domingo, janeiro 07, 2007

CONSCIÊNCIA NACIONALISTA A AVANÇAR NA GALIZA

En el Día de la Patria Gallega, que es como los separatistas denominan al Día de Santiago y Día de Galicia, Anxo Quintana, elevado al rango de vicepresidente de la Xunta, pronunció un discurso furibundo contra España ante unos 5.000 exaltados militantes.

Quintana exigió el abono de la llamada deuda histórica y afirmó que el nuevo Estatuto debe quedar “blindado” para proteger las nuevas competencias. Afirmó que “ha llegado la hora de que el Estado español reconozca que está compuesto por varias naciones, y una de ellas es Galicia” y que se va a iniciar “la transformación democrática del Estado en un estado plurinacional, abierto, cooperativo y solidadrio”. En otro pasaje de su discurso habló de “un Estado de naciones libres que hablan de igual a igual para buscar soluciones comunes”.
(...)



E, porque o Nacionalismo se faz, eminentemente, pela língua nacional, voz étnica da Nação,

(...)La última del BNG, tras pedir un uso horario especial para Galicia o instar que las inscripciones en las tumbas se hagan en gallego, es obligar a las personas a galleguizar sus nombres. En una proposición no de ley el BNG solicita que todos los que ostenten cargos públicos y nombres «de relevancia» en ámbitos tan dispares como el deporte, la cultura, la economía o la religión «galleguicen» sus nombres en el Registro Civil. El BNG considera que la opresora España reprimió el ser de la nación gallega, autentico y diferente, castellanizando los nombres de los gallegos, -pobrecitos ellos- desvirtuando su identidad propia, de tal manera que hoy “no significan nada y sólo se explican por la negación de una nación y su idioma”. Pero gracias a Breogan está el BNG dispuesto a rescatar la “patria” gallega y a los modernos suevos de tantos siglos de confusión españolista.(...)

É assim mesmo, Galaicos - é mesmo este o caminho, o da consciência linguisticamente identitária, que leva à soberania, à libertação contra a «doma e castracion del reyno de Galiza», como se lia em tempos por terras de Castela; e os lacaios do imperialismo espanholista bem o demonstram, com a baba de rancor que vertem beiçolas abaixo, como se pode ler no mesmo artigo, no qual o ódio contra os Nacionalistas Galegos pinga em abundância:
Mediocres incapaces de ser nada en una nación grande y fuerte, en cuyo destino común se niegan a participar como ciudadanos anónimos, pero tan egoístas y mezquinos como para intentar empequeñecer su patria hasta lograr una ramplona y alicorta nación de opereta donde intentar ser algo.

Não sou galego, mas adoro ouvir «elogios» destes... tresandam a medo e a raiva impotente... e com razão...

CEIVE GALIZA, NAÇÃO DE BREOGAN!

28 Comments:

Anonymous Anónimo said...

“Cada vez mais as pessoas vêem as suas escolhas de comida como uma forma de acção política. É por isso que os do Bloco comem Caviar e os do PCP, Torresmos.”

Quitéria Barbuda

www.riapa.pt.to

7 de janeiro de 2007 às 22:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E já agora acertem a hora pelo meridiano de Greenwich...
Não tem sentido Madrid, Barcelona e A Coruña terem a mesma hora!!!

7 de janeiro de 2007 às 22:24:00 WET  
Blogger Vera said...

Fazes-me lembrar o vocalista dos Fingertips!

7 de janeiro de 2007 às 22:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo! És a favor de uma possível união entre Portugal e a Galiza, ou outras regiões espanholas?
E porquê?

7 de janeiro de 2007 às 22:38:00 WET  
Blogger Caturo said...

Evidentemente que sim, que sou a favor da união de Portugal com a Galiza, dado que constituem a mesma Nação, tendo para já a mesma língua.

8 de janeiro de 2007 às 10:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Não sei se a grande maioria do povo da Galiza tem grande consciência da sua identidade Galega, e prefere cada vez mais serem Espanhois Castelhanos.
Tirando a Catalunha e Euskadi as outras regiões estão pouco interessadas nas suas raízes próprias, e mais se afirmarem como unicamente Espanhois.
Não quer dizer que não hajam alguns nacionalistas Galegos, mas o resto da população está muito pouco virada para essas aventuras independentistas.

