terça-feira, abril 04, 2006

POVO ACUSA PADRE DE MALTRATAR ANIMAIS

Do Correio da Manhã, via Fórum Nacional:

As cegonhas não andam com vida fácil em Portugal – depois dos técnicos da EDP, agora é – pasme-se – um padre a atacar as aves. A acusação vem de fonte insuspeita: os paroquianos.
Dizem que ele destrói o ninho na torre da igreja matriz de Olhão, apedreja o casal de cegonhas e parte os ovos. Parece anedota, mas é caso grave e está a indignar os moradores da Avenida da República, na cidade algarvia.
“Os animais são maltratados por uma pessoa que devia dar o bom exemplo”, diz Maria Estrela, residente num prédio em frente à igreja. “O padre agride e espanta as cegonhas.” Acrescenta que no interior do ninho existem tábuas, uma delas com pregos, como o CM pôde comprovar.
“Já o vi várias vezes com uma vassoura a tentar espantar os animais e a apedrejá-los de longe. Alguns ovos foram partidos e uma das cegonhas está aleijada na pata. E há dias apanhei-o a tirar parte do ninho de cima do telhado.”
Outra moradora, Maria Donath, considera “inqualificável” as acções contra as aves. “São animais que têm de ser protegidos. O ninho está ali há quatro anos e o casal nunca teve crias, o que também é estranho.”
A moradora alertou o Parque Natural da Ria Formosa (PNRF). Os vigilantes detectaram indícios “de que alguém tentou destruir o ninho”, segundo o biólogo Nuno Grade.

SEM TEMPO A PERDER
Os vigilantes vão dizer ao padre que o ninho não pode ser mexido e que, no final da época de criação, pode pedir para ser retirado. “A cegonha é uma ave protegida e o que está a acontecer é uma violação grosseira da lei. Não se pode perturbar os animais em época de nidificação.”
Quanto ao pároco, Luís Gonzaga, disse não poder “perder tempo com o CM”. Algum encontro avícola inadiável?



Se o padre ataca as cegonhas... quem é que vai levar os recém-nascidos a Olhão???