sábado, novembro 22, 2008

AS PRETENSÕES JUDAICO-CRISTÃS SEGUNDO CELSO, FILÓSOFO ROMANO DO SÉCULO II

Os Judeus - eis longos séculos que se constituíram em nação e se dotaram de leis conformes aos seus costumes e que respeitam ainda hoje. A religião que seguem, valha o que valer, digam o que disserem, é a religião de seus pais. Permanecendo-lhe fiéis, não fazem nada que não façam os outros homens, pois cada um conserva os costumes do seu país. É mesmo bom que assim seja, não somente porque os diferentes povos se dotaram de leis diferentes e que é necessário que, em cada Estado, os cidadãos sigam as leis estabelecidas, mas ainda porque é plausível que no começo as diversas regiões da terra tenham sido repartidas entre outros tantos poderes que as administram cada um à sua maneira, e que em cada região tudo corra bem, quando se governa segundo as regras que instituíram. Assim, haveria impiedade em infringir as regras estabelecidas desde a origem.
(...)
Se os Judeus se limitassem a conservar ciosamente as próprias leis, não haveria lugar para os censurarmos, mas sim aos que abandonam os costumes em que foram educados para adoptar os dos Judeus.
(...)
Se, como o Zeus da comédia ao acordar de um longo sono, Deus quisesse libertar o género humano dos seus males, porque enviaria o espírito que dizeis a um pequeno recanto do mundo? Era necessário insuflá-lo ao mesmo tempo num grande número de corpos e enviá-los aqui e ali por toda a terra. O poeta cómico, para fazer rir o seu público, mostra Zeus a despertar enviando Hermes aos Atenienses e aos Lacedemónios. A ideia de enviar o Filho de Deus aos Judeus não é de suscitar o riso? Porquê só aos Judeus? Porquê a essa nação grosseira, miserável, semi-dissolvida, enquanto tantos outros povos eram mais dignos da atenção de Deus: os Caldeus, os Magos, os Egípcios, os Persas, os Hindus, tantas nações veneráveis e verdadeiramente animadas pelo espírito de Deus?
(...)

In «Contra os Cristãos», de Celso, editorial Estampa, págs. 61-62, 91-92.

17 Comments:

Blogger Silvério said...

Interessante, passei a noite em luta contra um novo cristão e mesmo assim não lhe consegui dar a volta a essas ideias. Como é que se contraria uma pessoa que acredita que tudo o que existe é obra de um deus e que se mais coisas existissem cabiam lá na caixa do seu deus sem rosto nem forma nem coisa nenhuma. O pior é que falam com esse deus que é tudo e não é nada, não sabem o que é mas falam com ele. É de doidos.

