segunda-feira, julho 13, 2009

MAIORIA DO POVO PORTUGUÊS NÃO QUER NEM TGV NEM NOVO AEROPORTO DE LISBOA

A grande maioria dos portugueses está contra a construção do comboio de alta velocidade (TGV) e do novo aeroporto de Lisboa. Mais de 57% dos inquiridos numa sondagem Correio da Manhã /Aximage revelam não concordar com as obras que o Governo considera essenciais.
A construção de um novo aeroporto para servir a capital, substituindo a actual infra-estrutura na Portela é rejeitada por 57,9% dos portugueses e merece a aprovação de 36,3%, revela a sondagem realizada para o CM.
José Sócrates tem repetido que não pretende abdicar da construção das linhas de alta velocidade para trazer o TGV para o País, mas os portugueses discordam do primeiro-ministro: 57,5% são contra o projecto que merece a aprovação de 35,7%.
O ‘chumbo’ aos projectos é unânime em todas as regiões do País. O Litoral Norte é quem dá a maior nega aos investimentos, com 67,9 por cento dos inquiridos a afirmarem--se contra a construção de um novo aeroporto para Lisboa. Curioso é que 63,3 por cento dos nortenhos sejam contra o TGV, uma vez que a região sairia beneficiada com esta infra-estrutura, estando previstas ligações entre o Porto e Lisboa e entre o Porto e Vigo, em Espanha.
Tendo Alcochete sido a zona escolhida para o novo aeroporto da capital, não é de estranhar que o Litoral Centro Sul seja onde as opiniões estão mais divididas, com 43,2 por cento a concordar e 49,6 por cento a reprovar o investimento.
As opiniões espelham aquilo que se passa nas classes política e economista, com a recente apresentação de um manifesto que pedia a reavaliação dos investimentos no TGV e no novo aeroporto de Lisboa devido à crise. Dias depois surgiam dois contramanifestos a defender que estes investimentos são essenciais para fazer a economia avançar e criar emprego.
De facto, a utilidade de ambos os projectos parece não ir além de servir os «lóbis» da construção civil, que é o que mete mais iminvasores pelas fronteiras adentro...

63 Comments:

Blogger Phoenix Lusitanus said...

«Dias depois surgiam dois contramanifestos a defender que estes investimentos são essenciais para fazer a economia avançar e criar emprego.»

...Resta saber para quem seria esse emprego!

13 de julho de 2009 às 14:00:00 WEST  
Blogger Titan said...

Essencialmente, para os alienígenas, como sempre, Phoenix Lusitanus.
Além disso, estes projectos não serão rentáveis, e portanto é suicidário fazê-los.

13 de julho de 2009 às 14:04:00 WEST  
Anonymous Thor said...

exacto! dar emprego dá! mas a quem? aos tugas ou aos cabo-verdianos, ucranianos e por aí fora?
tenham vergonha na cara...

13 de julho de 2009 às 14:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

RACI-NETS,LOL!!!

13 de julho de 2009 às 14:44:00 WEST  
Blogger Sweet About Me said...

Não são viáveis económicamente e vamos pagar a factura durante muitos anos, aliás como estamos ainda a pagar a factura com a mega estrutura que o euro04 obrigou-nos a fazer. Não pela questão do emprego, mas porque efectivamente não precisamos deles neste momento. Querem fazer mega estruturas? Comecem por hospitais dignos, urgências dignas, transformem as escolas provisórias em dignamente definitivas, etc etc...

13 de julho de 2009 às 15:09:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Não pela questão do emprego..."

Porque é que não é importante a questão do emprego, Sweet About Me?

