segunda-feira, agosto 30, 2004

SINAL DOS TEMPOS

Nos Jogos Olímpicos que ontem terminaram, registou-se o dobro dos casos de «dopping» em relação aos Jogos Olímpicos de há quatro anos.

Li há pouco tempo um artigo interessante, no msn, sobre um estudo que demonstra o aumento da batota nas vidas dos cidadãos de todo o mundo. Batota, mentira, falsificação, sempre com o intuito de ganhar, vencer ou ganhar algo, sempre, a todo o custo, sacrificando a ética sempre que necessário. Fugas aos impostos (não é só em Portugal, como muitos miserabilistó-masoquistas tugas querem fazer crer), cábulas nos exames, droga no desporto. As justificações de quem procede deslealmente são quase sempre as mesmas. Saliento especialmente duas: «os outros também fazem...», «só fiz uma coisita simples que não prejudica ninguém...».

Quanto à primeira, é demonstração de falta de carácter - e é tanto mais sintomática da tibieza mental reinante quanto mais é utilizada pelas pessoas ditas «normais». É a garantia de que a populaça é como um rebanho de carneiros, para o pior e para o ainda pior.

Quanto à segunda, evidencia bem o cerne do problema: ausência de ideal. De gosto pelos valores em si, independentemente da sua aplicação prática. Dizer que se pode cabular porque não se prejudica ninguém, é cair no laxismo ético o qual, tal como uma bola de neve, aumentará. É um princípio de relativismo moral que só contribui para a dissolução da firmeza interior e vertical.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

São os "heróis" de hoje, drogados e sem princípios.

1 de setembro de 2004 às 09:25:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home