Visigodo

8 de janeiro de 2007 às 14:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Até nisso se nota que os Galegos são Portugueses: devem fartar-se de arrotar postas de pescada contra o poder central contra o "Imperialismo Castelhano", mas na hora de levantar os colhões da poltrona e fazer pela vida, isso tá qu'eto Alfredo!...
Parece que foi um General Romano que disse sobre os Lusitanos «esta Raça é de tal Raça que, não sabendo, governar-se... não se deixa governar!».
E com toda a razão.

8 de janeiro de 2007 às 17:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

lol muita esperança e pouco realismo

os Galegos pouco ligam à sua identidade, tanto na Galiza como no norte de Portugal.

Os da Galiza querem ser Espanhois, os do norte de Portugal querem ser lusitanos.
So uma pequena minoria opta pela independencia e por um pais independente Galego ou Galaico. Tambem so uma minoria fala Galego

Parece que ja esta no sangue dos Galaicos nao ligar à sua identidade, cultura, historia e lingua.

A Galiza nunca sera independente e muito menos estara unida a Portugal. Deixem-se de ilusoes.
Se alguem conseguir independencia sera Catalunha e Pais Basco.


E para nos penso que é o melhor.
Porque se a Galiza se torna independente, decerteza que irá querer a união com o norte de Portugal e então começara a financiar o independentismo nortenho.
Para o bem de Portugal do Minho ao Algarve é fundamental que a Galiza fique como esta.
Eu sei que era muito bonito ter a Galiza anexada a Portugal mas como diz o ditado, mais vale um passaro na mao do que dois a voar.

8 de janeiro de 2007 às 17:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Parece que foi um General Romano que disse sobre os Lusitanos «esta Raça é de tal Raça que, não sabendo, governar-se... não se deixa governar!».
E com toda a razão."

Isso era a respeito dos Lusitanos, não era a respeito dos Galaicos.

8 de janeiro de 2007 às 18:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Portugal e Galiza tem as mesmas raízes mas nunca foram juntos. Conheço uns galegos de Corunha, que não falam galego e se sentem como galegos e como espanhois.
A fracção ultra-nacionalista romântica (ficaram presos nas ideias românticas dos 1800's) deviam se interessar mais de Olivença que de montanheiro galegos. Deixam ai os galego tratar dos seus problemas. Como uns galegos nacionalistas dizem : "Portugueses de merda"

/Lobot 67

8 de janeiro de 2007 às 18:12:00 WET  
Blogger Caturo said...

A fracção ultra-nacionalista romântica (ficaram presos nas ideias românticas dos 1800's) deviam se interessar mais de Olivença que de montanheiro galegos. Deixam ai os galego tratar dos seus problemas. Como uns galegos nacionalistas dizem : "Portugueses de merda"

Que belo, um presumível amante da «humanidade» com Ó grande a querer fazer crer que dois povos irmãos se odeiam e que por isso o melhor é estarem afastados... sim senhor, cai-lhes a máscara cá com uma pinta, a estes «anti-racistas»... ;)

8 de janeiro de 2007 às 19:02:00 WET  
Blogger Caturo said...

Conheço uns galegos de Corunha, que não falam galego e se sentem como galegos e como espanhois.

Duvido que os verdadeiros Galegos considerem essa gente como verdadeiramente galega...

8 de janeiro de 2007 às 19:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"A fracção ultra-nacionalista romântica (ficaram presos nas ideias românticas dos 1800's) deviam se interessar mais de Olivença que de montanheiro galegos. Deixam ai os galego tratar dos seus problemas. Como uns galegos nacionalistas dizem : "Portugueses de merda"
"

Concordo inteiramente contigo.
Acho ridicula a atitude dos nacionalistas lusos. Andam sempre a falar e a orgulhar-se do passado lusitano e no entanto em vez de se preocuparem em reconquistar a parte da Lusitania que esta em maos Castelhanas, preocupam-se é com os Galaicos!! É ridiculo.
Nunca vi Germanicos que se orgulharem do seu passado e na hora de quererem anexar terras, escolherem terras que nao sao Germanicas em vez de escolherem terras Germanicas. E quem diz Germanicos diz outros povos.

