quarta-feira, junho 11, 2008

«VIRIATO», DE TEÓFILO BRAGA


Recomendo mui vivamente que se aproveite o agradável e enriquecedor evento da Feira do Livro para se adquirir o magnífico e injustamente pouco conhecido «Viriato», de Teófilo Braga (1904).
Obra de ficção histórica escrita com grandiloquência épica e patriótica, é rica no que respeita à referência a tradições folclóricas, ou não fosse o seu autor um dos grandes antropólogos e etnógrafos da cultura contemporânea portuguesa, responsável por uma ampla e monumental recolha e registo de lendas, quadras, ditos, usos e costumes populares portugueses. E nem o subtil pendor anti-religioso, derivação usual do anti-clericalismo que marcou a sua época, o impede de pelo menos referir uma das mais bem conhecidas Deidades da Hispânia indo-europeia, que é Neton, Deus da Guerra.

É igualmente rica num género de fantasia heróica baseada num profundo conhecimento da cultura antiga da Europa Ocidental, nomeadamente da celta, chegando neste aspecto a incluir na narrativa certos elementos e pormenores que só um verdadeiro estudioso, assaz familiarizado com a matéria literária céltica, se lembraria de referir. Preenchendo, na medida das suas possibilidades, as lacunas no que ao conhecimento dos Lusitanos diz respeito, Teófilo Braga atribui a estes ancestrais o conhecimento de ciências druídicas, um sacerdócio indígena afim do druídico e até a posse dos segredos dos oghams, espécie de letras mágicas célticas miticamente criadas por Ogma, Deus da Eloquência e da Batalha, letras estas que são exclusivas, tanto quanto a historiografia oficial diz, dos Goidélicos da verde Eriu...
«Alfabeto» ogâmico, ou Beith-Luis, em que cada letra corresponde a uma árvore; rochedo com gravações ógmicas. Tanto quanto se sabe até agora, nada disto existe fora da Irlanda.

É todavia verosimilhante a ideia de que os Lusitanos sacralizassem certas e determinadas rochas, tal como os povos célticos continentais faziam, e tal como o Povo Português das aldeias faz ainda.

Particularmente interessante, e, mutatis mutandis, supreendentemente actual, é a teoria do autor a respeito da identidade étnica dos Lusitanos, míticos ancestrais dos Portugueses: tal como Martins Sarmento, Teófilo Braga também é da opinião de que a gente de Viriato, e de todo o ocidente ibérico, descende dos antigos e nebulosos Lígures, povo de cabelo e olhos castanhos que, vindo do norte ou do leste gelado, teria arribado à Ibéria muito antes dos Celtas, mais altos e mui loiros (e mais conflituosos, segundo o autor).
A Ciência actual considera os Lígures como um povo indo-europeu relativamente mal conhecido, sito no noroeste de Itália e sul de França, parente dos Celtas, mas cuja presença maciça na Ibéria não está de modo algum comprovada. Não se sustenta por isso a tese da ascendência lígure dos Lusitanos; todavia, o que muitos especialistas contemporâneos afirmam é, no essencial, o mesmo que Sarmento e Braga proclamavam: que os Lusitanos seriam filhos duma antiga migração indo-europeia, ou proto-indo-europeia, que, muito antes das migrações célticas, teria atingido o extremo ocidente europeu. É a partir daí notório o desvelo que Teófilo Braga põe em salientar a alegada pureza de sangue lígure-lusitana das gentes da Hispânia atlântica, bem como o contraste, de cunho político anti-iberista, que se esforça por exibir no que aos Lígures e Íberos diz respeito, opondo-os em tudo - os primeiros destacam-se pela sua sobriedade, dureza e amor à liberdade, os segundos pela reverência que sentem perante o poder e a majestade, daí que estes tivessem pactuado, quase desde sempre, com Roma, enquanto aqueles sempre lhe opuseram formidável e indómita resistência. Não deixa até de ser pitoresco o modo como na obra se acaba por atribuir aos três traidores certos e determinados tipos físicos «racialmente» estranhos aos Lusitanos (um assemelha-se aos Berberes, outro aos Celtas, outro aos Íberos).

