terça-feira, agosto 05, 2025

TRUMP PRONUNCIA-SE SOBRE ATAQUE PUTINEIRO À UCRÂNIA - «É NOJENTO»

Depois de ter dito que era melhor a entourage de Putin ter "cuidado com as palavras", o presidente dos Estados Unidos passou aos actos. E tudo por causa de um sistema chamado "Mão Morta".
O presidente dos Estados Unidos ordenou uma resposta sem precedentes depois de uma ameaça vinda directamente de um dos mais importantes aliados do Kremlin.
Dmitry Medvedev, ex-presidente da Rússia, lançou uma séria ameaça aos Estados Unidos, mas Donald Trump não se deixou ficar e respondeu, anunciando a sua reacção através da Truth Social.
Na publicação feita esta Vernes, o presidente norte-americano referiu que ordenou que dois submarinos nucleares se coloquem em regiões "apropriadas", onde possa haver alcance em relação à Rússia, no que pode ser uma escalada sem precedentes entre os dois inimigos.
Mais tarde, e esclarecendo o que se passava, o presidente dos Estados Unidos revelou que destacou os submarinos para "salvar pessoas", sem depois concretizar o que isso quer exactamente dizer.
“Ordenei que dois submarinos nucleares se posicionem nas regiões apropriadas, só para o caso destas declarações tolas e inflamatórias serem mais do que apenas isso”, escreveu Donald Trump.
Um sinal de que o presidente norte-americano está mesmo a perder a paciência com a Rússia e a sua liderança. Ainda esta Vernes chamou “nojento” ao ataque realizado pela Rússia contra Kyiv, que matou mais de 20 pessoas.
E tudo isto surgiu depois de Dmitry Medvedev ter atirado para a discussão o sistema conhecido como "Mão Morta". É um sistema soviético nuclear com alto poder de destruição, e que funciona de forma automática. "Trump devia lembrar-se de como a lendária 'Mão Morta' pode ser perigosa", escreveu no Telegram o ex-presidente. E esta mensagem já tinha sido uma reacção a uma outra. De Donald Trump, claro. Na Truth Social, claro. Foi lá que o presidente dos Estados Unidos criticou o próprio Dmitry Medvedev, que apelidou a redução do prazo para o fim da guerra de "jogo de ultimatos", avisando que era um cenário que aproxima os dois países de uma guerra.
"Digam a Medvedev, o ex-presidente fracassado da Rússia que acha que ainda é presidente, para ter cuidado com as suas palavras. Ele está a entrar num território muito perigoso!", escreveu Donald Trump.
Antigo presidente da Rússia, Dmitry Medvedev é conhecido pelas suas posições mais radicais, aparecendo com regularidade com afirmações altamente inflamadas contra o Ocidente em geral e contra os Estados Unidos em particular.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: https://cnnportugal.iol.pt/guerra/estados-unidos/trump-responde-a-ameaca-da-russia-com-deslocacao-de-dois-submarinos-nucleares/20250801/688cf65ad34e3f0baea133d8?

* * *
A pouco e pouco, lá vai crescendo... mais uma demonstração de carácter da parte de Trump, que faz e diz o óbvio no que diz respeito à guerra putineira na Ucrânia. Resta saber se não se fica pelas palavras e pela movimentação espetaculosa de dois submarinos nucleares...