22 de novembro de 2008 às 04:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Gostei muito deste texto. E, concordo com Celso.
O problema é que os Judeus, não tinham a mesma opinião, que Celso. Vistas bem as coisas, ainda hoje assim se julgam. "Filhos directos de um Deus Maior". Até aqui, tudo bem. Por mim, estão à vontade, para serem filhos de quem quiserem. Como diz Celso, não é de condenar nenhum povo que conserva os costumes de seus pais. Mas, não foi o que aconteceu com os Judeus. Estes não se limitaram a adorar o seu Deus e fazer dele a sua divindade nacional, como o faziam os outros povos, que não impunham as suas crenças, a ninguém. Cada um era livre, de adorar o deus/deusa que quisesse. Mas, os Judeus, não sendo tão insignificantes e vítimas, quanto aparentam ser, até porque, o resultado disto tudo, é os outros Povos ficaram sem deuses e eles, manterem o seu, com a agravante que destituíram todos os outros, para colocar o Seu, no coração de milhões de seres humanos, ao resolveram impô-lo pela força, (com a ajuda de um novo estratagema - cristianismo) a todos os povos da Terra. E, até onde o conseguiram ou lhes permitiram, isso aconteceu. Temos uma Bíblia dividida em Duas Partes, que vai ser o Livro de todo o Ocidente e não só. Curiosamente, este Livro de quase todos, é uma Tradução do Talmude ou Tora, Judaica. Mas, por via das dúvidas, para continuarem a manter a sua diferença, de eleitos, mantêm o seu Próprio Livro não seguindo, o Livro acrescentado. Mas, se Cristo, era mesmo o filho do Deus Judaico, eles "afrontaram" o Seu Próprio Deus, negando-0?! Ou, sabem que ele não era quem dizem que era, e por isso, não lhe deram importância?! Ou nem ao pouco, existiu?! Os historiadores, seus contemporâneos, não falam dele. Mas então, porque permitir, esse engano?! Não sei. Aparentemente, parece, que a Instrução Suprema, era: Amar o seu Deus sobre todas as coisas porque, para esse Deus, ser Único, tudo valia. Mesmo que fosse o engano, a morte, os massacres, a destituição de tudo e todos, pelo seu nome! ... Mas, o resultado disso, não foi melhor que os anteriores. Muito pelo contrário! As guerras foram ainda mais duras e a dor humana, ainda mais atrós. Etc. E, hoje, todo o Ocidente adora um Deus que nada tem a ver com a Sua Ancestral identidade. Forçados ou não, adoram um Deus Judaico, de um povo que superou, neste aspecto, quase todos os outros povos, da Terra. E, como conseguiram, tal proeza?! Utilizando o Poder Militar Romano, que também acaba, neste processo, por perder a sua identidade religiosa, e até, erguer, ali mesmo o "Altar" do mundo! Devia estar em território Judaico, este "altar". Mas... há coisas inexplicáveis. Ali era o Altar de Júpiter. Mas parece que Yavé, cobiçou o altar dele. Ou então os seus herdeiros não respeitam o seu próprio Deus indo colocá-lo, na sua Terra. A Judeia.Certo. Poderão dizer que Ele é o Deus de Todos por isso em qualquer terra, estaria bem colocado. Pode ser. O que não pode ser é os humanos Judeus, aceitarem isso. Até porque têm muito Zelo pelo seu Yavé.



Não se entende, com, sendo os romanos, o Maior Poder na altura do Ocidente, com uma estrutura civilizacional quase perfeita, ter ficado, sob o jugo deste Deus desconhecido e de certo modo insignificante. Porque não era mais, por essas alturas, do que qualquer divindade, existente, noutros locais da Terra.

Parece um mistério indecifrável, que o Maior Poder da Terra, por essa altura, venha a contribuir para a disseminação deste Deus Nacional Judaico, por todo o Ocidente. Intriga-me. A não ser que os romanos tivessem também a dita costela. O que aparentemente é quase impossível. Mas, quem sabe?! Não foram também eles que foram à Grécia e ao Egipto beber divindades?!

A Grécia está antes de Roma, E o Egipto está antes da Grécia. E este Ocidente está depois de Roma. (portanto, depois destes Judeus de Deus único.)

Isto dá que pensar. Parece uma cordilheira de deuses, deusas... alterando e alternando nomes. Substituindo e fazendo desaparecer uns, até ao Único, que pretende que fique na memória dos povos, fazendo estes esquecer de vez as suas próprias origens.

... muita coisa está ainda por se saber. Por explicar. Por entender.

Daí, muitos são acusados de Ateus. Mas, como eu os entendo. No meio de tanta escuridão, o seu ateísmo talvez lhes traga uma pequena luz sobre a sua verdadeira Origem. Não existem Ateus. Existem é seres que não estão dispostos a acatar, tanto acontecimento sem explicação. Porque, as que existem, realmente, não satisfazem ninguém que se debruce sobre tudo isto.

Isto está longo. Reduzi o máximo que pude o meu pensamento. Não quis melindrar nenhuma crença. Entendo todas elas e nenhuma. Mas, considero que todo o ser humano tem direito a abordar directamente esta questão, porque, afinal., tratasse dele mesmo e da Sua Própria Origem e dos seus próprios porquês da existência e também, o que lhes acontecerá no final de tudo isto!