Paralelamente, uma análise política e sociológica do texto não deixará de encontrar aí frequentes e (pouco) subtis invectivas contra a Monarquia e contra o Iberismo, e contra a dependência relativamente a uma grande potência estrangeira (a monarquia portuguesa apoiada pela coroa inglesa...), pondo na boca dos três que traíram Viriato (Andeca ou Audax, Ditalcon e Minuro) o apelo ao esquecimento das origens étnicas e à submissão a uma autoridade política imperial... e compreende-se que assim seja, tendo em conta que o autor veio a ser proeminente homem da Política nesta conturbada época, o fervilhante e conflituoso dealbar do século XX.

Quem quiser dar uma vista de olhos a algumas das passagens da obra, dirija-se a esta página e locuplete-se...

33 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente Caturo,dê uma vista de olhos a este site,s.f.f.
Vai ver que vai encontrar material de interesse.

http://www.omniglot.com/

12 de junho de 2008 às 09:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os ligures não eram indoeuropeus,eram basco-caucasianos.os celtiberos eram uma mistura de celtas da europa central com iberos indigenas e os cónios eram um povo á parte de antes dos indoeuropeus chegarem á peninsula ibérica.os bascos ainda cá estão e os espanhóis do sul são descendentes dos iberos.

12 de junho de 2008 às 12:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não deixa até de ser pitoresco o modo como na obra se acaba por atribuir aos três traidores certos e determinados tipos físicos «racialmente» estranhos aos Lusitanos (um assemelha-se aos Berberes, outro aos Celtas, outro aos Íberos)."

Lol imao.Como é que é?Quanto aos Berberes,percebe-se bem porquê:não são europeus,apesar de estarem perto;mais respeito pelos Iberos,eles são os filhos da terra,já cá estavam há muito tempo antes dos Celtas e tinham uma civilização brilhante;e os Lusitanos eram Celtiberos,com componente Celta e Ibera,eram produto dessa fusão.
Tens que ver essas falhas de História,ó Caturo.Estás-te a contradizer,ó pá!

12 de junho de 2008 às 13:03:00 WEST  
Blogger Inês said...

Muito bom artigo, Caturo. Vou aceitar a sugestão e adicionar o livro à minha lista de futuras compras.

12 de junho de 2008 às 13:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os ligures eram de tez morena e altos,um bocado como os sérvios ou croatas actuais.Os iberos eram morenos de estatura mediana e dolicocéfalos,os bascos altos e braquicéfalos morenos,e os celtas?
Aqui começa a controvérsia,para uns,ruivos e de olhos azuis,para outros,parecidos com os mediterranicos pré-indoeuropeus.
O caso das Ilhas Britânicas é curioso.Um exemplo do tipo bretão é o músico inglês Kevin Rowland,natural do oeste de Inglaterra,mais perto do País de Gales.Compare-se este com o jogador Paul Scholes e já dá para se ter uma ideia.

12 de junho de 2008 às 13:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ou compare-se o actor já falecido Dudley Moore com o spiceboy David Beckham.Um anglo-saxão e o outro bretão.

12 de junho de 2008 às 13:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O oeste de Inglaterra é mais celta bretão,o leste é mais anglo-saxónico.

12 de junho de 2008 às 13:25:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Correcto. E, além de mais anglo-saxónico, também é mais influenciado pela Escandinávia, devido à permanência medieval nessa zona dos Dinamarqueses (era o chamado «Danelaw»).

12 de junho de 2008 às 14:13:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Os ligures não eram indoeuropeus,

Não se sabe ao certo, mas os mais recentes estudos indicam precisamente que os Lígures seriam realmente indo-europeus, aparentados com os Celtas.



os celtiberos eram uma mistura de celtas da europa central com iberos indigenas

Não se sabe ao certo se eram realmente uma fusão em partes iguais, por assim dizer, ou, em vez disso, um povo fundamentalmente céltico influenciado pela cultura ibérica. A pesquisa mais recente inclina-se para a segunda hipótese, daí que o Celtibero seja hoje considerado como uma língua céltica.



e os cónios eram um povo á parte de antes dos indoeuropeus chegarem á peninsula ibérica

Também não se sabe. Pensava-se que os Cónios seriam efectivamente pré-indo-europeus, mas, mais uma vez, estudos mais recentes apontam para a possibilidade da sua origem indo-europeia.

12 de junho de 2008 às 14:31:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Lol imao.Como é que é?Quanto aos Berberes,percebe-se bem porquê:não são europeus,apesar de estarem perto;mais respeito pelos Iberos,eles são os filhos da terra,já cá estavam há muito tempo antes dos Celtas e tinham uma civilização brilhante;e os Lusitanos eram Celtiberos,com componente Celta e Ibera,eram produto dessa fusão.
Tens que ver essas falhas de História,ó Caturo.