É que acho mesmo ridicula esta atitude. Tanto orgulho em ser Lusitano e na antiga Lusitania, mas parece que é so garganta e gostar de contar historias bonitas, porque na realidade os nacionalistas lusos estao-se a cagar para a Lusitania.
Preferem anexar Galaicos e conquistar terras Galaicas!!
Sera isto complexo de inferioridade lusitana? Sera que preferem anexar Galaicos por estes serem menos morenos que os Lusitanos da parte Espanhola? Sera pela Galiza ser mais rica e desenvolvida que a parte Lusitana espanhola?
Sera por afinal la no fundo nao sentirem orgulho em serem lusos e por isso querem-se misturar com Galegos??
Enfim...

9 de janeiro de 2007 às 04:05:00 WET  
Blogger Caturo said...

Andam sempre a falar e a orgulhar-se do passado lusitano e no entanto em vez de se preocuparem em reconquistar a parte da Lusitania que esta em maos Castelhanas,

Que ideia tão ridícula, tão ignorante e tão atrasada mental. Isto é mesmo não saber nada de nada, não ter a menor ideia do que é uma Nação. É não perceber o básico - é que os Castelhanos são duma nação diferente dos Portugueses, falam uma língua diferente, logo, não poderiam ser colocados no mesmo saco que os Portugueses. A Lusitânia morreu, ou transformou-se.



Nunca vi Germanicos que se orgulharem do seu passado e na hora de quererem anexar terras,

Pois não, que ideia, não anexaram os Sudetas e não queriam tomar terras à Polónia... aliás, alguns nazis ainda o querem...

9 de janeiro de 2007 às 13:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"como se lia em tempos por terras de Castela; e os lacaios do imperialismo espanholista bem o demonstram, com a baba de rancor que vertem beiçolas abaixo, como se pode ler no mesmo artigo, no qual o ódio contra os Nacionalistas Galegos pinga em abundância:
Mediocres incapaces de ser nada en una nación grande y fuerte, en cuyo destino común se niegan a participar como ciudadanos anónimos, pero tan egoístas y mezquinos como para intentar empequeñecer su patria hasta lograr una ramplona y alicorta nación de opereta donde intentar ser algo. "

lol, os Castelhanos usam os mesmos argumentos que os Lusitanos contra os Galegos do Norte de Portugal.
"pero tan egoístas y mezquinos"
Inveja, egoismo e mesquinhez..

Tal Castelhano, Tal Lusitano
Quem nao vos conhecer que vos compre...


"Isto é mesmo não saber nada de nada, não ter a menor ideia do que é uma Nação. É não perceber o básico - é que os Castelhanos são duma nação diferente dos Portugueses, falam uma língua diferente, logo, não poderiam ser colocados no mesmo saco que os Portugueses. A Lusitânia morreu, ou transformou-se. "

Quem nao percebe o que é uma nação és tu.
Uma nação não é so a lingua, é tambem a etnia.
Por isso a Austria nao faz parte da Alemanha, por isso muitos Alemães racialistas querem separação da Alemanha do Norte e do Sul, etc, etc..
Por isso tambem em Espanha muitos Castelhanos racialistas querem separação da Andaluzia que tambem fala Castelhano.

Mete duma vez nessa cabeça dura, que nação nao é igual a lingua.



"Andam sempre a falar e a orgulhar-se do passado lusitano e no entanto em vez de se preocuparem em reconquistar a parte da Lusitania que esta em maos Castelhanas, preocupam-se é com os Galaicos!! É ridiculo."

Plenamente de acordo, é ridiculo.
Tanto lusitanismo para depois afinal andarem a beijar os pes aos Galaicos e quererem mistura com eles lol

9 de janeiro de 2007 às 22:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Estou de acordo, devemos centrar as nossas atençoes para Olivença e para os Lusitanos que estao em maos castelhanas, nao para povos que nada tem a ver connosco como os galaicos.


E para o Caturo:
Eles falam Castelhano ok, mas a lingua podemos mudar, daqui a um ano ou 100 anos, já o sangue nao podemos.
Os Galaicos da Galiza e norte de Portugal serao sempre Galaicos ou quanto muito Luso-Galaicos, enquanto os nossos irmaos Lusitanos em maos Espanholas, são Lusitanos de sangue e temos de lutar para que continuem a sê-lo.


