quarta-feira, março 27, 2024

BANGLADESH - MUÇULMANOS CONSTROEM MESQUITA SOBRE RUÍNAS DE TEMPLO HINDU

A construção de uma mesquita no terreno do histórico Templo Kantajew em Kaharul Upazila de Dinajpur gerou tensão e frustração na comunidade hindu local.
Ranjit Kumar Singh, agente da Raj Debtara Estate, disse que há um total de 62,46 acres em nome do templo. Estas terras têem registos actualizados de CS, SA e IPTU. 
No entanto, a população local iniciou recentemente a construção de uma mesquita no terreno. O membro do Parlamento (MP) do círculo eleitoral de Dinajpur-1, Md Zakaria Zaka, inaugurou a construção. 
Isto enfureceu a comunidade hindu na área. O terreno é administrado pelo gabinete do vice-comissário de Dinajpur.
Além disso, existe uma comissão formada pela Fazenda Raj Debtara que cuida da fiscalização e manutenção do terreno.
O Conselho de Unidade Cristã Budista Hindu de Bangladesh expressou profunda preocupação com os trabalhos de construção no terreno atrás do templo de Kantajew, um monumento arqueológico histórico.
Numa declaração, os três presidentes da organização de direitos humanos, Ushatan Talukder, Prof Dr. Neem Chandra Bhowmik e Nirmal Rosario, juntamente com a secretária-geral advogada Rana Dasgupta, condenaram veementemente e expressaram raiva pelo lançamento da pedra fundamental para a construção da mesquita em Área do Templo Kantajew pelo MP local.
O comunicado destaca ainda que o envolvimento dos deputados e do vice-comissário nesta tentativa de destruir a imagem da Nação e a harmonia comunitária vai contra a paz e a ordem do país.
O conselho apelou à primeira-ministra Sheikh Hasina para intervir urgentemente para proteger a santidade do templo e garantir a liberdade religiosa da comunidade hindu.
Alguns líderes da Liga Upazila Awami reclamaram que um quarto enganou o membro do parlamento local, levando-o a inaugurar a construção.
O agente Ranjit Kumar Singh disse: “Escrevemos ao vice-comissário Shakeel Ahmed e enviámos-lhe todos os documentos, incluindo CS, SA e registros fiscais prediais”.
O vice-comissário Shakeel Ahmed encaminhou a carta ao oficial local de Upazila Nirbahi, Aminul Islam. Mais tarde, as obras de construção da mesquita foram interrompidas.
Ratan Singh, líder do Conselho de Unidade Hindu-Budista-Cristã de Dinajpur, alegou que a construção continuava no escuro da noite. 
O vice-comissário e a ONU não puderam ser contactados por telefone para comentários.
Também conhecido como Templo de Kantanagar, o templo de tijolos do século XVIII está situado a cerca de 19 quilómetros a norte da cidade de Dinajpur e a cerca de um quilómetro a oeste da rodovia Dinajpur-Tetulia, através do rio Dhepa.
A 4 de Dezembro de 2015, militantes atacaram o templo com explosivos. Mais tarde, o EI assumiu a responsabilidade. A polícia apresentou queixa contra 13 membros de militantes banidos do JMB em 30 de Junho de 2016.
*
Fontes:
https://www.dhakatribune.com/bangladesh/nation/342502/minority-rights-group-urges-pm-s-intervention-to
https://www.jihadwatch.org/2024/03/bangladesh-mosque-being-built-on-land-of-the-historic-hindu-temple

* * *

É assim a vida num sítio que já foi de maioria hindu, antes da invasão muçulmana, inimiga de todo e qualquer outra religião...