terça-feira, janeiro 06, 2026

UM GENERAL RUSSO HERÓI DE GUERRA FALA SOBRE O ACTUAL ESTADO DA RÚSSIA

«O general russo reformado Leonid Ivashov, após assistir ao discurso de Ano Novo de Putin, demonstrou uma clara compreensão da situação da Rússia:
“- Ouçam, sou professor, general e investigador geopolítico com décadas de experiência. Assisti a este espectáculo de quatro horas e não vi um líder, nem um comandante, nem um defensor do povo. Vi apenas um homem a viver num conto de fadas enquanto o resto do país luta para sobreviver com 16000 rublos por mês.”
Ivashov opôs-se à invasão da Ucrânia desde o início e, nesta entrevista, reiterou a sua discordância com os acontecimentos recentes na Rússia. Aqui estão algumas das suas outras declarações notáveis:
“Mesmo antes da chamada ‘operação militar especial’, alertei para as consequências. Os últimos quatro anos confirmaram a precisão e a gravidade destas avaliações”.
“Não obtivemos um único sucesso a nível tático ou operacional e, a nível estratégico, sofremos derrotas em todas as frentes.”
“Todos os ramos da indústria foram destruídos.”
“A ciência está em estado crítico e a educação entrou em colapso total.”
“O aumento dos preços é um sinal alarmante: o povo russo está cada vez mais pobre.”
“O sistema de saúde está em ruínas. Todas as regiões estão a cortar nas despesas com medicamentos.”
“A qualidade dos alimentos está a deteriorar-se; o óleo de palma está por todo o lado; os alimentos na Rússia estão a tornar-se tóxicos”.
“A única área em que a Rússia é ‘líder’ no mundo são os indicadores demográficos. Lideramos na taxa de DESAPARECIMENTO. Mesmo sem a guerra — e a guerra só se intensifica — o número de homens está a diminuir rapidamente.”
“Restam-nos apenas aliados como a Coreia do Norte e a Bielorrússia, mas não nos podem ajudar: só podem drenar as nossas finanças — e as nossas finanças estão a esgotar-se.”
“Trabalhei com os chineses durante muitos anos, e a China não é nossa aliada; isso é uma invenção e propaganda do Kremlin.”
“Um fracasso estratégico (na guerra com a Ucrânia) pode muito bem levar ao colapso da Rússia.”»
*
Fontes: 
https://www.facebook.com/photo?fbid=25726127887024934&set=a.136574409740300
https://www.youtube.com/watch?v=dP_hAbpehMM

* * *

Óptimo, se for verdade. Óptimo a curto prazo, bem entendido. Se um dia for preciso contar com a Rússia para fazer frente à China, aí é que pode ser mais chato.