Não acredito em Homens! Se Deus tem alguma coisa contra que mo diga a mim e directamente. Para eu também lhe dizer que não concordo, não aceito, o Mundo dele! Se é dele. Coisa que eu tenho muitas e muitas dúvidas) Mas se for, problema é dele, pois, não tem grande coisa. E o que ele diz perfeito a Sua Obra no seu todo é Imperfeita até dizer, CHEGA!


(desculpem)

SolAzul

22 de novembro de 2008 às 11:04:00 WET  
Blogger Luis Gaspar said...

Silvério, sabemos o que é em tem forma. Estude mais sobre o Cristianismo e verá que tem uma forma muito humana.

22 de novembro de 2008 às 13:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Mas, os Judeus, não sendo tão insignificantes e vítimas, quanto aparentam ser, até porque, o resultado disto tudo, é os outros Povos ficaram sem deuses e eles, manterem o seu, com a agravante que destituíram todos os outros, para colocar o Seu..."

"ao resolveram impô-lo pela força, (com a ajuda de um novo estratagema - cristianismo) a todos os povos da Terra"



foda-se !! estou espantado...
até que enfim vejo alguém com tomates e sem medo de falar contra os merdas dos Judeus.
é assim mesmo ! temos de pôr o dedo na ferida e dizer as verdades que doiem a muitos....


FORA COM OS JUDEUS !!!!

22 de novembro de 2008 às 17:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Vai mas é lavar essa cabeça porca, seu piolhoso!
Tens a gadelha cheia de lêndias.

22 de novembro de 2008 às 17:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ó Ariano, continuas a comer merda em excesso, se fosse a ti fazia um tratamento de desintoxicação.

22 de novembro de 2008 às 18:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ui, os Judeus picaram-se :))

é bom sinal...

22 de novembro de 2008 às 18:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Deves ter sonhos molhados com os judeus, ó "ariano".
Já ouviste falar do Ron Jeremy?

22 de novembro de 2008 às 18:38:00 WET  
Blogger Caturo said...

Vai mas é lavar essa cabeça porca,

Nem porca por fora nem porca por dentro, ao contrário de ti, que por fora é caspa e piolhos à légua e por dentro é bosta de padre a fazer de miolo, ehehehh...

22 de novembro de 2008 às 18:43:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Mas, os Judeus, não sendo tão insignificantes e vítimas, quanto aparentam ser, até porque, o resultado disto tudo, é os outros Povos ficaram sem deuses e eles, manterem o seu, com a agravante que destituíram todos os outros, para colocar o Seu..."

"ao resolveram impô-lo pela força, (com a ajuda de um novo estratagema - cristianismo) a todos os povos da Terra"



Bem, até é uma ideia sedutora, e por acaso até se publicou um certo artigo, nos anos trinta, alegadamente de um judeu, Marcus Elias, sobre isso mesmo... Pode dizer-se que é uma falsificação, ao nível dos Protocolos dos Sábios do Sião.

A diferença é que os Protocolos dizem que os Judeus querem destruir o Cristianismo, ao passo que este artigo de Marcus Elias diz o contrário, que os Judeus usaram o Cristianismo para destruir o Paganismo e submeter os Ocidentais:

http://gladio.blogspot.com/2005/07/coincidncias.html

Pessoalmente, não vou muito por aqui, parece-me que o Cristianismo é radicalmente oposto ao Judaísmo em espírito, e que o Cristianismo é obra de párias de espírito, não de judeus, e aliás os Judeus sempre sofreram na carne os efeitos do Cristianismo, já que foram odiados e perseguidos, e não raras vezes chacinados, em toda a parte do mundo cristão (o texto de Elias faz alusão ao caso russo, por exemplo), ao passo que por exemplo na Índia, que não é cristã, vivem em paz.

Seja, como for, aqui fica o endereço do tópico em que publiquei o dito texto, só para agitar as águas do Pensamento.

22 de novembro de 2008 às 18:56:00 WET  
Blogger Caturo said...

O pior é que falam com esse deus que é tudo e não é nada, não sabem o que é mas falam com ele. É de doidos.

