domingo, novembro 07, 2004

PERDA DOS MARES

O artigo 12 do Tratado da Constituição Europeia tira a Portugal o direito ao seu próprio espaço marítimo, que é precisamente a maior fonte de força (em riqueza e em influência política) da Nação, pelo menos em potencial.

É certo que a Europa tem de se unir para fazer frente às ameaças externas, tais como o Islão que quer entrar; a longo prazo, o oriente amarelo; e, a um nível diferente, menos grave, o poder imperialista yanke; e também às ameaças internas, tais como o Islão que já entrou e, estritamente associado a isso, a imigração.

Mas porque cargas de água é que a união de forças europeias tem de implicar que os Portugueses (e outros povos, naturalmente) percam o domínio sobre o seu próprio território no que se refere à própria riqueza?

Os pescadores portugueses estão revoltados e com razão. Não tendo meios para fazer frente aos barcos espanhóis, vão morrer à fome. Apelam, por isso, a que o povo vote «não» no referendo sobre o tratado, que se avizinha. Também eu e outros nacionalistas conscientes vamos fazer propaganda pelo voto negativo.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Um pequeno parêntesis: é que, quanto menor é a Liberdade e a Soberania dos Estados, menor é a Autonomia dentro deles, seja ela Autárquica ou Regional. As Regiões como a Galiza, Euzkadi, a Catalunha, etc, os Açores e a Madeira perderão tanta Autonomia quantos os Poderes que os Estados perdem. E, aqui, meteram-se com os "tipos" errados: se julgam que indivíduos como os Bascos ou o Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim se vão deixar ficar com qualquer ameaça à sua posição, estão redondamente enganados. Só por curiosidade: se pertencessemos a Espanha teríamos um Partido Nacionalista forte. Já dizia o José Maria de Eça de Queirós n' "Os Maias": o que nos fazia bem era sermos conquistados pela Espanha!...


Imperador

8 de novembro de 2004 às 14:43:00 WET  
Blogger Caturo said...

Caro Imperador, acha mesmo que um ou dois caciques põem em causa uma organização titânica como a U.E.?

Quanto ao que diz da ocupação espanhola, não creio que ganhássemos mais poder nacionalista se não fossemos soberanos...

8 de novembro de 2004 às 17:45:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O que é preciso é algo que acorde!... Além de que todos juntos conseguimos fazer frente, quantos mais, melhor!


Imperador

8 de novembro de 2004 às 18:21:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home