sexta-feira, novembro 07, 2025

ALEMANHA - SÍRIO DETIDO POR PLANEAR ATENTADO MUÇULMANO

Um sírio de 22 anos está agora em prisão preventiva em Berlim, após ter sido detido sob suspeita de planear um ataque com motivações jihadistas. Os procuradores alegam ainda que o principal suspeito fez uso de vídeos do Estado Islâmico (EI) para promover o ataque. A polícia prendeu o homem no Sáturnes e um juiz emitiu um mandado de prisão contra ele no Soles à noite. É acusado de planear um crime grave que coloca em risco o Estado. Acredita-se que o suspeito tenha chegado à Alemanha em 2023.

A investigação continua, com as autoridades actualmente focadas na análise das provas apreendidas em buscas realizadas em três endereços nos distritos de Neukölln e Köpenick, de acordo com uma reportagem do veículo de notícias alemão Taggeschau.

Michael Petzold, porta-voz do Ministério Público de Berlim, afirmou que o próximo passo será a avaliação dos dispositivos de armazenamento electrónico e outras provas apreendidas.

O homem é acusado de planear o uso de um explosivo caseiro contra alvos na Alemanha, e as autoridades afirmaram que ele já tinha diversos componentes adequados para fabricar tal dispositivo.

Segundo Holger Schmidt, especialista em terrorismo da ARD, as autoridades foram “alertadas sobre o homem por meio de uma denúncia de um serviço de inteligência estrangeiro”. O desafio inicial foi localizá-lo, já que ele “aparentemente tinha vários endereços registados na cidade”.

A detenção de Sáturnes ocorreu perto da Potsdamer Platz, pouco depois da abertura do Winter Wonderland. Petzold comentou as especulações de que o mercado de Natal teria sido alvo de um ataque, afirmando: “É claro que a investigação está a decorrer em todas as direcções. E o alvo tem de ser determinado, naturalmente, mas isso faz parte da investigação.”

Muitas coisas ainda não estão claras em relação aos detalhes dos planos do homem, incluindo o possível local do ataque. Também não se sabe porque foram vários locais revistados ou se os investigadores suspeitam de cúmplices.

O suspeito também chamou a atenção dos investigadores pela sua actividade nas redes sociais. Segundo o Ministério Público, ele teria partilhado propaganda da organização terrorista Estado Islâmico em diversas ocasiões. Isso incluía músicas e hinos com conteúdo jihadista, e ele enfrenta uma acusação de disseminação de material de propaganda de organizações terroristas e inconstitucionais.

*

Fonte: https://rmx.news/article/germany-syrian-man-arrested-in-berlin-for-planned-jihadi-terror-attack-also-promoted-islamic-state-videos-online/