13 de julho de 2009 às 16:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

como disse a ferreira leite, essas obras so irao dar emprego aos ucranianos e cabo verdianos

13 de julho de 2009 às 16:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A Ferreira Leite ainda ganha... lol
Bom, pelo menos assim acalmavam uns certos meninos da JS.
Mas mesmo que ela queira os grandes investimentos, não sei como o vai fazer! Se desistirmos disso temos que devolver mil milhões a Bruxelas, e vai ser um castigo com Espanha..porque a linha de Vigo fica pronta em 2010 e a do Sul também já está a andar...Os espanhois não foram fazer TGV para ir desenbocar à fronteira do Caia! Vão pedir contas a alguém... Quero ver como se livram daquilo!

13 de julho de 2009 às 17:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"exacto! dar emprego dá! mas a quem? aos tugas ou aos cabo-verdianos, ucranianos e por aí fora?"

ai o laranjinha! LOL

13 de julho de 2009 às 17:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

*Mas mesmo que ela queira os grandes investimentos, não sei como o vai fazer!

Mesmo que ela NÃO queira

13 de julho de 2009 às 17:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não são viáveis económicamente"

Isso não sei... Desde que a porcaria do TGV não parasse nos apeadeiros todos, já era bom! E para Espanha dava jeito. Há muita gente que tem que ir constantemente a Madrid, por exemplo. Fica muito mais rápido e central... E o mesmo de diz para as mercadorias, ia poupar muito às empresas. Porque o TGV não tem 2h horas de embarque, mete-se lá num instante, e Barajas não é Madrid...
Bom, não sei. Há quem fale em apenas adaptar a linha, para ter mais velocidade, em vez de meter TGV.

13 de julho de 2009 às 17:14:00 WEST  
Blogger Titan said...

"E para Espanha dava jeito. Há muita gente que tem que ir constantemente a Madrid, por exemplo."

Gente suficiente que compense os custos volumosos do TGV?

"Fica muito mais rápido e central..."

Não sei se é mais rapido que de ir carro pois desta maneira não há check-ins, nem deslocações à Estação do TGV e faz-se as paragens que se quiser.

"E o mesmo de diz para as mercadorias, ia poupar muito às empresas."

Não sei se haverá TGV de mercadorias, e não sei se o preço do transporte pelo TGV será competitivo para as empresas.

13 de julho de 2009 às 17:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Gente suficiente que compense os custos volumosos do TGV?"

Sim, os aviões estão sempre cheios e fazem lá escala para muitos pontos da Europa... Além de que apanhar um avião em Espanha é muito mais barato que Portugal, às vezes. Por exemplo, já me pediram 1500€ por Lisboa-Shangai, só ida! E Vigo-Shangai 1500€ ida e volta!

13 de julho de 2009 às 17:33:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Se desistirmos disso temos que devolver mil milhões a Bruxelas, e vai ser um castigo com Espanha..."

Quais mil milhões se não os recebemos? E quanto é que teremos pagar do nosso próprio bolso?

"porque a linha de Vigo fica pronta em 2010 e a do Sul também já está a andar...Os espanhois não foram fazer TGV para ir desenbocar à fronteira do Caia! Vão pedir contas a alguém... Quero ver como se livram daquilo!"

Azar dos espanhóis, não se vai enterrar Portugal para contentar os espanhóis.

13 de julho de 2009 às 17:33:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Sim, os aviões estão sempre cheios e fazem lá escala para muitos pontos da Europa... Além de que apanhar um avião em Espanha é muito mais barato que Portugal, às vezes. Por exemplo, já me pediram 1500€ por Lisboa-Shangai, só ida! E Vigo-Shangai 1500€ ida e volta!"

Houve um certo economista português chamado Miguel Beleza que disse que se multiplicasse por 2 as pessoas que vão actualmente para Espanha que mesmo assim não compensaria o TGV.

13 de julho de 2009 às 17:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não sei se é mais rapido que de ir carro pois desta maneira não há check-ins, nem deslocações à Estação do TGV e faz-se as paragens que se quiser.
"

O carro não anda a 300km/h. Ou pelo menos não devia. E tens sempre que parar quando é só uma pessoa a conduzir... Em viagens de negócios eles não estão muito interessados em parar.

"Não sei se haverá TGV de mercadorias, e não sei se o preço do transporte pelo TGV será competitivo para as empresas."

