismo romano ,por exemplo).Por isso também citei o pensamento platônico original, que não tem nada de materialista, prosaico ou chão, pelo contrário , é idealista e preconizava toda uma ação no mundo como bem colocado nas "Leis" e na "República".O neoplatonismo muito me cheira à pseudo-espiritualidade da Nova Era- tão ou mais perniciosa que o cristianismo para o nacionalismo branco, pois não está a regredir como este e é todo envolvido com o movimento multiculturalista e relativista que surgiu nos anos 60 (a década em que o Diabo cagou sobre a humanidade).

9 de abril de 2010 às 16:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«sentir e até pensar que a raça branca é inferior em toda a concebivel maneira é natural tendo em conta toda a sua história e acções correntes. que os países ocidentais da raça branca pereçam em sangue e sofrimento. viva a sociedade ecológica multicultural, racialmente misturada e sem classes. viva a anarquia.»

INFERIOR É QUEM TEM O CEREBRO MEDIO TÃO PRIMARIO A PONTO DE ESCREVER UM SOFISMA TÃO BARATO COMO ESSE; ISSO SIM..!!

GENOCIDAS GENOMICOS COMO ESTES DEVERIAM SER JULGADOS PELOS TRIBUNAIS POPULARES QUE O CATURO JA APRESENTOU COMO PROJETO E PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO JURIDICA DE NOSSOS FUTUROS PAÍSES QUE RESGATARÃO O VERDADEIRO OCIDENTE EM SEU MAIS PURO ESTADO..!!

9 de abril de 2010 às 19:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Muito bem lembrado, anónimo, ainda há esse aspecto que raramente é mencionado, mesmo por nós nacionalistas: os alienígenas adoptados por indígenas tendem a ser ingratos e a voltar-se contra os seus pais adoptivos.

Tobias Hubinette não é um caso isolado. Não me surpreenderá se, daqui a umas décadas, os "filhos" da Angelina Jolie e da Madonna puderem ser encontrados na vanguarda da propaganda do multiculturalismo e do multirracialismo.

E O PIOR NÃO É NEM ISSO; É QUE ADOPTADOS POR MEMBROS DAS ELITES OCIDENTAIS, ELES VÃO INFILTRAR OS SEUS GENS MAIS PODRES BEM NO SEIO DE NOSSA (EX-)NATA..!!

9 de abril de 2010 às 19:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Qual elite? Só sobrou um bando de estúpidos usurpadores.

13 de abril de 2010 às 14:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Qual elite? Só sobrou um bando de estúpidos usurpadores.

BEM, EX-ELITES..!!

14 de abril de 2010 às 00:09:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Caro gladius, filhote, salve o imperador Justiniano,»

Não, ajoelhado favelado, abaixo esse e os outros fanáticos que te lembraste de citar e que os indo-europeus voltados contra a sua própria identidade se habituaram a amar. Mais importante do que este sim-não-sim-não, é, contudo, registar que, depois de muito palavreado pela tolerância e pela paz, cristãos como você continuam a legitimar a opressão e a atitude inquisitorial.

22 de abril de 2010 às 17:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não, ajoelhado favelado, abaixo esse e os outros fanáticos que te lembraste de citar e que os indo-europeus voltados contra a sua própria identidade se habituaram a amar. Mais importante do que este sim-não-sim-não, é, contudo, registar que, depois de muito palavreado pela tolerância e pela paz, cristãos como você continuam a legitimar a opressão e a atitude inquisitorial.

CRISTÃOS SÃO COBRAS VENENOSAS IGUAIS AOS JUDEUS E ISLAMICOS..!!

23 de abril de 2010 às 07:20:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home