quarta-feira, abril 09, 2025

Lues, 12 de Maio de 2778 AUC

ALEMANHA - AUMENTA A INSEGURANÇA DOS ALEMÃES

Estatísticas da polícia criminal publicadas na semana passada para 2024 mostraram que não apenas os crimes violentos atingiram níveis recordes na Alemanha, mas também que contingentes estrangeiros representam uma parcela recorde desses crimes. No entanto, a questão agora é: como se sentem os Alemães em termos de segurança?

A nova pesquisa, encomendada pelo Bild e conduzida pelo Insa, mostra que os Alemães se sentem cada vez mais inseguros no seu país. De facto, a maioria deles acredita agora  que a polícia perdeu o controle, o que acompanha uma sensação de segurança em constante declínio nos últimos anos.

Actualmente, 47% dos entrevistados disse que a sua sensação de segurança em espaços públicos e nas ruas diminuiu nos últimos cinco anos. Apenas 23% diz que a Alemanha parece mais segura, enquanto 27% não percebe nenhuma mudança.

A pesquisa também mostra que 55% acredita que a polícia perdeu o controle, enquanto apenas 39% acredita que a polícia é capaz de garantir a segurança na Alemanha.

Trinta por cento dos entrevistados diz que eles, um amigo ou um membro da família já foram vítimas de crime.

Notavelmente, os eleitores dos partidos CDU/CSU, que tendem a ser alemães mais velhos, apresentaram uma taxa muito menor de conhecimento de serem vítimas ou de conhecerem alguém que foi vítima de um crime. Para o Partido de Esquerda, que tende a incluir muito mais eleitores urbanos e jovens, 43% disseram ter sido vítimas de um crime ou conhecer alguém que já foi vítima de um crime.

O que isto pode significar é que, apesar de muitos jovens urbanos alemães estarem mais expostos ao crime, especialmente devido ao aumento das suas interacções com estrangeiros, que também tendem a ser mais jovens, isso não os leva necessariamente a votar em partidos de Direita.

Em 2018, 28% dos entrevistados disse: "Tenho medo de ser vítima de um crime". Agora, segundo o Insa, 38% diz ter medo ou muito medo disso. Apenas 23% responde que sim.

Pesquisas semelhantes chegaram a resultados semelhantes, incluindo a pesquisa ARD Deutschlandtrend, realizada em Julho de 2024, que constatou que 40% se sentem inseguros ou muito inseguros na Alemanha. Em 2017, apenas 25% afirmaram isso.

Para obter os dados, o Insa entrevistou 1004 cidadãos em 3 e 4 de Abril de 2025.

Dados divulgados na semana passada revelam que o medo crescente dos Alemães está directamente relacionado com a realidade, com assassínios e crimes violentos a atingir níveis recordes, sendo o aumento devido à incrível quantidade de violência proveniente da população estrangeira no país.

*

Fonte: https://rmx.news/article/germans-increasingly-afraid-to-go-outside-a-majority-believe-the-police-have-lost-control/