segunda-feira, outubro 16, 2006

JUDEUS PREOCUPADOS COM O CRESCIMENTO DO «NEO-NAZISMO» NA ALEMANHA

Notícia publicada em Setembro, mas que é cada vez mais actual...

BERLIM (Reuters) - Grupos paramilitares neonazis estão criando fortes redutos em regiões da Alemanha com problemas económicos e estão ganhando voz por intermédio de partidos políticos de ultra-direita, advertiu nesta quarta-feira o Conselho Central de Judeus na Alemanha.
O Partido Nacional Democrata, que já chegou a ser comparado aos nazistas, conquistou cadeiras numa eleição regional no Estado de Mecklenburg-Vorpommern, no leste do país, no domingo, renovando os apelos por sua proibição.
O Conselho Central de Judeus na Alemanha apóia esses apelos. Mas seus secretário-geral, Stephan Kramer, afirma que só a proibição do partido não será suficiente para acabar com o sentimento anti-estrangeiro presente em certas regiões do país, onde grupos paramilitares, ou "Kameradschaften", têm muita influência.
"Os neonazis dominaram as raízes há muito tempo", disse Kramer a repórteres numa entrevista colectiva junto com outros activistas anti-nazismo.
"Eles têm sucesso em vilarejos onde não há mais emprego, não há mais comércio, nem clubes sociais. Os cidadãos normais estão aceitando cada vez mais, e até entendendo, a actuação deles".
Embora alguns integrantes da coalizão de centro-esquerda da chanceler Angela Merkel tenham defendido uma nova tentativa de proibição do partido, o ministro do Interior, Wolfgang Schaeuble, disse ser contra a medida.
Segundo Kramer, os políticos estão demorando para se dar conta das mudanças na operação do NPD nos últimos anos. Ele também ressaltou o fato de que a influência dos grupos neonazis não se limita ao leste do país.
"Ninguém pode mais ignorar esse problema", disse Kramer. "Não é só um problema da Alemanha oriental. Temos de parar de pôr a culpa no leste e perceber que se trata de uma questão pan-germânica", disse ele.
Trabalhando bem próximo aos grupos paramilitares, o NPD conquistou 7 por cento dos votos em Mecklenburg-Vorpommern no domingo. Nas eleições de dois anos antes, o partido mal havia marcado presença, lembrou o activista anti-nazismo Guenther Hoffmann.Kramer pediu ao governo que aumente o financiamento de campanhas anti-nazismo de base e para que elas sejam ampliadas para outras partes do país além do leste ex-comunista.
O mais perto que o NPD chegou de entrar no Parlamento nacional alemão foi nos anos 1960, quando a Alemanha ainda estava dividida.
As tentativas recentes de extremistas de comprar propriedades no oeste do país mostram que a ultra-direita está reforçando sua presença física nessa região.
"Há até iniciativas, em algumas comunidades, em que radicais de ultra-direita estão fazendo campanha por asfaltamento ou pela protecção da vida selvagem para conquistar votos, inserindo suas opiniões políticas pelos fundos", disse Kramer.
Com os votos de domingo, os partidos de ultra-direita estão presentes em três das seis Assembleias Estaduais da Alemanha oriental. Os partidos não têm influência sobre a política nacional e são relativamente pequenos se comparados a movimentos semelhantes na França e na Holanda
.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Engraçado, se fosse verdade que eles são neo-nazis já há muito que tinham sido ilegalizados, pois na alemanha são proibidas organizações deste cariz!

Como sempre alguém anda a mentir ao povo, mas até prova em contrário não é o NPD!

17 de outubro de 2006 às 03:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Seu imbecil...
voce mora Alemanha por acaso?
Voce sabe o que se passa por aqui? Por favor entre no site do NPD ou no do Äpfelfront e veja voce mesmo se nao tem nava a ver com nazismo...
ignorante!

3 de novembro de 2006 às 10:07:00 WET  
Blogger Caturo said...

Prove, anónimo das 10:07:49, que o NPD é ns.

3 de novembro de 2006 às 11:35:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home