Depende das mercadorias. Ao preço que está o combustível, nem sei! Mas quem diz Madrid diz o resto da Europa. Acho que deve haver para mercadorias! Mas lá está, há quem diga que é preferível adaptar a linha.
Agora se aquela porcaria vai parar em todos os apeadeiros, isso é que não!
É que há quem diga que com o novo aeroporto em Alcochete o TGV vai primeir dar a volta à margem sul e só depois é que (voltando para trás) vem para Lisboa... Ainda voltam para a OTA outra vez :o é que na margem sul, além de darem a volta para trás ainda têm que fazer o raio da ponte!

13 de julho de 2009 às 17:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Quais mil milhões se não os recebemos? E quanto é que teremos pagar do nosso próprio bolso?"

Recebemos, sim! O problema é esse! São mil milhões de euros para devolver...
Além de que a Motaengil e a Soares da Costa já estão à perna, não vão largar assim tão facilmente.

"Azar dos espanhóis, não se vai enterrar Portugal para contentar os espanhóis."

Não! Mas eles vão pedir contas. Porque Bruxelas também lhes deu algum dinheiro a eles, para investir num projecto comum, uma coisa que depois corre o risco de ficar sem efeito... É claro que não somos obrigados nem nos vamos enterrar com os espanhois, mas que vai ser dificil resolver isso como questão financeira, económica e diplomática, vai!

"Houve um certo economista português chamado Miguel Beleza que disse que se multiplicasse por 2 as pessoas que vão actualmente para Espanha que mesmo assim não compensaria o TGV."

A contar com as que vão de avião?
De avião perde-se mais tempo nocheck-in e transporte para o centro do que no voo!
Pois, há quem seja a favor e quem seja contra...

13 de julho de 2009 às 17:42:00 WEST  
Blogger Titan said...

"O carro não anda a 300km/h. Ou pelo menos não devia. E tens sempre que parar quando é só uma pessoa a conduzir... Em viagens de negócios eles não estão muito interessados em parar."

Não anda, mas o tempo que perde para ir para a estação do TGV, mais o check-in e as multiplas paragens que o TGV irá fazer, o carro não deverá ficar muito atrás do TGV.
E quanto às viagens rápidas de negócios, o avião é mais rápido que o TGV mesmo contando o check-in do aeroporto.

13 de julho de 2009 às 17:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

*Em viagens de negócios eles não estão muito interessados em parar.

Muito menos em conduzir

13 de julho de 2009 às 17:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"E quanto às viagens rápidas de negócios, o avião é mais rápido que o TGV mesmo contando o check-in do aeroporto."

Não é não. Só o check-in são 2h. E a isso tens que somar a deslocação de Barajas até ao centro de Madrid. Porque o TGV vai dar ao centro da cidade, é tempo e preço incluído no bilhete.

13 de julho de 2009 às 17:44:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Acho que deve haver para mercadorias!"

"Achas"?! Mas isso não é nenhum argumento concreto para se ser a favor do TGV.

13 de julho de 2009 às 17:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O problema são as paragens, sim. Não sei quais vão ser.
Eu não estou a dizer que defendo um grande investimento como o TGV, só fico na dúvida!

13 de julho de 2009 às 17:45:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Recebemos, sim! O problema é esse! São mil milhões de euros para devolver...
Além de que a Motaengil e a Soares da Costa já estão à perna, não vão largar assim tão facilmente."

Já ouvi dizer que só recebemos dinheiro para os Estudos e que mesmo esse não somos obrigados a devolver.

13 de julho de 2009 às 17:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

""Achas"?! Mas isso não é nenhum argumento concreto para se ser a favor do TGV."

Não sou a favor nem contra. Justamente porque não sei em que estações vai parar nem qual a diferença de tempo entre o TGV e a adaptação da linha que já existe.
Se não transportar mercadorias vale menos, como é óbvio.

