quarta-feira, abril 22, 2009

SOBRE OS LUGARES SAGRADOS DA LUSITÂNIA

Cabeço das Fráguas (perto da Guarda), rochoso e altaneiro santuário lusitano onde foi encontrada uma inscrição lusitana em honra de várias Divindades: Laebo, Trebopala, Iccona Loimina, Trebaruna e Reve

«Sabemos pouco sobre os santuários lusitanos mas a abundância de capelas cristãs nas maiores elevações do seu território, levam-nos a pensar que era no alto dos montes que se evocariam as forças da Natureza e se fariam os sacrifícios. Parece-nos que a Penha de Prados (próximo de Prados, no concelho de Celorico da Beira) seria um local de sacrifício. A sua situação e a posição de algumas pedras lembrando um altar sugerem essa imagem. A Penha situa-se nos contrafortes da Serra da Estrela. O topónimo Penha é pré-romano e segundo autores, celta. Os Lusitanos faziam vaticínios através de sacrifícios humanos cortando o diafragma da vítima de modo a observarem o interior do corpo. Estes vaticínios eram formulados por um adivinho. Chamavam-lhe hieroskopos. Parece haver aqui uma semelhança com a prática da adivinhação dos sacerdotes gauleses. Sabemos que havia montes sagrados (Monte de Vénus) e rios. O Douro era um rio sagrado. Muitos topónimos que se mantêm em Trás-os-Montes e na Beira são nomes de Divindades: Laroco, Losa, Pala, Touro, Porco, Corvo, Luzelos, Serapico (Serápis), Celorico, Arentio, Caria (Cari), Ilurbeda, Caro, Cabar, Araco...

Os cultos da Natureza predominaram entre os Lusitanos. As suas sobrevivênciasa persistem cristianizadas. Um dos cultos mais frequentes entre os povos de economia agro-pecuária é o das Divindades reguladoras da chuva.

(...)

O culto das fontes e dos cursos de água é comum a todo o mundo que sofreu influências culturais célticas. Sobrevive no nome de alguns rios e de ninfas minerais. Na mitologia céltica a mais importante Deusa da Terra era Ana-Dana, mãe dos Deuses. Mas, entre os Lusitanos, na sua fase mais primitiva, os Deuses confundiam-se com as forças da Natureza e com a capacidade procriadora. (...) São inúmeros os testemunhos da sacralidade das fontes mantidos através da tradição oral. Algumas vezes a explicação só surge muito recentemente. Uma brigada da Junta de Energia Nuclear trabalhando no concelho do Sabugal, verificou que a fonte santa tinha águas radioactivas, o que explicaria a sua eficácia. Na periferia da Guarda, na Senhora dos Remédios, ao fazerem a limpeza da canalização que conduzia a água para a fonte, encontraram em 1954 a cabeça de mármore de uma ninfa, que tive então oportunidade de estudar. Uma inscrição renascentista foi colocada na fonte dizendo: SALUS INFIRMORUM, confirmando a tradição salutífera. No tanque das Caldas do Cró, apareceram à volta de 1950 moedas romanas com a Deusa Salus.

O Deus Bormanicus, referido numa lápide de Caldas de Vizela, seria uma Divindade de águas termais. O mesmo poderia significar uma ara de Villas-Buenas, Salamanca, consagrada a Celioborcae. Celorico da Beira tem umas águas salutíferas, de onde talvez lhe provenha o nome dado por uma Celioborcae.

Turiaco também era uma Divindade lusitânica, aquática. Está citada numa ara de Santo Tirso. Segundo os investigadores L. Albertos e Palomar, o carácter desta Divindade permanece em hidrónimos em que entra o radical Tur. Este aparece com frequência por toda a Hispânia, segundo informa Blázquez. Na Beira Alta, perto de Vilar Formoso, conhecemos a ribeira de Turões, cuja raiz da palavra parece ser a mesma. A ara de Freixo de Numão, em linha recta situada a uns quarenta quilómetros da ribeira de Turões (Vilar Formoso), tem uma inscrição aos Lares Turolicis (atentar no radical de teónimo Tur), ao qual se acrescentou o nome de uma gens lusitana, como consta numa inscrição achada em Caldas de Lafões. O rio Tua poderá ter herdado a designação de uma Divindade hídrica.

Próximo de Lagoaça situam-se as Minas da Fonte Santa, numa área com vestígios de romanização. A Fonte Santa seria de águas termais.

Por todo o Ocidente Peninsular, mas particularmente na Beira, em Trás-os-Montes, Minho e Galiza, encontramos vestígios do culto das águas. Em alguns lugares povoam as fontes de moiras encantadas, substituindo assim as ninfas; em outros, atribuem virtudes às águas, desde que evocada a presença de uma santa protectora. Há sobrevivências do ritual primitivo em alguns lugares. Assim, no concelho de Bragança, o ribeiro do Soutelo da Camoeda, que atravessa a povoação do Rabal e conflui no Sabor, nasce numa fonte de virtude, a fonte dos Angaranhos. Mediante banhos, cura as crianças com Angaranho, isto é, raquíticas e atrofiadas. Na Beira Alta usa-se a palavra angarinhado ou ingrenhado com o significado de enregelado, ou encolhido (Exemplo: "tenho as mãos engarinhadas"...).

Cândida Ferreira fala de outro lugar onde se faz a cura destas enfermidades, perto da povoação da Aveleda, na confluência do rio Pepim com o Sabor, no sítio de Trambelas Águas, isto é, Entre-Ambas-las-Águas. Aí se curam as crianças angaranhadas. Para isso devem dirigir-se ao local duas pessoas, uma levando a criança e a outra trazendo-a. Esta deve ser completamente mergulhada na água, atirando-se à corrente o fato que levava e vestindo-lhe outro.
As Divindades protectoras da família, os Lares, persistem na tradição recordada na palavra lareira, pedra do lar, junto da qual se reúne a família e se acende o lume. Subsiste nas "alminhas", que se erguem junto dos caminhos (Lares Viales), ou nas encruzilhadas. São particularmente frequentes na Beira, em Trás-os-Montes e no Minho. Também os Lares eram Divindades protectoras das gentilidades. Há um mapa com a distribuição dos Lares, das Deusas e Deuses (...).
(...)
Também há na Serra da Estrela monumentos antgropoglifitas. Os pastores identificam a Cabeça da Velha, enorme penedo que se situa junto de um local de culto cristianizado, a Senhora do Desterro e ao sul do Vale das Éguas, no ponto conhecido por Torne-Água. Ali crismaram dois monólitos, o Frade e a Freira.
(...)
O culto das pedras deu lugar a santuários cristãos. Assim, na Serra da Lapa fizeram uma igreja para abrigar as pedras da lapa, onde apareceu a Senhora. O memso se verifica em outras regiões da Europa, que tiveram cultos análogos antes da cristianização. Na Áustria foi construída uma igreja abrigando pedras cultuais. (...) No Alentejo adaptaram um dolmen à capela. A estátua-menhir de Longroiva apareceu tombada num local conhecido por Cruzeiro Novo, o que pressupõe uma mudança de culto. Em S. Salvador do Mundo, majestoso santuário alcandorado sobre o rio Douro, perto de S. João da Pesqueira, verifica-se um fenómeno parecido, pois a capela levanta-se sobre uma gruta pré-histórica, que devia ter sido local cultual. A Senhora da Penha em Guimarães e o Penedo das Moiras, em Ponte de Lima, são sobrevivências do culto das pedras.
O Santuário do Senhor da Pedra, entre o Porto e Espinho, junto do mar é dos mais concorridos de toda a faixa costeira norte e seu culto vem de longe, sendo a sua romaria das de mais nomeada na região.
(...)
Na tradição de algumas povoações serranas da Estrela há uma figura lendária conhecida por Brígida* carneira, a quem atribuem anedotas e poemas de "pé-quebrado", que de certo modo podem pretender ridicularizar antigos cultos, prática seguida, na época das conversões, pela Igreja.
No Penedo da Sé, aldeia até há pouco isolada, no concelho da Guarda, existe no sítio da Lageira, no limite daquela freguesia, um monólito, parecendo a tamap de um dólmen, fincado no chão, como um menhir, ligeiramente inclinado. É conhecido por Pedra dos Dízimos. Segundo a tradição, que me foi relatada pelo Sr. Manuel Barroco, agricultor naquela localidade, eram ali queimados os dízimos, ou seja, a décima parte dos produtos agrícolas, quando faziam novas colheitas e só suspendiam a queima se o fumo subia verticalmente, sinal, no dizer do informador, de que os Deuses aceitavam o sacrifício.
(...)


In «Os Lusitanos, Mito e Realidade», de Adriano Vasco Rodrigues, Academia Internacional da Cultura Portuguesa, 1998


Fonte do Ídolo, em Braga, possível testemunho de culto a Nábia, ou a Tongoenabiago, em Braga
---
* Lembrar que uma das principais Deusas da Irlanda é Brigit, Cujo grande dia de culto, o Imbolc, se situa a 2 de Fevereiro e, coincidentemente, tem um carácter precisamente pastoril; tão importante era a Divindade que acabou por ser «transformada» em santa padroeira da Irlanda.

768 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pare com essa merda de deuses de pedra, isto é só ignorância pueril, não consigo admitir que um adulto do século XXI ainda entre nessa, só sendo muito imbecil.

23 de abril de 2009 às 00:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Grande Beira Alta - a minha origem.

23 de abril de 2009 às 00:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
Pare com essa merda de deuses de pedra, isto é só ignorância pueril, não consigo admitir que um adulto do século XXI ainda entre nessa, só sendo muito imbecil.

Quinta-feira, Abril 23, 2009 12:14:00 AM

VC TAMBEM RESPEITA A CRENÇA DOS MUSLOS DESTE MODO?? E TAMBEM TEM A CORAGEM DE IR LÁ NO MUNDO ISLAMICO DIZER ISSO NA CARA DELES??

2 PESOS, 2 MEDIDAS NÉ??

RESPEITA A CRENÇA ALHEIA SEU ATEU SUJO!!

23 de abril de 2009 às 01:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E FRACO, POR QUE A EUROPA SÓ ESTÁ PERDENDO A GUERRA POR QUE ATEUS SÃO INFERIORES E FRACOS DO MESMO MODO QUE CRISTÃOS!!

23 de abril de 2009 às 01:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

SE BEM QUE OS CHINESES SÃO ATEUS E SÃO BEM FORTES!!

DE QUALQUER MODO EU SOU ATEU E TENHO NOJO DE ATEU MILITANTE!!

PS: DE NOVO ESSA DE PORTUGAL LUSITANO??

JA METE NOJO!!

23 de abril de 2009 às 01:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

SE BRINCAR ATÉ MESMO OS MOUROS DEIXARAM MAIS MARCAS GENETICAS EM VC´S(LOL)!!

23 de abril de 2009 às 01:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

L&G disse...
Grande Beira Alta - a minha origem.

Quinta-feira, Abril 23, 2009 12:15:00 AM


AQUI TEM UM AZEITE CHAMADO BEIRA-ALTA QUE É MUITO FAMOSO!!

23 de abril de 2009 às 01:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E UM VINAGRE CHAMADO MINHOTO!!

23 de abril de 2009 às 01:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.beiraaltaturismo.com.br/fotos/Beira%20Alta%20Folia%20202.jpg

MINEIROS SUJOS A FAZER TURISMO NA BEIRA ALTA!!

23 de abril de 2009 às 01:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

SE BRINCAR TEM ATÉ TUGA NO MEIO DESSA VIRA-LATADA DO SUDESTE SETENTRIONAL!!

23 de abril de 2009 às 01:39:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

arre! eu sinceramente prefiro quando te dedicas a escrever sobre Paganismo. aliás, como está seu fígado depois da ONU e o plano para erradicar o racismo?

23 de abril de 2009 às 01:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"SE BRINCAR ATÉ MESMO OS MOUROS DEIXARAM MAIS MARCAS GENETICAS EM VC´S(LOL)!!"

Calado brasuca complexado e mentiroso, o que tu queres já nós sabemos bem.

Portugal SSempre

23 de abril de 2009 às 01:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
"SE BRINCAR ATÉ MESMO OS MOUROS DEIXARAM MAIS MARCAS GENETICAS EM VC´S(LOL)!!"

Calado brasuca complexado e mentiroso, o que tu queres já nós sabemos bem.

Portugal SSempre

Quinta-feira, Abril 23, 2009 1:56:00 AM

FALEI ALGUMA MENTIRA POR ACASO??

23 de abril de 2009 às 02:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

o que tu queres já nós sabemos bem.

E QUAL SERIA A SUA TEORIA??

O QUE UM SEMI-NIILISTA IRIA QUERER??

LOL!!

23 de abril de 2009 às 02:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Beto disse...
arre! eu sinceramente prefiro quando te dedicas a escrever sobre Paganismo. aliás, como está seu fígado depois da ONU e o plano para erradicar o racismo?

Quinta-feira, Abril 23, 2009 1:48:00 AM

NÃO VAI DAR CERTO POR QUE OS PRINCIPAIS PROMOTORES DO RACISMO EM ESCALA MUNDIAL SAÍRAM DA REUNIÃO SOB O PRETEXTO ISRAELENSE...!!

