domingo, janeiro 31, 2010

UMA DAS MAIS BELAS CENAS DO CINEMA DE TODOS OS TEMPOS

E a fechar o mês com chave de ouro, ou não fosse Janeiro o mês de Janus, o Porteiro do Céu, aqui vai uma fabulosa passagem do filme «Apocalypse Now» (ponham as colunas no máximo, que o essencial está na música):

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Wagner! Mas o início do filme, com o "The End" dos Doors, também merecia aqui aparecer... ;-)

1 de fevereiro de 2010 às 00:21:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Obra-prima. Mas filmes de guerra há que contar também com o do Kubrick - "Full metal jacket".

1 de fevereiro de 2010 às 09:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O mais bonito nesta cena é que podemos sempre imaginar que os vietcongs são os antirras e os multiculturalistas. Acho que este filme vale essencialmente pela aparição final do Coronel Kurtz (Marlon Brando): « It's impossible for words to describe what is necessary to those who do not know what horror means. Horror. Horror has a face, and you must make a friend of horror. Horror and mortal terror are your friends. If they are not, then they are enemies to be feared. They are truly enemies.»

Esta passagem é tão actual no contexto dos atentados terroristas e da islamização da Europa!

Já o "Nascido para Matar" (Full Metal Jacket) não é mau, mas parece-me ser descaradamente anti-guerra (e até anti anti serviço militar) e demasiado centrado na personagem principal para ser levado a sério. Além disso, transmite uma ideia infantilizada dos recrutas americanos, que qualquer ex-combatente do nosso ultramar facilmente desmistificaria.

A verdade é que nunca vi um filme de guerra que me satisfizesse plenamente...

1 de fevereiro de 2010 às 11:15:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home