13 de julho de 2009 às 17:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Já ouvi dizer que só recebemos dinheiro para os Estudos e que mesmo esse não somos obrigados a devolver."

Eu ouvi dizer que tinhamos que devolver os mil milhões...

13 de julho de 2009 às 17:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-tem-de-devolver-13-mil-milhoes-a-ue-se-desistir-do-tgv_12780.html

13 de julho de 2009 às 17:49:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Não é não. Só o check-in são 2h. E a isso tens que somar a deslocação de Barajas até ao centro de Madrid. Porque o TGV vai dar ao centro da cidade, é tempo e preço incluído no bilhete."

Para já pode-se tomar medidas para diminuir o tempo do check-in, e depois o avião não faz paragens, e por fim o aeroporto de Lisboa está cheio de slots livres, ou seja, estamos longe de estarmos lotados na nossa capacidade de transportar pessoas por via aérea logo será uma burrice irmos apostar num meio de transporte caríssimo só por causa do tempo do check-in do aeroporto.

13 de julho de 2009 às 17:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"O carro não anda a 300km/h. Ou pelo menos não devia. E tens sempre que parar quando é só uma pessoa a conduzir... Em viagens de negócios eles não estão muito interessados em parar."


isso de que a economia depende do tgv, os nossos empresarios, as viagens de negocios, etc é tudo fantochada

vamos la ver, eu sou empresario, a minha empresa nao vai acabar, ou nao vou deixar de fazer um negocio so porque demoro mais 4 horas a chegar a Madrid
isso é ridiculo


usam muito essa, ai que temos de encurtar as distancias para as viagens de negocios, para os nossos empresarios, etc
enfim, mentiras e mais mentiras.

eu se estou muito interessado em fazer uma fabrica, uma empresa em Madrid, vou faze-la na mesma, mesmo que a viagem demore mais 4 horas.

depois se reduzimos as distancias, tambem se incentiva o aumento de importaçoes.

13 de julho de 2009 às 17:56:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Eu ouvi dizer que tinhamos que devolver os mil milhões..."


http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Durao-Barroso-garante-que-Portugal-nao-tem-de-devolver-fundos-europeus-se-nao-cumprir-calendario-de-projectos.rtp&headline=46&visual=9&article=228028&tm=8

13 de julho de 2009 às 17:59:00 WEST  
Blogger Titan said...

Este comentário foi removido pelo autor.

13 de julho de 2009 às 18:01:00 WEST  
Blogger Titan said...

Houve um certo economista português chamado Miguel Beleza que disse que se multiplicasse por 2 as pessoas que vão actualmente para Espanha que mesmo assim não compensaria o TGV.

"A contar com as que vão de avião?"

Mesmo contando com essas. O Miguel Beleza contabilizou todas as pessoas que vão para espanha, seja que meio de transporte utilizem.

13 de julho de 2009 às 18:04:00 WEST  
Blogger Titan said...

"depois se reduzimos as distancias, tambem se incentiva o aumento de importaçoes."

E também faz deslocar centros de decisão para Espanha.

13 de julho de 2009 às 18:33:00 WEST  
Blogger Sweet About Me said...

Meia centena de pessoas que vão a Madrid muitas vezes não faz a rentabilização de um negócio. E agora com aos lowcost das viagens de avião muito menos!

Titan, o emprego é importante, mas este tipo de emprego é temporário, subqualificado e sempre pela fasquia mais baixa. Não compensa o esforço financeiro de todos.

O problema de Portugal é que já se vendeu à muito à Europa. Não tem vontade própria por causa dos lobbys. Está endividado até às pontas do cabelo. Não há volta a dar-lhe. Se cede lixa-se, se não cede, lixa-se na mesma. E Espanha aproveita-se…

Continuo a não ver a utilidade de um TGV que vai ter preços altíssimos no bilhete e que a grande maioria da população não vai usufruir. E para ser rápido então que pare no máximo dos máximos no Porto.