Não, jovem. Tens de perceber o contexto das coisas... na passagem que comentas, não exponho a minha opinião, mas sim a do autor, Teófilo Braga. É ele quem diz que os Lusitanos não eram nem Celtas nem Iberos, não sou eu.

É também ele quem diz que os Lígures (antepassados, segundo ele, dos Lusitanos) sempre foram incompatíveis com os Íberos.

Mas já agora ficas a saber que a teoria segundo a qual os Lusitanos eram celtiberos, está já ultrapassada. As duas teorias principais da actualidade a respeito da origem e identidade étnica dos Lusitanos são:
- raiz céltica (os Lusitanos seriam assim mais puramente célticos do que os Celtíberos);
- raiz pré-celta indo-europeia arcaica.

E esta segunda aproxima-se, curiosamente, das teorias de Teófilo Braga e sobretudo de Martins Sarmento.

12 de junho de 2008 às 14:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Também não se sabe. Pensava-se que os Cónios seriam efectivamente pré-indo-europeus, mas, mais uma vez, estudos mais recentes apontam para a possibilidade da sua origem indo-europeia."

É pena que V. Exa. não nos faça o favor de nos dizer que estudos são esses.

12 de junho de 2008 às 16:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Já está encontrada a explicação para o aspecto físico do Caturo.
Alto, loiro e de olhos azuis só pode ser descendente dos ligures.

12 de junho de 2008 às 16:14:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Faço sim, quando me perguntam...

Um dos que o diz, com verosimilhança, é Ferreira do Amaral em «Portugal e os Filhos de Caim».

Mais informações, generalistas mas actualizadas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3nios

12 de junho de 2008 às 16:25:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Alto, loiro e de olhos azuis só pode ser descendente dos ligures.

Este nem sequer é capaz de entender o que lê, ehehehehh... lá raiva e vontade de atacar tem ele, mas quanto a capacidade para o efeito, nicles... :)

12 de junho de 2008 às 16:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não li esse livro, mas parece-me um livro com interesse suficiente para merecer ser lido.

12 de junho de 2008 às 16:30:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

Peço imensa desculpa por não comentar acerca do tópico, mas não posso deixar passar a minha opinião acerca de um tema presente no nosso país, quero só dizer que estou a 100% do lado dos Camionistas que convocaram o protesto dos últimos dias...a 100%. Finalmente, o Governo percebeu que não pode brincar e ignonar toda a gente durante todo o tempo.
A força do povo fez-se notória e ameaçou desgarradamente o governo "intocável"...que, tardiamente, se apercebeu que não é tão intocável assim.
É uma prova que o Governo só brinca até onde o povo deixa, estou orgulhosa dos actos e medidas tomadas para levar a cabo este protesto...mesmo os apedrejamentos, que foram, sem dúvida, necessários...ou então o protesto não teria valido de nada. A única coisa que lamento foi a morte escusada de um camionista, mas, isso foi um acto isolado de uma pessoa só, que não deve de ser julgado como se de um acto geral se tratasse.
Só tenho pena que o protesto não tenha continuado até os camionistas verem a sua principal exigência cumprida: Gásoleo Profissional. Parece que se satisfizeram com as propostas presentadas pelo Governo e deixaram esta exigência prioritária de lado. Mas, mesmo assim, gostei de ver a impotência do Governo, embora, na Comunicação Social já houvesse pategos que falassem em medidas drásticas, e que defendiam que o Governo deveria de ter usado a força policial para impedir que tal protesto se desse. Falavam que ninguem pode impedir a liberdade de circulação de ninguem, mas, esqueceram-se de dizer que se o Governo tivesse usado da força isso iria ser uma violação à liberdade de protesto, à liberdade de cidadãos-trabalhadores num estado dito democrático...balélas, só balélas de quem não tem mais nada para dizer. O que seria de nós se já nem protestar pudessemos?!!

12 de junho de 2008 às 17:57:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

Quanto ao tópico, infelizmente, neste momento as minhas finanças andam muito em baixo para poder comprar tamanha maravilha.

12 de junho de 2008 às 17:59:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Eu sou outro português que também acha que estes camionistas conseguiram ir buscar alguma garra aos genes. Pelos vistos deviamos ser muitos a torcer para isto dar buraco. :D

Quanto ao livro, as minhas finanças também andam em baixo, mas mas até sou capaz de fazer um esforço, vamos ver.

