BIENAL DAS MÁSCARAS DE BRAGANÇA
O silêncio do inverno transmontano foi ao fim da tarde de quarta-feira rasgado pelo colorido dos tradicionais mascarados, no primeiro cortejo da Mascararte, a bienal que, durante duas semanas, mostra em Bragança a magia das máscaras.
Estimular a criatividade dos mais jovens em volta desta tradição secular é um dos propósitos da iniciativa, segundo Fátima Fernandes, vereadora da Cultura da Câmara de Bragança, uma das entidades organizadoras da bienal.
Daí a presença das escolas da cidade num dos momentos altos do evento, o cortejo dos mascarados, caretos e mascaretos, que hoje desfilou pela principal avenida de Bragança, a Sá Carneiro, até à Praça Cavaleiro Ferreira, onde os mascaretos permanecerão em exposição até serem queimados na cerimónia de encerramento da bienal.
A Mascararte é há oito anos uma montra e um espaço de promoção e discussão dos rituais por detrás das máscaras associados às festas dos rapazes por altura do Natal e do Carnaval, em Trás-os-Montes.
Os tradicionais "caretos" de coloridos e farfalhudos fatos e cintos de chocalhos aquecem o "Inverno Mágico" transmontano, revolvendo as aldeias e expurgando a comunidade dos males com críticas mordazes, ao mesmo tempo que celebram a emancipação dos jovens homens.
Tudo por detrás das máscaras de madeira ou lata que a região portuguesa partilha com outras regiões do mundo convidadas da bienal Mascararte, que vai na quarta edição.
Depois de África e do Brasil, até 11 de Dezembro, as convidadas especiais são as máscaras da vizinha Espanha, o tema de uma das três exposições da bienal, para ver no Museu Ibérico da Máscara e do Traje, na zona histórica de Bragança.
Outra exposição para visitar em Bragança, mas no Centro Cultural, é a de Balbina Mendes com o tema "Máscaras Rituais do Douro e de Trás-os-Montes", título de um livro que a artista acabou de lançar sobre a temática.
Durante a bienal, estão também expostos, no Arquivo Distrital de Bragança, os trabalhos dos concursos lançados pela Mascararte a nível nacional, em que a máscara foi abordado em diferentes artes desde a pintura, escultura, arte infantil à fotografia.
A tradição dos mascarados está sempre associada à música, presente também na bienal com os tradicionais gaiteiros e pauliteiros portugueses e espanhóis, e dois concertos de música etnográfica no Teatro Municipal de Bragança, com os portugueses "Galandum Galundaina" e os espanhóis "La Bazanca", a 05 e 11 de Dezembro, respectivamente.
Aqueles que mantêm a tradição de moldar as diabólicas figuras representadas nas máscaras têm também espaço na bienal, concretamente na feira de artesãos, no centro da cidade, onde será possível assistir ao vivo à construção de máscaras e apreciar vários exemplares.
Ler mais sobre o tema nesta página, de cujo conteúdo destaco as seguintes passagens:
(...)
Quanto aos mascarados,embora tolerados nos cortejos e mesmo na refeição colectiva, é-lhes "rigorosamente proibida a entrada, no adro da igreja", devendo ficar cá fora quietos e sossegados até sair a procissão.
Isto ainda nos mostra algumas atitudes da acção monoteísta sobre o que resta da expressão cultural pagã, própria do seu contexto originário.
Naquela confusão de contextos, propomo-nos sublinhar o que ainda se pode observar desta cultura pagã ou arcaica, ao longo das várias festas de Inverno/Carnaval do Nordeste Transmontano.
