terça-feira, fevereiro 13, 2007

CRÓNICAS DO QUOTIDIANO TUGA

O rapaz que atingiu a tiro um jovem à porta da Escola Secundária Gil Vicente, na Graça, em Lisboa, é conhecido na zona. “Costuma parar junto do liceu. Dizem que rouba os miúdos”, conta uma moradora escusando identificar-se.

“É que nunca se sabe. Com estes gangs armados, o melhor é não nos metermos.”
O rapaz, de 19 anos, disparou, anteontem, um tiro contra um jovem, de 20 anos, atingindo-o na parte inferior da face. O primeiro foi detido e o segundo transportado pelo INEM (Instituto de Emergência Médica) ao Hospital de S. José, onde ficou internado.
Moradores na Graça conhecem ‘de vista’ o primeiro, mas nunca viram o segundo. Ambos, referem, pertencerão a gangs rivais.
“Fala-se de um ajuste de contas”, sublinham, garantindo que o tiro foi disparado à queima-roupa, à porta do café Plastik, na Rua da Verónica, local que o agressor frequentava.
Segundo adiantou ao CM fonte da PSP, a arma, uma 6.35, além de estar ilegal foi alterada.
Os moradores garantem ainda que o agressor “vinha com os amigos para roubar” e, segundo o que ouviram, já teria “assaltado um amigo da vítima”, facto que pensam estar na origem da ‘visita’ do jovem atingido, que “trouxesse também os amigos dele”.
Levou os amigos e um cão cuja raça os moradores, ouvidos pelo CM, não souberam especificar.
Após o disparo, que terá desfeito o maxilar inferior do jovem de 20 anos, os seus amigos desarmaram o agressor e atacaram-no, espancando-o, até à chegada da PSP, que terá sido alertada pela escola.
“Eles têm uma linha directa para a polícia”, referem os moradores, alguns dos quais têm ou tiveram filhos a estudar na Gil Vicente.
O agressor, que segundo os moradores residirá em Chelas, foi detido pela PSP, 11.ª esquadra (Penha de França) e já foi presente a um juiz.
A vítima, que residirá em Alfama, está internada no Hospital de S. José, livre de perigo, e já foi submetida a uma intervenção cirúrgica ao maxilar.
“Mas, pelo que já me disseram, deverá ficar com algumas marcas, como cicatrizes”, adiantou ao CM o proprietário do café Plastik, onde o jovem, depois de atingindo, se tentou refugiar do agressor.

QUEIXAS

ROUBOS
Moradores no bairro da Graça garantem que os roubos e assaltos aumentaram na zona desde que a Câmara de Lisboa encerrou ao trânsito o bairro de Alfama. “Isto agora é um barril de pólvora.”

MEDO
Dizem ter medo, sentimento que leva moradores e comerciantes na zona a tomarem algumas precauções, como saírem em grupos. “Ou até irmos buscar as mulheres para elas não subirem sozinhas esta rua [Verónica]. A polícia? Passam por aí dois agentes à entrada e saída dos miúdos da escola.”

GRUPOS
Sentados nos passeios, nas bermas dos estabelecimentos e entradas de prédios, ou encostados às viaturas estacionadas na Rua da Verónica, “eles passam aí o dia e a noite sem fazer nada. Ameaçam e levam o dinheiro e os telemóveis..."




E agora, a versão de quem conhece a história mais por dentro - do Fórum Nacional, retira-se a seguinte mensagem:
Pois, mas a verdade é que esta noticia não relata exactamente o que se passou...

É com pesar que venho comentar esta notícia que nada tem a ver com o que é relatado nos diferentes jornais em que foi publicada.
Conheço muito bem a vitima e fui mesmo há 8 anos atrás monitora dele na acção praia campo. Não faz parte de nenhum gang nem estiveram gangs envolvidos. É um miúdo impecável. O que se passou foi legitima defesa.

Passo a contar a história como ela realmente se passou e esta relatada por um dos intervenientes, o jovem que se envolveu na confusão juntamente com a vítima.

Um amigo da vítima foi assaltado por um preto residente em chelas (autor do disparo), aqui na nossa zona e resolveu juntar um grupo de amigos para procurar o ladrão e reaver as suas coisas. Andaram às voltas e nada de o encontrarem, uma vez que este tinha sido avisado que o procuravam se refugiou em casa. Mais tarde saiu de casa levando dentro da mochila uma caçadeira e uma pistola de alarme. Chegou ao café plastik, em frente à escola secundária de Gil Vicente e por instantes não se cruzou com o grupo que o procurava mas apenas com 2 amigos destes. Ao verem o preto entrar disseram-lhe que os amigos deles o procuravam pelo roubo que fizera. Este assim que entende que são todos amigos tira a caçadeira da mochila e dispara à queima-roupa contra a cara de um dos jovens com a clara intenção de matar, a meu ver, caso contrário disparava para um pé ou perna . Mesmo depois de atingido o jovem juntamente com o seu amigo desarmam o preto e quase o desfizeram com porrada completamente cegos com a atitude. O cão da vítima atacou também o preto uma vez que o viu atacar o seu dono. A vítima encontra-se internada no hospital de São José e garanto-vos que escapou por uma unha negra. Visitei-o ao final da tarde e fiquei bastante revoltada com o sucedido. Vê-lo ali nos cuidados intensivo depois de operado enquanto que o preto recupera apenas duma tareia que por pouco não o matou, ou melhor, que infelizmente não o matou! Foi uma questão de legitima defesa e garanto-vos que nunca tive ou teve alguém o que fosse a apontar a este miúdo e amigos. São miúdos com boa onda. Não pertencem a gang nenhum. Pelo menos eles. O preto já não sei. Diz-se que é de uma família de posses que residem em chelas, nem comento… O miúdo perdeu 4 dentes com o tiro, já foi operado e irá continuar por mais uns dias nos cuidados intensivos uma vez que o tiro foi muito próximo das vias respiratórias. Ficará irremediavelmente marcado quer a nível físico quer psicológico. Espero honestamente que se faça justiça. Se não for feita dentro dos tribunais estou certa que ira ser feita nas nossas ruas!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é sempre a mesma conversa... os agressores desculpabilizados, etc...

13 de fevereiro de 2007 às 23:29:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Que pivete!

14 de fevereiro de 2007 às 00:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Oh anónimo, ninguém quer saber o que foi o teu almoço hoje!

14 de fevereiro de 2007 às 01:02:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home