OS FILHOS DOS BRÁCAROS RESISTEM À INVASÃO
Do Jornal de Notícias, via Fórum Nacional,
Braga
Racismo e xenofobia preocupam a cidade
valores Sinais indiciam aumento da tensão de franjas radicais para com minorias étnicas
Associações de defesa dos direitos humanos ponderam tomada de posição em defesa dos imigrantes
Pichagens nas paredes e um blog na Internet trouxeram a inquietação a Braga. A cidade, que, nas décadas de 70 e 80, foi diversas vezes associada às posições de Extrema-Direita, vê despertar as ideias radicais, face aos imigrantes. No caso do "blog", o ataque dirige-se às "trabalhadoras do sexo com sotaque brasileiro". Nas paredes, a palavra de ordem é mais abrangente. Entendem os nacionalistas que a moral e bons costumes estão em degradação, mas há quem entenda o recrudescimento do fenómeno racista como resultante da falta de emprego.
"Em tempo de crise, as pessoas ficam desorientadas e vêem estas afirmações como provenientes de defensores da pátria", afirma Marisa Freitas, da associação Olho Vivo que, em Braga (como por todo o país), defende o integral respeito pelos direitos humanos, especialmente para com imigrantes.
Marisa entende que as causas das atitudes racistas se devem a uma certa visão que "aponta os imigrantes como responsáveis pelo desemprego. Está provado, em vários estudos, que eles vêm preencher lacunas".
Em Braga, há algum tempo que as paredes aparecem pichadas com frases nacionalistas e de teor xenófobo. Carlos Silva, docente universitário e com profícuo trabalho na área sociológica, entende que os sinais não são despiciendos e devem ser levados em conta "pelas instituições oficiais, resolvendo os problemas de naturalização". Marisa garante que esse é o principal motivo que leva os imigrantes à Olho Vivo.
O que é apontado como "sinais de inquietação por parte do blog Braga Nacional" sustenta-se, em página da net, "no facto de se ouvir, um pouco por toda a cidade de Braga, sotaque brasileiro e do incrível número de anúncios de "relax" onde o nome da nossa querida cidade surge com destaque". Parte o redactor do blog, "Tiago Filipe Braga", para a questão "Será possível que as famílias bracarenses não entendam a gravidade desta questão? Em defesa da família e do seu bem-estar, dizemos BASTA!"
Esta questão, argumenta Carlos Silva, deveria ser colocada, em primeira instância, "aos frequentadores das referidas casas e bares. A procura é que provoca a situação", alega.
Sobre o adensar dos sinais de xenofobia que vão emergindo na cidade de Braga, o docente universitário diz que "aceitar discursos xenófobos pode provocar actos de violência". Por isso, este será o ponto em que "todas as instituições devem dar o seu contributo para evitar que a situação se agrave".
Marisa Freitas entende mesmo ser "dever" de todas as associações que defendem os direitos humanos "assumir uma posição pública de contestação ao crescendo xenófobo que se perfila em Braga".
Declaração bracarense no desporto
Em 25 de Maio do ano passado, o Comité das Regiões da UE adoptou a denominada "Declaração de Braga" sobre a prevenção do racismo "pelo e através" do desporto. Esse compromisso decorreu da conferência sobre "O desporto como meio de luta contra o racismo e a xenofobia", organizada pelo Comité das Regiões, precisamente em Braga, em 19 de Maio de 2004. A declaração era dirigida às autoridades regionais e locais visando "suprimir a discriminação racial no desporto e utilizar o desporto como meio para promover a tolerância e a compreensão e favorecer a coesão social.
Preocupante, de facto - significa que Braga está de facto a ser iminvadida. Já não é só Lisboa e arredores, mas também o coração do norte, que seria a maior reserva populacional da raça branca em Portugal.
De qualquer modo, os camaradas bracarenses estão atentos e em acção. Daqui os congratulo pelo seu procedimento.
6 Comments:
Será assim tão dificil perceber que a xenofobia e o racismo aumentarão na proporção em que entram mais e mais estrangeiros??
