quarta-feira, julho 01, 2009

«DEUS REGRESSA»


«Não há muito tempo, as grandes cabeças da Europa predisseram um futuro com pouca ou nenhuma religião. A Ciência far-nos-ia altamente cépticos perante os milagres. A Psiquiatria iria tratar de toda a nossa dor e dúvida interior. A alteração do papel das mulheres iria enfraquecer a estrutura patriarcal que fortalecia o clero. Qualquer que fosse o guião para a modernidade que se adoptasse, Deus teria aí uma importância reduzida.
Como todos sabemos, as coisas não se passaram assim. A Modernidade chegou e arranjou novos papéis principais para Deus. Os Americanos foram pioneiros ao tornarem-se simultaneamente «a quinta-essência do país moderno» e um país muito devoto, segundo diz uma nova obra de dois norte-americanos, John Micklethwait e Adrian Wooldridge, intitulada «Deus Está de Volta», e a maior parte do mundo está a seguir este modelo americano
.» Há já «mega-igrejas» nos EUA que, tal como quaisquer outras multinacionais, se disseminam no planeta inteiro.

É um começo interessante, motivo pelo qual escolhi este artigo
em detrimento de muitos outros que se encontram na Internet. E é interessante que o livro seja escrito, não por clérigos, mas por gente ligada à Economia e à Política. Um deles é católico e o outro ateu.

Tanto em países ricos como em países pobres fora da Europa, a religião mantém-se assaz robusta. Isto porque, como observam os autores, «são exactamente as coisas que se supunha que iriam destruir a Religião - a Democracia, os Mercados, a Tecnologia e a Razão - que a estão a fortalecer.»

Este outro artigo de crítica ao livro apresenta um parágrafo particularmente interessante:

«Apesar da sua visão do mundo deliberadamente americano-cêntrica, os autores aceitam o ponto de vista de Karl Marx "no seu melhor": na época burguesa "tudo o que é sólido se desfaz no ar, tudo o que é sagrado é profanado, e o homem é intensamente compelido a enfrentar com sentidos mais sóbrios as reais condições da vida." Os autores interpretam isto como querendo dizer que "o capitalismo é pela sua própria natureza revolucionário. Abala as certezas e as ortodoxias." De facto, a coisa vai pelos dois lados: o capitalismo faz com que as pessoas se sintam "desenraizadas e vulneráveis", e portanto procurem refúgio na religião, mas os líderes religiosos podem ainda usar o capitalismo para aumentarem a sua quota de mercado. Assim, a América exporta capitalismo e religião simultaneamente e muda o mundo

Adaptando-se inteligentemente ao mundo em que vivem, os novos clérigos americanos conseguiram harmonizar bem os seus credos com as práticas e vivências modernas - a igreja, se já antes era um local de convivência social, agora até serve para tomar conhecimentos de curas para o excesso de peso, para encontros de solteiros, para toda uma panóplia de actividades próprias da cultura popular contemporânea das grandes cidades.

Ao mesmo tempo, a Religião, nos EUA, corta, cada vez mais, com a imagem de anti-intelectualidade que lhe quiseram atribuir, em grande parte por culpa da própria Cristandade - os novos clérigos de sucesso são cada vez mais gente com estudos superiores que constroem «infra-estruturas intelectuais». E, cúmulo da esperteza adaptativa, surge até uma «Esquerda crente», representada em Obama, que, segundo os autores do livro, ultrapassou Hilary Clinton precisamente porque conseguiu mostrar-se mais religioso do que ela (e sobretudo por ser negro, como sabemos, mas isso não está no artigo).

De notar entretanto que o retorno da religiosidade faz-se igualmente sentir em países onde o capitalismo não controlou a sociedade, como a Rússia e a China, que é ainda oficial e assaz ditatorialmente comunista. Aqui, as autoridades chinesas bem fazem os possíveis para travar o recrudescer dos cultos religiosos - debalde. O mais que podem conseguir é controlar o crescimento de certas seitas particularmente nocivas ao país e/ou ao regime.

E no mundo islâmico, então, já se sabe...

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Índia realiza casamento entre sapos num ritual para fazer chover

1 de julho de 2009 às 22:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

nao admira que nos EUA haja mais religiosos e crentes em Deus, é a terra da mestiçagem.

Se compararmos Portugal com o Brasil ou mesmo so com os Brasileiros Brancos, vemos que estes sao enormemente religiosos que até mete nojo de tantas vezes os ouvir falar em Deus em cada frase que dizem.