A fé cristã é mesmo isso, e Celso também o faz notar - aliás, até os próprios cristãos o fazem notar, e consideram que essa loucura, esse escândalo, é já de si um sinal de Divindade. Leia-se por exemplo o que diz Erasmo no «Elogio da Loucura».

22 de novembro de 2008 às 18:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Antes de ir ler o artigo que me indica, para conseguir agitar as águas do meu Pensamento, que como se sabe, são calmíssimas, deixo também ao Caturo um desafio de modo a agitar as águas do seu e de quem quiser agitar as suas. Mas estas mais simples, na sua aparência. Que é perguntar-lhe, para esclarecimento pessoal (se puder ser) porque sugere serem falsificações, tanto os Protocolos assim como o Judeu Elias Marcus, que por acaso não conheço.

Gostaria de saber, porquê. Só isso. Deve ter alguma razão para dizer isso. Algum motivo, algum indício, sei lá!!! Qualquer coisa que justifique isso mesmo. Desde já, posso dizer, que não faço ideia se são ou não falsificações. Mas, por mim mesmo, posso reafirmar, tudo quanto disse, por ser demasiado evidente, na História do Homem, o Seu papel. (aos meus olhos, claro!) Mas estas águas são imensas e aqui só deixei um copo dela.

Até porque, sobre este assunto, as águas são mais profundas, que o mais profundo dos Oceanos e mais escuras e lodosas, que um lago de águas estagnadas. E, também não quero agitar demais as águas, não vá ficar presa, no fundo do lago. E, ainda por cima, praticamente não sei nadar.

Voltarei aqui para divagar sobre o que diz. Só lamento que poucos ou quase nenhuns queiram agitar estas águas. São do contra ou a favor, mas agitar estas águas, nem pensar. Também devem ter medo de ficar presos nestas águas esverdeadas. Não os posso condenar. Se calhar também não sabem nadar!

Mas pronto vou agitar as minhas, que não são estagnadas, no artigo do Caturo.

SolAzul

22 de novembro de 2008 às 19:44:00 WET  
Blogger Caturo said...

Que é perguntar-lhe, para esclarecimento pessoal (se puder ser) porque sugere serem falsificações

Calma, não quis dizer isso. Previ apenas que a politicagem correcta do costume arranjasse maneira de dizer que o artigo é uma falsificação, porque se calhar não há muitas provas para garantir que foi escrito por um judeu. Se o «establishment» fez trabalho análogo para desacreditar os Protocolos, também o poder fazer para este caso.

Mas lá que o artigo tem a sua lógica e o seu sentido, isso tem.

23 de novembro de 2008 às 01:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

áh, entendi.

Obrigada

SolAzul

23 de novembro de 2008 às 05:49:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Estou de volta, quase sem agitar as águas do meu Pensamento. É que não as sei agitar em Inglês. Pelo menos com aquela enormidade de texto, que não duvido interessante, mas... prefiro ficar-me apenas com as palavras do Caturo. Sempre as entendo bem melhor.

Só peço desculpa, por isto ir intercalado, para tentar completar o meu raciocínio. Daí que, aqui está unicamente uma pequena parte. Em principio, penso colocar o restante. Só espero não estar a contribuir de modo negativo. Se é que me entende. Por vezes tenho dificuldade de me expressar correctamente.
-----
E, a minha pequena varinha mágica, ao ouvir Nacional-Socialismo, quase se mexia sozinha. Mas, eu não lhe permiti, porque é conteúdo demais em variadíssimas direcções, onde não conseguiria em simples escrita, expressar Ideal tão Grande! Queria poder ter capacidade. Mas não tenho. Limito-me pois a pequena divagação, daquilo que penso ter entendido. Se bem que tudo está relacionado com tudo, mas em profundidade tal, que não é possível expressar, deste modo.



"Num dos seus delirantes e por vezes bizarros artigos, A. C. R. diz o seguinte a respeito do verdadeiro motivo pelo qual os nacionalistas «racistas» não gostam dos Judeus:
os racistas zoológicos constantemente se descaem e acabam por dar a perceber que o seu ódio aos Judeus não é senão um aspecto do seu ódio aos Cristãos, Católicos em especial, esse sim raiz e justificação de tudo o mais, por Cristo e os apóstolos serem Judeus."



