sexta-feira, outubro 31, 2008

A NOITE DA PASSAGEM DE ANO CÉLTICA

Endovélico
Deus céltico «lusitano» oracular do Outro Mundo e da Medicina



Morrigan
ou «Grande Rainha», Deusa irlandesa do Outro Mundo, da Magia e da Guerra




Esta noite celebra-se a passagem do ano na antiga religião céltica do Ocidente europeu.
Na Gália, chamava-se Samonios; na Irlanda, Samhain. O termo designa o fim do Verão, isto é, o terminus da estação quente, luminosa, e o início da estação fria e sombria, princípio do ano no calendário celta. Efectivamente, do mesmo modo que os povos célticos contavam o tempo por noites, não por dias, também o seu ano começava em tempo de escuridão.
Acreditavam este povos que nesta altura do ano se tornava especialmente efectivo o contacto entre o mundo dos vivos e o Outro Mundo, o dos mortos. Uma vez que se tratava aqui de um tempo caótico, um tempo simbolicamente entre os tempos, ou seja, antes do ano seguinte e depois do ano anterior, era socialmente lícito assumir comportamentos desregrados e desordenados. Neste contexto inserem-se as mascaradas e a folia pela noite dentro.


Era também nesta data que na mitologia irlandesa se situava a mítica Cath Mag Tuireadh, grande batalha entre os Deuses Tuatha de Dannan e os monstruosos Fomor.


Nuada
Rei dos Tuatha de Dannan, em batalha


Um dos Deuses que teriam sido adorados na Irlanda na época do Samhain é Crom Cruaich, possível equivalente do Crouga lusitano.
Trata-se de um elemento da mais genuína cultura europeia; esta celebração só se popularizou na América por intermédio da maciça imigração irlandesa, visto que, inicialmente, os puritanos dos EUA a reprimiam, isto é, adoptavam a postura cristã mais rígida, enquanto, antes disso, a Igreja tinha adoptado a postura cristã mais maleável e manhosa, que consistiu em cristianizar as festas pagãs, daí o Samhain ter originado o «Halloween» e, em Portugal, o Dia de Todos os Santos. Os Irlandeses celebravam-na por isso com grande fervor e levaram essa tradição para além mar. Ver mais pormenores aqui, num curto documentário, um bocado simplificado e básico (na linha da americanice por vezes bacoca que agora domina o canal de História da TVCabo), mas suficientemente claro e informativo.
O mais interessante nesta celebração é que a sua forma comercializada é essencialmente semelhante à forma tradicional portuguesa - crianças que, em conjunto, batem à porta a pedir comida a coberto de uma simbologia, ou um poder sobrenatural (os fantasmas das máscaras americanas, o «pão por Deus» em coro das crianças portuguesas), e que, em vendo-lhes recusado o pedido, lançam sobre o morador não generoso alguma forma de maldição.

Quanto ao aspecto sombrio, que tão marcadamente caracteriza o «Halloween» anglo-saxónico, também existe na tradição portuguesa - segundo Leite de Vasconcellos, citado por Consiglieri Pedroso, há em Mondim da Beira a crença de que «as almas fazem na noite de Todos os Santos uma procissão com muitas luzes».



A festividade tem profundas raizes na tradição portuguesa, que serão eventualmente de origem pré-romana: vale a pena lembrar o que diz o professor Adriano Vasco Rodrigues na sua obra «Os Lusitanos - Mito e Realidade»: segundo o autor, a festa do Primeiro de Novembro era a mais importante do ano para os pastores da Serra da Estrela, mais até do que o Natal.
E porquê?
Porque o Natal consiste na celebração do solstício de Inverno, sendo por isso uma festividade típica de povos sedentários e agrícolas, enquanto o Primeiro de Novembro, marcando o começo da estação escura (por oposição à luminosidade do Verão e da Primavera), é próprio de povos nómadas, semi-nómadas, enfim, gentes de economia pastoril.

Mais adianta, Vasco Rodrigues, que, na aldeia de Longroiva (possível descendente do castro de Longóbriga), os jovens subiam ao Morro da Faia, monte íngreme, levando consigo figos e uma cabaça de vinho ou de aguardente, e, uma vez no seu topo, lançavam pedras, evocando um santo a cada lançamento e bebendo um trago de vinho em sua honra.
Estas pedras podem bem ser resquícios das cabeças de gado que outrora eram sacrificadas pelos Celtas em grandes hecatombes, pois que esta era a altura de abater todas as reses que não fossem necessárias à criação. Assim, na Serra da Estrela, é este o momento em que os pastores se reúnem e abatem o gado que não podem guardar no Inverno. Tomei conhecimento, já não sei onde, que há um ritual similar em aldeias escocesas, isto é, em plena nação celta...

Ao mesmo tempo, é curioso que na tradição anglo-saxónica haja um só dia de celebração nesta festividade, ao passo que na tradição portuguesa há dois: o Dia de Todos os Santos, primeiro, e, a seguir, o Dia dos Mortos. Ora, sabendo-se que o Catolicismo aniquilou o politeísmo por meio da substituição dos Deuses por Santos, e que, em total contraste, os protestantes, mais radicais e austeros, pura e simplesmente suprimiram por completo tudo o que se parecesse com o politeísmo, acabando com o culto dos Deuses sem «dar» ao Povo nada em troca (daí que o Portestantismo seja geralmente considerado mais seco e frio do que o Catolicismo), pode pensar-se se «Dia de Todos os Santos» não sera sucedâneo de «Dia de Todos os Deuses», talvez porque esta fosse para os pagãos da Lusitânia a celebração religiosa por excelência.