13 de julho de 2009 às 18:51:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Titan, o emprego é importante, mas este tipo de emprego é temporário, subqualificado e sempre pela fasquia mais baixa. Não compensa o esforço financeiro de todos."


Eu pensei que estava a dizer que a questão dos empregos irem para os imigrantes não era importante, afinal era outra coisa.
Em relação ao resto que diz, acho que diz bem.

13 de julho de 2009 às 18:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O tgv vai dar mais força a madrid.

13 de julho de 2009 às 19:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"
Mesmo contando com essas. O Miguel Beleza contabilizou todas as pessoas que vão para espanha, seja que meio de transporte utilizem."

Agora fora do TGV: como é que se contabiliza quantas pessoas vão para Espanha se "não há" fronteiras dentro da UE? Até as embaixadas têm dificuldade em saber quantos portugueses moram, por ex, no Reino Unido...imagino para saber quantos vão a Espanha.

13 de julho de 2009 às 19:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Meia centena de pessoas que vão a Madrid muitas vezes não faz a rentabilização de um negócio. E agora com aos lowcost das viagens de avião muito menos!"

Meia centena?
Já não andas de avião há muito tempo, não? É que eu vejo-os sempre cheios.
As empresas não andam em lowcost nem aterram no centro. Mas pronto. não digo mais nada. Ainda ficam a achar que tenho cunha para meter o TGV a andar.. Eu só tentei pôr a questão no ar. Há investimentos que não são preto no branco...e repito, há sempre a hipótese da tal adaptação da linha.

13 de julho de 2009 às 19:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"O problema de Portugal é que já se vendeu à muito à Europa. "

Vendeu o quê?
Achas que estavamos melhor fora da Europa?

"Não tem vontade própria por causa dos lobbys."

Aqui não há lobbying. Qd muito há cunhas e amigos. E estudos de 89 milhões.......

"Continuo a não ver a utilidade de um TGV que vai ter preços altíssimos no bilhete e que a grande maioria da população não vai usufruir. E para ser rápido então que pare no máximo dos máximos no Porto."

No máximo? Na rota Lisboa-Vigo convém, né?
Para Madrid, mesmo que queira não consegue :p

13 de julho de 2009 às 19:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

""Titan, o emprego é importante, mas este tipo de emprego é temporário, subqualificado e sempre pela fasquia mais baixa. Não compensa o esforço financeiro de todos."


Eu pensei que estava a dizer que a questão dos empregos irem para os imigrantes não era importante, afinal era outra coisa.
Em relação ao resto que diz, acho que diz bem."

Sim, nisso têm razão. É como diz o Belmiro, hoje em dia o desemprego atinge tb pessoas muito qualificadas, não se resolve apenas com obras públicas e construção civil.

13 de julho de 2009 às 19:50:00 WEST  
Blogger Titan said...

Este comentário foi removido pelo autor.

13 de julho de 2009 às 19:53:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Aqui não há lobbying. Qd muito há cunhas e amigos. E estudos de 89 milhões......."

Há, comprovadamente, o lobby da construção civil e o autárquico.

13 de julho de 2009 às 19:56:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Agora fora do TGV: como é que se contabiliza quantas pessoas vão para Espanha se "não há" fronteiras dentro da UE?"

Contabilizando a malta que vai de avião, ou que vai de carro mas reserva algum estabelecimento turístico.
Mas se não houver uma forma fidedigna de contabilizar as pessoas que vão para Espanha então ninguém sabe se o TGV vai ser rentável ou não.
Deve-se fazer então um projecto megalómano de rentabilidade duvidosa?

13 de julho de 2009 às 19:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Há, comprovadamente, o lobby da construção civil e o autárquico."

Isso chama-se cunha, amigos e companhia lda.
Lobby não existe em Portugal.

13 de julho de 2009 às 20:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Deve-se fazer então um projecto megalómano de rentabilidade duvidosa?"

Não sei, não sei que alternativas há, nem sei como vamos desfazer esse sarilho!

