quarta-feira, março 28, 2007

LISTA NACIONALISTA NA UNIVERSIDADE DE LISBOA

O Nacionalismo segue avante - e dirige-se precisamente para aquele que é talvez o mais importante sector da população nacional: o das escolas.


A lista X concorrente às eleições para a Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que decorrem hoje e amanhã, é alegadamente patrocinada pelo Partido Nacional Renovador (PNR).
~
Este grupo é constituído por nacionalistas que perfilham os ideais neonazis, como a supremacia da raça ariana (branca).

A denúncia circula na internet e segue-se a uma exibição de força no dia 15 de Março durante a qual “cerca de 40 skinheads estiveram na Faculdade e tentaram impedir os estudantes de pintar um mural antifascista”, alusivo ao 25 de Abril.
Noutro site, denunciado no mesmo comunicado, os nacionalistas, que usam a bandeira do PNR, congratulam-se com o “acontecimento único” e nunca visto “há mais de trinta anos”, numa referência ao sucedido a 15 de Março: “Tiveram [sic] presentes 60 nacionalistas para dar ânimo aos universitários parasitas e deprimidos.”
Indicando como membro da lista X um nacionalista cujo lema é “garantir a existência e futuro das crianças brancas”, o autor do alerta lamenta que a outra lista, U, seja afecta à JCP, em cujo voto ainda assim apela “para vencer os neonazis”.
Emanuel Guerra, da direcção cessante, disse ao CM que a lista U é “afecta à JCP” e confirmou “rumores de elementos ligados ao PNR na lista X, que se apresenta como não partidária e apolítica.

24 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo,

Sobre esta eleição nem um comentário? será que esta eleição é representativa?

O pessoal de letras deu-vos uma goleada....

Ah já sei, foram os media :(
Uma suguestão - nas próximas eleições concorram a mais câmaras, freguesias, etc. Aí terás um verdadeiro teste, mas ...esqueci-me que só existem desde 2001, etc,etc, etc e o PNR é boicotado,etc,etc, e os nacionalistas são perseguidos, etc,etc

"el estatístico"

30 de março de 2007 às 00:56:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sobre esta eleição nem um comentário? será que esta eleição é representativa?

O pessoal de letras deu-vos uma goleada....


Sim, era de esperar que uma lista ainda agora iniciada ganhasse de imediato... era sim senhor...


Ah já sei, foram os media :(

Tens razão. De facto, os anos, décadas, de maciça propaganda anti-racista e de aldrabices avulso não têm efeito algum...


Uma suguestão - nas próximas eleições concorram a mais câmaras, freguesias, etc. Aí terás um verdadeiro teste, mas

Uma sugestão - informa-te melhor, porque já temos concorrido em eleições nacionais e temos crescido sempre, de eleição para eleição.


...esqueci-me que só existem desde 2001, etc,etc, etc e o PNR é boicotado,etc,etc, e os nacionalistas são perseguidos, etc,etc

Já estás a aprender alguma coisa.

30 de março de 2007 às 11:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,

nas faculades o eleitorado renova-se mais rapidamente, n podes usar o argumento que só estás desde 2001....para o ano terás mais eleitores novos (caloiros-finalistas).

"El estatítico"

30 de março de 2007 às 12:12:00 WEST  
Blogger Caturo said...

nas faculades o eleitorado renova-se mais rapidamente, n podes usar o argumento que só estás desde 2001....

Pois não - é que a lista só se formou agora. Mais me ajudas...

Além disso, não são só os caloiros que votam, ou são?

30 de março de 2007 às 12:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

qm disse q s os caloiros q votam? só disse q entram caloiros e saem finalistas todos os anos. Portanto daki q 4, 5 anos o eleitorado é totalmente novo

el estatístico

30 de março de 2007 às 18:53:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Fora os repetentes, que são uma data deles, além daqueles que fazem uma disciplina por ano, que são os que mais ligados costumam estar às tais associações de estudantes.

30 de março de 2007 às 19:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,

és um ignorante simplificador...

"Fora os repetentes, que são uma data deles, além daqueles que fazem uma disciplina por ano, que são os que mais ligados costumam estar às tais associações de estudantes. "

el estatístico

30 de março de 2007 às 19:09:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não estou a simplificar nada. Só quem seja realmente ignorante ou queira atirar areia para os olhos dos outros é que nega que há um ror de alunos universitários que andam lá muito mais anos do que aqueles que a sua licenciatura tem.

30 de março de 2007 às 19:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,

Estamos de acordo quando dizes "que há um ror de alunos universitários que andam lá muito mais anos do que aqueles que a sua licenciatura tem" se fossem meuss filhos estavam bem arranjados.

Mas o q tem a ver com o tema das eleições? os repetentes são comunas? os bons alunos PNR's?

A questão é: a Universidades renovam-se, logo existirem há menos tempo não é 1 argumento tão forte como nas eleições autárquicas, legistaltivas, etc

30 de março de 2007 às 19:29:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Mas o q tem a ver com o tema das eleições? os repetentes são comunas? os bons alunos PNR's?

Não disse isso. Mas que é verdade que as associações de estudantes e os grupos partidários universitários estão cheios de repetentes, ou de quem faz poucas disciplinas por ano, isso é um facto. E essa gente já lá está bem estabelecida há muito.

