quarta-feira, outubro 18, 2023

´ÁUSTRIA - PARTIDO NACIONALISTA É AOGRA O MAIS POPULAR DO PAÍS

O Partido da Liberdade (FPÖ), da oposição austríaca, aumentou significativamente a sua vantagem sobre os outros partidos austríacos, de acordo com sondagens recentes.
O FPÖ não é apenas o partido mais popular da Áustria, mas teria uma pontuação de 32 por cento se as eleições fossem realizadas hoje, de acordo com a sondagem APA/ATV Austria Trend. Entretanto, o apoio caiu para os Democratas Cristãos moderados (ÖVP), que estão em segundo lugar com 22 por cento. O ÖVP, que actualmente governa com os Verdes, viu o seu apoio cair para metade desde o máximo de 44 por cento nas sondagens em 2020.
O Partido da Liberdade tem actualmente uma vantagem total de 10 pontos. O SPÖ social-democrata alcançou 21 por cento, os Verdes 9 por cento e os Neos-liberais de Esquerda 9 por cento.
Além disso, 55 por cento dos Austríacos afirmam que podem apoiar a participação do FPÖ no governo, sendo que apenas 35 por cento se opõem a isso.
As sondagens mostram que o FPÖ e o ÖVP têm hipóteses de formar uma coligação; no entanto, a desavença permanece entre os dois partidos depois de o ÖVP desmoronar-se sua coligação sobre o Caso Ibiza e se juntou aos Verdes para manter o poder.
O FPÖ pode deter uma liderança significativa, mas enfrenta uma oposição considerável da corrente política dominante no país, com todos os principais partidos políticos a prometerem não eleger o seu líder como chanceler caso este regresse ao parlamento como o maior partido após as eleições de Outono em 2024.
A ascensão do FPÖ nas sondagens começou em Maio de 2022, e foi apenas no mês passado que ultrapassou a marca dos 30 por cento pela primeira vez. O SPÖ, que estava pouco abaixo dos 30 por cento no verão de 2022, caiu para 21 por cento. Se os números actuais não mudarem significativamente até ao Outono do próximo ano, Kickl poderá tornar-se o primeiro chanceler do FPÖ na República Austríaca.
A Áustria registou um número recorde de pedidos de asilo em 2022. Na verdade, os pedidos de asilo quase triplicaram desde 2021, atingindo quase 60000A notícia chocou a Áustria e provocou uma forte reacção por parte de uma população altamente céptica em relação à imigração em massa. O FPÖ, mais do que qualquer outro grande partido, tornou a restrição à imigração central na sua plataforma.
Ao mesmo tempo, o partido FPÖ é o único grande partido que se opõe às sanções russas, que responsabiliza por criar inflação e turbulência económica nas economias austríaca e europeia. Muitos austríacos simpatizam com esta posição.
“Chegou finalmente a hora de aparecer na UE e dizer: estas sanções prejudicam-nos muito mais do que a Putin. O nosso povo tem de pagar a conta por eles”, disse a vice-presidente do FPÖ, Dagmar Belakovich, na sessão plenária do Conselho Nacional no ano passado.
O líder do partido, Herbert Kickl, também apontou para a necessidade absoluta da energia russa para as famílias e empresas da Áustria. Ele atribui grande parte dos problemas de inflacção da Áustria às sanções económicas impostas à Rússia.
“Se fossemos honestos, teríamos de dizer à população: não podemos viver sem este petróleo e gás russo durante muito tempo”, disse Kickl. “Precisamos desta energia barata para as famílias, para o aquecimento, para cozinhar, para a água quente, para as empresas industriais.” 
Tal como a Remix News noticiou anteriormente , além da segurança e da política externa, o FPÖ teve sucesso com as suas propostas de reforma económica, apelando recentemente à introdução de um congelamento das rendas até 2026  para proporcionar um alívio real àqueles que lutam com o custo de vida. crise.
O partido também se opõe veementemente ao crescente clima económico digital e apoia firmemente o direito a pagamentos em dinheiro que está consagrado na constituição da Áustria
.

*
Fonte: https://rmx.news/austria/austrias-anti-sanctions-anti-immigration-freedom-party-fpo-surges-past-all-competition/

* * *

Lamentável é a posição do FPO relativamente à guerra putinesca contra a Ucrânia, quase tão má como a da sua homóloga de língua germânica AfD. Ou muito me engano ou pode haver aqui uma tradiçãozita vagamente nazi de simpatia pelos impérios e desprezo pelas Nações «pequenas». 
Independentemente disso, salta à vista como a reacção popular à iminvasão continua a comprovar que a Democracia ou soberania popular é natural aliada do Nacionalismo...


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O histórico lider da AFD (Tino Chrupalla) condenou a invasão Russa da Ucrânia:

"While the party's national leaders, such as chairman Tino Chrupalla, joined the condemnation of the Russian invasion when it began(..)
"
https://www.dw.com/en/germanys-far-right-split-by-russia-ukraine-war/a-61283065

20 de outubro de 2023 às 21:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

https://www.dw.com/en/germanys-far-right-split-by-russia-ukraine-war/a-61283065

Valha isto... alguma coerência nacionalista a um nível elevado dentro ou pelo menos na fundação do partido.

21 de outubro de 2023 às 22:58:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home