PAGÃOS INGLESES ZELAM POR SÍMBOLO SAGRADO
A Sociedade Arqueológica de Sussex pediu desculpas públicas aos pagãos que protestaram contra o uso da figura do «Long Man» de Wilmington para fins publicitários, quando algumas «gurus da moda» resolveram dar um ar feminil ao desenho, adicionando-lhe «totós», seios e ancas.
Efectivamente, Trinny e Susannah Undress fizeram um programa de televisão no qual pediram a mulheres vestidas de branco que se deitassem em cima da figura, em posições específicas, para criar o efeito de transformação.
Os pagãos da zona reagiram contra o que consideraram ser um abuso cometido contra um símbolo sagrado pagão.
Em consequência, o líder executivo da referida associação, John Manley, veio a público declarar que «A Sociedade Arqueológica do Sussex gostaria de pedir desculpa aos representantes da comunidade pagã, ou a quaisquer indivíduos ou grupos, que possam ter-se sentido ofendidos pela recente filmagem televisiva do Long Man de Wilmington.
Não foi intenção desta Sociedade ofender.
A Sociedade orgulha-se de preservar o Long Man.
No futuro, a Sociedade irá consultar os representantes da comunidade pagã e outras partes interessadas antes de sancionar quaisquer actividades significativas.»
Como se pode ler nesta página da Sociedade Arqueológica de Sussex, o «Homem Longo de Wilmington» é um desenho gravado na terra, que tanto pode ser pré-histórico como do século XV, ou talvez do século IV, o que, em confirmando-se, ligaria este misterioso monumento aos povos célticos, ou talvez germânicos, visto que houve já quem ligasse este desenho a certas figuras que aparecem representadas em elmos anglo-saxónicos.
Quanto ao seu significado, tanto pode estar ligado à fertilidade como representar um Deus da Guerra, visto que a sua cabeça parece ter a forma de um elmo e aquilo que a figura tem nas mãos não seriam, ao contrário do que se pensava, instrumentos agrícolas.
Etiquetas: Religião
3 Comments:
"Há uma coisa de forma confusa
Nascida antes do céu e da Terra.
Silenciosa e vazia,
Está só e nunca muda.
Gira e não se cansa.
É capaz de ser a mãe do mundo.
Não sei como se chama,
Por isso chamo-lhe "O Caminho".
Dou-lhe o nome provisório de "O Grande".
Sendo grande,pode dizer-se que está a recuar,
Recuando,pode dizer-se é longínquo,
Sendo longínquo,pode dizer-se que está a regressar."
Lao-tsé (Tao Te Ching[China c.600 a.C.])
"Meu sono da Primavera esqueceu a aurora.
Eis que as aves cantam de todo o lado.
Esta noite ouviu-se o vento e a chuva.
Quem sabe quantas flores agora estão caídas?"
Mong Hoa-Jen
"Ao mundo inteiro,acrescentou o nosso Pai Sol,dou a minha luz e o meu brilho;faço os seus campos frutificar e o seu gado multiplicar-se;em cada dia que passa,dou a volta ao mundo para assegurar um melhor conhecimento das necessidades dos Homens e para satisfazer essas necessidades.
Sigam o meu exemplo."
Mito inca ,relatado nos "Comentários Reais" de Garcilaso de la Vega,1556
Enviar um comentário
<< Home