Ja nos países do norte da Europa, a religiao diminui nos nativos, mas claro que a imigração esta a alterar isso.

1 de julho de 2009 às 23:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Os EUA, muita mestiçagem? Os americanos brancos mais religiosos são frequentemente os mais racistas e têm quase todos ancestralidade germânica...

2 de julho de 2009 às 10:43:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

a despeito do tendenciosismo do texto do autor, eu fico imaginando como ficariam os Cristãos se o Deus que aparecesse "de volta" não seria o judeu carpinteiro ou o Senhor dos Exércitos, mas o Deus daquele povo, daquela terra.

2 de julho de 2009 às 13:03:00 WEST  
Blogger Titan said...

"...mas o Deus daquele povo, daquela terra."

É exactamente assim que Deus aparece no velho testamento.

2 de julho de 2009 às 13:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

velho testamento = versão brasileira

antigo testamento = versão Portuguesa

2 de julho de 2009 às 14:59:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Bem visto, ehehheh...

2 de julho de 2009 às 15:02:00 WEST  
Blogger Titan said...

Pronto, vou corrigir.


"...mas o Deus daquele povo, daquela terra."

É exactamente assim que Deus aparece no antigo testamento.

2 de julho de 2009 às 15:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

GUERRA BA JUGOSLÁVIA - PUTA DO ISLÃO..!!


BOSNIA ESTÁ SENDO ISLAMIZADA; SARAJEVO JÁ É ISLÂMICA; CATÓLICOS FORAM AS MAIORES VITIMAS DESSA GUERRA..!! MUITOS JÁ FUGIRAM DO ISLÃO:

AS SUAS CASAS FORAM QUEIMADAS; SOFREM PRESSÕES E PERSEGUIMENTOS, TÊM MEDO DE SER ASSASSINADOS; MUITOS PADRES E MONJES FORAM ASSASSINADOS; MUITAS IGREJAS E MOSTEIROS FORAM DERRUBADOS E QUEIMADOS..!!

EM SARAJEVO TEM 600 MIL HABITANTES, SÓ 17 MIL SÃO CATÓLICOS; NA DIOCESE DE BANJA LUKA TINHA 150 MIL CATÓLICOS, DEPOIS DA GUERRA SÓ FICOU COM 35 MIL..!!

2 de julho de 2009 às 17:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Pronto, vou corrigir.»



KRAKRAKRA

2 de julho de 2009 às 17:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

BA=DA

2 de julho de 2009 às 17:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ALGUÉM SABE O QUE DEU NA PORTUGAL TELECOM E TVI??

2 de julho de 2009 às 17:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«a despeito do tendenciosismo do texto do autor, eu fico imaginando como ficariam os Cristãos se o Deus que aparecesse "de volta" não seria o judeu carpinteiro ou o Senhor dos Exércitos, mas o Deus daquele povo, daquela terra.»


FICA IMAGINANDO COMO FICARIA O 0BAMA QUE DECLAROU OS USA COMO O MAIOR PAÍS DE MOSLEMOS DO MUNDO..!!

TÁ TOMANDO ALUCINOGENO O MOSLEMO 0BAMA(LOL)!!


KRAKRAKRA

2 de julho de 2009 às 17:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

BARACK 0BAMBI GAY SEX SCANDAL NEW EVIDENCE

http://www.youtube.com/watch?v=nqxmn1ZuMw4

2 de julho de 2009 às 17:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

0BAMBI(LOL)!!

2 de julho de 2009 às 17:49:00 WEST  
Anonymous Vera said...

"ALGUÉM SABE O QUE DEU NA PORTUGAL TELECOM E TVI??"

Meti um link no post de cima. Querem adiar o final da novela para depois das eleições lol

2 de julho de 2009 às 17:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Muitos amigos meus vão na igreja apenas para arrumar amizade e namorada.E diga se de passagem que as mulheres jovens da minha igreja são lindas. :) :) :)

2 de julho de 2009 às 21:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Muitos amigos meus vão na igreja apenas para arrumar amizade e namorada.E diga se de passagem que as mulheres jovens da minha igreja são lindas.

PROTESTANTE NO SUL GERALMENTE É SINONIMO DE LUTERANO TEUTO-DESCENDENTE..!!

AGORA ESSE CLONE MEU JA TA ME IRRITANDO..!!

2 de julho de 2009 às 23:10:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home