domingo, abril 18, 2010

CONFRONTO DE TITÃS (2010)

«Confronto de Titãs», que fui ver ontem à noite, é seguramente um deslumbramento para o olhar de bom gosto. E não apenas, de maneira nenhuma principalmente, pelo bombástico em si dos efeitos especiais, como seria de esperar numa produção deste nível, mas pela beleza que consegue deles extrair, que se prefigura como verdadeira homenagem, voluntária ou não, aos Deuses da Europa Clássica, verdadeiros Deuses do Ocidente. A cena do concílio das Divindades no Olimpo merece ficar na História do Cinema e de toda a Arte. O fulgor da armadura de Zeus não tem rival em dignidade e esplendor. E nem faltou o pormenor da Águia, símbolo do Senhor do Céu. A actuação e semblante de Liam Neeson no papel do referido Deus coaduna-se. Todas as outras Divindades representadas, Hades incluído, estão magnificamente bem compostas esteticamente falando, como nunca antes se viu no cinema (eu pelo menos não). A representação do mundo dos mortos merece também especial louvor.
A beleza das actrizes Alexa Davalos e Gemma Arterton justificaria só por si que se visse a película, se outros méritos esta não tivesse.

Trata-se de uma nova versão do filme de 1981 com o mesmo título («Clash of Titans», no original, em Inglês), e que actualmente é difícil de ver em Portugal, limitado que parece estar a uma aparição periódica no TCM, canal televisivo por cabo (sem legendas em Português, de resto). Há em dvd, ou, pelo menos, em blue-ray disc. Naturalmente que os efeitos especiais de um e de outro não são comparáveis, e o ritmo da narrativa é também assaz diferente, embora neste caso não se trate já de uma questão de qualidade mas de adaptação à época - e a de 2010 é marcada pelo imediatismo, pelo que na nova versão não há tempo para tempos mortos e sem vertigem (ou então já se sabe que o espectador médio/baixo adormeceria ou diria aos amigos que o filme «foi uma banhada», enfim).
Outro ponto que muito favorece o filme é a quase total ausência de rostos não caucasóides, o que, mais uma vez, se afigura algo milagroso, depois de se terem visto tantos negros no juvenil «Jack Percy e os Ladrões do Olimpo». Ainda outro ponto a favor do «Confronto de Titãs» de 2010 é o predomínio claro de actores e de pronúncia inglesa ao longo de toda a película. Melhor, só se fosse falada em Grego...

Negativo é, por outro lado, o tom fortemente ateu, ou mais concretamente iconoclasta e anti-religioso, que transparece grosseiramente ao longo de boa parte do filme. Todavia, pode dizer-se que, de um certo ponto de vista, a coisa compõe-se lá mais para o fim, até porque, para começar, os mais radicalmente ateus e iconoclastas eram na verdade gente arrogante e estupidamente vaidosa. Nesse aspecto, a versão original do filme, embora mais subtil, era todavia verdadeiramente ateia, pois que a resolução final de «Zeus» inclina precisamente ao repúdio dos Deuses, a fazer lembrar as palavras que Camões se viu forçado a colocar na boca do seu «Júpiter» dos Lusíadas qualquer coisa como «não existimos, servimos só para inspirar poemas», sabendo-se que o poeta chegou a ser interrogado pela Inquisição sob suspeita de incitar ao culto destes Deuses antigos...

Outra maleita do filme, mas que não conheceu correcção e sim agravamento, foi a representação moral de Hades. Na verdadeira tradição religiosa grega, não há Deuses malignos, apenas perigosos. E Hades, embora severo, não é mau, apenas justo. Enfim, para a massa popular ocidental, ainda influenciada pelo maniqueísmo cristão, talvez seja mais perceptível uma história em que há um mau e um bom, talvez tenha sido por isso que a personagem teve este desenvolvimento.
De reprovar também a «misturada» que é pôr-se em cena os «Djinn», que na verdade não são da mitologia grega e sim da tradição pagã árabe; e o Kraken, também uma figura estranha à Hélada, pertencendo exclusivamente ao folclore nórdico.
Ainda assim, este «Confronto de Titãs» supera a versão original e recomenda-se.


16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ESSAS ARIANAS DO FILME SÃO MUITO GATAS; SERÁ REALMENTE O VERDADEIRO OCIDENTE ORIGINAL OU SÓ MAIS UM ANTRO DE COTISTAS SIMIESCOS DO SUB-ORIENTE..??

19 de abril de 2010 às 08:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

nao acho muito europeia essa Gemma Arterton
Gostava de saber a sua ancestralidade.

Ja agora, parece que ela nasceu com 6 dedos em cada mão, mas cortaram quando nasceu.
Uma pagina fala disso e até diz que essas pessoas estão um passo à frente na evolução.
Agora gostava de saber em que povos é caracteristico este fenomeno.

http://zapatopi.net/blog/polydactylism/
"My dad had them [extra fingers], and my granddad," Arterton told Esquire magazine. "I feel like we're one step ahead -- a sign of things to come. ... We could do more stuff if we had extra fingers -- faster texting, faster emailing, better guitar-playing."