Dão-nos sinais desta cultura pagã a própria máscara, que vem de tempos imemoriáveis e que marca a sua presença em todas aquelas festas sazonais; o porte duma bexiga de porco, por exemplo em Vila Chã de Braciosa, Miranda do Douro, por um mascarado e atada com um cordão que nos sugere um "culto primitivo da fertilidade", como o caso que aparece na imagem do quadro nº.3, algumas manifestações telúricas como o exemplo do casamento de duas montanhas, na época do Carnaval em Azinhoso, Mogadouro; o princípio iniciático, nas Festas dos Rapazes, através das cerimónias dos ritos de passagem da adolescência à juventude; símbolos da "Magna Mater Divina" a Terra Mãe ou a Mãe da fertilidade, como no transmite a "figura tauromórfica" do Chocalheiro de Bemposta, Mogadouro, e se pode observar no quadro n°.2, ou então "a dualidade entre o Bem e o Mal" como o exemplo da Festa dos Velhos de Vale do Porco, Mogadouro, etc, cujas figuras estão bem representadas no quadro n°.1.
Assim, genericamente, os caretos, máscaras, carochos, velhas, chocalheiros ou farandulos são "seres mágicos e proféticos que ao mesmo tempo assumem funções de sacerdote e de diabo, louvando os mortos e criticando os vivos", numa relação do Homem com o sobrenatural, de forma primitiva.
Estes mascarados e máscaras representam ainda vestígios de usos e costumes herdados dos primitivos povos que deambularam por estas paragens da Península Ibérica.
Também as festividades concentradas no Carnaval podem ser consideradas como herança de festas rituais ligadas à agricultura e à fertilidade,sobretudo com a função sagrada de abolir as barreiras entre os homens e a natureza, a fim de melhor circular a força da vida, virando a norma ao contrário,com um carácter de inversão.
(...)
Estimular a criatividade dos mais jovens em volta desta tradição secular é um dos propósitos da iniciativa, segundo Fátima Fernandes, vereadora da Cultura da Câmara de Bragança, uma das entidades organizadoras da bienal.
Daí a presença das escolas da cidade num dos momentos altos do evento, o cortejo dos mascarados, caretos e mascaretos, que hoje desfilou pela principal avenida de Bragança, a Sá Carneiro, até à Praça Cavaleiro Ferreira, onde os mascaretos permanecerão em exposição até serem queimados na cerimónia de encerramento da bienal.
A Mascararte é há oito anos uma montra e um espaço de promoção e discussão dos rituais por detrás das máscaras associados às festas dos rapazes por altura do Natal e do Carnaval, em Trás-os-Montes.
Os tradicionais "caretos" de coloridos e farfalhudos fatos e cintos de chocalhos aquecem o "Inverno Mágico" transmontano, revolvendo as aldeias e expurgando a comunidade dos males com críticas mordazes, ao mesmo tempo que celebram a emancipação dos jovens homens.
Tudo por detrás das máscaras de madeira ou lata que a região portuguesa partilha com outras regiões do mundo convidadas da bienal Mascararte, que vai na quarta edição.
Depois de África e do Brasil, até 11 de Dezembro, as convidadas especiais são as máscaras da vizinha Espanha, o tema de uma das três exposições da bienal, para ver no Museu Ibérico da Máscara e do Traje, na zona histórica de Bragança.
Outra exposição para visitar em Bragança, mas no Centro Cultural, é a de Balbina Mendes com o tema "Máscaras Rituais do Douro e de Trás-os-Montes", título de um livro que a artista acabou de lançar sobre a temática.
Durante a bienal, estão também expostos, no Arquivo Distrital de Bragança, os trabalhos dos concursos lançados pela Mascararte a nível nacional, em que a máscara foi abordado em diferentes artes desde a pintura, escultura, arte infantil à fotografia.
A tradição dos mascarados está sempre associada à música, presente também na bienal com os tradicionais gaiteiros e pauliteiros portugueses e espanhóis, e dois concertos de música etnográfica no Teatro Municipal de Bragança, com os portugueses "Galandum Galundaina" e os espanhóis "La Bazanca", a 05 e 11 de Dezembro, respectivamente.
