terça-feira, março 19, 2024

ALEMANHA - DUPLICA A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS CADA VEZ MAIS «DIVERSIFICADAS»...

Todos os dias lectivos do ano passado, a polícia de Berlim teve de intervir em média pelo menos cinco vezes no recreio, numa sala de aula ou nas dependências das escolas primárias e secundárias.
Os crimes estão a aumentar no sistema escolar de Berlim após uma pausa temporária durante o período do coronavírus. Os números passaram de 3796 em 2021 para 6113 em 2023 em termos de crimes globais. Em relação aos crimes violentos como agressão, roubo e ameaças perigosas, este número saltou de 1133 em 2021 para 2344 em 2022, mostrando que estes incidentes mais que duplicaram em apenas um ano.
Embora alguns dos dados sobre a criminalidade de 2023 ainda não tenham sido divulgados, a polícia de Berlim já anunciou que há um salto significativo que será noticiado, segundo o jornal BZ.
“Em 2023, haverá outro aumento significativo no número de crimes cometidos nas escolas”, disse a porta-voz da polícia, Anja Dierschke.
Os dados das intervenções policiais em 2023, porém, já foram divulgados. Em 2021, os números passaram de 750 intervenções em 2021 para 1003 em 2022. Agora, foram 1070 em 2023.
Também tem havido uma incidência crescente de estudantes usando armas reais. Embora o número total de todas as armas apreendidas não estivesse disponível, houve 38 casos em que foi registado um “ataque com faca” em 2021 e 54 em 2022. Ameaças ou tiros com armas de fogo ocorreram três vezes em 2021 e nove vezes em 2022.
Os números exactos de 2023 só serão revelados quando forem apresentadas as próximas estatísticas da criminalidade. No geral, as coisas estão a ficar mais violentas e difíceis tanto para os alunos como para os professores, como mostra a quase duplicação dos insultos (de 249 para 477).
“Levamos os incidentes de violência extremamente a sério e oferecemos apoio e ajuda muito específica no local”, disse Martin Klesmann, porta-voz da administração educacional.
Professores direccionados
Os estudantes não são os únicos que enfrentam ameaças. Os professores também foram vítimas de ataques ou ameaças, com dados de 2021 mostrando que 123 professores foram vítimas e, em 2022, 237 professores. Os dados para 2023 não estão novamente disponíveis, mas a polícia também já alerta que será maior. “Em 2023, também haverá um aumento no número de professores feridos nas escolas registrados.”
Estes números estão a aumentar, apesar do Departamento de Educação do Senado de Berlim ter recentemente investido significativamente em serviços de prevenção e apoio.
Desde 2023, há assistentes sociais em todas as escolas e aumentou o número de psicólogos para emergências e crises. Os centros de aconselhamento (conhecidos como SIBUZ) para ajudar pais, alunos e professores são concebidos para lidar com a violência e os conflitos nas escolas, incluindo em casos de depressão, ansiedade, agressão, dificuldades de aprendizagem e problemas comportamentais.
Desde 2019, especialistas da Freie Universität e de outros centros educacionais oferecem cursos de formação a professores e funcionários para lidar com o bullying e a violência nas escolas. Desde então, 1117 professores de 641 escolas receberam formação.
O sistema escolar de Berlim tornou-se cada vez mais diversificado, como muitas outras cidades alemãsComo relatou a Remix News, esta diversidade crescente levou a conflitos entre estudantes, violência contra professores, dificuldades nos ambientes de aprendizagem em sala de aula e queda nas pontuações dos testes nacionais, o que os especialistas dizem que pode prejudicar a economia da Alemanha nas próximas décadas.
*
Fonte: https://www.rmx.news/crime/germany-violence-in-berlin-schools-soars-higher-in-2023-5-police-interventions-every-single-day/