POR ISSO MESMO QUE O AHMADINEJAD FOI CONVIDADO DE HONRA

TUDO JÁ PRE-PROGRAMADO

TEATRO DE QUINTA

AINDA BEM, POR QUE A LIBERDADE DE GOSTAR OU NÃO DE ALGO ESTÁ ACIMA DE TUDO COMO A MAIS BASICA DENTRE TODAS E A CONSTITUIÇÃO DOS EUA AO MENOS FINGE OBEDECE-LA, COISA QUE AS DOS DEMAIS PAÍSES DO MUNDO NÃO O FAZEM, EXCEPTO ISRAEL QUE SÓ PROTEGE O DIREITO DO LADO JUDEU, ENQUANTO QUE NOS EUA ATÉ MESMO A ESCORIA PODE INVEJAR QUEM QUISER!!

23 de abril de 2009 às 02:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E QUE O CIRCO DE ROMA PEGUE FOGO DE NOVO!!

AMEM

23 de abril de 2009 às 02:25:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pare com essa merda de deuses de pedra,.

Charápe, brasuca de merda. Favelado aqui num dá «páupite».

23 de abril de 2009 às 10:51:00 WEST  
Blogger Caturo said...

como está seu fígado depois da ONU e o plano para erradicar o racismo?.

Melhor do que o seu, ao ver que MESMO ASSIM o Nacionalismo «racista» continua a crescer na Europa. :)

23 de abril de 2009 às 10:53:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"SE BRINCAR ATÉ MESMO OS MOUROS DEIXARAM MAIS MARCAS GENETICAS EM VC´S(LOL)!!"

Calado brasuca complexado e mentiroso, o que tu queres já nós sabemos bem.

Portugal SSempre

Quinta-feira, Abril 23, 2009 1:56:00 AM

FALEI ALGUMA MENTIRA POR ACASO??
.

Provavelmente disseste mesmo uma aldrabice, brasuca. A população portuguesa é na sua maioria de origem pré-histórica, originada em gente do Paleolítico Superior, daí que a ligação aos Lusitanos e afins seja provavelmente muitíssimo maior do que aos Mouros, cuja marca genética em Portugal seria muito menor. Até porque, de acordo com TODOS os estudos genéticos publicados até à data, há mais proximidade entre qualquer nação europeia do que entre qualquer nação europeia e qualquer nação não europeia.

23 de abril de 2009 às 10:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

L&G disse...
Grande Beira Alta - a minha origem.



O teu blog é muito interessante.
Great job!

23 de abril de 2009 às 11:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Grande Beira Alta - a minha origem."

Um bom filho à casa torna (ou devia tornar).

Fala-se muito de judeus, mouros e negros mas não vejo ninguém a falar do sangue "gaibéu" que polui a "genética alfacinha" desde os anos 50...

23 de abril de 2009 às 11:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sim.Como também não se fala dos "malteses" do Alentejo,nem dos "jagueses" ou "quincalleros" de Espanha...
Lol!

23 de abril de 2009 às 11:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

LOS QUINCALLEROS



Los quincalleros eran grupos nómadas, herederos de un antiquísimo oficio: el trabajo del metal. De origen centroeuropeo, conocían bien el trabajo del hierro, latón, bronce y otros metales. Trabajaban con un hornillo y un soldador que llevaban ya caliente y a punto para su uso. Cuando llegaban a una población recorrían las calles anunciando su oficio-¡¡Se arregla platos, sartenes, faroles, peroles.... !!

Llevaban sujeta al hombro con una correa una caja de madera con todo lo necesario para cualquier remiendo. Reparaban los cacharros de metal. Si se trataba de un agujero grande remachaban un remiendo; que era pequeño se soldaba con estaño. También las vasijas y utensilios de barro o loza, en este caso con cibicas.

La pobreza de entonces era tal que cuando se rompía un plato en la casa era casi una desgracia; lo guardaban y cuando llegaban los cibiqueros lo llevaban a arreglar por una perra chica (cinco céntimos). La reparación se hacía poniendo una pasta en el borde de los trozos rotos y haciendo con un berbiquí un pequeño agujero a cada lado. Se unía los fragmentos y se reforzaba con una cibica - de ahí el nombre cibiqueros - especie de grapa construida con el alicate a la medida de los agujeritos y que se introducían en ellos con un martillo pequeño.

Más tarde vinieron otros vendiendo toda clase de cacharros de hierro: sartenes, peroles, calderos de cobre, candiles, faroles de hojalata, etc. Con mucho arte manejaban una sartén y un martillo, a modo de reclamo, repicando en el mango de la sartén y pregonando su mercancía. También en esos tiempos venían los húngaros con osos, monos, camellos y cabras. Acampaban a las afueras del pueblo y al anochecer hacían circo en la plaza. La gente acudía con su silla a ver el gran espectáculo. Cobraban la voluntad, de vez en cuando pasaban una especie de trompeta, un tubo largo que llegaba hasta las filas de atrás para que se les echara alguna perrilla.


Os húngaros a que se refere o texto eram os ciganos nómadas,oriundos desse país da Europa Central,de fenótipo Indo-Ária,que se dedicavam a ocupações de natureza recreativa:dançarinos,músicos,domadores de animais,etc.Pertenciam ao grupo Rom,da Europa de Leste,ao contrário dos Calé ou Gitanos,da Península Ibérica.Os dois grupos não se relacionam e evitam encontrar-se.Devem ter chegado em fins do século XV ou inícios do XVI.

23 de abril de 2009 às 11:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O livro de Victor Hugo,"Nossa Senhora de Paris",gira à volta de acontecimentos com um grupo de ciganos da Hungria,e de uma bailarina(Esmeralda",que se envolve com um militar francês.

23 de abril de 2009 às 11:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"O livro de Victor Hugo,"Nossa Senhora de Paris",gira à volta de acontecimentos com um grupo de ciganos da Hungria,e de uma bailarina(Esmeralda",que se envolve com um militar francês."

Ah, sim?! E depois?

23 de abril de 2009 às 12:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não é por nada.Tinha-me esquecido que por estas banda não se lê muito...É mais os diários desportivos.
É o que há,paciência!...
Adiante.

23 de abril de 2009 às 12:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E eu tinha-me esquecido que há pessoas que vêm para aqui fazer insinuações, e quando se pede que sejam explicítos amuam.

23 de abril de 2009 às 12:37:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

:O mesmo sabendo que "nacionalismo" e "racismo" são fatores autocontraditórios, visto que todas as "nações" foram diversos povos (ou raças, como tu mesmo defines) unificados à força, depois da queda de Roma? :P

eu noto que Cristãos (ou seriam Ateus?) pousam por aqui. eu perguntaria aos Cristãos se acham mais "maduro" adorar um Deus que é uma colagem, um mosaico, de diversos Deuses? eu perguntaria até se eles sabem que a origem do deuszinho deles vem dos "deuses de pedra"... ;)

23 de abril de 2009 às 12:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"E eu tinha-me esquecido que há pessoas que vêm para aqui fazer insinuações, e quando se pede que sejam explicítos amuam."

Mas que insinuações,que insinuações?Se o tema não te interessa,ficas no teu canto e pronto.Só tu é que estás para aqui a amuar,feito menino birrento.
Se tenho alguma coisa a dizer,digo-a logo,não mando dizer por ninguém.
Mas se a carapuça te serviu,problema teu.

23 de abril de 2009 às 12:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,eu a essas pessoas que defendem a "originalidade" do Cristianismo,aconselho que vejam uns documentários do Zeitgeist.Vem lá tudo escarrapachadinho,é só procurar.

23 de abril de 2009 às 13:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E podem já começar por ver este :http://www.youtube.com/watch?v=BNf-P_5u_Hw

Está na língua original,mas quem não tiver problemas com o inglês há de achá-lo muito interessante.

23 de abril de 2009 às 13:04:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O mesmo sabendo que "nacionalismo" e "racismo" são fatores autocontraditórios, visto que todas as "nações" foram diversos povos.

Nações com aspas (ou pátrias multirraciais, do tipo Brasil) podem ter sido feitas de diversas raças, mas nações sem aspas são de uma só raça. Podem ter recebido a influência de vários povos (não confundir com raças), mas há um eixo central dominante, que constitui a sua essência.

Raça, Etnia, Nação, Família - são diferentes NÍVEIS da MESMA coisa: a Estirpe. Dentro de uma raça, há várias etnias, dentro de cada etnia podem existir várias nações, dentro de cada nação há várias famílias.

23 de abril de 2009 às 13:06:00 WEST  
Blogger Caturo said...

eu noto que Cristãos (ou seriam Ateus?) pousam por aqui. eu perguntaria aos Cristãos se acham mais "maduro" adorar um Deus que é uma colagem, um mosaico, de diversos Deuses? eu perguntaria até se eles sabem que a origem do deuszinho deles vem dos "deuses de pedra"... ;)
.

Os cristãos preferem um Deus de madeira, material de que é feito a maioria dos crucifixos...

23 de abril de 2009 às 13:07:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Caturo,eu a essas pessoas que defendem a "originalidade" do Cristianismo,aconselho que vejam uns documentários do Zeitgeist.Vem lá tudo escarrapachadinho,é só procurar.
.

Já li cada «bomba» a respeito da completa fabricação que seria o mito de Jesus... enfim... às tantas é uma «paganice» pegada, mas com moral universalista militante.

23 de abril de 2009 às 13:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sim.A "Maior História Alguma Vez Contada",é na verdade,"A Maior Farsa Alguma Vez Engendrada"...
Vê o Zeitgeist e confirmarás:está lá tudo,o 25 de Dezembro,o mito do Sol,Mitra,Ísis e o filho,a ressurreição,etc.
Está muito bom e muito claro.

23 de abril de 2009 às 13:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Estão a contar as coisas como elas de facto foram,e não como as chefias da igreja quiseram que fossem.O Cristianismo foi buscar muitos(quase todos) dos seus símbolos ao Paganismo,a verdade é essa.
O imperador Constantino é que mandou formatar a nova religião,que para melhor sobreviver,adaptou símbolos e tradições pagãs.
O Zeitgeist tem toda a razão.

23 de abril de 2009 às 13:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Os cristãos preferem um Deus de madeira, material de que é feito a maioria dos crucifixos..."

Por seu lado, os católicos adoram santos de pau feito...

23 de abril de 2009 às 14:15:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"FRACO, POR QUE A EUROPA SÓ ESTÁ PERDENDO A GUERRA POR QUE ATEUS SÃO INFERIORES E FRACOS DO MESMO MODO QUE CRISTÃOS!!"


cuidado com a maneira como falas dos ateus.
e a comparação com os cristãos chega a roçar o insulto.

23 de abril de 2009 às 14:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Por seu lado, os católicos adoram santos de pau feito..."

É preciso é força na verga,exactamente...

23 de abril de 2009 às 14:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não sei se sou ateu ou não, pois nunca me deparei com qualquer situação suficientemente grave que, uma vez ultrapassada, me levasse a provar a mim mesmo que sou, de facto, ateu. Mas há uma coisa que eu sei: sou, pelo menos, absolutamente agnóstico.

Só que não tenho uma visão tão negativa assim do papel da Igreja Católica (IC) no contexto da nossa história. Pergunto-me, por exemplo, se seríamos hoje o país uno e indivisível que somos, de norte a sul, se não tivesse existido o “cimento agregador” da IC.

Pergunto-me mesmo se seríamos hoje tidos como um povo branco pela generalidade dos países europeus, se não tivesse imperado o carácter ocidentalizante que a IC induziu na nossa cultura.

Claro que a IC também tem / teve os seus defeitos, sendo muito provavelmente a responsável nº 1 pelo atraso endémico de que este país ainda hoje sofre. E este é um estigma que ninguém conseguirá nunca apagar do papel que a IC também teve / tem na nossa história.

23 de abril de 2009 às 15:03:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"Pergunto-me, por exemplo, se seríamos hoje o país uno e indivisível que somos, de norte a sul, se não tivesse existido o “cimento agregador” da IC."


lol é disparate em cima de disparate :D

23 de abril de 2009 às 15:05:00 WEST  
Anonymous ariano said...

é assim tão dificil perceber que o cristianismo é semita, extra-europeu (tal como o islão) e responsável por milhares de mortos, atraso intelectual/cultural, guerras, epidemias, perseguições, dogmas, hipocrisia, etc ??

23 de abril de 2009 às 15:08:00 WEST  
Anonymous ariano said...

ah e claro...a mentalidade universal responsável pela eminente destruição do Ocidente.

o cristianismo é e sempre será incompativel com o Ocidente e a Europa em particular.

ponto final.

merda por merda, que venha o paganismo.
pelo menos não perseguem ninguém e não defendem ideologias utópicas (universalismos, etc, etc)

23 de abril de 2009 às 15:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

“é assim tão dificil perceber que o cristianismo é responsável por milhares de mortos, atraso intelectual/cultural, guerras, epidemias, perseguições, dogmas, hipocrisia, etc ??”

Claro que não é assim tão difícil de perceberAliás, não terá sido por acaso que foi dito que a Igreja Católica também tem / teve os seus defeitos, sendo muito provavelmente a responsável nº 1 pelo atraso endémico de que este país ainda hoje sofre.

23 de abril de 2009 às 15:20:00 WEST  
Anonymous ariano said...

mas de todo o comentário essa foi a única parte que se aproveitou, tudo o resto é um perfeito disparate.

se se concorda que a igreja é responsável por essas coisas todas e mais algumas (chacinas, etc) como é que ainda se pode vir aqui defender uma aberração dessas?


