domingo, outubro 24, 2004

INCONTORNÁVEL

O Dr. António da Cruz Rodrigues, antigo líder do PNR, fez um comentário, no seu blogue «Aliança Nacional» à entrevista de Miguel Jardim feita pelo Causa Nacional. ACR fez questão de criticar o pensamento racial/étnico-identitário do entrevistado.
Crê ACR que o Nacionalismo «de futuro» não pode valorizar a racialidade e a etnicidade do povo.
A respeito disso, afirmei, na secção de comentários do blogue Pasquim da Reacção:
É tempo de perceber que ACR pertence a uma família ideológica e Miguel Jardim, pertence a outra. A questão identitária, étnica, racial, é crucial. Não é pois de admirar que ACR discorde de Miguel Jardim - pelo contrário. Essa discórdia acaba por ser tão natural como a diferença entre o PNR e o PS.

Diz bem certo camarada que de quando em vez comenta neste blogue que que não há ethos, neste mundo, sem a sua correspondência material. Ethos é espírito, e um espírito que não esteja ligado à matéria, é uma alma do outro mundo... um fantasma. Olhar para a própria raça e considerá-la igual às outras, é atitude que faz lembrar aquelas experiências post-mortem em que o indivíduo diz separar-se do próprio corpo e vê-lo, ao corpo, de cima... só um morto é que tem essa perspectiva. Alguém que já não tem apego e ligação ao próprio sangue, está morto neste mundo - é um cadáver adiado.

É por isso preocupante que tantos intelectuais partilhem dessa perspectiva. Sabendo-se que são sempre os intelectuais que, em última análise, ditam o futuro dos povos, este sinal não é nada tranquilizador para os europeus conscientes.

Em suma, ACR e Miguel Jardim pertencem a dois quadrantes ideológicos diferentes.
A diferença a respeito da questão racial/étnica-identitária, é essencial: não se trata de um simples pormenor, mas sim de uma derivação inevitável de dois modos de ver o mundo radicalmente opostos - de um lado, universalismo unificador, do outro, o mais autêntico Nacionalismo, preservação das justas distâncias entre os povos.

Adenda: acrescento algo a esta mensagem só para dizer que, como bem afirmou o camarada J.E. noutro local, ACR estava bem numa ala direita do PP, mas não como grupo nacionalista.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A esse propósito, vale a pena relembrar uma frase célebre de FRIEDRICH NIETZSCHE:

«Eu chamo um animal, uma espécie ou um indivíduo corrompido quando ele perde seus instintos, quando prefere o que é desvantajoso para si.»

Cumprimentos ao camarada Caturo e desejos de continuação do bom trabalho até aqui desenvolvido.

FilipeBS

24 de outubro de 2004 às 16:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Eu também agradeço ao Caturo o seu trabalho de investigação que é publicado no GLADIUS.

Ass: um cidadão anónimo

24 de outubro de 2004 às 16:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caro Caturo:

Por favor não utilize por enquanto o documento que lhe enviei ontem de madrugada por email, já que me falta verificar ali umas coisas. Acabo de lhe enviar outro email a explicar o porquê. O assunto não tem nada a ver com este post mas para o caso de o Caturo não abrir esse email a tempo, aqui fica também este alerta.

Cumprimentos,
PFR

25 de outubro de 2004 às 12:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E foi por causa das opiniões desse António da Cruz Rodrigues que eu nunca me tornei, até agora, Militante do P.N.R.. E também porque confiei nos outros Partidos. Votei no de Santana Lopes nas Autárquicas e ele demite-me o Comandante da Polícia por dizer que alguns locais de passagem das Marchas Populares eram por bairros de imigrantes criminosos. Votei no P.S.D. nas Legislativas (desejando, todavia, que o P.P. fizesse falta a uma Maioria para se complementarem), e sai-me o de Morais Sarmento com uma Lei da Televisão que proibe conteúdos "racistas" e "xenófobos" (à revelia, aliás, das próprias Leis Comunitárias), ou seja, faz com que os simples conteúdos que o P.N.R. passou na Rádio mas não na Televisão só possam passar na Rádio (até porque felizmente ninguém se lembrou de fazer uma analogia), e como se isso não bastasse vai o Nacionalista Paulo Portas e aprova uma Revisão Constitucional que submete a Lei Portuguesa em termos totais e absolutos à Lei Europeia (semelhante à submissão total do Islão, mas desta feita a nada de Divino!...), acto que foi desde logo criticado pelo Manuel Monteiro, em quem votei depois nas Europeias, julgando que, apesar de saber que ele "temia os Nacionalistas" (como li algures num dos sites ligados a este), com Fé de que tal lhe fosse passando e ele fosse igual aos Partidos que, nessa altura, ganharam ainda mais força e representação na Europa. Até na Campanha fez um discurso a comparar a Europa a um condomínio, em que havia coisas comuns (que costumam ser poucas num condomínio), mas que não podiam impôr a cada tenente as pessoas que haviam de receber ou de deixar de receber em sua casa, o que era um claro piscar de olhos à Causa (para enganar, afinal de contas). Qual não é o meu espanto quando o Caturo me diz que ele queria meter cá imigrantes de África e ainda teve o desplante de criticar o P.N.R. e o Le Pen!... Após ter considerado ainda dar uma segunda oportunidade e votar no P.P. (o qual já apoiei sem nunca ter chegado a votar nele!...), o que depois se verá, o que me parece, e agora que saiu o António da Cruz Rodrigues (por motivos óbvios, parece-me), que o melhor que eu tenho a fazer é juntar-me a quem eu sempre devia ter juntado, apesar das minhas proximidades com outras Forças Partidárias (mas enfim, só o Nacionalismo é que nos une, quanto a métodos Políticos e outros Valores, existe pluralidade).

Imperador

25 de outubro de 2004 às 14:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me de perguntar: quem é o novo Presidente? É este Miguel Jardim? OU é o Cabeça de Lista às Europeias, José Pinto Coelho?

Imperador

25 de outubro de 2004 às 15:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O novo presidente é Paulo Rodrigues. E olhe que ACR já saiu há uns anitos...:)

Saudações

25 de outubro de 2004 às 16:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

José Pinto Coelho

25 de outubro de 2004 às 16:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sim, lemro-me que as missivas vinham assinadas por Paulo Rodrigues, mas como me lembro ainda recentemente (às vezes, julgo que as coisas são mais recentes e afinal são mais antigas, ainda me não habituei a ver o tempo a passar tão depressa como sinto com esta idade) de ver referências a António da Cruz Rodrigues, julguei que ele ainda era o Chefe Máximo. Em todo o caso, ele saiu mesmo por não ser um verdadeiro Nacionalista ou foi por outro motivo?


Imperador

25 de outubro de 2004 às 18:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Presidente do PNR e cabeça de lista às Europeias: Paulo Rodrigues (o cabeça de lista falava em último no tempo de antena, antes falavam outros elementos do PNR).

O Dr. António da Cruz Rodrigues saiu de presidente porque perdeu as eleições para a Direcção e depois afastou-se do partido.

26 de outubro de 2004 às 22:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas na lista de Candidatos afixada na Junta de Freguesia à porta de cada sala tinha como cabeça de lista o José Pinto Coelho!...
O outro perdeu as Eleições? Pudera!... :-) Depois de ter defendido aquilo, a única coisa decente a fazer era afastar-se!


Imperador

29 de outubro de 2004 às 15:20:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home