quarta-feira, abril 19, 2006

NOVA CARICATURA SATIRIZA A SUBMISSÃO AO ISLÃO E «VÊ» MAOMÉ NO INFERNO

Mais irritação islâmica: uma revista italiana publicou recentemente uma caricatura na qual Maomé está no inferno enquanto Dante e Virgílio tecem comentários ao que vêem:
«Dante - Aquele homem ali, cortado ao meio desde a cabeça ao umbigo, não é o Maomé?
Virgílio - Sim, e está cortado ao meio porque divide a sociedade, enquanto aquela mulher ali, com as calças em baixo, representa a política italiana perante o Islão.»


Veja aqui a caricatura.

E aqui, explica-se o caso em detalhe (em Castelhano).

O editor da revista, Cesare Cavalleri, disse que não queria ofender ninguém e até pedia cristãmente perdão se tal coisa acontecesse, isto depois de ter afirmado que não se pode temer a liberdade de opinião; e que se esta caricatura provocasse um ataque islâmico, isso só confirmaria as «posições idióticas» dos extremistas muçulmanos.

«De resto», acrescentou, «o desenho não é contra Maomé, mas sim contra a política ocidental de perda identitária.
Porquê tanta celeuma por causa de uma caricatura que representa o que já tinha sido escrito há séculos por Dante Alighieri?
»

Na famosa «A Divina Comédia» de Dante, Maomé é colocado no inferno (canto XXVIII). O pintor William Blake baseou-se nessa passagem literária para desenhar Maomé com as entranhas arrancadas e pendentes e para fazer também um «fresco» na catedral de Bolonha em que Maomé está a ser torturado pelo diabo (recentemente, foi gorado mais um atentado bombista islâmico contra esta igreja, depois de muitos anos de protesto islâmico contra a simples existência desta obra de arte).

Um porta-voz da União das Comunidades Muçulmanas Italianas, considerou que esta nova caricatura é «racista e odiosa e que ameaça fazer recrudescer a fúria que tinha já sido acalmada», etc., a conversa do costume de quem afirma, basicamente «Olhem que vocês baixem a bolinha, não nos façam zangar...».

A Opus Dei, por seu turno, apressou-se a deixar claro que nada tinha a ver com a revista que publicou a caricatura...