terça-feira, março 30, 2004

OS PIOLHOS

Quando, no debate ocorrido no Centro de Congressos de Lisboa, Mário Soares disse que Bush perderia as eleições nos E.U.A., foi apoiado com efusivos aplausos, mais entusiastas do que quaisquer outros que se tenha ouvido na tsf quando deu a notícia do evento.

Torna-se ridículo o ódio e a militância da esquerda europeia perante o actual presidente dos Estados Unidos. Até parece que o homem é presidente do mundo e que come crianças ao pequeno-almoço. Empenha-se a esquerda «portuguesa» em vilipendiá-lo como se pudesse alterar os resultados eleitorais norte-americanos...

Se Bush tem muito poder, é, em parte, porque lho reconhecem e porque os próprios políticos europeus lho dão.

E, se o odeiam, é sobretudo porque o sujeito se situa à Direita, e a Esquerda, fundamentalmente anti-democrática - porque pura e simplesmente não tolera a divergência ideológica e «pune» com juízos de valor moralistas quem adopta ideologias opostas aos valores de Esquerda - pura e simplesmente não admite que alguém de Direita possa estar no poder.

É tão simples e primário como isso.

Lembro, por exemplo, o afã com que a esquerdalhada mais devota pedia a demissão de Durão Barroso, por dá cá aquela palha, poucos meses depois de este ganhar as eleições, quando ainda nem tinha tido tempo de fazer fosse o que fosse, tal é a fúria idiota da gentinha primária, que é mesma que insulta o árbitro, nos estádios, quando o árbitro castiga um jogador da equipa dos «bons».

Além do mais, Bush tem a ousadia de tomar posições de força contra os inimigos do Ocidente... pecado capital, para a Esquerda, que antes prefere ver o seu próprio povo a pedir diálogo, mesmo tendo de se rebaixar, do que permitir que a sua própria gente agrida ou sequer resista pela força ao «outro», que a Esquerda ama, seja qual for esse «outro» (excepto o «outro» ideológico, que é sempre odiado sem restrições pela Esquerda em geral).