quarta-feira, novembro 15, 2023

INGLATERRA - MAIS DOIS «««JOVENS»»» DETIDOS POR POSSE DE MATERIAL EXPLOSIVO E RADICALIZAÇÃO ISLAMISTA

Dois homens – um deles adolescente – admitiram crimes de terrorismo, na sequência de uma investigação liderada pelo Comando Anti-terrorista do Met e apoiada pelo Policiamento Anti-terrorista do Nordeste.
Al-Arfat Hassan, 20 anos (06.12.02), do norte de Londres, e um jovem de 17 anos de Leeds que não pode ser identificado, tornaram-se amigos online e uniram-se devido às suas opiniões extremistas e ao apoio ao Daesh.
Ao comparecer em Old Bailey na sexta-feira, 10 de Novembro, Hassan admitiu a posse de produtos químicos para fins terroristas (ao abrigo da Secção 57 da Lei do Terrorismo de 2000). Foi anteriormente condenado em Dezembro de 2022 por colectar informações que poderiam ser úteis para o terrorismo (Secção 58 da Lei do Terrorismo de 2000).
O jovem de 17 anos – 15 anos no momento da sua detenção – admitiu ter recolhido informações susceptíveis de serem úteis para o terrorismo (Secção 58 da Lei do Terrorismo de 2000) – nomeadamente um vídeo de propaganda do Daesh – e ter informações sobre actos de terrorismo (Secção 38b da a Lei do Terrorismo de 2000). 
Deverão ser condenados a 2 de Fevereiro de 2024, em tribunal a ser confirmado.
O comandante Dominic Murphy, que lidera o Comando Anti-terrorista do Met, disse: “Estes dois jovens réus foram levados à justiça como resultado de um trabalho incrível realizado por oficiais anti-terroristas do Met, com colegas no Nordeste. Esta investigação extremamente desafiadora e complexa é um exemplo do trabalho conjunto eficaz que ocorre diariamente entre unidades regionais de combate ao terrorismo em todo o Reino Unido, para manter o público seguro. O facto de estes dois arguidos serem tão jovens é perturbador e triste. Infelizmente, nos últimos anos temos assistido a um número crescente de jovens, alguns ainda na escola, a serem detidos por envolvimento em actividades terroristas. Muitas vezes são radicalizados por materiais e extremistas que encontram online, como se viu neste caso. Trabalhamos 24 horas por dia com todos os nossos parceiros para combater o terrorismo, mas não podemos fazê-lo sozinhos e instamos o público a agir cedo se vir ou ouvir algo que possa estar ligado ao terrorismo, e a contactar a polícia. A sua ligação pode salvar vidas."
Uma investigação sobre Hassan foi lançada depois de ele ser detido no aeroporto de Heathrow a 27 de Fevereiro de 2022, usando os poderes previstos no Anexo 7 da Lei de Terrorismo de 2000.
Os seus telefones foram apreendidos e analisados, e os polícias encontraram evidências da sua mentalidade extremista.
Os polícias encontraram evidências de que ele comprou produtos químicos que eram ingredientes para um dispositivo explosivo e recuperaram um vídeo de Hassan no qual ele posa com uma espada e os produtos químicos.
Várias mensagens continham vídeos e imagens dos jovens – alguns posando com facas e outros apresentando bandeiras adoptadas pelo Daesh e outros grupos terroristas. Ele foi preso nove dias depois de Hassan, a 12 de Março de 2022.
Cada um deles foi acusado de preparação de actos terroristas (nos termos da Secção 5 da Lei do Terrorismo de 2000). 
Após dois julgamentos, respectivamente nos Tribunais da Coroa de Leeds e Sheffield – o primeiro dos quais terminou com um júri empatado e o segundo interrompido – ambos os arguidos apresentaram apelos a estes delitos alternativos, que foram aceites pelos procuradores.

*
Fontes:
https://news.met.police.uk/news/two-admit-to-terrorism-offences-after-joint-investigation-475107
https://www.jihadwatch.org/2023/11/uk-two-muslims-bought-chemicals-that-were-ingredients-for-an-explosive-device-had-isis-propaganda