é a mesma coisa que um gajo dizer "ah assaltaram-me a casa, mataram-me a familia, fizeram-me refém...mas não foi assim tão mau" LOL

23 de abril de 2009 às 15:27:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Só que não tenho uma visão tão negativa assim do papel da Igreja Católica (IC) no contexto da nossa história. Pergunto-me, por exemplo, se seríamos hoje o país uno e indivisível que somos, de norte a sul, se não tivesse existido o “cimento agregador” da IC..

Não vejo porquê... curiosamente, antes da vitória do Cristianismo, já havia uma tendência para a agregação da faixa ocidental hispânica.



Pergunto-me mesmo se seríamos hoje tidos como um povo branco pela generalidade dos países europeus, se não tivesse imperado o carácter ocidentalizante que a IC induziu na nossa cultura..

Pelo contrário - se não somos considerados brancos por alguns, foi porque a Cristandade levou-nos à misturada racial nas colónias e produziu, ela própria, mestiços, no intuito de acabar com os Judeus (caso de Cabo Verde).

De resto, não dependemos da opinião alheia para sermos o que somos...

23 de abril de 2009 às 15:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Pelo contrário - se não somos considerados brancos por alguns, foi porque a Cristandade levou-nos à misturada racial nas colónias..."

Também não deixa de ser verdade, sim senhor.

23 de abril de 2009 às 15:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não vejo porquê... curiosamente, antes da vitória do Cristianismo, já havia uma tendência para a agregação da faixa ocidental hispânica."

Admito que sim. Mas a religião, como driver fundamental da cultura dos povos, é um mecanismo forjador de uma certa "unicidade". E o contrário também é verdade. Veja-se, por exemplo, o caso da ex-Joguslávia - hoje totalmente dividida, não tanto por razões étnicas, mas muito mais por razões religiosas / políticas.

23 de abril de 2009 às 15:49:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, a religião ajuda a unicidade - e o Cristianismo fomentou sempre, activamente, a unicidade de todo o mundo, ou seja, a globalização. Um perigo mortal para as identidades étnicas.

23 de abril de 2009 às 15:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E eu tinha-me esquecido que há pessoas que vêm para aqui fazer insinuações, e quando se pede que sejam explicítos amuam.

"Mas que insinuações,que insinuações?Se o tema não te interessa,ficas no teu canto e pronto.Só tu é que estás para aqui a amuar,feito menino birrento.
Se tenho alguma coisa a dizer,digo-a logo,não mando dizer por ninguém.
Mas se a carapuça te serviu,problema teu."

Não, o tema do Victor Hugo meter ciganos como personagens num seu livro interessa-me imenso. Eu só gostava de saber aonde é que tu querias chegar com isso, mas como tu não tens a coragem para seres explicíto nas tuas intenções acho que nunca saberei.

23 de abril de 2009 às 15:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

L&G disse...
Grande Beira Alta - a minha origem.



O teu blog é muito interessante.
Great job!



Obrigado caro amigo.

23 de abril de 2009 às 16:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não, o tema do Victor Hugo meter ciganos como personagens num seu livro interessa-me imenso. Eu só gostava de saber aonde é que tu querias chegar com isso, mas como tu não tens a coragem para seres explicíto nas tuas intenções acho que nunca saberei."


Pois,nunca saberás porque não lês com a devida atenção o que por aqui é publicado:preguiça mental ou simplismo?...
O que eu escrevi vinha complementar o artigo sobre os "quincalleros" de Espanha,a respeito dos tais húngaros que viviam do circo e chegaram a Espanha na altura que eu referi.Percebeste agora?Não houve nenhuma intenção secundária,e não se tem que seguir sempre a "cartilha",pois não?
Como vês,isso são só "macaquinhos" nesse sótão...
Lê mas é uns bons livros,se é que te queres dar ao trabalho...

23 de abril de 2009 às 16:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Pois,nunca saberás porque não lês com a devida atenção o que por aqui é publicado:preguiça mental ou simplismo?...
O que eu escrevi vinha complementar o artigo sobre os "quincalleros" de Espanha,a respeito dos tais húngaros que viviam do circo e chegaram a Espanha na altura que eu referi.Percebeste agora?Não houve nenhuma intenção secundária,e não se tem que seguir sempre a "cartilha",pois não?
Como vês,isso são só "macaquinhos" nesse sótão...
Lê mas é uns bons livros,se é que te queres dar ao trabalho..."

Eu fico sempre com uma "pulga atrás da orelha" quando vêm para este blog falar sobre certas minorias de modo a legitimar a sua presença na Europa.

23 de abril de 2009 às 16:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

“Sim, a religião ajuda a unicidade - e o Cristianismo fomentou sempre, activamente, a unicidade de todo o mundo, ou seja, a globalização. Um perigo mortal para as identidades étnicas.”

No caso concreto de Portugal, terá a Igreja Católica “unificado” etnias que eram, à partida, algo diferentes entre si ? Ou seja, terá a Igreja Católica sido o principal instrumento ao serviço de D. Afonso Henriques e cia para esbater artificialmente enventuais diferenças/fronteiras étnico-territoriais ?!

Penso que esta será uma hipótese que não é, de todo, despecienda...

23 de abril de 2009 às 16:29:00 WEST  
Blogger Titan said...

Não, foram os romanos ao conquistaram a peninsula ibérica que começaram a esbater as diferenças étnicas-territoriais.

23 de abril de 2009 às 16:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Eu fico sempre com uma "pulga atrás da orelha" quando vêm para este blog falar sobre certas minorias de modo a legitimar a sua presença na Europa."


Não,eu é que tenho pena que a capacidade intelectual de alguns frequentadores deste espaço não lhes permita atingir o que é aqui escrito.Não dão para mais...Se houve alguém que quisesse legitimar a presença de minorias étnicas na Europa foste tu,anónimo,porque estás tão preocupado com o assunto que isso já não te deixa tranquilo.A mim não me viste escrever fosse o que fosse sobre isso,então não tens nada com que me atirar.Quem não quer ser lobo...
É este tipo de apartes,como o teu,que desvirtuam este blog.Mas,deixa lá,o dono não é cego.

23 de abril de 2009 às 16:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não,eu é que tenho pena que a capacidade intelectual de alguns frequentadores deste espaço não lhes permita atingir o que é aqui escrito.Não dão para mais..."

Pois, existem frequentadores deste espaço que não vão em falinhas mansas.

"Se houve alguém que quisesse legitimar a presença de minorias étnicas na Europa foste tu,anónimo,porque estás tão preocupado com o assunto que isso já não te deixa tranquilo."

???

"A mim não me viste escrever fosse o que fosse sobre isso,então não tens nada com que me atirar.Quem não quer ser lobo..."

Pois, só disseste que os ciganos até aparecem em romances do Victor Hugo, pois deixaste à imaginação o resto.

"É este tipo de apartes,como o teu,que desvirtuam este blog.Mas,deixa lá,o dono não é cego."

Não, é este tipo de apartes que demonstram a guerra que existe entre o nacionalismo e o universalimo. Portanto, só enriquecem este blog.

23 de abril de 2009 às 16:46:00 WEST  
Blogger Caturo said...

No caso concreto de Portugal, terá a Igreja Católica “unificado” etnias que eram, à partida, algo diferentes entre si ? Ou seja, terá a Igreja Católica sido o principal instrumento ao serviço de D. Afonso Henriques e cia para esbater artificialmente enventuais diferenças/fronteiras étnico-territoriais ?!

Penso que esta será uma hipótese que não é, de todo, despecienda...

.

Creio, tal como o Titan, que os Romanos já tinham feito isso.

23 de abril de 2009 às 17:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É facil enumerar os erros da Igreja em algumas matérias, no entanto também é bastante fácil identificar bastantes aspectos positivos ao longo dos ultimos séculos de Cristianismo.
Seja a intolerância da Igreja católica para com judeus, expulsões, Inquisição, crusadas contra os invasores da Europa, fundação e grande importância no estabelecimento das maiores nações da Europa, etc..
Negar essa importância não faz nenhum sentido.
Agora se actualmente a Igreja faz o jogo dos multiculturalistas, lá isso faz como fazem todos desde a Comunicação social, aos partidos politicos que rodam no poder, nas empresas... menos os nacionalistas.

23 de abril de 2009 às 20:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

No caso concreto de Portugal, terá a Igreja Católica “unificado” etnias que eram, à partida, algo diferentes entre si ? Ou seja, terá a Igreja Católica sido o principal instrumento ao serviço de D. Afonso Henriques e cia para esbater artificialmente enventuais diferenças/fronteiras étnico-territoriais ?!

Penso que esta será uma hipótese que não é, de todo, despecienda..."


Ha um livro de Cabral que toca nesse assunto:
_____
À pergunta, não seriam já portugueses os habitantes do futuro Portugal (antes de 1143)?

A resposta é interessante:


“(…) Tais "portugueses" nunca seriam, do ponto de vista empírico e de acordo com o próprio Mattoso, mais do que os habitantes de uma estreita faixa territorial do Norte do país entre o rio Minho e o rio Douro, quando muito entre os rios Minho e Mondego, mas não incluiriam nem os habitantes de Lisboa nem, decididamente, os de todo esse vasto "Portugal mediterrânico" situado nas margens e a sul do rio Tejo (Silbert, 1966).

apesar da naturalização da "nação portuguesa" decorrente da longa duração e da continuidade do Estado nacional, no fato de a sociedade portuguesa não constituir, manifestamente, do ponto de vista das tradições culturais, uma "etnia", mas sim várias, pelo menos duas, conforme se pode ainda ver, hoje em dia, através, por exemplo, dos mapas do comportamento eleitoral (…)”

23 de abril de 2009 às 20:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

entao e qual é o mal? se com a independencia do norte da alemanha se poder preservar melhor a nordicidade dos seus habitantes isso só é positivo.
voces é que so pensam em bandeiras, mapas, tamanhos, unioes e cagam para a raça. por voces o norte alemao pode ficar menos nordico, porque o que interessa é a alemanha ser una. Ja agora anexe-se também a Austria ainda mais a sul porque o Hitler também queria, o nosso queridinho Hitler. Assim os mapas ficam mais bonitos, ficam com um império maiorzito.

23 de abril de 2009 às 20:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

este comentario era para outro post

23 de abril de 2009 às 20:24:00 WEST  
Anonymous ariano said...

tal como já disse, o Sul da Alemanha e Àustria são úm pouco menos nórdicos e mais alpinos, enquanto o Norte é mais nórdico.
apesar de serem todos germanos, se calhar, não era mal pensado uma divisãozinha para os germanos nórdicos continuarem nórdicos e os germanos menos nórdicos/mais alpinos continuarem também assim.

nada de anexar Àustria, isso é imperialismo. o Norte alemão deve ser independente, tal como o Sul deve ser independente e a Àustria também.

pela integridade das nações.

já chega de colonialismos ou imperialismos linguisticos.

23 de abril de 2009 às 20:27:00 WEST  
Anonymous ariano said...

e não me interessa que o Hitler tenha anexado Àustria ou não.

lá por ele ter feito isso, não significa que tudo o que ele faça esteja certo ou que tenha de concordar com tudo.

23 de abril de 2009 às 20:33:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"no entanto também é bastante fácil identificar bastantes aspectos positivos ao longo dos ultimos séculos de Cristianismo.
Seja a intolerância da Igreja católica para com judeus, expulsões, Inquisição, crusadas contra os invasores da Europa, fundação e grande importância no estabelecimento das maiores nações da Europa, etc..
Negar essa importância não faz nenhum sentido."


mais palhaçada sem nexo...

23 de abril de 2009 às 20:36:00 WEST  
Blogger Titan said...

"tal como já disse, o Sul da Alemanha e Àustria são úm pouco menos nórdicos e mais alpinos, enquanto o Norte é mais nórdico.
apesar de serem todos germanos, se calhar, não era mal pensado uma divisãozinha para os germanos nórdicos continuarem nórdicos e os germanos menos nórdicos/mais alpinos continuarem também assim."

Piri-li-pim-pim, e já está, ariano.

"pela integridade das nações."

Pela integridade dos fenotipos queres tu dizer.

23 de abril de 2009 às 20:57:00 WEST  
Anonymous ariano said...

continua a não saber o que é um fenótipo e a confundir fenótipo com nação...
mas também já desisti de explicar.

23 de abril de 2009 às 21:00:00 WEST  
Blogger Titan said...

"tal como já disse, o Sul da Alemanha e Àustria são úm pouco menos nórdicos e mais alpinos, enquanto o Norte é mais nórdico."

Acho que estás aqui a falar de fenotipos.

23 de abril de 2009 às 21:03:00 WEST  
Blogger Titan said...

"continua a não saber o que é um fenótipo e a confundir fenótipo com nação...
mas também já desisti de explicar."

E continuo sem saber em que sítio está uma definição de nacão igual à tua.

