segunda-feira, outubro 14, 2024

SUÉCIA IMINVADIDA A CAMINHO DE TER MAIS DE UM MILHÃO DE ILETRADOS

Espera-se que o número de pessoas analfabetas na Suécia ultrapasse 800000 no Inverno deste ano, com pesquisadores a prever que o número chegue em breve a 1 milhão, em grande parte devido à imigração em massa.
A pesquisa mais recente do Instituto Nacional de Estatística da Suécia mostra que actualmente há cerca de 780000 pessoas entre 16 e 65 anos que são analfabetas na Suécia, mas esse número está a aumentar.
“Todos os meses chegam oito a dez estudantes analfabetos”, disse Rita Sommarkrans, professora do SFI em Västerås, à SVT. Acrescentou que, se alguém não sabe ler ou escrever, é difícil encontrar um lugar, pagar as suas contas ou até mesmo marcar uma consulta médica. 
“Se essa tendência continuar, corremos o risco de ter uma geração inteira de jovens que são efectivamente analfabetos funcionais”, escreveram o Ministro da Educação Johan Pehrson e a Ministra de Assuntos Escolares Lotta Edholm em artigo introdutório.
No entanto, a publicação sueca Fria Tider observa que os ministros não conseguem explicar qual é a principal causa por trás do enorme problema de analfabetismo no país, que é a imigração em massa de adultos analfabetos do Terceiro Mundo, que o governo supostamente conservador não consegue impedir.
No entanto, muitos desses estrangeiros estão a trazer filhos ou a dar à luz filhos que estão a entrar no sistema escolar sueco. Em algumas cidades, as crianças suecas já são minoria no sistema escolar, como Mälmo. Na verdade, a situação ficou tão extrema naquela cidade que as autoridades municipais estão a propor ensinar em Árabe em vez de em Sueco, como o Remix News relatou no passado. No entanto, tal movimento só vai acelerar o problema do analfabetismo e resultar em divisões ainda mais profundas na sociedade.
Devido à queda nas taxas de alfabetização, a Suécia está a transformar todo o seu sistema escolar, tornando a escolaridade obrigatória de 10 anos em vez de nove. Em 2024, o número de alunos que conseguiram concluir com sucesso a escola primária obrigatória de nove anos continuou a diminuir.
Dos pouco mais de 120000 estudantes suecos na escola primária, 20000 terminaram a escola obrigatória em 2024 sem se formar no ensino secundário. Esse segmento de estudantes terá poucas chances de conseguir um emprego ou carreira e, como escreve o portal de notícias sueco Samnytt, muitos deles recorrerão ao crime ou à assistência social para sobreviver.
“É preocupante que os resultados dos alunos do 9º ano estejam a baixar. Mais alunos devem concluir o ensino fundamental, não menos. Não concluir o ensino fundamental é um dos principais factores de risco para desemprego e exclusão social”, disse Anna Castberg, chefe de departamento da Agência Sueca de Educação, em comunicado oficial à imprensa.
O Swedish National Education Office observa que o nível educacional dos pais influencia muito as notas das crianças. O menor nível educacional é encontrado entre imigrantes não ocidentais e, consequentemente, os alunos desse grupo dominam entre os piores desempenhos. Além disso, a lacuna educacional entre suecos e imigrantes está a aumentar em vez de diminuir. 
De facto, um novo relatório da Agência Sueca de Migração mostra que a Suécia concedeu cidadania sueca a 660362 migrantes desde 2015, com a grande maioria vindo de países muçulmanos não pertencentes à UE.
Um dos principais destinatários da cidadania sueca é a Somália, que é um país com um dos níveis mais baixos de educação do mundo e uma taxa oficial de analfabetismo de 62,2%. Em muitos casos, as pessoas que chegam deste país nem sabem ler e escrever na sua própria língua, muito menos em Sueco. Dados mostram que 53543 somalis receberam cidadania desde 2015, o segundo maior número de imigrantes. Em primeiro lugar ficou a Síria, com 147579 sírios a receber cidadania desde 2015, ou 22% do total.
O desempenho da Suécia no teste PISA também caiu drasticamente, o que terá resultados dramáticos para a economia sueca nos próximos anos, já que o país depende de uma força de trabalho altamente treinada e de alta tecnologia que entrega bens de alto valor ao mercado mundial. Na verdade, o governo envolveu-se num escândalo em 2020 quando as suas altas pontuações no PISA acabaram por ser uma fraude.
Nessa altura, o Expressen da Suécia escreveu: “Os últimos resultados do PISA mostraram um aumento para estudantes suecos. O Expressen pode agora revelar como um grande número de estudantes estrangeiros foi injustamente removido da selecção do PISA, e que a Suécia, portanto, violou os regulamentos oficiais da OCDE. Os números também sugerem que estudantes suecos com fracas habilidades linguísticas também foram removidos.”
O artigo escreveu ainda que “se as regras tivessem sido seguidas, os resultados suecos teriam sido significativamente piores e a Suécia provavelmente teria retrocedido em todas as três disciplinas em comparação com o último exame”.
As escolas suecas também se estão a tornar mais perigosas. O Sindicato dos Professores Suecos  (Sveriges Lärare)  emitiu um alerta sobre as crescentes ameaças e violência enfrentadas pelos professores em Estocolmo. O número de incidentes graves aumentou 36%, para 159 casos em 2023, em comparação com 2022. “Há ameaças que vão desde 'vou-te matar' e 'vou-te dar um tiro' até actos directos de violência”, disse Simon Sandström, o oficial de segurança do sindicato, em entrevista à Rádio Sueca
.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: https://rmx.news/article/sweden-could-soon-have-1-million-illiterates-largely-due-to-mass-immigration/

* * *

Mais calor humano oriundo do terceiro-mundo para «diversificar» uma sociedade europeia em diversas tonalidades & fedores de castanho e para encher os bolsos e as «consciências» das elites, e o «povinho» que aguente, porque se calhar transformar um país escandinavo num prolongamento do norte de África & Mé(r)dio Oriente é melhor do que deixá-la em paz...

1 Comments:

Blogger Lol said...

alfabetizacao em arabe kk por que nao em suaile ou bacongo afinal sabemos que marrons sao pouco diversos pros wokes so a monocromia da melanina mais pura e diversa o suficiente kk

17 de outubro de 2024 às 19:36:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home