quarta-feira, julho 31, 2024

CURDISTÃO IRAQUIANO - MILHARES DE CURDOS REGRESSAM AO ZOROASTRISMO



Curdos na cidade de Al-Sulaymaniyah celebraram o nascimento de Zoroastro (Zaratustra), o fundador do Zoroastrismo, na Martes [em Março].
A celebração foi realizada no templo da Organização Yasna e contou com a presença de seguidores de outras religiões, incluindo cristãos, mandeístas e muçulmanos.
"O dia de hoje marca o nascimento do nosso grande profeta Zoroastro, que cai no dia 6 de Khakh no calendário zoroastriano, correspondendo a 26 de Março", disse Awat Hussam al-Din, representante da religião zoroastriana na região do Curdistão.
"Estamos a celebrar hoje no templo zoroastriano em Sulaymaniyah com a presença dos zoroastrianos de Saraya e do Conselho Supremo Zoroastriano", acrescentou Hussam al-Din. "Estou satisfeito em ver a presença de seguidores de outras religiões, incluindo cristãos, mandeístas e muçulmanos."
Hussam al-Din disse que a celebração "mostra que o Curdistão é um berço de coexistência pacífica no Médio Oriente e no Iraque, e não há diferença entre religiões; a humanidade vem primeiro, depois a pátria e a religião".
O Zoroastrismo é uma antiga religião monoteísta que se originou no Irão. É baseado nos ensinamentos de Zoroastro, que se acredita ter vivido por volta de 1500 a.C.
A religião ensina que há um Deus, Ahura Mazda, que é a fonte de todo o bem. Ahura Mazda tem como oposto Angra Mainyu, o espírito do mal. Os zoroastristas acreditam que o mundo está em estado de conflito entre o bem e o mal, e que os humanos devem escolher seguir o caminho do bem.
O Zoroastrismo já foi a religião dominante no Irão, mas perdeu popularidade após a conquista árabe-muçulmana da Pérsia no século VII d.C. Hoje, estima-se que existam 125000 zoroastristas no mundo todo, com a maioria a viver no Irão, na Índia e nos Estados Unidos.
A comunidade zoroastriana no Curdistão é pequena, mas está a crescer. Estima-se que existam 5000 zoroastrianos a viver na região, com a maioria concentrada em Al-Sulaymaniyah.
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Fonte: 
https://shafaq.com/en/Kurdistan/Kurdistan-celebrates-birth-of-Zoroaster

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Com a ajuda de organizações internacionais, a renovação do sítio de Charstein em Duhok, um dos símbolos mais antigos do antigo Zoroastrismo na região do Curdistão, está quase concluída.  
Localizado a dois quilómetros ao norte da cidade de Duhok, o sítio, composto por uma caverna contendo quatro pilares que dão nome ao sítio, juntamente com outros templos abertos, canais de água ligados a cerimónias religiosas e locais de bebida reverenciados, carrega imensa importância religiosa na fé zoroastriana e remonta ao primeiro milénio a.C. Também é conhecido como o templo do fogo aberto.
"O projecto de renovação foi lançado no final de Abril [2023]. A renovação está a ser realizada pela organização alemã WADI, com a ajuda da UNESCO, sob a supervisão da Directoria de Antiguidades e Património de Duhok", disse o engenheiro supervisor Dr. Ammar Zebari.
Zebari observou que: "Diariamente, 20, 40 a 50 trabalhadores da construção trabalham neste local."
"A importância deste projecto é que se trata de um local de património e turismo ao mesmo tempo. O projecto está 85% próximo da conclusão", disse ele, acrescentando que mais de US$800000 foram alocados para a renovação do local.
Charstein já foi reformado duas vezes pelo governo curdo, uma em 1999 e outra em 2013. 
A UNESCO no Iraque, a UE e algumas outras ONGs europeias têm apoiado as autoridades de antiguidades de Duhok na renovação de locais de patrimó
nio e na descoberta de outros adicionais. 
Autoridades locais de Duhok há muito tentam fazer com que a UNESCO adicione oficialmente vários sítios arqueológicos na província, como o Templo Lalish, as casas antigas de Akre, relevos da caverna Halamata e Charstein à lista de sítios do património mundial.
De acordo com estatísticas produzidas pela directoria de arqueologia de Duhok, 456 sítios arqueológicos na província e 4000 artefactos são preservados no museu de Duhok.
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Fonte: https://www.rudaw.net/english/kurdistan/04022024