Aqueles que mantêm a tradição de moldar as diabólicas figuras representadas nas máscaras têm também espaço na bienal, concretamente na feira de artesãos, no centro da cidade, onde será possível assistir ao vivo à construção de máscaras e apreciar vários exemplares.
Ler mais sobre o tema nesta página, de cujo conteúdo destaco as seguintes passagens:
(...)
Quanto aos mascarados,embora tolerados nos cortejos e mesmo na refeição colectiva, é-lhes "rigorosamente proibida a entrada, no adro da igreja", devendo ficar cá fora quietos e sossegados até sair a procissão.
Isto ainda nos mostra algumas atitudes da acção monoteísta sobre o que resta da expressão cultural pagã, própria do seu contexto originário.
Naquela confusão de contextos, propomo-nos sublinhar o que ainda se pode observar desta cultura pagã ou arcaica, ao longo das várias festas de Inverno/Carnaval do Nordeste Transmontano.
Dão-nos sinais desta cultura pagã a própria máscara, que vem de tempos imemoriáveis e que marca a sua presença em todas aquelas festas sazonais; o porte duma bexiga de porco, por exemplo em Vila Chã de Braciosa, Miranda do Douro, por um mascarado e atada com um cordão que nos sugere um "culto primitivo da fertilidade", como o caso que aparece na imagem do quadro nº.3, algumas manifestações telúricas como o exemplo do casamento de duas montanhas, na época do Carnaval em Azinhoso, Mogadouro; o princípio iniciático, nas Festas dos Rapazes, através das cerimónias dos ritos de passagem da adolescência à juventude; símbolos da "Magna Mater Divina" a Terra Mãe ou a Mãe da fertilidade, como no transmite a "figura tauromórfica" do Chocalheiro de Bemposta, Mogadouro, e se pode observar no quadro n°.2, ou então "a dualidade entre o Bem e o Mal" como o exemplo da Festa dos Velhos de Vale do Porco, Mogadouro, etc, cujas figuras estão bem representadas no quadro n°.1.
Assim, genericamente, os caretos, máscaras, carochos, velhas, chocalheiros ou farandulos são "seres mágicos e proféticos que ao mesmo tempo assumem funções de sacerdote e de diabo, louvando os mortos e criticando os vivos", numa relação do Homem com o sobrenatural, de forma primitiva.
Estes mascarados e máscaras representam ainda vestígios de usos e costumes herdados dos primitivos povos que deambularam por estas paragens da Península Ibérica.
Também as festividades concentradas no Carnaval podem ser consideradas como herança de festas rituais ligadas à agricultura e à fertilidade,sobretudo com a função sagrada de abolir as barreiras entre os homens e a natureza, a fim de melhor circular a força da vida, virando a norma ao contrário,com um carácter de inversão.
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12 Comments:
São sempre as zonas mais remotas que não matam a tradição. Trás-os-Montes é ímpar nisso. Esperemos que nunca seja comercializado.
Aproveito para dizer que logo no dia 26 há o festival Geada por terras de Miranda, que é sempre imperdivel.
O CELSO AGORA ESTÁ A DESCONTAR A CENSURA DO THOR EM MIM - SOMOS DE UM GRUPO SIMILAR, MAS NÃO SOMOS O MESMO INDIVIDUO..!!
Já é conhecida a lista de acusações pelas quais Geert Wilders vai começar a ser julgado em Janeiro:
http://www.geertwilders.nl/images/PDF/dagvaarding_ENG.pdf
http://www.jihadwatch.org/2009/12/geert-wilders-receives-summons-a-sledgehammer-blow-to-the-freedom-of-speech.html
Sem querer estragar o ambiente proporcionado por este belo post, mas vejam só para que serve a farsa do aquecimento global:
http://www.guardian.co.uk/environment/2009/nov/30/rich-west-climate-change
Venham à Bienal da máscara a Bragança, termina dia 21.