1 - Não percebi o que quererá o senhor A.C.R., dizer com isto. E, até penso que o senhor está ou mal informado ou equivocado, nas suas convicções. Embora pense saber onde ele quer chegar. Mas ver o Todo por uma parcela, não me parece muito viável nem honesto. Além disso, ele parte de imediato do principio que Nacionalismo é contra cristianismo. O que é um total absurdo. Mas fá-lo porque entende Nacionalismo = Racismo, o que o faz cometer um duplo absurdo com a sua afirmação. Eu que até nem sou a pessoa indicada para explicar isto, devo dizer a este senhor, que o Nacionalismo é composto por muitos Patriotas cristãos, que estão muito mas muito longe de ser racistas. E, são devotos fervorosos do Cristianismo/Catolicismo. O que não quer dizer que não lutem pelas suas convicções e Ideais, de modo a lutar pela sobrevivência do seu próprio País e das suas gentes, em primeiro de tudo. Não é uma questão de ser racista ou não ser racista. NACIONALISMO É UMA QUESTÃO DE PRESERVAR A PRÓPRIA NAÇÃO DE QUE SE FAZ PARTE E DE TODOS OS SEUS VALORES PRÓPRIOS. Aliás, muitas das vezes, até se fica com a ideia, que cristão/Católico é igual a Nacionalismo/Direita. O que é um tremendo erro. Por essas razões, muitas das vezes as populações não aderem ao Nacionalismo, exactamente por isto mesmo. Demasiado religiosos e consequentemente demasiado de Direita "fascistas" E vem-me agora este senhor, confundir ainda mais esta questão. Nacionalista NÃO é Racista! Nacionalista NÃO é Religião! Nacionalismo é pura e simplesmente amar a Nação de seus Pais. Irra! Até eu que sou burra percebo! O Contrário disto não se verifica nos movimentos ditos de Esquerda. Que, esses sim, são contra a Religião. Ou eles podem ser contra a Religião sem serem contra os Judeus, quando são os Judeus os Mentores desta mesma religião?! Racismo nada tem a ver com Direita e Esquerda e muito menos com a Democracia! Até porque nenhuma destas três coisas existe! Racismo é uma opção do foro intimo de cada um! Ou gosta duma coisa. Ou não gosta! Simples! A Esquerda acusa a Direita de Racismo, portanto os Nacionalistas Cristãos! E vem este senhor dizer que os Nacionalistas racistas odeiam os Judeus por causa de Cristo e seus Apóstolos, serem Judeus?! Não seria muito mais simples nem tão pouco serem Católico?! Assim não seriam frequentemente acusados destes absurdos por gente mal intencionada. Ora convenhamos senhor A.R.C., que não faço ideia de quem seja, que o senhor é mais confuso do que eu, quando quero dizer algo de modo simples e não consigo! E, com a agravante que ainda tem a mente situada, uns séculos atrás, onde ainda ao Homem não era dada a possibilidade de aprender, porque essa possibilidade ficava trancada, naqueles que o senhor tanto defende: Catolicismo (não menciono aqui os Judeus, porque estes sempre se souberam salvaguardar dos olhares alheios, para fazerem de conta que não existiam ou se existiam, não passavam de vítimas de todos os Sistemas. Os Sistemas que eles mesmo sempre criaram! ... e mantiveram)

Tem continuação mas receio estar a dizer alguma coisa errada, daí que não sei. às vezes tenho medo do que eu mesma escrevo. Receio estar a prejudicar sem querer. (eu não me devia meter nistooooo!!!!!!!!!!

SolAzul

23 de novembro de 2008 às 20:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

SolAzul, estou contigo.

fora com os Judeus mais a religião que impingiram aos Europeus para controlarem o Ocidente...

fora com quem apoiar Judeus.

não te cales nunca !!!!

23 de novembro de 2008 às 21:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Em todo o lado que aqui se escreve "judeus" substitua-se por "cristãos".

24 de novembro de 2008 às 17:10:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home