Atenção que eu nao tenho nada contra os Galaicos, apenas defendo cada macaco no seu galho.
Nao tem sentido um pais com uma metade galaica e outra metade lusitana. Tem muito mais sentido um pais so com lusitanos ou so com Galaicos. O meu povo irmao esta na extremadura lusitana, sob maos castelhanas e precisa ser libertado.
O nosso dever como lusitanos é lutar pelos nossos irmaos lusitanos, nao pelos galaicos.

10 de janeiro de 2007 às 17:32:00 WET  
Blogger Caturo said...

Tal Castelhano, Tal Lusitano

Péssima comparação, porque o norte de Portugal não é uma Nação distinta do resto do País.

10 de janeiro de 2007 às 17:53:00 WET  
Blogger Caturo said...


Uma nação não é so a lingua, é tambem a etnia.


Então explica lá, com dados concretos, quais são as diferenças étnicas entre Galaicos e Lusitanos... explica...

10 de janeiro de 2007 às 17:54:00 WET  
Blogger Caturo said...

Os Galaicos da Galiza e norte de Portugal serao sempre Galaicos ou quanto muito Luso-Galaicos, enquanto os nossos irmaos Lusitanos em maos Espanholas, são Lusitanos de sangue

Não há diferenças de sangue entre Lusitanos e Galaicos - e, provavelmente, nunca houve.

10 de janeiro de 2007 às 17:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

diferenças etnicas claro que as ha.

e depois nao é so isso. É que uns sao Galaicos e outros sao lusitanos. Uns tiveram o seu pais chamado Lusitania, outros tiveram o seu pais chamado Galécia. Uns tiveram uma historia, outros tiveram outra. Uns eram celtas, outros celtiberos, etc, etc.

Sao povos diferentes por muito que tu queiras meter todos no mesmo barco.

Em Espanha tambem Castelhanos, Andaluzes e Lusitanos falam todos Castelhano mas sao povos diferentes, com um passado, historia, cultura diferente.
A lingua não é tudo. Ha tambem o sangue.

Por isso tem mais sentido que Andaluzia e Lusitania Espanhola se separam de Castela e tem mais sentido a Galiza e Norte de Portugal serem independentes e reunificadas.
Isso seria uma ibéria como deve ser, uma ibéria das etnias, não uma ibéria das linguas com povos diferentes no mesmo pais como o senhor Caturo quer.

10 de janeiro de 2007 às 20:13:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"A lingua não é tudo. Ha tambem o sangue."

Esqueces-te de referir além do sangue a historia e cultura.

De facto Galiza e norte de Portugal tem uma historia e cultura em comum e Lusitania Portuguesa e Lusitania Espanhola tambem o têm.

10 de janeiro de 2007 às 22:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"De facto Galiza e norte de Portugal tem uma historia e cultura em comum e Lusitania Portuguesa e Lusitania Espanhola tambem o têm"

Logo tem mais sentido Galiza e Norte de Portugal juntos e Lusitania PT e Lusitania Espanhola juntos.
Mesma historia, cultura e lingua, à excepçao das 2 lusitanias, mas isso depois muda-se com o tempo

a lingua podemos mudar, ja o sangue nao.

Mais uma vez digo as naçoes nao sao feitas por linguas, por isso Andaluzia e extremadura lusitana nao tem nada a ver com Castela, deviam ser paises à parte e o mesmo acontece com Norte de Portugal e Lusitania, Austria e Alemanha, França e Normandia, etc..

11 de janeiro de 2007 às 01:05:00 WET  
Blogger Caturo said...

diferenças etnicas claro que as ha.

QUAIS?


e depois nao é so isso.

O que é mais?


É que uns sao Galaicos e outros sao lusitanos.

E uns são minhotos outros são transmontanos, outros beirões... e depois?



Uns tiveram o seu pais chamado Lusitania, outros tiveram o seu pais chamado Galécia.

Muito bem, sim senhor, e os Minhotos chamam-se Minhotos enquanto os Transmontanos chamam-se Transmontanos, ainda bem que reparaste nisso... mas assim fica tudo na mesma... ainda não explicaste QUAIS são as diferenças étnicas.


Uns tiveram uma historia, outros tiveram outra.

Por aí cais já redondo, porque o norte e centro de Portugal têm uma história comum de milhares de anos.