23 de abril de 2009 às 21:06:00 WEST  
Anonymous ariano said...

não vale a pena explicar-te mas vou só dar-te uma pista. "nórdico" é uma sub-raça, não é um "fenótipo", pois dentro dos nórdicos há "n" fenótipos, milhões e milhões deles.
até há iranianos nórdicos, eslavos, etc...
"alpino" também é só sub-raça, não é fenótipo nem etnia.

dois germanos não são obrigatoriamente nórdicos. um pode ser nórdico e outro alpino, mas têm semelhanças genéticas. pelo menos, muito mais semelhanças do que tem um germânico nórdico e um eslavo...também nórdico.

quanto à definição de nação...não preciso de ter visto em lado nenhum.
e também não vi nenhuma definição igual à tua (que nem sequer tens)

23 de abril de 2009 às 21:12:00 WEST  
Anonymous ariano said...

um fenótipo é só uma cara. dois "nórdicos" podem ser completamente diferentes um do outro.
ou julgam que só existem 4 ou 5 fenótipos?
o mediterrânico, alpino, nórdico, báltico, etc?
por isso é burrice achar que sub-raça é fenótipo ou que só existem 5 fenótipos.

agora, claro que cada etnia tem mais tendência para esta ou aquela sub-raça

23 de abril de 2009 às 21:14:00 WEST  
Anonymous ariano said...

e etnia também não é fenótipo, porque dentro de cada etnia há milhentos fenótipos e até sub-raças diferentes.
etnia quer dizer raça, implica semelhanças genéticas. pelo menos, em sentido estrito.
se tiras isso, deixa de ser etnia para passar a ser outra coisa.

23 de abril de 2009 às 21:16:00 WEST  
Anonymous ariano said...

claro, agora vou ter que explicar ao Titan que ter "semelhanças genéticas" não implica ter o mesmo fenótipo (só os irmãos gémeos, e mesmo alguns...)
duas pessoas semelhantes geneticamente, podem ser muito diferentes fisicamente.

23 de abril de 2009 às 21:18:00 WEST  
Anonymous ariano said...

claro que também acontece serem parecidas, mas não é obrigatório...

23 de abril de 2009 às 21:18:00 WEST  
Blogger Titan said...

"não vale a pena explicar-te mas vou só dar-te uma pista. "nórdico" é uma sub-raça, não é um "fenótipo", pois dentro dos nórdicos há "n" fenótipos, milhões e milhões deles.
até há iranianos nórdicos, eslavos, etc...
"alpino" também é só sub-raça, não é fenótipo nem etnia."

Então, como que se vê que um alemão é nórdico ou alpino?

"quanto à definição de nação...não preciso de ter visto em lado nenhum.
e também não vi nenhuma definição igual à tua (que nem sequer tens)"

A minha definição de nação é: um território, um governo, um povo.
E esta definição é um dos princípios do nacionalismo portanto qualquer livro sobre o nacionalismo fala dela.

23 de abril de 2009 às 21:21:00 WEST  
Anonymous ariano said...

isto é um alpino:

http://www.corycullinan.com/Images/Beethoven.jpg


e isto é um nórdico:

http://www.dac.neu.edu/holocaust/images/nordic_ideal.JPG

23 de abril de 2009 às 21:24:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"A minha definição de nação é: um território, um governo, um povo.
E esta definição é um dos princípios do nacionalismo portanto qualquer livro sobre o nacionalismo fala dela."


os livros do nacionalismo que andas a ler estão errados.
só essa de incluir o "governo" como um dos critérios já é altamente ridiculo...

23 de abril de 2009 às 21:25:00 WEST  
Anonymous ariano said...

http://www.dac.neu.edu/holocaust/
images/nordic_ideal.JPG

23 de abril de 2009 às 21:26:00 WEST  
Blogger Titan said...

ariano disse...
isto é um alpino:

http://www.corycullinan.com/Images/Beethoven.jpg


e isto é um nórdico:

http://www.dac.neu.edu/holocaust/images/nordic_ideal.JPG

Quinta-feira, Abril 23, 2009 9:24:00 PM

Diferenças fenotípicas.

23 de abril de 2009 às 21:30:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"Diferenças fenotípicas."

sim, claro. mas não necessariamente étnicas.

mesmo que fossem 2 nórdicos, havia diferenças fenotipicas na mesma. só se fossem muito parecidos.

23 de abril de 2009 às 21:31:00 WEST  
Blogger Titan said...

A minha definição de nação é: um território, um governo, um povo.
E esta definição é um dos princípios do nacionalismo portanto qualquer livro sobre o nacionalismo fala dela.


"os livros do nacionalismo que andas a ler estão errados.
só essa de incluir o "governo" como um dos critérios já é altamente ridiculo..."

Bem que tens uma faceta anarquica.

23 de abril de 2009 às 21:33:00 WEST  
Anonymous ariano said...

o que nós propomos é que os germanos nórdicos possam continuar nórdicos e os germanos alpinos possam continuar alpinos.
apesar de serem todos germanos, há diferenças dentro da "raça" germânica ou etnia germânica - conforme o que quiserem chamar.

para que ambas as sub-raças germânicas possam ser preservadas é melhor a separação ou, pelo menos, uma confederação germânica.

23 de abril de 2009 às 21:33:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"Bem que tens uma faceta anarquica."

não tenho. é precisamente o contrário.

23 de abril de 2009 às 21:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=132999

Este anda com ciúmes :x

23 de abril de 2009 às 21:36:00 WEST  
Blogger Titan said...

Diferenças fenotípicas.

"sim, claro. mas não necessariamente étnicas."

Desisto. Não sei o que são étnias para ti.

"mesmo que fossem 2 nórdicos, havia diferenças fenotipicas na mesma. só se fossem muito parecidos."

Se formos picuinhas podemos ver as coisas por essa perspectiva.

23 de abril de 2009 às 21:36:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"Desisto. Não sei o que são étnias para ti."

já te disse. são grupos de individuos com semelhanças genéticas...o que nem sempre se traduz em sub-raça ou fenótipo iguais.

se não compreendes isto...quem desiste sou eu.

23 de abril de 2009 às 21:38:00 WEST  
Blogger Titan said...

ariano disse...
Bem que tens uma faceta anarquica.

"não tenho. é precisamente o contrário."


Pois, ao excluires o elemento governo da definição de nação não és nada anarquista, mas mesmo nada.

23 de abril de 2009 às 21:40:00 WEST  
Anonymous ariano said...

por exemplo, um nórdico e um alpino alemães, apesar de serem de sub-raças (eu acho que o conceito sub-raça é um pouco primário, mas ok) diferentes, têm caracteristicas e traços próprios da raça germânica.

por isso é que é possivel olhar para um nórdico germânico e distingui-lo de um nórdico eslavo ou outro.
é até relativamente fácil.

o que conta é a etnia, cada etnia tem caracteristicas próprias e traços próprios, mesmo que os invididuos sejam de "sub-raças" diferentes.

23 de abril de 2009 às 21:41:00 WEST  
Blogger Titan said...

Desisto. Não sei o que são étnias para ti.

"já te disse. são grupos de individuos com semelhanças genéticas...o que nem sempre se traduz em sub-raça ou fenótipo iguais.

se não compreendes isto...quem desiste sou eu."

Mas quais semelhanças genéticas?

23 de abril de 2009 às 21:43:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"Pois, ao excluires o elemento governo da definição de nação não és nada anarquista, mas mesmo nada."


e será que tu não percebes que uma nação não depende de um governo para existir?
o que depende de governo para existir é o ESTADO, não é a nação!

se misturas conceitos e confundes estado com nação, o que queres que te faça?

olha, o País Basco não é uma nação, só por não ter governo? claro que é.
não é um país ou estado, mas isso é outra coisa.
não mistures conceitos.

23 de abril de 2009 às 21:43:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"Mas quais semelhanças genéticas?"

fosga-se, semelhanças genéticas, de ADN, composição racial semelhante.

por exemplo, nos germanos predomina o gene I. este gene depois tem vários sub-grupos. o I1, o I2, etc, etc...

depois cada um destes genes é que vai influenciar mais a aparência fisica...
o gene I2 é mais "nórdico" (por exemplo) ou o I1 mais "alpino", etc, etc, etc...

no entanto, são todos próximos geneticamente só por o I predominar neles.

23 de abril de 2009 às 21:45:00 WEST  
Blogger Titan said...

ariano disse...
"por exemplo, um nórdico e um alpino alemães, apesar de serem de sub-raças (eu acho que o conceito sub-raça é um pouco primário, mas ok) diferentes, têm caracteristicas e traços próprios da raça germânica.

por isso é que é possivel olhar para um nórdico germânico e distingui-lo de um nórdico eslavo ou outro.
é até relativamente fácil.

o que conta é a etnia, cada etnia tem caracteristicas próprias e traços próprios, mesmo que os invididuos sejam de "sub-raças" diferentes."

Então, não vejo motivos nenhuns que justificam uma divisão da Alemanha.

23 de abril de 2009 às 21:46:00 WEST  
Blogger Titan said...

"e será que tu não percebes que uma nação não depende de um governo para existir?
o que depende de governo para existir é o ESTADO, não é a nação!"

Pois, um povo não precisa de um governo para existir, mas uma nação sim pois qualquer nação tem interesses políticos e económicos, e por causa disso precisa de uma entidade que defenda esses interesses.

"olha, o País Basco não é uma nação, só por não ter governo? claro que é.
não é um país ou estado, mas isso é outra coisa.
não mistures conceitos."

Parece-me que a ETA não irá concordar contigo.

23 de abril de 2009 às 21:53:00 WEST  
Blogger Titan said...

Mas quais semelhanças genéticas?

"fosga-se, semelhanças genéticas, de ADN, composição racial semelhante.

por exemplo, nos germanos predomina o gene I. este gene depois tem vários sub-grupos. o I1, o I2, etc, etc...

depois cada um destes genes é que vai influenciar mais a aparência fisica...
o gene I2 é mais "nórdico" (por exemplo) ou o I1 mais "alpino", etc, etc, etc...

no entanto, são todos próximos geneticamente só por o I predominar neles."

E vamos sempre parar às diferenças fenotipicas.

23 de abril de 2009 às 22:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Manuel Castro Nunes"... Este nome diz-vos algo?

Este aborto que se diz "arqueómano" em contraposição a "arqueólogo" vive à custa de saques em antigos locais de culto Cetibéricos e Lusitanos! Simplesmente trafica os materiais achados para Espanha, em seu proveito próprio!

Este bandalho comunóide, nigga-lover e amigo de judeus, teve a ousadia de queimar uma Bandeira Nacional Portuguesa, pois acha que Portugal nada vale e devia integrar-se na Espanha!

Não contente com isto, afirma que a Alemanha deveria ter sido destruída na guerra e que os judeus e os pretos tem todo o direito de fazer o que quiserem da Europa, inclusivé, matar, roubar e estuprar os Europeus!!!

E este aborto apátrida continua a passear-se lá pelas bandas da Feira da Ladra, onde mora!!!

Só tenho pena de me encontrar de algum modo incapacitado pela doença, pois caso contrário esse senhor iria arrepender-se de ter nascido!

Mas pode ser que algum Patriota ainda o faça engolir as suas fanfarronices e traições!

Saudações!!!

23 de abril de 2009 às 22:22:00 WEST  
Blogger Titan said...

É um nome a fixar.

23 de abril de 2009 às 22:57:00 WEST  
Blogger Titan said...

Saudações nacionalistas!

23 de abril de 2009 às 22:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Notícias do cerco de Tróia

"Deve ter sido uma espécie de Eurodisney, mas com as 72 virgens em lugar dos 7 anões. Nos últimos dias, o subúrbio parisiense de Le Bourget acolheu o XVI Encontro Anual dos Muçulmanos de França. Cento e cinquenta mil participantes (repito: 150 000) assistiram a interessantes palestras dedicadas ora a provar a bondade do Islão ora a ameaçar de morte os seus inimigos, duplicidade típica de um encontro cuja vedeta foi o popular Tariq Ramadan.

O sr. Ramadan, académico e neto do fundador da Irmandade Muçulmana, ganhou credibilidade no Ocidente por promover uma imagem pacífica do Islão e credibilidade no Islão por defender o ódio ao Ocidente. Em Paris, vestiu a pele moderada para falar de "tolerância" e "abertura". O papel inverso ficou a cargo do seu irmão, Hani Ramadan, que pacientemente explicou o "verdadeiro" significado de "jihad" ("esforço pela paz", disse) e pacientemente invectivou os presentes a destruir todos os que ofendem o Profeta.

É divertido levantar a hipótese de reunião idêntica de cristãos ou judeus nos países regidos pela "sharia". Nos países em que a "sharia" (ainda) não manda, porém, é como se mandasse. Tirando a América, em que até a ecuménica administração Obama continua a negar visto de entrada ao sr. Ramadan (por financiamento de terroristas), os europeus dão ao sujeito emprego na Universidade de Oxford e, diariamente, desfazem-se em salamaleques àquilo que ele representa. Há dias, o primeiro-ministro dinamarquês passou dos salamaleques às desculpas públicas pelas caricaturas de Maomé, ou seja, se um cartoonista desenha um boneco e milhões de transtornados pedem na rua a decapitação do artista, a culpa é deste e do Governo que lhe permitiu a "licenciosidade" (na imortal definição do prof. Freitas do Amaral).

Mesmo enquanto farsa, não há perigo de ver repetida na Europa a história do cavalo de Tróia: aqui, o cavalo seria inútil, já que as portas estão abertas e os europeus que não se entretêm a discutir a "extrema-direita" israelita ou as opiniões da Igreja acerca dos preservativos recebem o invasor com júbilo e escrupuloso respeito. Infelizmente, os sentimentos não são recíprocos."

A.G.

