quarta-feira, novembro 05, 2025

BÉLGICA - MINISTRO DA DEFESA DIZ QUE MOSCOVO PODE SER ANIQUILADA COM ATAQUE NUCLEAR E AFIRMA QUE TRÁFICO DE DROGAS EM BRUXELAS PODE EXIGIR INTERVENÇÃO MILITAR NAS RUAS

O ministro da Defesa belga, Theo Francken, não poupou palavras duras contra Moscovo em entrevista recente: “Putin sabe que se brincar com armas nucleares, Moscovo desaparecerá do mapa e o fim do mundo estará próximo”, disse ele ao De Morgen.  
Com as especulações sobre um possível ataque de Vladimir Putin à Europa Ocidental com armas nucleares e as constantes ameaças da Rússia em relação às suas capacidades, o jornal belga De Morgen questionou o ministro se os temores de um ataque com mísseis lançado por Putin contra Bruxelas eram justificados. Francken respondeu: "Não, porque aí ele atingiria o coração da OTAN e nós arrasaríamos Moscovo", conforme citado pelo Mandiner
Francken admitiu que a Rússia é uma “potência geopolítica” com um “exército forte e um espírito de luta formidável”, e que seria um erro não temê-la, mas nem mesmo Putin irá longe demais.
Ele também garantiu aos leitores que não tem dúvidas de que o presidente dos EUA, Trump, respeitará o Artigo 5. 
Quanto à ideia de um Exército Europeu, o ministro belga rejeitou-a veementemente. "Quem acredita num exército europeu está a vender castelos no ar", afirmou. "Felizmente, temos a NATO, que demonstrou mais uma vez a sua eficácia com a defesa aérea na Polónia e na Estónia", declarou ao jornal.
Francken também teve palavras duras para a capital belga, Bruxelas, que enfrenta um crescente problema do tráfico de drogas. Sobre a declaração de George-Louis Bouchez, líder do Partido Liberal da República da Bélgica (MR), de que se deveriam enviar soldados deveriam ser enviados às ruas, o ministro concordou que esta talvez seja a única opção: “Se não enfrentarmos a guerra às drogas e a insegurança, o câncer de Bruxelas espalhar-se-á ao Brabante Flamengo”, disse ele. “Exige isto caqui nas ruas? Então, exigi-lo-emos”, afirmou. 
*
Fonte: https://rmx.news/article/nato-will-flatten-moscow-if-europe-attacked-with-nuclear-weapons-says-belgian-defense-minister/

* * *

Ora aí está como fala um verdadeiro líder estatal. Bate certo: Theo Francken é militante da N-VA, Nieuw-Vlaamse Alliantie, ou Nova Aliança Flamenga, formação partidária nacionalista.