Uns eram celtas, outros celtiberos,

ERRADO. Os Lusitanos não eram Celtiberos. Ou eram Celtas, ou Indo-Europeus doutro ramo que não o Celta; mas a sua semelhança étnica com os Galaicos foi assinalado por todos os autores. A religião da Lusitânia é praticamente igual à dos Galaicos - os Lusitanos estavam assim mais próximos dos Galaicos do que de qualquer outro povo, e os Galaicos estavam mais próximos dos Lusitanos do que de qualquer outro povo. De tal modo que já há quem fale num grupo linguístico lusitano-galaico, e isto muito antes de aparecer o Galaico-Português, não confundir.

Ou seja, já na Antiguidade os Lusitanos e os Galaicos pertenciam ao mesmo grupo étnico.




etc, etc.

QUAL etc.?



Sao povos diferentes

Mas diferentes EM QUÊ?



Em Espanha tambem Castelhanos, Andaluzes e Lusitanos

Que ridículo. Em Espanha NÃO HÁ Lusitanos e Castelhanos, há Castelhanos simplesmente. A extremadura espanhola faz parte de Castela.

11 de janeiro de 2007 às 11:26:00 WET  
Blogger Caturo said...

a lingua podemos mudar, ja o sangue nao.

Mas o sangue dos Lusitanos e dos Galaicos não é diferente.

11 de janeiro de 2007 às 11:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

eu tenho orgulho no meu passado lusitano e no facto de no passado termos tido um pais somente lusitano e nao um pais luso-galaico.
Acho que as nossas historias perdiam brilho caso nao fossem so lusitanos e fossem luso-galaicos. Gosto muito de saber que os lusitanos sozinhos fizeram frente aos romanos e nao uns luso-galaicos.

Como tal gostaria que podessemos voltar a ficar como no passado, um pais somente de lusitanos. Sozinhos conseguiriamos o brilho de outros tempos.

Eu tambem sou por uma Europa das etnias
etnia, cultura, historia, e so depois a lingua
Tambem concordo que a Andaluzia nao tem nada a ver com Castela. Pobres coitados dos Castelhanos.
O mesmo para Algarve e Lusitania, so nos estamos a prejudicar :(

Ls

11 de janeiro de 2007 às 18:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Estrabão devia ter toda a razão quando dizia que a Lusitânia era um território que ia do Tejo ao Cantábrico. Depois de tanto estudar este assunto, tenho de concluir que ou antes ou depois, eles resumem-se a tribos celtas que deram entrada na Peninsula ao longo de séculos e se foram empurrando, uns aos outros. Os nomes que se lhes dá de Galegos ou Lusitanos, foram dados por estrangeiros, caso dos Romanos ou Gregos, etc.Origiários daqui não há ninguem, pois ninguém nasce das pedras. Pelo que isso possa ter de bom ou mau, esta gente veio, ou antes ou depois lá do centro da europa. Eu penso que isso tem mais de positivo que negativo, quantos mais melhor, mas cada um é que sabe.
DS

29 de abril de 2008 às 22:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ora bem. De acordo.

30 de abril de 2008 às 13:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo Ls, o Viriato, para derrotar os romanos, o que fez sempre com sucesso, deveu-se a vários factores. Viriato, pensa-se que seria, já, alguém importante, sem dúvida com grande inteligência, astúcia e valentia. Por isso, quando enfrentou os romanos, fê-lo com um exército, relativamente, numeroso. Para isso, contando com o seu prestígio, juntou um conjunto grande de guerreiros, recrutados entre todas as tribos Lusitanas, tendo, inclusivamente, recrutado muitos guerreiros nas tribos a norte do Douro. Inclusivamente, Viriato, pagava-lhes.
Assim, deve-se concluir que, nas grandes lutas contra um grande inimigo, caso dos romanos, foi toda a nação Lusitana unida, que lutou e, sem dúvida, venceu. Mais se conclui que, para lutarem juntos, tinham de falar a mesma língua, ter a mesma cultura, deuses, etc, só assim se entende.
Por estes factos, sinceramente, sou levado a concluir aquilo que muitos dizem : Estrabão estava certo, os povos que habitavam o ocidente da península era o mesmo, só que vivia em tribos indepentes umas das outras, separadas.
É lamentável, ver alguém a escrever neste blog coisas sem qualquer nexo, sentido e realismo, procurando encontrar diferenças de qualquer maneira e feitio, mas sem qualquer fundamento.
DS

6 de junho de 2008 às 22:22:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home