13 de julho de 2009 às 20:10:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Isso chama-se cunha, amigos e companhia lda.
Lobby não existe em Portugal."

Isso é semântica.

13 de julho de 2009 às 20:35:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Não sei, não sei que alternativas há, nem sei como vamos desfazer esse sarilho!"

Em relação ao espanhóis, que se lixem.
Em relação a devolver 1,3 mil milhões de fundos, já demonstrei que não será assim.

13 de julho de 2009 às 20:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Em relação a devolver 1,3 mil milhões de fundos, já demonstrei que não será assim."

Estou para ver se vai ser mesmo assim. Entretanto, já gastaram 89 milhões em estudos! Eu não percebo como se gasta isso com "estudos"

"Em relação ao espanhóis, que se lixem."

Pois, se fosse assim tão simples.

13 de julho de 2009 às 21:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Lobby não existe em Portugal."

Isso é semântica.

Hehehehehe...

Quanto aos pareceres técnicos do Miguel Beleza, quando os grandes projectos têm a ver com Lisboa, é uma chatice. Nunca dá. Mas quando têm a ver com o Porto, então já está tudo ok.

Para além disso, primeiro há que saber muito bem se as opiniões dele são emitidas antes ou depois do almoço / jantar...

13 de julho de 2009 às 22:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

""Lobby não existe em Portugal."

Isso é semântica.

Hehehehehe..."

Enfim... Quando virem o que é o lobbying, percebem o que estou a querer dizer. Lobby é uma coisa legal, institucionalizada em muitos países, oficial. Em Portugal isso NÃO existe.
E eu que até ia fazer uma tese sobre isso...afinal devo ir tarde.
O lobbying existe mais em países onde cada deputado vale por si, por exemplo EUA e UK. Aí sim, há lobbies! Agora se querem transformar os arranjos partidários em lobbying e dizer que isso é só semântica, força. Eu também não vou estar a perder muito tempo a contrariar isso... não vale a pena.

13 de julho de 2009 às 23:09:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Quanto aos pareceres técnicos do Miguel Beleza, quando os grandes projectos têm a ver com Lisboa, é uma chatice. Nunca dá. Mas quando têm a ver com o Porto, então já está tudo ok."

Estou a ver que és um adepto das teorias da conspiração.
E argumentos que apoiem que o TGV vai ser rentável e não uma manada de elefantes brancos tens?

13 de julho de 2009 às 23:27:00 WEST  
Blogger Titan said...

Percebo o que queres dizer, Vera, para ti só há lobbying legal, o ilegal já não é lobbying.
Mas para mim isto são jogos de semântica.

13 de julho de 2009 às 23:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Percebo o que queres dizer, Vera, para ti só há lobbying legal, o ilegal já não é lobbying.
Mas para mim isto são jogos de semântica."

O lobbying é uma actividade legal. O que muitas vezes existe em Portugal é corrupção, e isso é sempre ilegal. Parece-me que estão a confundir lobbying ou rent seeking com corrupção...

14 de julho de 2009 às 00:00:00 WEST  
Blogger Titan said...

"O lobbying é uma actividade legal."

O legal aqui é uma palavra bastante ambígua pois eu lembro-me de um caso reportado pelos 60 minutos, em que uns senadores cederam ao lobby farmacêutico americano, e depois quando acabaram os seus mandatos foram contratados pela industria farmacêutica, e auferindo assim salários chorudos. E tudo isto foi feito legalmente.

14 de julho de 2009 às 00:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"O lobbying é uma actividade legal. O que muitas vezes existe em Portugal é corrupção, e isso é sempre ilegal. Parece-me que estão a confundir lobbying ou rent seeking com corrupção..."

Eu compreendo o alcance da ideia. Só que aqui, ou seja onde for, com maior ou menor regulação jurídica, o lobbying nunca foi, não é e nunca será uma actividade transparente.

Aliás, uma das medidas mais interessantes do programa de Obama tinha a ver precisamente com esta temática. Mas, se calhar, já caiu por terra tal como outras promessas eleitorais têm vindo a cair...