"Lol imao.Como é que é?Quanto aos Berberes,percebe-se bem porquê:não são europeus,apesar de estarem perto;mais respeito pelos Iberos,eles são os filhos da terra,já cá estavam há muito tempo antes dos Celtas e tinham uma civilização brilhante;e os Lusitanos eram Celtiberos,com componente Celta e Ibera,eram produto dessa fusão."

Também dizem que os celtas são dos lados dos berberes, por isso também te andas a contradizer.

12 de junho de 2008 às 20:14:00 WEST  
Blogger harms said...

Caturo, há tempos o JN andou a oferecer livros de autores portugueses. Inteiramente grátis! E um deles, por sinal, foi o Viriato.

12 de junho de 2008 às 21:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Parece que se satisfizeram com as propostas presentadas pelo Governo e deixaram esta exigência prioritária de lado."

Que propostas?
Obrigado.

13 de junho de 2008 às 03:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo...Amanhã vai haver uma manifestação,no Largo de São Domingos,organizada por associações de imigrantes,contra a chamada "directiva da vergonha",a tal disposição comunitária que facilita a expulsão dos ilegais.Segundo os cálculos mais recentes,existirão na Europa à volta de oito milhões,actualmente.
O evento está marcado para as 15h00.

13 de junho de 2008 às 09:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.edicoesmacaronesia.blogspot.com/

Conhecias este trabalho,da autoria de Alberto Peixoto,criminologista?As conclusões a que ele chega são algo surpreendentes.Nada como lê-lo.

13 de junho de 2008 às 09:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

com esta história da gasolina... camionistas parados... falta de gasolina... preços muito altos... o melhor é comprar um carro hibrido... energia alternativa...

13 de junho de 2008 às 14:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,qual é a tua opinião a respeito do Dia de Santo António?Não aproveitas este dia nem para comer uma sardinhada?Ora diz lá de tua justiça.

13 de junho de 2008 às 14:54:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não sou apreciador de sardinhadas, mas gosto dum bom feriado. E também gosto das marchas e do clima festivo tipicamente lisboeta.

13 de junho de 2008 às 15:06:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Caturo...Amanhã vai haver uma manifestação,no Largo de São Domingos,organizada por associações de imigrantes,contra a chamada "directiva da vergonha",a tal disposição comunitária que facilita a expulsão dos ilegais.

E viva a Europa Unida... :)

13 de junho de 2008 às 15:08:00 WEST  
Blogger Caturo said...

http://www.edicoesmacaronesia.blogspot.com/

Conhecias este trabalho,da autoria de Alberto Peixoto,criminologista?As conclusões a que ele chega são algo surpreendentes.Nada como lê-lo.


Podes dar uns tópicos? O que vi no site vi sabe a pouco, embora prometa muito.

13 de junho de 2008 às 15:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,não tive acesso a material relacionado com o livro,com muita pena minha,mas deixo-te aqui a página pessoal de Alberto Peixoto.

http://www.albertopeixoto.cjb.net/

Os artigos estão muito bem estruturados.O senhor tem grande capacidade de análise dos factos e mostra grande conhecimento da actualidade nacional.Recomendo a leitura.

13 de junho de 2008 às 17:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Aqui,um artigo sobre a manifestação de amanhã.


http://va.vidasalternativas.eu/?p=940

13 de junho de 2008 às 17:55:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Obrigado, Sílvia. É bom ver essa gente preocupada...

13 de junho de 2008 às 18:05:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

Que propostas?

Portagens reduzidas, no período nocturno, para profissionais do sector do Transporte de mercadorias, a majoração das despesas de combustíveis para efeito de despesas em sede de IRC, num mínimo de 20%, já em 2009 e a manutenção do valor do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) inalterado.
Manutenção do imposto de camionagem nos valores de 2007 nos próximos três orçamentos do Estado e uma indexação do frete ao custo do aumento dos combustíveis.
Uma forma especial de pagamento do IVA, já em vigor para o próximo ano fiscal.
Apoios específicos para a renovação de frotas, e para o abate de veículos em fim de vida e também subsídios para a formação profissional. E os pagamentos em atraso.

Penso que são estas as medidas, não sei se há mais.

13 de junho de 2008 às 19:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado, Shivafaa.

13 de junho de 2008 às 21:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Isso é que tinha sido um acerto, Harms...

13 de junho de 2008 às 23:42:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home