19 de abril de 2010 às 17:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

afinal parece que tambem os negros tem 6 dedos de vez em quando
http://www.youtube.com/watch?v=XlMJCxlm0nk

estranho, tem um maxilar super atrasado, que nao evoluiu ao longo dos tempos, no entanto tambem tem este fenomeno dos 6 dedos!!

19 de abril de 2010 às 17:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Alexa Davalos
http://www.imdb.com/name/nm1111968/bio

Was raised bilingually, father is Greek and mother is French. Alexa speaks both Greek and French fluently.

Is of Eastern European Jewish ancestry on her father's side; her great-grandparents emigrated from Vilnius in Lithuania.



Aposto que a sua beleza se deve à parte Francesa.
Se a mãe não se tivesse misturado com o pai dela, decerto nasceria algo mais belo.

19 de abril de 2010 às 17:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

estranho, tem um maxilar super atrasado, que nao evoluiu ao longo dos tempos, no entanto tambem tem este fenomeno dos 6 dedos!!

MAS NEM SEMPRE ISSO É EVOLUÇÃO; PODE SER UMA MERA DIVERGENCIA SEM VALOR EVOLUTIVO ALGUM..!!

20 de abril de 2010 às 03:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Aposto que a sua beleza se deve à parte Francesa.
Se a mãe não se tivesse misturado com o pai dela, decerto nasceria algo mais belo.

E SEM FALAR NO SANGUE BEM MAIS PURO, POIS A BELEZA SERIA UMA MERA CONSEQUENCIA DA PUREZA RACIAL DO MAIS EVOLUIDO..!!

20 de abril de 2010 às 03:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

estranho, tem um maxilar super atrasado, que nao evoluiu ao longo dos tempos, no entanto tambem tem este fenomeno dos 6 dedos!!

NÃO SE ESQUEÇA QUE O FENOTIPO DO MONGOLOIDE PARECE MENOS EVOLUIDO QUE O DO CAUCASOIDE E NO ENTANTO O CEREBRO DELES É MAIS EVOLUIDO QUE O NOSSO, MAS TER TEMPORAS MAIS LARGAS E ESTAVEIS TEM SIM VALOR EVOLUTIVO REAL E AMPLO, AO CONTRARIO POR EXEMPLO DE TER MAIS MUSCULOS, QUE APENAS NOS DEIXARIA MAIS PROXIMOS AOS DEMAIS ANIMAIS..!!

20 de abril de 2010 às 03:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Brasuca tens tomado a medicação?

20 de abril de 2010 às 22:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se tivesse, não participaria num blog de uma pessoa que não é verdadeiramente portuguesa segundo as teorias do próprio brasuca tresloucado.

20 de abril de 2010 às 23:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Brasuca tens tomado a medicação?

E POR QUE DIZES ISSO..??

21 de abril de 2010 às 00:08:00 WEST  
Blogger Titan said...

Eu já vi o filme e gostei do mesmo, só não gostei que a população de Argos tivesse pretos e indianos e que o tipo da traduzação tivesse traduzido o nome do protagonista para persus invés de perseus, além de algumas coisas que o Caturo já mencionou.

22 de abril de 2010 às 19:52:00 WEST  
Blogger Titan said...

*tradução

22 de abril de 2010 às 20:13:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Bem, pretos tinha poucos, enfim, pelo menos não havia personagens negras, apenas figurantes, o que já não foi mau de todo, nos tempos que correm...
E depois havia lá um religioso com uma espiral nas costas que mais parecia um asceta indiano, também não foi verosímil, mas pronto...

22 de abril de 2010 às 20:23:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Bem, pretos tinha poucos, enfim, pelo menos não havia personagens negras, apenas figurantes, o que já não foi mau de todo, nos tempos que correm..."

Sim, isso foi realmente bom.

"E depois havia lá um religioso com uma espiral nas costas que mais parecia um asceta indiano, também não foi verosímil, mas pronto..."

Também achei que essa personagem não fazia sentido no filme, mas os indianos de que eu falo eram mulheres figurantes.

22 de abril de 2010 às 20:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Amigos...
vocês nao passam de uns atrasados mentais, otarios e muito doentes...
nos tempos que correm acho errado ainda haver pessoas tao burras e doentes como voces seus filhos de uma ganda PUTA!!!

16 de maio de 2010 às 19:37:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Guincha, guincha de rancor impotente, meu filhodaputa, que a nossa hoste vai continuar a cuspir nas ventas da tua laia - porque cada «post» aqui do blogue, e doutros blogues, é mais um escarro nas trombas da infra-humanidade como tu. E por isso, enquanto houver liberdade de expressão na Internet, os raivosos capados como tu vão continuar a ser denunciados e a gramar com verdades que querem ver escondidas - sem que possam fazer NADA para o evitar, ehehehhehhh...

Bom proveito, meu bardamerda.

16 de maio de 2010 às 20:00:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home