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Como regra geral, os Curdos têm sido menos rígidos na sua fé do que os Árabes. A identidade étnica árabe reforça o islamismo, e vice-versa. O Alcorão, afinal, foi revelado a um árabe, o profeta Maomé, e na sua língua. Cinco vezes por dia, os muçulmanos prostram-se em oração, voltados para a qibla de Meca, na Arábia. Até mesmo os muçulmanos não árabes recitam essas orações em Árabe. Pelo menos uma vez na vida, qualquer muçulmano financeiramente capaz de fazê-lo é obrigado a fazer o hajj [peregrinação] a essa cidade da Arábia. Os convertidos ao islamismo adoptam frequentemente nomes árabes. Alguns muçulmanos, especialmente no Paquistão, auto-denominam-se “Sayyid” para indicar uma descendência (inteiramente imaginária) dos Quraysh, a tribo de Maomé. O próprio Alcorão deve ser lido idealmente em Árabe. Não é de se admirar que o falecido estudioso Anwar Shaikh tenha descrito o islamismo como veículo para a supremacia árabe.
Os Curdos têm sido alvos de agressões árabes há muito tempo. O episódio mais recente foi a Operação Anfal, lançada por Saddam Hussein contra os Curdos em 1986. Por três anos, os combatentes árabes de Saddam mataram curdos no norte do Iraque, esvaziando aldeias inteiras para que pudessem ser submetidas à arabização, com o governo movendo sistematicamente árabes para as antigas moradias curdas. As tropas de Saddam cometeram todos os tipos de crimes de guerra, incluindo o uso de gás venenoso, que foi usado para matar 5000 curdos em Halabja. Até ao final da Operação Anfal, 182000 curdos foram mortos. Como o islamismo sempre foi identificado com os Árabes, e os Árabes cometeram tantas atrocidades contra os Curdos, não é surpreendente que o domínio do islamismo sobre alguns curdos tenha enfraquecido gradualmente após a Operação Anfal.
As atrocidades cometidas pelo ISIL no Iraque e na Síria contra todos aqueles que eles consideravam infiéis, que também incluíam muçulmanos xiitas e até sunitas insuficientemente observantes, tiveram o efeito de diminuir a devoção ao islamismo não apenas entre aqueles que o ISIL atormentou, mas também entre aqueles que testemunharam os crimes que ele cometeu contra outros. Isto levou alguns a não apenas questionar a sua fé, mas a abandoná-la completamente. A grande maioria desses apóstatas são pessoas que, razoavelmente, mantiveram a sua apostasia para si mesmas, não desejando arriscar a justiça vigilante nas mãos de algum fanático muçulmano determinado a aplicar uma punição adequada – ou seja, islâmica.
Mas alguns, na relativa segurança do Curdistão, têm-se mostrado dispostos a declarar publicamente a sua nova fé. Ou seja, ousaram registar-se na associação Yasna, que promove o Zoroastrismo.
Que o governo regional curdo esteja disposto a reconhecer o Zoroastrismo como uma das religiões “oficiais”, juntamente com as três religiões abraâmicas, desde 2015, é um bom presságio. Mas o governo central em Bagdad, comandado por árabes menos tolerantes que os Curdos, não seguiu o exemplo. Como consequência, aqueles que se consideram zoroastristas e se registam livremente como tais no Curdistão, são forçados a permanecer registados como muçulmanos com aquele implacável governo central em Bagdad.
A ênfase do Zoroastrismo no respeito pela natureza apela ao ambientalismo dos jovens muçulmanos no Curdistão iraquiano. E tendo testemunhado, ou ouvido histórias sobre, ou eles próprios suportado, perseguição étnica, incluindo assassinato em massa, do exército árabe de Saddam, ou testemunhado a perseguição religiosa, incluindo assassinato em massa de yazidis, cristãos e até mesmo muçulmanos xiitas, pelos fanáticos do Estado Islâmico, eles acham atraente a ênfase do Zoroastrismo na coexistência pacífica.
Até agora não houve relatos de convertidos ao Zoroastrismo que tenham sido agredidos fisicamente no Curdistão, um testemunho da tolerância curda.
Se 15000 curdos se dispuseram a registar-se como apóstatas zoroastrianos do islamismo, sem sofrer nenhuma consequência, isto é um sinal bem-vindo de uma tolerância crescente no Curdistão iraquiano. Mas ainda mais importante é o crescimento do Zoroastrismo na porta ao lado, no Irão, onde a intolerância fanática do Estado impede qualquer admissão pública de apóstatas, mas pesquisas anónimas sugerem que houve um grande afastamento do islamismo – uma reacção ao governo monstruoso dos mulás – especialmente entre os jovens, e o Zoroastrismo será provavelmente a primeira escolha do apóstata iraniano. Afinal, esta era a fé presente no Irão por dois mil anos antes de os Árabes chegarem, trazendo o "presente" do islamismo. O islamismo já perdeu o seu domínio sobre tantos iranianos que, assim que a República Islâmica finalmente entrar em colapso, partilho a visão de alguns informantes iranianos de que centenas de milhares de iranianos, talvez até mais, abraçarão o Zoroastrismo como a antiga e futura religião nacional iraniana. Eles já estão fartos – quase 1400 anos – do “presente dos Árabes”. Para muitos iranianos descontentes, os Árabes podem ficar com ele.
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Fonte: https://www.jihadwatch.org/2024/07/zoroastrianism-makes-a-comeback-in-iraqi-kurdistan

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Para mais informação, aceder a esta página: https://gladio.blogspot.com/2022/01/sobre-o-retorno-de-curdos-religiao.html

Seja por rebeldia contra um sistema político-religioso opressivo, seja pelo que for, o que é facto é que há neste fenómeno a tendência para a renovação do estado natural, normal e primordial das coisas - os Curdos, pertencentes ao ramo irânico da família indo-europeia, estão simplesmente a regressar à religião de muitos dos seus ancestrais, dado que o Zoroastrismo é um credo que também tem origem no ramo irânico da família indo-europeia, e era, há milhares de anos, a religião nacional dos Povos Irânicos do actual Irão.
Trata-se aqui de mais um testemunho de que, quando o Povo está vivo, pode sempre retornar à sua sagrada herança da qual possa ter sido afastado à força noutros tempos.