sexta-feira, agosto 28, 2009

TERRORISMO DE RUA NAS NOITES DE BRUXELAS

Na capital da União Europeia, as últimas duas noites foram marcadas por violência urbana cometida por pelo menos uma centena de «jovens» que incendiaram automóveis, vandalizaram portas de habitações e atacaram forças policiais.
Tudo começou na tarde do dia 26 de Agosto, quando uma patrulha policial interrogava uma vítima de assalto violento em Anderlecht, subúrbio da cidade. A dada altura, as forças da autoridade começaram a ser cercadas por cada vez mais «jovens», pelo que chamaram reforços.
A dada altura, os agentes começaram a ser atingidos à pedrada, um deles foi brutalmente espancado, tendo o autor da agressão tentado incitar os transeuntes a juntarem-se a ele no ataque à polícia.
Noutras partes da cidade registavam-se entretanto mais distúrbios, nalguns casos com intervenção de jovens apostados em provocar incidentes diversos.

Não é a primeira vez que tal sucede em Bruxelas - é, pelo contrário, frequente que a polícia seja atraída a um determinado local para depois ser aí emboscada pelos «jovens». As autoridades de Anderlecht estão por isso a planear mais patrulhamentos e encetar diálogos com os representantes da comunidade imigrante.

Diálogos com... a comunidade imigrante? Pois - estes «jovens» conflituosos são, como de costume em toda a Europa Ocidental, imigrantes ou filhos de imigrantes que atacam organizadamente as forças de segurança do Estado, talvez como treino para futuras acções de maior envergadura...