Celebre-se portanto esta data com quanto vigor for possível, é realmente aqui que está um dos baluartes da identidade mais autenticamente europeia - no contacto com as tradições mais sagradas da herança étnica ancestral.

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Glande meêlda. Ui, shou taum bom a.. aqui a shcrever no meu blog shobre o dia das bruxas... Vai majé trabalhar!

1 de novembro de 2008 às 11:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

tenho a impressão que o Endovélico era o Deus venerado no Alentejo mas admito que tenha começado a ser adorado na Lusitânia ancestral Pré-romana.
ele tem um templo no Alandroal :))

viva Endovélico !!!!

mil vezes o paganismo do que a merda judaico-cristã !!!

EUROPA CELTA E ARIANA !!!!

1 de novembro de 2008 às 14:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Afinal a vitima deste apedrejamento islamico
http://www.irishtimes.com/newspaper/breaking/2008/1028/breaking59.htm
não tinha 23 anos mas sim 13 anos
http://www.sun2surf.com/article.cfm?id=27042
http://www.humanrightsdigest.org/1785/somalia-girl-stoned-was-a-child-of-13
http://www.amnestyusa.org/document.php?id=ENGNAU200810317934&lang=e
http://www.wjla.com/news/stories/1108/566217.html

1 de novembro de 2008 às 15:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ariano, vai para a puta que te pariu!

1 de novembro de 2008 às 16:54:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Porque será que a noticia sobre o nacionalista frazão desapareceu do forum nacional? Há censura nas hostes nacionalistas caturo? É trafico de droga e de armas, é prostituição e apoio à imigração ilegal, mas que antro nacionalista é este. Ainda está no forum nacional a noticia de uma advogada do PND que ajudou a imigração ilegal, mas esta sobre o militante do PNR foi apagada. Uma vergonha.

1 de novembro de 2008 às 18:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Epá, se queres discutir esse assunto do Frazão vai ao Forum Pátria, que já lá há topico sobre isso
http://forumpatria.com/index.php?topic=2430.0

1 de novembro de 2008 às 19:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Há censura nas hostes nacionalistas caturo?"

grande novidade lol

1 de novembro de 2008 às 19:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Eu quero é ver o que é que a malta do PNR que diz que a trupe do Marocas não tem nada a ver com o mundo do crime diz agora depois de um hammer ter sido preso por tráfico de droga, agora este grande amigo do marocas ter sido preso por lenocinio, isto depois do marocas ter dado entrevistas em que dizia ter ligações ao submundo, que não pagava impostos, já para não falar nas condenações por extorsão e agressões inclusivé a nacionalistas?????

1 de novembro de 2008 às 21:17:00 WET  
Blogger Matos said...

Excelente post ;)

Quanto à questão do Frazão, é pena(a ser verdade) que o FN tenha suprimido tal noticia, acho que o debate e a introspecção em qualquer movimento, é essencial ...
Convém acrescentar, que o FN não é representativo do programa politico do PNR, é simplesmente um fórum publico acessível por qualquer individuo, e sujeito à selecção de temas que ao administrador lhe interessar .

1 de novembro de 2008 às 23:11:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Os testas de ferro do marocas caem um a seguir ao outro.

2 de novembro de 2008 às 19:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O marcolas é um empresario da noite falhado !

2 de novembro de 2008 às 19:30:00 WET  
Blogger Matos said...

«Contactado pelo Correio da Manhã, o líder do PNR, José Pinto Coelho, já garantiu que, caso Frazão seja condenado, «deixará de ser militante» do partido»

o que era suposto o PNR fazer mais?

« Os testas de ferro do marocas caem um a seguir ao outro.
O marcolas é um empresario da noite falhado !»

podes fundamentar essas acusações com factos? ou são simples imbecilidades?

3 de novembro de 2008 às 05:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O frasão já foi condenado a 5 anos de pena suspensa por lenocidio (chulice).

3 de novembro de 2008 às 14:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Z

3 de novembro de 2008 às 14:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E continua como militante do pnr.

3 de novembro de 2008 às 14:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

lenocinio

3 de novembro de 2008 às 14:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Verissinos.....seabras.....frazões...etc,etc

3 de novembro de 2008 às 14:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

m

3 de novembro de 2008 às 14:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

PNR-PARTIDO DA RISOTA NACIONAL

3 de novembro de 2008 às 15:06:00 WET  
Blogger Caturo said...

podes fundamentar essas acusações com factos? ou são simples imbecilidades?

Claro que, perante perguntas destas, a resposta da escumalha é invariavelmente a mesma - o silêncio...

3 de novembro de 2008 às 17:45:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ver artigo no esquerda.net sobre o militante do pnr acusado de lenocinio.

3 de novembro de 2008 às 18:13:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Curioso o comentário sobre o pedido de ajuda (no forum nacional) do mario machado para importar as duas brasileiras.

3 de novembro de 2008 às 18:16:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Curioso o comentário sobre o pedido de ajuda (no forum nacional) do mario machado para importar as duas brasileiras.

3 de novembro de 2008 às 18:17:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home