Mas enfim, a ver vamos. Não será contudo fácil penetrar num antro que constitui precisamente um dos mais fortes baluartes da Esquerda em Portugal. É por exemplo aí que está uma das forças do Bloco de Esquerda.

30 de março de 2007 às 19:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,

por acaso conheço muito bem a FLUL, e garanto-te que não é um baluarte de esquerda...nem depois do 25 de Abril foi. Aliás, se o fosse, era complicado haver lista X...

A FSCH da UNL será bem mais um baluarte do PC,e principalmente do BE

el estatístico

30 de março de 2007 às 22:20:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pois eu também conheço a FLUL e sei que a maralha política estudantil divide-se entre o PCP e o BE.

1 de abril de 2007 às 01:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,

concordo contigo - a maralha política talvez se divida assim, mas a maioria (na FLUL e no país) está-se nas tintas -tal como o concurso do Salazar transformado num disputa entre Cunhal/Salazar (que deprimente, meu Deus).

Tal como no concurso a maioria do pessoal está-se nas tintas.

Fica uma luta entre os patetas das teorias da "luta de classes" e "luta de raças"...afinal tão parecidos uns com os outros;)na sua radicalidade e simplificações infantilóides

"el estatístico"

1 de abril de 2007 às 14:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Simplificação infantilóide» é querer reduzir o Nacionalismo a uma teoria de «luta de raças».

2 de abril de 2007 às 13:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,

Tens razão...há mais simplificações infantilóides...

mas curiosamente não dizes nada sobre as parecenças ...(o JPCoutinho, esse perigoso esquerdista também o referiu)

"el estatístico"


"el estatístico"

2 de abril de 2007 às 19:37:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O artigo que referiste ainda não me veio parar às mãos.

Mas, já agora, porque não as enuncias tu, assim em jeito esquemático? Poupava-se tempo...

2 de abril de 2007 às 19:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

não o consigo fazer desenhos através do teu bloque ;)

"el estatístico"

2 de abril de 2007 às 20:23:00 WEST  
Blogger Caturo said...

É natural, aqui não se fazem desenhos. Nem todas as tuas incapacidades são culpa tua. Não te disse por isso que fizesses desenhos. Apresenta as coisas assim, olha, atenção (no lugar dos xizes, deves colocar as letras que estiverem no artigo):
- xxxxxxxx;
- xxxxxxxx;
- xxxxxxxx;
etc..

2 de abril de 2007 às 20:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

não é nacionalista ler o expresso ou o senhor??!!

"el estatístico"

2 de abril de 2007 às 22:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Uma pessoa chega ao local, contempla os «graffiti» e acredita que está na Cova da Moura. Quase. O cenário pertence à Faculdade de Letras de Lisboa, que nos últimos tempos tem dizeres murais onde ‘fascistas’ e ‘comunistas’ se insultam alegremente. Dizem que é a campanha eleitoral para a Associação de Estudantes. Talvez seja. Não excluo que o fenómeno faça parte do Processo de Bolonha: as frases podem não revelar talento ou estudo, mas em termos de literacia básica mostram uma proficiência que eu não suspeitava nas nossas crianças. O problema é que as crianças não se limitam a vandalizar as instalações universitárias. Elas partilham com o mundo perplexidades teóricas que não têm razão de existir. Vejamos o caso do Nuno, apresentado como apoiante do Bloco de Esquerda e que se viu na súbita companhia de fascistas em lista estudantil. É o próprio quem o confessa, em história pungente: o pai aproximou-se dele, perguntou se o filho militava na extrema-direita e o Nuno, provavelmente a fumar um charro, respondeu: “Estás-me a ver com cara de «skinhead»?”. Eu não pretendo desiludir o Nuno, cujo rosto desconheço. Mas gostaria de lhe dizer que, politicamente falando, as diferenças entre os extremos são menores do que ele imagina. O Nuno gosta da ‘insubordinação’ e da ‘rua’? Os fachos também. O Nuno não aprecia as virtudes da democracia 'burguesa'? Os fachos também não. O Nuno tem horror ao capitalismo, abomina os Estados Unidos e marcha sempre contra Israel? Os fachos são a melhor companhia que ele pode encontrar. E se o problema final é uma questão de cabelo, alguém devia informar o Nuno que a ceifeira do tempo também acabará por polir essa última aresta."

3 de abril de 2007 às 02:23:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Porra que demoraste... entretanto, até já tinha lido o artigo...

Enfim. Tem muito de verdadeiro, sim. Mas nas hostes nacionalistas há mais duma tendência. Eu por exemplo sou pela Democracia, nunca marcho contra Israel e acho que os EUA são mais positivos do que negativos.

3 de abril de 2007 às 18:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caro Caturo,

completamente de acodo "Eu por exemplo sou pela Democracia, nunca marcho contra Israel e acho que os EUA são mais positivos do que negativos."

"el estatístico"

ps - n t esqueças q nas hostes nacionalista tb" há mais duma tendência":)

3 de abril de 2007 às 18:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Qual o significado desse último comentário?

3 de abril de 2007 às 18:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

foi uma gralha..."ps - n t esqueças q nas hostes não nacionalistas tb há mais duma tendência":)

3 de abril de 2007 às 21:17:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home