23 de abril de 2009 às 23:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"o que conta é a etnia, cada etnia tem caracteristicas próprias e traços próprios, mesmo que os invididuos sejam de "sub-raças" diferentes."

pois
E por isso um Germanico de cabelo escuro, olhos escuros, tem um ADN Germânico e nao mediterranico. O fenotipo pode ser mediterranico, mas a sua estatura ja podera ser germanica, entre outras coisas. Por vezes até acontece termos Germânicos baixos, são variaçoes dentro da raça.
Mas um Germanico de aspecto Mediterranico continua a ser um Germanico porque a maioria dos seus antepassados é de la. Claro que infelizmente hoje em dia com as migraçoes, um gajo ja nem sabe quem é quem..

Uma Marroquina com fenotipo nordico, cabelos loiros, etc (ate pensavam que a Maddie tinha sido raptada por uma marroquina) continua a ser Marroquina geneticamente. Pode ter o fenotipo parecido mas provavelmetne a sua estatura, inteligencia, comportamento, agressividade, etc nao tem nada de Germanico.

24 de abril de 2009 às 00:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

AGORA JÁ ENTENDI O POR QUE DISSO

O CUTURO É DE LISBOA

E COMO LISBOA FICAVA NA LUSITANIA E NÃO NA GALLAECIA, ELE ACHA QUE OS DO NORTE SÃO OBRIGADOS A FICAR CHEIRANDO O CU DE LISBOA DO MESMO MODO QUE MADRID O FAZ COM A GALIZA

LIBERDADE AS NAÇÕES OPRIMIDAS PELO CENTRALISMO SUJO NOW!!

24 de abril de 2009 às 00:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

HÁ TRAIÇÃO MAIOR A RAÇA QUE UM POVO BRANCO OPRIMINDO OUTRO POVO BRANCO??

NEVER!!

24 de abril de 2009 às 00:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

JÁ AQUI OS MOURISCOS SÃO OS SETENTRIONAIS E NA VERDADE NEM MOURISCOS AO MENOS SÃO; SÃO DE MOURISCOS PRA BAIXO!!

24 de abril de 2009 às 00:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"E COMO LISBOA FICAVA NA LUSITANIA"

Lisboa pertencia aos Turdulos ou Cónios (nao da para ver bem no mapa).
Mais tarde, os Romanos é que os meteram dentro da provincia Lusitana.
Assim enquanto a provincia Galaica so tinha Galaicos, os Lusitanos tinham Lusos, Turdulos, Celtici, Cónios e Vettones, uma amalgama de nações.

Podes ver aqui http://www.arkeotavira.com/Mapas/Iberia/Populi150dpi.jpg

24 de abril de 2009 às 01:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

cuidado com a maneira como falas dos ateus.
e a comparação com os cristãos chega a roçar o insulto.

Quinta-feira, Abril 23, 2009 2:29:00 PM

NÃO SEI SE LESTES NO OUTRO POST LOGO EM SEGUIDA QUE SOU ATEU E NEM POR ISSO DEIXEI DE QUESTIONAR DOGMAS, CASO CONTRARIO SERIA RELIGIOSO E NÃO ATEU NEURO-LIVRE!!

POR QUE NÃO IMAGINAR QUE DIANTE DA SELEÇÃO NATURAL OS ATEUS POSSAM SER MESMO MENOS APTOS PELA MESMA LEI QUE OPÕE NIETZSCHE A DARWIN??

E QUANTO AO BETO VIRA-LATA QUERER OPOR NAÇÃO A RAÇA FOI DEMAIS; RAÇA E NAÇÃO SÃO O MESMO; UMA FAMILIA ESTENDIDA POR LAÇOS REAIS DE SANGUE E BIO-HISTORIA!!

É QUE NO BRASIL USA-SE O TERMO NAÇÃO/PÁTRIA COMO SINONIMO MAIS POMPOSO PARA ESTADO E PAÍS!!

24 de abril de 2009 às 01:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

PARA TENTAR COMPENSAR PROPOSITALMENTE A NOSSA FALTA DE UNIDADE ETNICA DOS VARIOS BRASIS!!

24 de abril de 2009 às 01:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vai dar palpites para a tua terra, brasuca ressabiado.

24 de abril de 2009 às 01:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ESSES COMUNAS SÃO NEURO-DISGENICOS SUJOS(IGUAL AOS MASOQUISTAS E GAYS) QUE NASCERAM COM A MAIS PERIGOSA DAS DISGENIAS QUE PÕE TODO O GRUPO EM RISCO E POR ISSO MESMO SERIAM EUGENIZADOS NA NATUREZA!!

O TITAN USA O MESMO ARGUMENTO DOS ANTI-RACIALISTAS, MAS COM UMA CONTRADIÇÃO GRAVE: ELE ACHA QUE O NEGROIDE DIFERE DO CAUCASOIDE, MAS NÃO QUER ACEITAR QUE EXISTAM DIFERENÇAS INTRA-RACIAIS!!

OU SEJA, PRA ELE EXISTEM VARIAÇÕES DENTRO DA ESPECIE MAS NÃO DENTRO DA RAÇA; CONCLUSÃO: ELE IDEALIZA UMA FALSA UNIDADE DE MODO PARCIAL, OU SEJA, NADA COMPREENDE SOBRE VARIAÇÕES INTERNAS E MAIS; PARECE AQUELE MEDITERRANEO QUE SE SENTE INFERIOR E QUER SER NA MARRA IGUAL AO QUE MELHOR SE PRESERVOU!!

DE QUALQUER MODO ELE DEVERIA ACEITAR MELHOR OS FATOS E BRIGAR MENOS COM A REALIDADE

ELE FICA NO MEIO DO CAMINHO ENTRE OS NEGACIONISTAS DAS SUBESPECIES E OS RACIALISTAS; NÃO MANTEM UMA POSIÇÃO COERENTE POR QUE SEU CEREBRO TEM ALGUM TIPO DE GRAVE DISGENIA COGNITIVA(LOL)!!

DAÍ SER SEMPRE A SOMBRA DO CUTURO E NADA MAIS!!

24 de abril de 2009 às 01:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
Vai dar palpites para a tua terra, brasuca ressabiado.

Sexta-feira, Abril 24, 2009 1:14:00 AM

OI TITAN!!

24 de abril de 2009 às 01:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

NA VERDADE A INTERNET NÃO ESTA EM SOLO PORTUGUES

ESSE PROVEDOR ESTA EM SOLO YANKEE PROVAVELMENTE E PORTANTO ESTOU EM SOLO INTERNACIONAL

COMO POSSO ENTÃO ESTAR DANDO PALPITES NA TUA SUB-TERRINHA ESCORIA DA EUROPA SE NEM NELA ESTOU EU??

LOL!!

24 de abril de 2009 às 01:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Como és estúpido tenho que ser mais específico, vai dar palpites para os blogs brasucas, brasuca ressabiado. Percebeste agora, ó brasuca demente?

24 de abril de 2009 às 01:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
ESSES COMUNAS SÃO NEURO-DISGENICOS SUJOS(IGUAL AOS MASOQUISTAS E GAYS) QUE NASCERAM COM A MAIS PERIGOSA DAS DISGENIAS QUE PÕE TODO O GRUPO EM RISCO E POR ISSO MESMO SERIAM EUGENIZADOS NA NATUREZA!!

O TITAN USA O MESMO ARGUMENTO DOS ANTI-RACIALISTAS, MAS COM UMA CONTRADIÇÃO GRAVE: ELE ACHA QUE O NEGROIDE DIFERE DO CAUCASOIDE, MAS NÃO QUER ACEITAR QUE EXISTAM DIFERENÇAS INTRA-RACIAIS!!

OU SEJA, PRA ELE EXISTEM VARIAÇÕES DENTRO DA ESPECIE MAS NÃO DENTRO DA RAÇA; CONCLUSÃO: ELE IDEALIZA UMA FALSA UNIDADE DE MODO PARCIAL, OU SEJA, NADA COMPREENDE SOBRE VARIAÇÕES INTERNAS E MAIS; PARECE AQUELE MEDITERRANEO QUE SE SENTE INFERIOR E QUER SER NA MARRA IGUAL AO QUE MELHOR SE PRESERVOU!!

DE QUALQUER MODO ELE DEVERIA ACEITAR MELHOR OS FATOS E BRIGAR MENOS COM A REALIDADE

ELE FICA NO MEIO DO CAMINHO ENTRE OS NEGACIONISTAS DAS SUBESPECIES E OS RACIALISTAS; NÃO MANTEM UMA POSIÇÃO COERENTE POR QUE SEU CEREBRO TEM ALGUM TIPO DE GRAVE DISGENIA COGNITIVA(LOL)!!

DAÍ SER SEMPRE A SOMBRA DO CUTURO E NADA MAIS!!

Sexta-feira, Abril 24, 2009 1:20:00 AM

concordo contigo
de facto a unica diferença é que nao querem misturas com povos nao europeus (excepçao ao caturo que ve os indianos, iranianos e outros como irmaos geneticos).
De resto sao iguais aos multiracialistas negando as diferenças raciais entre europeus e dando sempr a ideia de que somos todos europeus e portanto nao é preciso preservar as variantes dentro da raça europeia

24 de abril de 2009 às 02:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Manuel Castro Nunes"... Este nome diz-vos algo?

Eu já ouvi falar desse tipo. é o mesmo (deve ser, penso eu)que conduziu o negócio milionário e fraudulento com o BPN envolvendo a dita "colecção egípcia". Encontrei este link no Google:

http://74.125.77.132/search?q=cache:t5j9Z7TPhVQJ:www.correiomanha.pt/noticia.aspx%3Fchannelid%3D00000019-0000-0000-0000-000000000019%26contentid%3DF00F78B7-3AC2-4C59-9CAE-F76AF2394782+manuel+castro+nunes&cd=10&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=pt

24 de abril de 2009 às 04:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

concordo contigo
de facto a unica diferença é que nao querem misturas com povos nao europeus (excepçao ao caturo que ve os indianos, iranianos e outros como irmaos geneticos).
De resto sao iguais aos multiracialistas negando as diferenças raciais entre europeus e dando sempr a ideia de que somos todos europeus e portanto nao é preciso preservar as variantes dentro da raça europeia

ACEITAR PELA METADE AS VARIAÇÕES INTERNAS É FICAR EM CIMA DO MURO E SER INCOERENTE!!

FALOW TUDO!!

24 de abril de 2009 às 09:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Lisboa pertencia aos Turdulos ou Cónios (nao da para ver bem no mapa).
Mais tarde, os Romanos é que os meteram dentro da provincia Lusitana.
Assim enquanto a provincia Galaica so tinha Galaicos, os Lusitanos tinham Lusos, Turdulos, Celtici, Cónios e Vettones, uma amalgama de nações.

Podes ver aqui http://www.arkeotavira.com/Mapas/Iberia/Populi150dpi.jpg

QUER DIZER ENTÃO QUE A VIRA-LATICE DE LISBOA JA VINHA HÁ TEMPOS NÉ??

EU SEI QUE SÃO DA MESMA RAÇA, MAS TANTAS ETNIAS EM UM SÓ LUGAR JÁ MOSTRA A TENDENCIA LISBOETA AO CAOS ETNICO(LOL)!!

É POR QUE O CUTURO SE BASEIA NAS 2 PROVINCIAS ROMANAS DO OESTE IBERICO(APOSTO)!!

24 de abril de 2009 às 09:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

VC ACHA MESMO QUE ELE SE BASEIA NA IBERIA PRE-ROMANA?? PRA ELE É MAIS FACIL SE BASEAR NA HISPANIA ROMANA E CIA!!

MAS PELO MAPA ELE FOI SIMPLISTA O SUFICIENTE PRA COLOCAR A ETNIA CENTRAL DO MESMO COMO O TODO DESRESPEITANDO AOS SULISTAS E NORTENHOS!!

A VELHA PALHAÇADA DO CENTRO/LISBOA!!

24 de abril de 2009 às 09:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

OS 4 PORTUGAIS:

-NORTE(PORTO)

-CENTRO SETENTRIONAL(BRAGA)

-CENTRO MERIDIONAL(LISBOA)

-ALGARVE E CIA(SAGRES?)!!

ETNO-MATEMATICAMENTE FICA PERFEITO!!

24 de abril de 2009 às 09:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

OPS, BRAGA FICA NO NORTE

COIMBRA É QUE FICA NO CENTRO SETENTRIONAL!!

FOI MAL!!

E QUAL SERIA A CAPITAL DO SUL??

ÉVORA??

24 de abril de 2009 às 09:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

FARO FICA MELHOR!!

24 de abril de 2009 às 09:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Centro ou Região do Centro é uma Unidade Territorial para Fins Estatísticos de Nível II (NUTS II) de Portugal, que compreende, integralmente, os distritos de Coimbra, Castelo Branco e Leiria, a maior parte dos distritos de Aveiro e Guarda, e cerca de um terço do Distrito de Santarém. Limita a norte com a Região do Norte, a leste com a Espanha, a sul com o Alentejo, a sudoeste a Região de Lisboa e a oeste com o Oceano Atlântico.

Área: 28 405 km² (31% do Continente). População (2007): 2 385 911 (23,6% do Continente).

Está incluída na Unidade de Nível I (NUTS I) de Portugal Continental e compreende 12 Unidades de Nível III (NUTS III):

Baixo Mondego
Baixo Vouga
Beira Interior Norte
Beira Interior Sul
Cova da Beira
Dão-Lafões
Médio Tejo
Oeste
Pinhal Interior Norte
Pinhal Interior Sul
Pinhal Litoral
Serra da Estrela
A Região Centro compreende 100 concelhos (25,2% do total nacional).

