terça-feira, outubro 31, 2006

SAMHAIN, SAMONIOS - REUNIÃO DO PRIMEIRO DE NOVEMBRO

Endovélico
Deus dos Celtici do Alentejo, Senhor do Mundo das Profundezas, Curandeiro, eventualmente Guardião dos Mortos


Morrigan, Grande Rainha (Mor Rigain), Deusa Céltica Irlandesa da Soberania, da Magia e das Batalhas, especialmente honrada nesta noite



Arawn, Senhor do Mundo dos Mortos, na tradição céltica galesa.


Esta noite celebra-se a passagem do ano na antiga religião céltica do Ocidente europeu.
Na Gália, chamava-se Samonios; na Irlanda, Samhain.

O significado deste nome prende-se com o conceito de reunião.
E, de facto, segundo o professor Adriano Vasco Rodrigues (in «Os Lusitanos - Mito e Realidade»), a festa do Primeiro de Novembro era a mais importante do ano para os pastores da Serra da Estrela, mais até do que o Natal.

E porquê?

Porque o Natal consiste na celebração do solstício de Inverno, sendo por isso uma festividade típica de povos sedentários e agrícolas, enquanto o Samhain, marcando o começo da estação escura (por oposição à luminosidade do Verão e da Primavera), é mais próprio de povos nómadas, semi-nómadas, enfim, gentes de economia pastoril.

Mais adianta, Vasco Rodrigues, que, na aldeia de Longroiva (possível descendente do castro de Longóbriga), os jovens subiam ao Morro da Faia, monte íngreme, levando consigo figos e uma cabaça de vinho ou de aguardente, e, uma vez no seu topo, lançavam pedras, evocando um santo a cada lançamento e bebendo um trago de vinho em sua honra.
Estas pedras podem bem ser resquícios das cabeças de gado que outrora eram sacrificadas pelos Celtas em grandes hecatombes, pois que esta era a altura de abater todas as reses que não fossem necessárias à criação. Assim, na Serra da Estrela, é este o momento em que os pastores se reúnem e abatem o gado que não podem guardar no Inverno.

Actualmente, a festividade é conhecida pela maioria como o «Halloween» ou «Noite das Bruxas», o que nem é mau de todo - mais vale isso do que não festejar de todo, pelo menos sempre se celebra algo de europeu, e sempre há algo de culturalmente recriativo nesse acto.



8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Onde é que estão as gajas?

31 de outubro de 2006 às 22:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

boas glaudio
precisava daquela noticia que poseste a tempos que falava dos chinas estarem a escravizar e explorar africanos. tentei encontra-la mas nao consegui
se souberes a morada diz-me

obrigado e continua o bom trabalho.

1 de novembro de 2006 às 15:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mitos Comunistas



(grandes aldrabices)

A Vítima de Alegre & Companhia

Antes de ir para o Canadá como delegado português na Organização Mundial da Aeronáutica Civil, era Director Geral da Aeronáutica e despachava directamente com o Dr. Oliveira Salazar. Após esta missão foi para Washington como militar da Nato. Finda a comissão, regressou a Portugal para ocupar novamente o mesmo cargo. Mas o organograma do Estado tinha mudado e entre o Director Geral da Aeronáutica e o Presidente do Conselho havia agora o Ministro das Comunicações. Delgado não gostou e incompatibilizou-se com Salazar. Como de costume numa democracia, chegaram as eleições presidênciais e resolveu concorrer. Perdeu, o povo não se deixou enganar por um indivíduo arrogante, politicamente ambicioso e amigo das filosofias totalitárias. Como não gostou do "não", pediu asilo político à embaixada do Brazil (uma ditadura). Alguns meses depois Salazar teve pena dele e deixou-o partir. Passeou-se por vários países (incluindo muitos de leste) a dizer mal de Portugal, até que se juntou ao grupo terrorista de Argel. Depressa se apercebeu do nojo onde se tinha metido e arrependeu-se, contactando o governo do seu país, para se entregar e revelar as atrocidades que o Grupo de Argel pretendia fazer no Continente e Províncias Ultramarinas (como foi confirmado pelo genocídio africano pós-25 de Abril). O local do encontro com a Brigada da PIDE comandada por Rosa Casaco foi combinado.

Alegre e membros do PCP conseguem subornar alguns elementos desse brigada (que desapareceram após o ataque). O general tinha de ser morto ! A prova disso é que até levaram cal, escondida do chefe.

Todos sabiam que Humberto Delgado andava sempre armado e que disparava caso fosse atacado. O golpe estava montado ! Quando fez sinal à PIDE da sua posição, um dos elementos da brigada, comprado pelo Grupo de Argel, puxou da arma e disparou contra ele. Tudo se precipitou, o plano comunista triunfou, o general de meia-tijela estava prostrado no chão, juntamente com a sua secretária para todo o serviço.

www.riapa.pt.to

1 de novembro de 2006 às 19:42:00 WET  
Blogger Caturo said...

precisava daquela noticia que poseste a tempos que falava dos chinas estarem a escravizar e explorar africanos. tentei encontra-la mas nao consegui

Caro camarada, por aí também não consigo encontrar o artigo... tens mais pormenores?

2 de novembro de 2006 às 11:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

so me lembro que dizias mais ou menos que afinal os chinas tambem escravizavam em angola
que nos ja deixamos de fazer isso mas eles continuam. Se fossemos nos a fazer caia o carmo e a trindade, enfim coisas desse genero

precisava disso para mostrar a um comuna que dizia que os chinas comunistas nao eram capitalistas nem escravizavam como as empresas europeias..

ok de qualquer maneira obrigado

continua o teu bom trabalho
ah e ja agora, tens metido muitas noticias para que ninguem concorde com a imigraçao muçulmana.
Ve se começas a meter noticias tambem acerca dos negros e outros nao europeus ;)

2 de novembro de 2006 às 17:48:00 WET  
Blogger Vera said...

Acho que isso era no MZ

2 de novembro de 2006 às 18:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Não era nada sua mentirosa! Não enganes o rapaz! Não era no MZ, era no ZM!!!

2 de novembro de 2006 às 22:07:00 WET  
Blogger Vera said...

piaaaaada

2 de novembro de 2006 às 22:31:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home