sexta-feira, julho 18, 2008

MUSLOS INDIGNADOS COM NOVO ESTANDARTE SÉRVIO DA BÓSNIA

A comunidade musla da Bósnia está podre de raiva pelo facto de o parlamento deste país muslo-serbo-croata ter adoptado um hino e um brasão que glorificam o nacionalismo sérvio e alegadamente minam a harmonia étnica desta república.
O acordo de Dayton posterior à guerra das Balcãs dividiu a Bósnia, que pertencia à Jugoslávia, numa Federação Muslo-Croata e numa República Srpska (sérvia), tendo cada uma de ambas as partes o seu próprio hino e cota de armas.
Em 2006, um tribunal decidiu que os hinos e cotas de armas usadas teriam de reflectir a igualdade entre muçulmanos, croatas e sérvios.
Ora o novo hino da República Srpska não faz qualquer menção à Bósnia e a sua cota de armas mostra a tradicional águia sérvia e uma torre de leão, sobre pequenos emblemas, um muçulmano e um croata.
Os parlamentares muslos acusaram os seus colegas sérvios de Nacionalismo e discriminação e votaram uma alteração da cota de armas e do hino, denominado «A Minha República» e que fala dum «país de Sol brilhante, onde vivem pessoas boas e honradas».

De notar que já em Abril um grupo de soldados do exército sérvio da Bósnia vaiaram o hino nacional bósnio e recusaram-se a prestar juramento à Bósnia. Em vez disso, juraram lealdade à República Sérvia da Bósnia.

Assim se vê o resultado da convivência forçada entre etnias debaixo do mesmo Estado, particularmente quando este Estado é feito de território «roubado» pela «Comunidade Internacional» aos Sérvios.
E claro, não admira que quem tenha a iniciativa de mais protestar contra o novo estandarte dos legítimos herdeiros da Bósnia sejam os escravos de Alá, que aí vivem como resultado da expansão imperialista otomana de há uns séculos...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

sou apologista de que se dividam em países independentes e então a paz voltara e os conflitos acabarão.
e la ia a europa ter mais 3 países.

18 de julho de 2008 às 21:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"E claro, não admira que quem tenha a iniciativa de mais protestar contra o novo estandarte dos legítimos herdeiros da Bósnia sejam os escravos de Alá, que aí vivem como resultado da expansão imperialista otomana de há uns séculos..."

serao racialmente otomanos? ou nao serao iguais aos servios e croatas?

18 de julho de 2008 às 21:50:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não sei que percentagem terão de «sangue» turco, se tiverem algum, mas que acabam por constituir um povo à parte, é inegável.

18 de julho de 2008 às 23:30:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home