Grosso modo, corresponde, territorialmente, à antiga província da Beira. É geralmente dividida em duas grandes regiões distintas: a Beira Litoral, correspondente aos distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu e Leiria, e a Beira Interior, que compreende os distritos da Guarda e de Castelo Branco.

CENTRO SETENTRIONAL; NÃO FICA NO MEIO DO PAÍS; FICA NO CENTRO-NORTE!!

24 de abril de 2009 às 09:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

CAPITAL COIMBRA!!

24 de abril de 2009 às 09:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Bragança é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Bragança, Região Norte e subregião do Alto Trás-os-Montes, com 20 309 na cidade e 25 mil habitantes, no perímetro urbano. É sede de um dos municípios portugueses com maior área, com 1 173,93 km² de área, e 34 628 habitantes (2006) [1], subdividido em 49 freguesias. O município é limitado a norte e leste por Espanha (províncias de Ourense e Zamora), a sueste pelo município de Vimioso, a sudoeste por Macedo de Cavaleiros e a oeste por Vinhais sendo das cidades de Portugal Continental aquela mais setentrional (que fica mais a Norte).

Os celtas baptizaram a cidade, fundada no século II a.C., com o nome de Brigantia, que se foi latinizando até passar a ser Bragança. Este nome é a origem do gentílico mais comum: brigantino.

ESSA BRAGANÇA É TÃO FAMOSA AQUI NO BRASIL; NÃO ENTENDO COMO A REGIÃO EM QUE ELA FICA PODE SER CONSIDERADA "ATRAZADA"!!!

LISBOA MATA QUALQUER UM COM O SEU CENTRALISMO ULTRA-PARASITICO A LA RIO!!

24 de abril de 2009 às 09:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:PorcaMurca.jpg

E ESSE LOSANGO ESQUISITO EM MURÇA?

TAMBEM É MAÇONICO?? LOL!!

24 de abril de 2009 às 09:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

MAIS DE 4 PORTUGAIS NÃO VEJO COMO

MAS UNS 4 PORTUGAIS DÁ SIM!!

4 NAÇÕES TUGAS!!

24 de abril de 2009 às 09:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Batalha de Aljubarrota
Crise de 1383-1385


Data 14 de Agosto, 1385
Local Campo de São Jorge, Calvaria de Cima, perto de Aljubarrota, Portugal
Resultado Vitória decisiva de Portugal

Combatentes
Portugal Castela
Comandantes
João I de Portugal Juan I de Castela
Forças
6 500 homens, dos quais 800 besteiros e 4000 peões 31 000 homens
Baixas
n/d n/d
Crise de 1383-1385
Atoleiros – Cerco de Lisboa – Trancoso – Aljubarrota – Valverde

QUE BANDO DE SORTUDOS FDP´S!!

OS ARQUEIROS INGLESES SÃO BONS MESMO!!

TANTO QUE NO SECULO XV NA GUERRA DOS CEM ANOS LIQUIDARAM OS FRANCESES TAMBEM!!

24 de abril de 2009 às 09:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

MALDICTA JOANA DAR'C

A CULPADA-MOR PELA DECADENCIA DO OESTE!!

ESSA VADIA SUJA E PSICOTICA NEM DEVERIA TER NASCIDO!!

24 de abril de 2009 às 09:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ALGUEM AI QUE ENTENDE DE IDADE MEDIA SABE ME RESPONDER POR QUE A PORRA DA FRANÇA NÃO TERMINOU FRAGMENTADA TAL COMO O SACRO IMPERIO OU MESMO A ELE ANEXADA; POR QUE OS HABSBURGOS DA AUSTRIA E DA IBERIA NÃO CONQUISTARAM O SUL DA FRANÇA PRA SE INTERCONECTAR NUM IMPERIO EUROPEU CONTIGUO E CEDER O NORTE A INGLATERRA EM TROCA DE ALIANÇA??

AO MENOS PORTUGAL ESTAVA DO LADO CERTO NESTA GUERRA!!

ESSES EUROPEUS SÃO MESMO MALUCOS!!

A CHINA CONSEGUIU UNIFICAR UM CONTINENTE COM CENTENAS DE MILHÕES MUITO ANTES DE VC´S!!

E A DIFERENÇA ETNICA DE VC´S NEM É TÃO ACENTUADA ASSIM EM MUITAS REGIÕES DA EUROPA E MESMO ASSIM A FRAGMENTAÇÃO DOMINA GERAL!!

E ISSO MESMO COM NAÇÕES OPRIMIDAS!!

UNIDADE PELA METADE??

ANTES A FRAGMENTAÇÃO COMPLETA MESMO!!

24 de abril de 2009 às 10:07:00 WEST  
Blogger Titan said...

"concordo contigo
de facto a unica diferença é que nao querem misturas com povos nao europeus (excepçao ao caturo que ve os indianos, iranianos e outros como irmaos geneticos).
De resto sao iguais aos multiracialistas negando as diferenças raciais entre europeus e dando sempr a ideia de que somos todos europeus e portanto nao é preciso preservar as variantes dentro da raça europeia"

O que se tem dito é que é uma estupidez dividir um país por causa das variantes que existem dentro da raça caucasiana.

24 de abril de 2009 às 10:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O que se tem dito é que é uma estupidez dividir um país por causa das variantes que existem dentro da raça caucasiana.

Sexta-feira, Abril 24, 2009 10:15:00 AM

OLHA, AGORA ELE JA ADMITE QUE EXISTEM DIVERGENCIAS RACIAIS!!

ENTÃO AS FRONTEIRAS SÃO DOGMAS ETERNOS??

SÓ PRA LISBOA NÃO PERDER PODER??

É ISSO??

24 de abril de 2009 às 10:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E ISSO AS CUSTAS DOS DEMAIS COMO SEMPRE!!

24 de abril de 2009 às 10:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

*INTRA-RACIAIS!!

SE RESPEITA AS SUBESPECIES, POR QUE NÃO RESPEITAR AS SUB-RAÇAS E VALORIZA-LAS??

ELA ESTÁ APRENDENDO BEM!!

DEVE TER IDO TOMAR UNS CONSELHOS COM O SEU MESTRE CUTURO(LOL)!!

24 de abril de 2009 às 10:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

*AFRO-LISBOETA!!

24 de abril de 2009 às 11:01:00 WEST  
Blogger Titan said...

Quem é afro são os brasucas, brasucagay.

24 de abril de 2009 às 11:03:00 WEST  
Blogger Titan said...

195 milhões de mestiços. HEHEHEHEHHEheehe

24 de abril de 2009 às 11:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Titan disse...
Quem é afro são os brasucas, brasucagay.

Sexta-feira, Abril 24, 2009 11:03:00 AM


Titan disse...
195 milhões de mestiços. HEHEHEHEHHEheehe

Sexta-feira, Abril 24, 2009 11:04:00 AM

BEM, OS MAIORES INTELECTUAIS DA IBERIA DIZEM O MESMO A RESPEITO DAS VOSSAS ORIGENS...!!

24 de abril de 2009 às 11:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ALIÁS COMO É QUE UM CEREBRO DE CAMARÃO PODE DESMENTIR NOMES COMO JOSÉ SARAMAGO E CIA??

24 de abril de 2009 às 11:07:00 WEST  
Blogger Titan said...

Anónimo disse...
ALIÁS COMO É QUE UM CEREBRO DE CAMARÃO PODE DESMENTIR NOMES COMO JOSÉ SARAMAGO E CIA??

Cerebro de camarão tem a tua mãe, é que só assim se pode explicar o teu nascimento.
E facilmente pode-se desmentir o José Saramago, basta dizer que ele é um comunista e está tudo dito.

24 de abril de 2009 às 11:14:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Seja a intolerância da Igreja católica para com judeus,.

Que só contribuiu para fazer dos Judeus umas vítimas desgraçadinhas e dos Portugueses uns «malandros» opressores...


Inquisição,.

Que estupidificou e mediocrizou o País, e cometeu crimes horrendos, não apenas em Portugal mas também na Índia, tanto que ainda hoje muitos nacionalistas hindus têm ressentimento contra Portugal.



crusadas .

Sangue europeu que foi ser vertido em terra oriental - crime obsceno sem qualquer préstimo para a Europa.



fundação e grande importância no estabelecimento das maiores nações da Europa,.

Não. Uma Nação não se funda por causa de uma doutrina religiosa. E, no caso de Portugal, a Igreja até serviu para retardar a soberania portuguesa... ATÉ os próprios Castelhano-Leoneses já tinham reconhecido a soberania de Portugal...

Já nessa altura a Igreja atrasava Portugal.

24 de abril de 2009 às 12:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ja agora anexe-se também a Austria ainda mais a sul porque o Hitler também queria, o nosso queridinho Hitler. .

Ou seja, nem o próprio Hitler teve tal fanatismo pró-nórdico como o alegado português que escreveu o discurso acima citado, ehhehehehh...

Chama-se a isto ser mais papista do que o papa.

24 de abril de 2009 às 12:07:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Mas sempre, sempre, com o intuito de, em última análise, justificar a divisão de Portugal... porque nós para nos bermos livres dos Mâuros até dividimos a Alemánha, carago!

24 de abril de 2009 às 12:08:00 WEST  
Blogger Caturo said...

etnia quer dizer raça, implica semelhanças genéticas. pelo menos, em sentido estrito..

Errado. Etnia é raça + CULTURA.

24 de abril de 2009 às 12:12:00 WEST  
Blogger Caturo said...

para que ambas as sub-raças germânicas possam ser preservadas é melhor a separação .

E portanto os alemães alpinos do norte e os alemães nórdicos do sul teriam de se deslocar, só porque alguém meteu nos cornos de repente que as nações agora têm de se reger por tipos físicos ou sub-raças ou lá o que é. Imbecilidade pegada.

24 de abril de 2009 às 12:15:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Há dias, o primeiro-ministro dinamarquês passou dos salamaleques às desculpas públicas pelas caricaturas de Maomé,.

Calma, caro camarada, que o dinamarquês só disse que lamentava, NUNCA pediu propriamente desculpa nem mostrou arrependimento...



ou seja, se um cartoonista desenha um boneco e milhões de transtornados pedem na rua a decapitação do artista, a culpa é deste e do Governo que lhe permitiu a "licenciosidade" (na imortal definição do prof. Freitas do Amaral)Coisa sem vergonha, isso que dá pelo nome de Freitas do Amaral.

24 de abril de 2009 às 12:26:00 WEST  
Anonymous ariano said...

ou seja, o Titan nem sabe o que é uma nação - para ele estado e nação é a mesma coisa - e nem sabe o que é anarquismo, mas continua a chamar-me anarquista sem, ao menos, saber o que isso é.

quanto ao Caturo...não percebeu nada do que eu estive a escrever. até o anónimo compreendeu.

enfim, pérolas a porcos.

24 de abril de 2009 às 15:01:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"O que se tem dito é que é uma estupidez dividir um país por causa das variantes que existem dentro da raça caucasiana.

Sexta-feira, Abril 24, 2009 10:15:00 AM

OLHA, AGORA ELE JA ADMITE QUE EXISTEM DIVERGENCIAS RACIAIS!!

ENTÃO AS FRONTEIRAS SÃO DOGMAS ETERNOS??

SÓ PRA LISBOA NÃO PERDER PODER??

É ISSO??"



não vale a pena.
não leste que, para ele, é uma estupidez dividir países pelas variantes dentro da "raça caucasóide" ?!?

ele nem se importa que países Europeus estejam invadidos de judeus, mouros, etc, etc...

só se pode ser racista contra os pretos. contra os outros é "pecado" e nem pensar em mandar embora "familias que já estão instaladas há séculos", béque, béque, béque...

hahaha é demais.

24 de abril de 2009 às 15:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"agora, claro que cada etnia tem mais tendência para esta ou aquela sub-raça"


Exacto a etnia Portuguesa tem claramente mais tendência para a sub-raça mediterrânica, tal como os espanhois, italianos, no entatno existem nórdicos, em todos estes países.


"JÁ AQUI OS MOURISCOS SÃO OS SETENTRIONAIS E NA VERDADE NEM MOURISCOS AO MENOS SÃO; SÃO DE MOURISCOS PRA BAIXO!!"


Lá tinha que vir o complexado dizer lixo.. Em Portugal simplesmente não há mouros, sangue berbere há .. tem é uma baixa percentagem na população portuguesa.. e sangue berbere há até na Alemanha.. poe-te mas é no crl oh subdesenvolvido.


"QUER DIZER ENTÃO QUE A VIRA-LATICE DE LISBOA JA VINHA HÁ TEMPOS NÉ??

EU SEI QUE SÃO DA MESMA RAÇA, MAS TANTAS ETNIAS EM UM SÓ LUGAR JÁ MOSTRA A TENDENCIA LISBOETA AO CAOS ETNICO(LOL)!!"


Mas tantas etnias onde? sabes lá tu o que é uma etnia, e actualmente tu não distnigues um lisboeta de um portuense, aliás tu nem sabes onde é que fica o Porto nem Lisboa seu favelado. Ainda vem este falar em caos etnico.. que pobre coitado do sertão.




