segunda-feira, outubro 05, 2009

AUTORIDADES DE ROMA POUCO RECEPTIVAS A CELEBRAÇÃO HINDU, MAS AUTORIZAM CELEBRAÇÃO MUÇULMANA

Mais uma vez, a elite política da chamada «Cidade Eterna» preparava-se para agir com dois pesos e duas medidas, permitindo uma celebração muçulmana, o Eid, mas não uma celebração hindu, a Durga Puja, à semelhança do que aconteceu há dois anos, como aqui se noticiou.

Durga Puja é «Adoração de Durga» e constitui uma das maiores celebrações hindus. Durga, entretanto, tornou-Se num símbolo da independência hindu, Deusa Cujo nome significa «Invencível» e que, à maneira bem indo-europeia, tem uma conotação particularmente luminosa, como aqui se pode ler.

O embaixador da Índia, Arif Shahid Khan, conseguiu reverter o cancelamento, pelo que a celebração foi este ano por diante, mas não deixa de ser significativo que as autoridades tenham tentado proibir uma festa hindu, mas não uma festa muçulmana: como diz o jornalista indiano Kanchan Gupta, circularam rumores de que as autoridades italianas se solidarizaram com os cristãos perseguidos na Índia, pelo que o cancelamento da Durga Puja consistiria em nada mais do que num acto de retaliação. O presidente de Itália, o esquerdista Giorgio Napoletano, tem sido vociferante na exigência de que a Europa apoie os cristãos indianos. Um governo italiano chamou o embaixador indiano para lhe comunicar a sua profunda preocupação pela perseguição dos cristãos em solo indiano. O papa também já denunciou a Índia. Falta-lhes lembrar que em Nova Deli, as celebrações cristãs são livremente permitidas...

Mas poderá ainda haver outra possibilidade, segundo Gupta: embora a constituição italiana garanta a liberdade religiosa, o que acontece por outro lado é que, sob a influência do Tratado de Latrão entre o Estado Italiano e o Estado Papal, a Itália só reconhece as três religiões semitas monoteístas: o Cristianismo, o Judaísmo e o Islão. Todos os outros credos mais não são do que Paganismo e portanto não obtêm reconhecimento por parte de um Estado sobre o qual a intolerância cristã ainda tem poder... Isso ajudaria a compreender porque é que a Itália está pejada de mesquitas, mas tem somente três templos hindus.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ainda por cima o islão é uma merda pegada!

6 de outubro de 2009 às 01:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E não são só as religiões pagãs ou não-cristãs a serem segregadas:o próprio protestantismo dissidente e reformado não tem cabimento nem é bem aceite em Roma,pois o fosso é pelo menos tão fundo como no caso das outras religiões.O diálogo é muitíssimo complicado entre católicos e protestantes e não se vêm melhoras.
Até houve uma guerra na Alemanha,a Guerra dos Trinta Anos,por causa dessa rivalidade,na qual morreram milhões de pessoas.
Não é preciso ir tão longe.Os católicos aceitam judeus e muçulmanos,mas já não aceitam reformistas nem ortodoxos,e vice-versa.Ou já experimentaram namorar uma grega,para saberem como é difícil a mistura com aquela gente?...

6 de outubro de 2009 às 15:17:00 WEST  
Anonymous Jorge Jasus said...

"Ou já experimentaram namorar uma grega,para saberem como é difícil a mistura com aquela gente?..."

...tu já experimentaste? Não me parece a conduta mais adequada para um nacionalista!

6 de outubro de 2009 às 17:47:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home