14 de julho de 2009 às 00:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"E argumentos que apoiem que o TGV vai ser rentável e não uma manada de elefantes brancos tens?"

Uma linha Lisboa-Madrid terá alguma razão de ser e talvez possa ser rentabilizada. Quanto a Lisboa-Porto é uma verdadeira palermice pois os pendulares poderão ser mais velozes desde que as linhas sejam remodeladas.

14 de julho de 2009 às 00:29:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Uma linha Lisboa-Madrid terá alguma razão de ser e talvez possa ser rentabilizada."

Desculpa-me mas acho esse argumento fraco. "Terá" e "talvez" é sobre estas condicionantes que se deverá fazer um projecto que se tudo correr bem deverá custar 1,8 mil milhões, fora os custos de manutenção?

14 de julho de 2009 às 00:51:00 WEST  
Blogger Sweet About Me said...

Titam, pooque me tratas por você? Enerva-me sabias? LOL

14 de julho de 2009 às 12:48:00 WEST  
Blogger Titan said...

Ás vezes, sem eu querer, trato as pessoas por você.

14 de julho de 2009 às 13:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

LIGAR LISBOA AO PORTO POR TREM-BALA É ULTRA-SIMIEZAR O PORTO AO NÍVEL DE LISBOAFRICA; SE AO MENOS FOSSE SÓ ATÉ LUGO..!!

É COMO LIGAR O RIO A SP; A MONKEYZADA DO RIO VAI TERMINAR DE DESTRUIR SP COMO JA O FIZERAM AO PROPRIO RIO..!!

15 de julho de 2009 às 00:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O legal aqui é uma palavra bastante ambígua pois eu lembro-me de um caso reportado pelos 60 minutos, em que uns senadores cederam ao lobby farmacêutico americano, e depois quando acabaram os seus mandatos foram contratados pela industria farmacêutica, e auferindo assim salários chorudos. E tudo isto foi feito legalmente.

14 de Julho de 2009 0:08:00 WEST

DE FACTO, AO SISTEMA SÓ É CRIME O KE ESTÁ LÁ NO PAPELZINHO DELES, MAS CLARO, CRIME É CRIME, LEGALIZADO OU NÃO..!!

15 de julho de 2009 às 01:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E ALIÁS É MESMO O SISTEMA DOS PAPÉIS FORJADOS E PSEUDO-VALORES IMPRESSOS A LAPIS GRAFITE; UMA HORA O QUE ERA "X" TORNA-SE "Y"..!!

É A MAIOR PICARETAGEM KE EU JA VI; PARECE MAIS UMA GANG SISTEMICA INSTALADA NAS ELITES TRAIRAS DESTA MERDA..!!

15 de julho de 2009 às 01:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

HOJE MESMO VEIO O PARASITA DA EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA; UMA MERDA KE NEM GERA NADA E NEM MESMO CONTRIBUIU COM ITAIPU NEM NADA(OS CUSTOS FICAM COM O CONTRIBUINTE OTARIO KE DEIXA DE GANHAR EM SAUDE E EDUCAÇÃO VIA DESVIOS DE VERBA DAS ESTATAIS E A MASSA DO LUCRO FICA PRA ESSES PARASITAS SISTEMICOS KE AINDA CONSEGUEM SER PIORES KE OS PEKENOS SUBSIDIADOS, POIS ESTES PER CAPITA NOS ROUBAM MUITO MENOS, MESMO KE EM NUMEROS ABSOLUCTOS KUASE SUPEREM OS PARASITAS-MORES..)!!

15 de julho de 2009 às 01:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ESSE SISTEMA NÃO PASSA DE UMA MERA MÁFIA; É O GRANDE PARASITA A PAGAR UNS FARELOS AS SUAS PUTAS PRA TIRAR OS NOSSOS EMPREGOS E AINDA NOS SUGAR AMBOS..!!

15 de julho de 2009 às 01:17:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home