sexta-feira, janeiro 08, 2010

JORNAL NORUEGUÊS VOLTA A PUBLICAR CARICATURAS DINAMARQUESAS DE MAFOMA

Na Noruega, o jornal de referência Aftenposten publicou um facsímil, cópia reduzida de seis das doze caricaturas de Maomé publicadas a 30 de Setembro de 2005 pelo jornal dinamarquês Jyllands-Posten, incluindo a que levou, há uma semana atrás, a uma tentativa de assassínio contra o seu autor, Kurt Westergaard, por parte de um muçulmano da Somália.
A chefe da redacção do Aftenposten, Hilde Haugsgjerd, explica: «Enfrentamos um processo na Dinamarca relacionado com esta grave agressão contra o caricaturista do Jyllands-Posten. Por isso, parece-nos natural e justificado publicar novamente a obra artística e periodística que aparentemente causou este gesto violento.»
O Aftenposten já em 2005 tinha publicado um facsímil das caricaturas, mas absteve-se de continuar a fazê-lo em 2006, no momento mais violento da controvérsia.

Redimiu-se pois, o Aftenposten, e marcou uma posição, mui oportunamente, depois de um agente do Islão radical ter tentado castigar um indígena europeu - o diário mostrou ostensivamente ao mundo islâmico que não é charia que rege a Europa, mas sim a ética e liberdade europeias.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

SÓ NÃO ENTENDO POR QUE OS PAÍSES GRANDES DA UE NÃO SÃO USADOS PELOS JUDEUS PRA PROVOCAR OS ISLAMICOS; SOMENTE OS DO NORTE TIPO DINAMARCA, SUECIA E NORUEGA - POR QUE SERÁ..??

JAMAIS VI UMA ALEMANHA, FRANÇA E AFINS SENDO UTILIZADA..!!

9 de janeiro de 2010 às 03:43:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home