"Que só contribuiu para fazer dos Judeus umas vítimas desgraçadinhas e dos Portugueses uns «malandros» opressores..."

Temos pena, antes isso que tolerância e multiculturalismo destruidor.


"Inquisição,.

Que estupidificou e mediocrizou o País, e cometeu crimes horrendos, não apenas em Portugal mas também na Índia, tanto que ainda hoje muitos nacionalistas hindus têm ressentimento contra Portugal."

Crimes horrendos - são coisas do passado, mas antes isso que pseudo-tolerancias que fariam de Portugal uma terra de cunho judaico, a Inquisção meteu-os no seu lugar, ou seja, fora de cá.


"crusadas .

Sangue europeu que foi ser vertido em terra oriental - crime obsceno sem qualquer préstimo para a Europa."


Então e as Crusadas na Peninsula Ibérica, nos balcãns, etc..
Que crime obsceno que foi.... :D

24 de abril de 2009 às 15:12:00 WEST  
Blogger Caturo said...

ele nem se importa que países Europeus estejam invadidos de judeus, mouros, etc, etc....

Mais desonestidade idiota. TODA a gente aqui, Titan incluído, fala contra a presença de Judeus e de Mouros na Europa, mas agora o ariano quer estupidamente dar a entender que está a lutar por um separatismo mentecapto «para combater os Judeus e os Mouros».

Tanta manha saloia já mete nojo.

24 de abril de 2009 às 15:19:00 WEST  
Blogger Caturo said...

quanto ao Caturo...não percebeu nada do que eu estive a escrever..Pelo contrário, a ti já te topo há muito. ;)

24 de abril de 2009 às 15:20:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quanto às tuas insinuações para desconversar, pois bem, insinuação com insinuação se paga, e olha que eu acredito que, numa situação em que a moirama já tivesse re-invadido a Ibéria, tu e quejandos «galaicistas» estariam perfeitamente dispostos a pactuar com a presença mourisca na península, desde que ninguém vos tocasse no pedaço noroeste da mesma, tudo em nome da «preservação dos povos», porque cada raça tem de ter a sua terra e agora os mouros têm de volta a sua terra e os Algarvios no fundo sempre foram etc. e tal.

24 de abril de 2009 às 15:23:00 WEST  
Anonymous ariano said...

o Titan já afirmou várias vezes que não se pode expulsar familias de emigrantes judeus que estão instaladas e que são brancos iguais a nós, etc, etc...não disse que queria mais judeus, mas disse que expulsar os que estão cá é loucura, bla bla bla...portanto é a mesma coisa. não se importa que a Europa esteja invadida


quanto ao último comentário, o das3:23:00 PM...o cenário foste tu que imaginaste, não fui eu, e nunca disse isso :)

sou e seria sempre a favor da expulsão da "moirama", mas não a favor da anexação de territórios estranhos. até já tinha explicado isto uma vez. se não compreendes a diferença...

24 de abril de 2009 às 15:31:00 WEST  
Blogger Titan said...

"ou seja, o Titan nem sabe o que é uma nação - para ele estado e nação é a mesma coisa - e nem sabe o que é anarquismo, mas continua a chamar-me anarquista sem, ao menos, saber o que isso é."

Não há nenhuma definição de nação que não fale num território, num estado e num povo. Tu é que inventas definições e depois quem discordar de ti não sabe nada. Pura parvoíce é o que é.

24 de abril de 2009 às 15:31:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"Exacto a etnia Portuguesa tem claramente mais tendência para a sub-raça mediterrânica, tal como os espanhois, italianos, no entatno existem nórdicos, em todos estes países."


é cada estupidez maior do que a outra.
agora existe uma "etnia 'portuguesa'", uma "etnia 'espanhola'" uma "etnia 'italiana'"

isto é cada calinada...

24 de abril de 2009 às 15:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Quanto às tuas insinuações para desconversar, pois bem, insinuação com insinuação se paga, e olha que eu acredito que, numa situação em que a moirama já tivesse re-invadido a Ibéria, tu e quejandos «galaicistas» estariam perfeitamente dispostos a pactuar com a presença mourisca na península, desde que ninguém vos tocasse no pedaço noroeste da mesma, tudo em nome da «preservação dos povos», porque cada raça tem de ter a sua terra e agora os mouros têm de volta a sua terra e os Algarvios no fundo sempre foram etc. e tal."



É triste mas concordo contigo, apesar de um ou dois bananas jamais representarem a terra onde nasceu Portugal.
Morte aos traidores

24 de abril de 2009 às 15:33:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"Não há nenhuma definição de nação que não fale num território, num estado e num povo. Tu é que inventas definições e depois quem discordar de ti não sabe nada. Pura parvoíce é o que é."


muito bem. então para ti Catalunha e Euskadi não são nações. a Espanha, essa sim, já é nação.


então, já que gostas tanto de wikipedia, vê isto:

"Nesta razão, o sentido de nação não se anula porque seja esta fracionada esta entre vários Estados, ou porque várias nações se unam para a formação de um Estado. O Estado é uma forma política, adotada por um povo com vontade política, que constitui uma nação, ou por vários povos de nacionalidades distintas, para que se submetam a um poder público soberano, emanado da sua própria vontade, que lhes vem dar unidade política. A nação preexiste sem qualquer espécie de organização legal. E mesmo que, habitualmente, seja utilizada em sinonímia de Estado, em realidade significa a substância humana que o forma, atuando aquele em seu nome e no seu próprio interesse, isto é, pelo seu bem-estar, por sua honra, por sua independência e por sua prosperidade."

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Na%C3%A7%C3%A3o

24 de abril de 2009 às 15:35:00 WEST  
Blogger Titan said...

"o Titan já afirmou várias vezes que não se pode expulsar familias de emigrantes judeus que estão instaladas e que são brancos iguais a nós, etc, etc...não disse que queria mais judeus, mas disse que expulsar os que estão cá é loucura, bla bla bla...portanto é a mesma coisa. não se importa que a Europa esteja invadida."

Eu disse que expulsar judeus que estão cá há "séculos" é uma loucura, mas também já estou farto de dizer que a Europa já tem imigrantes a mais e que por isso é preciso acabar com a imigração.

24 de abril de 2009 às 15:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"UIA SÓ O "GRANDE" ARGUMENTO DO CEREBRO DE CAMARÃO...!!(LOL)!!

A SUA MÃE É FEIA, NÃO A SUA É QUE É!!

IDADE MENTAL DESTE TROÇO: 5 ANOS INCOMPLETOS!!"



Volta para a jaula, que o zoo só fecha ás 17h e há crianças que ainda querem ver a secção dos macacos.

24 de abril de 2009 às 15:36:00 WEST  
Anonymous ariano said...

até o Caturo te pode explicar a diferença entre Estado e Nação, mas ele não deve estar para aí virado (afinal, tu és dos dele)
e eu não tenho mais pachorra para ignorantes...

24 de abril de 2009 às 15:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E já goara desde quando é que a situação do Eukal Herria ou Catalunha se compara entre o norte ou o sul de Portugal ou entre o centro ou o que quer que seja.. é muita a droga nesses cornos.

24 de abril de 2009 às 15:37:00 WEST  
Blogger Titan said...

"é cada estupidez maior do que a outra.
agora existe uma "etnia 'portuguesa'", uma "etnia 'espanhola'" uma "etnia 'italiana'"

isto é cada calinada..."

Pois, não existe porque não há um haplogrupo português. Pura parvoíce.

24 de abril de 2009 às 15:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

não vale a pena.
não leste que, para ele, é uma estupidez dividir países pelas variantes dentro da "raça caucasóide" ?!?

ele nem se importa que países Europeus estejam invadidos de judeus, mouros, etc, etc...

só se pode ser racista contra os pretos. contra os outros é "pecado" e nem pensar em mandar embora "familias que já estão instaladas há séculos", béque, béque, béque...

hahaha é demais.

REALMENTE, HAJA INCOERENCIA PRA UM CEREBRO DE CAMARÃO SÓ!!

24 de abril de 2009 às 15:38:00 WEST  
Blogger Titan said...

"UIA SÓ O "GRANDE" ARGUMENTO DO CEREBRO DE CAMARÃO...!!(LOL)!!

A SUA MÃE É FEIA, NÃO A SUA É QUE É!!

IDADE MENTAL DESTE TROÇO: 5 ANOS INCOMPLETOS!!"



"Volta para a jaula, que o zoo só fecha ás 17h e há crianças que ainda querem ver a secção dos macacos."

LOL

24 de abril de 2009 às 15:38:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"Eu disse que expulsar judeus que estão cá há "séculos" é uma loucura, mas também já estou farto de dizer que a Europa já tem imigrantes a mais e que por isso é preciso acabar com a imigração."

exacto. foi o que eu disse. é a mesma coisa.
se não queres expulsar judeus que "estão cá há séculos", és conivente com a destruição da Europa.
e se em Portugal houvessem 3 milhões de judeus estando cá "há séculos" ?!?!?

houve um Rei de Espanha que expulsou centenas de milhar de mouros que estavam em Espanha há séculos !!!!
será que ele era louco??

não, Titan, louco és tu. louco e burro também.

24 de abril de 2009 às 15:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"agora, claro que cada etnia tem mais tendência para esta ou aquela sub-raça"

Exacto a etnia Portuguesa tem claramente mais tendência para a sub-raça mediterrânica, tal como os espanhois, italianos, no entatno existem nórdicos, em todos estes países.

ETNIA PORTUGUESA??(LOL)!!

24 de abril de 2009 às 15:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Lá tinha que vir o complexado dizer lixo.. Em Portugal simplesmente não há mouros, sangue berbere há .. tem é uma baixa percentagem na população portuguesa.. e sangue berbere há até na Alemanha.. poe-te mas é no crl oh subdesenvolvido.

FALEI AQUI NO BRASIL ANTA!!

24 de abril de 2009 às 15:41:00 WEST  
Anonymous ariano said...

não há mouros em Portugal lol
alô Ruben Amorim :D

24 de abril de 2009 às 15:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"e se em Portugal houvessem 3 milhões de judeus estando cá "há séculos" ?!?!?"


E se.... parasses de fazer suposições idiotas.
Aqui ninguem quer um Portugal ou uma Europa com judeus ou mouros ou o que seja. Se são mouros ou judeus ou pretos não são portugueses«, são extra-europeus e a esses boa-viagem.

24 de abril de 2009 às 15:43:00 WEST  
Anonymous ariano said...

e podem meter o Simão Sabrosa que é do Norte, antes que me chamem fanático.
agora, haver mouros...há.

24 de abril de 2009 às 15:43:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"E se.... parasses de fazer suposições idiotas.
Aqui ninguem quer um Portugal ou uma Europa com judeus ou mouros ou o que seja."


o Titan quer.
ou vocês só dão atenção ao que eu escrevo e os outros passam-vos ao lado?

24 de abril de 2009 às 15:44:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Que só contribuiu para fazer dos Judeus umas vítimas desgraçadinhas e dos Portugueses uns «malandros» opressores..."

Temos pena, antes isso que tolerância e multiculturalismo destruidor.

Confundir tolerância com multiculturalismo destruidor mostra incompreensão da primeira. De resto, essa Inquisição contribuiu para que agora o multirracialismo pareça ter justificação moral.




Crimes horrendos - são coisas do passado,.

Boas é que não foram. Por isso, não foi bom que tivesse existido Inquisição.


mas antes isso que pseudo-tolerancias que fariam de Portugal uma terra de cunho judaico, a Inquisção meteu-os no seu lugar, ou seja, fora de cá..

Fora os que cá ficaram e ainda cá estão, e quem os quiser expulsar é suspeito de inquisidor.



Então e as Crusadas na Peninsula Ibérica, nos balcãns, etc...

Pois, mas eu falei em terra ORIENTAL, não em Europa. O termo «cruzada» só se aplica, genericamente falando, à luta pela Terra «Santa».

Ah, e também no Báltico, destruindo a última cultura pagã, isto é, plenamente europeia, da Europa. Pois... outro crime sem remissão.

24 de abril de 2009 às 15:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"FALEI AQUI NO BRASIL ANTA!!"

Mas o que é que o brasil tem a ver? oh que caralho, os complexos são uma coisa fdd, querias ser português? vai debater o preço da banana no mercado do rio de janeiro, fdx.

24 de abril de 2009 às 15:45:00 WEST  
Anonymous ariano said...

não querer expulsar judeus é a mesma coisa do que querê-los cá. é igual.

24 de abril de 2009 às 15:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas tantas etnias onde?

CORNIOS, ALGARVIOS, ETC...(MESMO TRONCO RACIAL, ETNIAS E TALVEZ SUBRAÇAS DISTINTAS)!!

sabes lá tu o que é uma etnia,

PELO VISTO TÚ É QUE NÃO SABES BEM AO DIZER QUE TUGA É ETNIA(LOL)!!OS FORMADORES DE VC´S SÃO ETNIAS, MAS "VIRA-LATAS" DE IBEROS COM CELTAS E MOURISCOS??(LOL)!!

e actualmente tu não distnigues um lisboeta de um portuense, aliás tu nem sabes onde é que fica o Porto nem Lisboa seu favelado.

SEI SIM; LISBOA FICA NO CENTRO MERIDIONAL DO LADO COSTEIRO E O PORTO FICA NO NOROESTE DO PAÍS, NA COSTA!!(EU ERA OTIMO EM GEOGRAFIA NA ESCOLA)!!

