quarta-feira, junho 12, 2024

PAPA INVOCA VIRGEM MARIA PARA CRIAR UNIÃO ENTRE CRISTÃOS E MUÇULMANANOS...

O Papa Francisco está a destacar a Bem-Aventurada Virgem Maria como uma figura unificadora entre muçulmanos e cristãos, apesar dos desvios significativos entre a destruição islâmica da Mãe de Deus e o ensino dogmático católico.
Durante a sua visita à prisão de Verona – um centro de detenção com um número significativamente elevado de prisioneiros muçulmanos – o pontífice insistiu que “a figura de Maria é uma figura comum ao Cristianismo e ao Islão, ela é uma figura comum, ela une-nos a todos”.

Papa apresenta teologia islâmica de Deus
Francisco passou o sábado na cidade que ficou famosa pelo dramaturgo William Shakespeare na sua tragédia romântica Romeu e Julieta, onde visitou a prisão de Montorio e dirigiu-se aos prisioneiros, exortando os detidos a “falar com Deus sobre a nossa dor e ajudar-nos uns aos outros a carregá-la”.
Numa tentativa de se relacionar com a noção islâmica de um Alá compassivo (que se traduz simplesmente como “Deus”), Francisco descreveu Deus como possuidor de “três virtudes principais: proximidade, compaixão e ternura”.
“Deus está perto de todos nós, Deus é compassivo e Deus é terno. E pensei na ternura – não falamos muito de ternura – e pensei neste presente: a Madona com o Menino, que é de facto um gesto de ternura”, acrescentou.
No seu discurso de boas-vindas, a directora da prisão, Francesca Gioieni, informou o pontífice de 87 anos que os presos provinham de 40 países diferentes e de diversas origens religiosas.
“Deus é um só”, disse o papa aos prisioneiros. “As nossas culturas ensinaram-nos a chamá-Lo por nomes diferentes e a encontrá-Lo de maneiras diferentes, mas Ele é o mesmo Pai de todos nós”.
“Ele é um”, continuou Francisco, “e todas as religiões, todas as culturas, olham para o único Deus de maneiras diferentes. Ele nunca nos abandona. Com Ele ao nosso lado, podemos superar o desespero e viver cada momento como o momento certo para começar de novo.”

Académicos acusam Pontífice de promover o indiferentismo religioso
As observações controversas do pontífice surgem dias depois de uma coligação de académicos e escritores o ter acusado de promover a heresia de que “Deus não só permite, mas deseja positivamente o pluralismo e a diversidade das religiões, tanto cristãs como não-cristãs”.
Poucos dias depois desses comentários – o Vaticano recuou um pouco, não oficialmente, dizendo que as palavras do Papa deveriam ser interpretadas como uma compreensão de que é a vontade permissiva de Deus, e não a activa, que é responsável.
Mas 20 anos antes, o Vaticano era um pouco mais directo.
Segundo a declaração Dominus Iesus (Sobre a Unicidade e Universalidade Salvífica de Jesus Cristo e da Igreja), “o constante anúncio missionário da Igreja está hoje ameaçado por teorias relativistas que procuram justificar o pluralismo religioso, não só de facto, mas também de iure ( ou em princípio)”. “É claro que seria contrário à fé considerar a Igreja como um caminho de salvação ao lado daqueles constituídos pelas outras religiões”, afirma a declaração, emitida pela Cdl. Joseph Ratzinger (mais tarde Papa Bento XVI) como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé em 2000, afirmou. Além disso, Ratzinger alertou contra a identificação do “Deus Uno e Triúno” revelado nas Sagradas Escrituras com “a crença em outras religiões, que é uma experiência religiosa ainda em busca da verdade absoluta e ainda sem consentimento a Deus que se revela”.

Estudioso do Islão alerta sobre sincretismo com a 'Maria Muçulmana'
Em comentários a Souls and Liberty, o historiador islâmico Raymond Ibrahim disse que a série de comentários de Francisco foi “mais uma tentativa de tentar convencer os católicos de que o Islão é de alguma forma semelhante à sua fé quando, na verdade, o Islão se apropria dos nomes e auras sagradas dos textos bíblicos, mas depois as reformula com atributos completamente diferentes.”
Ibrahim, um escritor prolífico e autor do recente best-seller Espada e Cimitarra: Quatorze Séculos de Guerra entre o Islão e o Ocidente, explicou: “Longe de ser a Virgem Eterna como é para 1,5 bilião de cristãos – católicos e ortodoxos – o Islão apresenta Maria, a Mãe de Cristo como ‘casada’ e ‘a copular’ com Maomé no paraíso”.
Num artigo para a revista FrontPage intitulado “Muhammad e a Virgem Maria: uma combinação feita no céu?” Ibrahim citou um hadith (tradição canínica islâmica) onde Maomé, o profeta do Islão, declara: “Alá casar-me-á no paraíso com Maria, filha de Imran”.
Poucos cristãos conhecem esta afirmação, mas os cristãos medievais que viviam sob a ocupação islâmica estavam familiarizados com ela porque os seus conquistadores muçulmanos os humilhavam regularmente com este texto para refutar a afirmação da Igreja da “virgindade perpétua” de Maria, escreve Ibrahim.
Na verdade, o ex-vice-ministro de Doações Religiosas do Egipto, Dr. Salem Abdul Galil, declarou abertamente que, entre outras mulheres bíblicas, como a irmã de Moisés e a esposa do Faraó, “o nosso profeta Maomé – que a paz e as orações estejam com ele – casar-se-á com (a Virgem) Maria no paraíso.” Ibrahim obteve o vídeo árabe de Galil afirmando isto na rede de televisão Mahwar.
“Longe de criar 'comunalidades', deveria ficar claro que tal apropriação cria conflito”, sublinhou Ibrahim.

Francisco exorta os confessores a “perdoar todos”
Dirigindo-se aos padres em Verona, Francisco exortou os confessores a oferecerem perdão incondicional aos penitentes que se confessam.
“Por favor, que não seja uma sessão de tortura. Por favor, perdoe tudo. Tudo. E perdoe sem causar sofrimento, perdoe abrindo o coração à esperança. Peço-vos isto, sacerdotes: a Igreja precisa de perdão e vocês são as ferramentas para perdoar. Todos”, ele insistiu.
"Você entendeu? Perdoe todos”, repetiu Francisco.
Estatísticas do Departamento de Administração Penitenciária de Itália revelam que uma percentagem muito elevada de reclusos nas prisões italianas são muçulmanos oriundos de Marrocos (20,3%), Roménia (11,6%), Albânia (10,5%) e Tunísia (10,1%).
A prisão de Verona tem 580 reclusos, dos quais 42 são mulheres e 313 são estrangeiros (54,0%), na sua maioria muçulmanos.
O Ministério da Justiça de Itália manifestou preocupação relativamente ao fenómeno crescente da radicalização islâmica dos reclusos nas prisões italianas, incluindo o proselitismo muçulmano forçado e o treino para o terrorismo.
-
Dr. Jules Gomes, (BA, BD, MTh, PhD), tem doutoramento em estudos bíblicos pela Universidade de Cambridge. Actualmente jornalista credenciado pelo Vaticano radicado em Roma, é autor de cinco livros e vários artigos académicos. Gomes leccionou em seminários e universidades católicas e protestantes e foi teólogo canónico e director artístico da Catedral de Liverpool. Este artigo foi publicado com permissão de Souls and Liberty.
*
Fonte: https://www.jihadwatch.org/2024/05/pope-francis-mary-unites-muslims-and-christians