Naturalizá-los não resolve nada porque NUNCA serão portugueses: a cor, a cultura, os valores, etc não mudam só porque lhes entregam um papel que diz que a partir de agora são portugueses. Dar-lhes cada vez mais direitos e menos deveres também não é sinónimo de uma boa integração: o comportamento criminoso dessa gente não acabará.
A "integração" é um mito. Não resultou no resto da Europa e não está a resultar em Portugal.
No caso das brasileiras, não me venham dizer que elas vêm para cá trabalhar ou "preencher lacunas". Elas só sabem fazer uma coisa: dedicar-se à prostituição. Mas como o futuro de Portugal está no Turismo, há quem pense que isto até é bom porque serve de chamariz. Como se já não bastasse a pedófilia, os incêndios e o buraco imenso do défice que nos afunda cada vez mais para denegrir a imagem deste país, também importamos lixo humano!
Sempre a defender o que não tem defesa possível essa gentalha da esquerda! Em vez de Associação Olho Vivo, deviam chamar-se Olho Cego!
No caso das brasileiras, não me venham dizer que elas vêm para cá trabalhar ou "preencher lacunas". Elas só sabem fazer uma coisa: dedicar-se à prostituição.
O Estripador de Lisboa que nunca foi apanhado que vá para Braga ou para Bragança, que é parecido.
«trouxeram a inquietação a Braga»
A Braga ou a "Braga" (estrangeirada & amigalhaços?)...
«No caso do "blog", o ataque dirige-se às "trabalhadoras do sexo com sotaque brasileiro".»
A escumalha imoral é que tem pena das prostitutas. Por isso é que eu continuo a bater na tecla do Cristianismo.
«mas há quem entenda o recrudescimento do fenómeno racista como resultante da falta de emprego.»
"It's about Race, you stupid!"
«"Em tempo de crise, as pessoas ficam desorientadas e vêem estas afirmações como provenientes de defensores da pátria", afirma Marisa Freitas, da associação Olho Vivo »
E quem é que defenda a Pátria, são eles?... E o "Olho Vivo" deles sei eu muito bem qual é, é o mesmo do BE!... E a insistência no termo "pichadas" só o vem confirmar!...
«Marisa entende que as causas das atitudes racistas se devem a uma certa visão que "aponta os imigrantes como responsáveis pelo desemprego. Está provado, em vários estudos, que eles vêm preencher lacunas".»
Algumas lacunas talvez, mas generalizam logo, ignorando que há Portugueses a emigrar para fazer os mesmos trabalhos porque cá já não lhes pagam um salário decente, pois preferem explorar os estrangeiros.
«o docente universitário diz que "aceitar discursos xenófobos pode provocar actos de violência".»
Então não é! E defender a Cultura, a Religião ou a Política também pode provocar actos de violência contra as outras!... Aliás, eu que gosto muito de Música Celta adoro espancar indivíduos que preferem "música" pimba!...
«Por isso, este será o ponto em que "todas as instituições devem dar o seu contributo para evitar que a situação se agrave".»
«"assumir uma posição pública de contestação ao crescendo xenófobo que se perfila em Braga"»
Ou seja, dirigir o pensamento dos Cidadãos!...
«A declaração era dirigida às autoridades regionais e locais visando "suprimir a discriminação racial no desporto e utilizar o desporto como meio para promover a tolerância e a compreensão e favorecer a coesão social.»
Ou seja, determinar com quem é que devemos praticar desporto e conviver. Coesão social leia-se misturada racial.
«Preocupante, de facto - significa que Braga está de facto a ser iminvadida. Já não é só Lisboa e arredores, mas também o coração do norte, que seria a maior reserva populacional da raça branca em Portugal.»
Mas, em relação aos desenraizados e "cosmopolitas" Lisboetas, eles são mais conscientes, como os Russos em relação aos Franceses e Holandeses.
À luta camaradas Bracarenses, expulsem os imundos invasores!
Até pode não gostar do Cristianismo, mas o que é certo é que o seu sistema de Evangelização é que é o apropriado para o Nacionalismo. Apesar de ser estranho andar a cativar pessoas para se salvaguardarem a elas próprias, o melhor que há a fazer é fazer como Guillaume Faye e David Duke na Rússia e difundir, criar focos de sobrevivência, onde existe quem seja mais receptivo ao Nacionalismo.
Enviar um comentário
<< Home