Ainda vem este falar em caos etnico..

MODO DE DIZER ANTA DA EXCESSIVA QUANTIDADE DE ETNIAS EM LISBOA; NÃO NECESSARIAMENTE DE RAÇAS DISTINTAS, MAS NÃO DEIXA DE SER UMA IRONIA CLARA!!

que pobre coitado do sertão.

EU SERTANEJO??não O sou E PREFERIA O SER DO QUE SER UM LISBOETA SUJO!!

24 de abril de 2009 às 15:47:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Mas, a rigor, os elementos território, língua, religião, costumes e tradição, por si sós, não constituem o caráter da nação. São requisitos secundários, que se integram na sua formação. O elemento dominante, que se mostra condição subjetiva para a evidência de uma nação assenta no vínculo que une estes indivíduos, determinando entre eles a convicção de um querer viver coletivo. É, assim, a consciência de sua nacionalidade, em virtude da qual se sentem constituindo um organismo ou um agrupamento, distinto de qualquer outro, com vida própria, interesses especiais e necessidades peculiares."
Wikipedia


Sabes como esse organismo ou agrupamento se chama, ariano? Ah, pois é, Estado.

24 de abril de 2009 às 15:48:00 WEST  
Anonymous ariano said...

" É, assim, a consciência de sua nacionalidade, em virtude da qual se sentem constituindo um organismo ou um agrupamento, distinto de qualquer outro, com vida própria, interesses especiais e necessidades peculiares."
Wikipedia"


bolas, Titan. nem interpretar sabes. dizem que se pode constituir um Estado. mas não dizem que é obrigatório haver Estado para haver nação.

bolas, és mesmo burro, fdx

24 de abril de 2009 às 15:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

é cada estupidez maior do que a outra.
agora existe uma "etnia 'portuguesa'", uma "etnia 'espanhola'" uma "etnia 'italiana'"

isto é cada calinada...

Sexta-feira, Abril 24, 2009 3:32:00 PM

LOL; ESTES IDIOTAS A CADA DIA SE SUPERAM MAIS!!

DAQUI A POUCO SICILIANO SERÁ O MESMO QUE LOMBARDO(LOL)!!

24 de abril de 2009 às 15:49:00 WEST  
Anonymous ariano said...

pede ao Caturo que te explique, bolas.

24 de abril de 2009 às 15:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É triste mas concordo contigo, apesar de um ou dois bananas jamais representarem a terra onde nasceu Portugal.
Morte aos traidores

Sexta-feira, Abril 24, 2009 3:33:00 PM

TRAIDORES DE QUE?? DE UMA PSEUDO-NAÇÃO??COMO TRAIR O QUE SEQUER EXISTE??(LOL)!!

24 de abril de 2009 às 15:50:00 WEST  
Blogger Titan said...

"bolas, Titan. nem interpretar sabes. dizem que se pode constituir um Estado. mas não dizem que é obrigatório haver Estado para haver nação.

bolas, és mesmo burro, fdx"

Ó néscio, aonde é que está lá escrito que não é obrigatório haver Estado para haver nação?

24 de abril de 2009 às 15:51:00 WEST  
Blogger Caturo said...

TRAIDORES DE QUE?? DE UMA PSEUDO-NAÇÃO??COMO TRAIR O QUE SEQUER EXISTE??(LOL)!!.

Cala a boca, imbecil, tu sabes lá o que é Portugal ou o que é uma nação.

24 de abril de 2009 às 15:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Confundir tolerância com multiculturalismo destruidor mostra incompreensão da primeira. De resto, essa Inquisição contribuiu para que agora o multirracialismo pareça ter justificação moral.



Se não fosse a Inquisição seria a Recoquista ou os editos de expulsão e segregação que seriam sempre justificação para "punir" o homemm branco.


"Pois, mas eu falei em terra ORIENTAL, não em Europa. O termo «cruzada» só se aplica, genericamente falando, à luta pela Terra «Santa».


Cruzada implica também combater o infiel, e na Pnensula ibérica e nos balcãns foi também esse caso.


"Ah, e também no Báltico, destruindo a última cultura pagã, isto é, plenamente europeia, da Europa. Pois... outro crime sem remissão"

Lutas entre irmãos de sangue são sempre de evitar.

24 de abril de 2009 às 15:53:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"Ó néscio, aonde é que está lá escrito que não é obrigatório haver Estado para haver nação?"


outra vez, néscio?


"Nesta razão, o sentido de nação não se anula porque seja esta fracionada esta entre vários Estados, ou porque várias nações se unam para a formação de um Estado. O Estado é uma forma política, adotada por um povo com vontade política, que constitui uma nação, ou por vários povos de nacionalidades distintas, para que se submetam a um poder público soberano, emanado da sua própria vontade, que lhes vem dar unidade política. A nação preexiste sem qualquer espécie de organização legal."


http://pt.wikipedia.org/wiki/
Na%C3%A7%C3%A3o



CATURO, FODA-SE PELA ULTIMA VEZ, EXPLICA A ESTE BURRO O QUE É UMA NAÇÃO E DEIXA DE TE FAZER DE SONSO.

24 de abril de 2009 às 15:54:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"A nação preexiste sem qualquer espécie de organização legal."


percebeste??

eu vou repetir, e agora com CAPS:


"A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL"

24 de abril de 2009 às 15:55:00 WEST  
Anonymous ariano said...

A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL

A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL

A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL

A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL

A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL

A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL

A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL

A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL

A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL

A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL

A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL

A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL

A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL

A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL

A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL

A NAÇÃO PREEXISTE SEM QUALQUER ESPÉCIE DE ORGANIZAÇÃO LEGAL

24 de abril de 2009 às 15:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"CORNIOS, ALGARVIOS, ETC...(MESMO TRONCO RACIAL, ETNIAS E TALVEZ SUBRAÇAS DISTINTAS)!!"


Sabes de onde é que vieram a maioria dos algavios? do norte de africa nao foi de certeza.. diz-me qual é o demarcador genetico que diferencie os alentejanos dos transmontanos, para eu me rir com as tuas invenções papadas do ariano.


"SEI SIM; LISBOA FICA NO CENTRO MERIDIONAL DO LADO COSTEIRO E O PORTO FICA NO NOROESTE DO PAÍS, NA COSTA!!(EU ERA OTIMO EM GEOGRAFIA NA ESCOLA)!!"

Elahh estás a progredir, não mas não entras cá na mesma ou teu cheiro a catinga e a rancor face aos portugueseSS sente-se, MERDA subdesenvolvida fica á porta.


E PREFERIA O SER DO QUE SER UM LISBOETA SUJO!!


Qualquer lisboeta ou qualquer portugues se ri quando vê um prtimata a falar de Portugal como se tivesse direito de opinar.

24 de abril de 2009 às 15:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"não, Titan, louco és tu. louco e burro também.

Sexta-feira, Abril 24, 2009 3:39:00 PM

BURRO É APELIDO

ISTO É UM ENERGÚMENO!!"



Ariano e brasuca - o traidor e o primata subdsenvolvido - fazem o mesmo jogo o da hipocrisia, o brasuca ainda se percebe o complexo de inferioridade e tal de viver entre as favelas, agora um PORTUGUÊS? trocando de discurso e fazendo interjeições de merda para justificar não se sabe bem o quê?

Portugal SSempre

24 de abril de 2009 às 16:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.orlandorebelo.com/images/SimaoSabrosaefamilia.jpg

MAIS UM MED RESSABIADO COMO O FIGO(LOL)!!

24 de abril de 2009 às 16:03:00 WEST  
Anonymous ariano said...

"Ariano e brasuca - o traidor e o primata subdsenvolvido"

sou "traidor" a quê, já agora? podes dizer-me?
sou traidor à tua cartilha?



"agora um PORTUGUÊS? trocando de discurso e fazendo interjeições de merda para justificar não se sabe bem o quê?"

pois, como sou português tenho de estar de acordo com a tua biblia.
porque se não estiver, sou "traidor".

sim, admito que sou um traidor. um traidor da tua causa, claro.

24 de abril de 2009 às 16:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas o que é que o brasil tem a ver? oh que caralho, os complexos são uma coisa fdd, querias ser português? vai debater o preço da banana no mercado do rio de janeiro, fdx.

Sexta-feira, Abril 24, 2009 3:45:00 PM

ODEIO O RIO, MAS PREFERIA SER CURIOCA A LISBOETA!!

24 de abril de 2009 às 16:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

MAS A PROPORÇÃO DESTES MOURISCOS DEVE VARIAR COM A LATITUDE, CLEAR!!

24 de abril de 2009 às 16:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"sou "traidor" a quê, já agora? podes dizer-me?
sou traidor à tua cartilha?"

Sim porque fazes o jogo da traição e nunca se tratará de qualquer cartilha, mas sim de valores, dignidade e HONRA de pertencer a uma estirpe, coisa que tu pelo teu jogo baixo, teimas em tentar sujar, teimas en tentar sujar tudo á tua volta menos um colhão do noroeste iberico e até alinhas com primatas, daí que eu não supeite que tal como o caturo disse desses a peida aos mouros e judeus para foder tudo o que não fosse o Minho e o Porto tal é o teu rancor.

24 de abril de 2009 às 16:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"ODEIO O RIO, MAS PREFERIA SER CURIOCA A LISBOETA!!"


Bora brasuca, esse COMPLEXO a Portugal está a bater ferros.
Que cheiro a merda que praí vai e vem mesmo do hemisferio sul.

24 de abril de 2009 às 16:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Cala a boca, imbecil, tu sabes lá o que é Portugal ou o que é uma nação.

Sexta-feira, Abril 24, 2009 3:51:00 PM

VEM CALAR SE VC FOR MESMO HOMEM VIADINHO SUJO!!

24 de abril de 2009 às 16:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo ainda toleras merda 3 mundista aqui.

24 de abril de 2009 às 16:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

UM MED BAIXINHO FEITO VC, TE QUEBRO EM MENOS DE 1 MINUTO COM A MINHA ESTATURA SEMI-NORDICA!!

24 de abril de 2009 às 16:12:00 WEST  
Anonymous ariano said...

sou "traidor" a quê, já agora? podes dizer-me?
sou traidor à tua cartilha?"

Sim porque fazes o jogo da traição e nunca se tratará de qualquer cartilha, mas sim de valores, dignidade e HONRA de pertencer a uma estirpe"

mas desculpa lá...se a minha estirpe é diferente da tua, o que queres que te faça? que seja "fiel" à TUA estirpe?

eu sou um traidor, mas curiosamente um gajo que não quer expulsar judeus, já não é traidor de nada.
afinal, eles também são brancos e ser branco é que importa, etc, etc

24 de abril de 2009 às 16:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

NANICO SUJO!!

24 de abril de 2009 às 16:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"mas desculpa lá...se a minha estirpe é diferente da tua, o que queres que te faça? que seja "fiel" à TUA estirpe?"


Diferente só na tua cabecinha, pois até ao momento ainda não vi nada que a diferencie, NADA. Mesmo com herculanos e estrabão á mistura, geneticamente foi o que se viu mais que uma vez, quedas em buracos bem fundos com saltos e depois voltar atrás, sem o minimo de coerência, sem o minimo de argumento lógico. Queres enganar quem?


"eu sou um traidor, mas curiosamente um gajo que não quer expulsar judeus, já não é traidor de nada.
afinal, eles também são brancos e ser branco é que importa, etc, etc"


Duvido muito que o Titan queira uma Europa com judeus e mouros em vez de indo-europeus.

24 de abril de 2009 às 16:16:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Cruzada implica também combater o infiel, e na Pnensula ibérica e nos balcãns foi também esse caso..

Isso é uma aplicação extensiva do termo, é outra história, não foi disso que falei.



"Ah, e também no Báltico, destruindo a última cultura pagã, isto é, plenamente europeia, da Europa. Pois... outro crime sem remissão"

Lutas entre irmãos de sangue são sempre de evitar. .

Lutas entre irmãos por causa da Igreja é coisa que nunca faltou na Europa.

24 de abril de 2009 às 16:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"UM MED BAIXINHO FEITO VC, TE QUEBRO EM MENOS DE 1 MINUTO COM A MINHA ESTATURA SEMI-NORDICA!!"


Devia de ser engraçado de se ver, levavas no focinho e arrepiavas caminho de volta para o teu corno de africa.

24 de abril de 2009 às 16:17:00 WEST  
Blogger Caturo said...

UM MED BAIXINHO FEITO VC, TE QUEBRO EM MENOS DE 1 MINUTO COM A MINHA ESTATURA SEMI-NORDICA!!.

Então anda cá tu, minha paneleira ME(R)D, complexada e amante de nórdicos, ver se quebras mas é esse focinho favelado contra a ponta dum soco.

24 de abril de 2009 às 16:19:00 WEST  
Anonymous ariano said...

""mas desculpa lá...se a minha estirpe é diferente da tua, o que queres que te faça? que seja "fiel" à TUA estirpe?"


Diferente só na tua cabecinha, pois até ao momento ainda não vi nada que a diferencie"


lá está. é disto que falo quando me refiro a cartilhas.
"somos ambos brancos, então somos iguais" e quem duvidar disto, é um traidor.
um traidor à cartilha dos "white power" tugas que nunca colocaram um pé fora da àrea circundante de Lisboa, claro está.

24 de abril de 2009 às 16:21:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home