O CELSO AGORA ESTÁ A DESCONTAR A CENSURA DO THOR EM MIM - SOMOS DE UM GRUPO SIMILAR, MAS NÃO SOMOS O MESMO INDIVIDUO..!!
Eu pensava que estavas de acordo com a censura do ex-ariano. Eu li uns comentários teus no referido blogue que iam nesse sentido.
Eu pensava que estavas de acordo com a censura do ex-ariano. Eu li uns comentários teus no referido blogue que iam nesse sentido.
NA VERDADE EU FALEI SIM TAIS COISAS, MAS FOI UM MODO DE EXPRESSAR MINHA RAIVA PELAS CENSURAS DO CELSO, AFINAL EU NÃO MANDO EM NADA POR ALI, QUEM FAZ TUDO É O THOR - EU APENAS FREQUENTO O LOCAL..!!
BEM, O BLOG É DELE, ELE É QUEM DECIDE - E GARANTO QUE ELE NÃO ESTÁ NEM AÍ PRA MINHA OPINIÃO E NEM EU QUERO ME METER NAS DECISÕES DELE, AFINAL DE CENSURA JÁ BASTA A QUE SOFRIA NO GLADIUS..LOL!!
Até 20 milhões de habitantes de Bangladesh pode ser forçado a deixar o país nos próximos 40 anos devido à mudança climática, um dos países mais altos cargos políticos, disse. Abul Maal Abdul Muhith, o ministro das Finanças de Bangladesh, chamado na Grã-Bretanha e outros países ricos a aceitar milhões de pessoas deslocadas.
QUE..??ELES SE REPRODUZEM FEITO ANIMAIS MESMO COM METODOS CONTRACEPTIVOS A DISPOSIÇÃO E A CULPA É DO AQUECIMENTO GLOBAL..??LOL - É MESMO O FIM DA PICADA; BANGLADESH NÃO TEM RECURSOS NATURAIS/TERRITORIAIS PARA SUPORTAR O NIVEL DE REPRODUÇÃO DALI E NEM ELES QUEREM USAR CAMISINHA/DIU/AFINS E A CULPA É DO SUPOSTO AQUECIMENTO GLOBAL..??
CYTOTEC NELAS E CASTRAÇÃO NELES..!!
E NOTAR QUE O JAPÃO, CHINA E AFINS TAMBEM ESTÃO DENTRE OS MAIORES POLUIDORES MAS ELE SE FOCA APENAS NOS EUA E EUROPA, OU SEJA, NO OCIDENTE AONDE SABE QUE ESSE TIPO DE CHANTAGEM E TERRORISMO SEMPRE DÁ CERTO POR QUE CRISTÃOS 2.0 SÃO FRACOS DE MENTE, VIDE QUE OS ISLAMICOS AO VEREM QUE AS CHANTAGENS JUDIAS E NEGROIDES/AFINS DERAM CERTO NO XX-II NOS EUA E CIA PERCEBERAM QUE ESSA ERA A TATICA PERFEITA E DE FACTO O OESTE SEMPRE CONCEDE E POR ISSO MESMO ELES PERSISTEM EM TAL ESTRATEGIA E SEM REAÇÃO ALGUMA..!!
E SE ELES PODEM E USAM TAL TATICA, NÃO VEJO POR QUE O NEO-NS TAMBEM NÃO POSSA UTILIZAR..!!
E SE O SISTEMA ACEITA ATÉ TERRORISTA PSEUDAMENTE "MODERADO"..!!
O CELSO AGORA ESTÁ A DESCONTAR A CENSURA DO THOR EM MIM - SOMOS DE UM GRUPO SIMILAR, MAS NÃO SOMOS O MESMO INDIVIDUO..!!
Vai levar na peida brasuca de merda, tens cerebro tu? camelo?
Realment existem mesmo atrasados mentais sem nada que fazer.
*TAMBEM NÃO POSSAM SE UTILIZAR DE TAL..!!
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