quarta-feira, maio 17, 2023

RESISTÊNCIA


 

72 Comments:

Blogger lol said...

Nunca vou entender por que no valor semita preferir nossos tracos e algo feio se aliens ja tao acostumados com fenotipo feiura deles por que tem que nos obrigar a ficar feios igual eles

18 de maio de 2023 às 18:12:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Semita? O mal vem do universalismo, não necessariamente dos Semitas.

19 de maio de 2023 às 10:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não foram os semitas que criaram a religião universalista, fonte de todos os males do ocidentes?

19 de maio de 2023 às 20:27:00 WEST  
Blogger lol said...

Mas vc nao diz que o judeu morto do mundialixo mais forte vem do levante?roma era um imperio mas tinha deuses etnicistas

21 de maio de 2023 às 00:36:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

Amigos seus? https://www.diariodocentrodomundo.com.br/racista-com-vinicius-torcida-do-valencia-tem-historico-de-alinhamento-com-a-extrema-direita-espanhola/

23 de maio de 2023 às 12:31:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

Coisa de débil mental. A cena do filme contando uma versão romântica da batalha dos espartanos contra os persas ignora que são povos que tinham origens semelhantes 🤭😏

23 de maio de 2023 às 12:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O judeu Yeshua bar Maryam, mais conhecido como Jesus, sim; os outros judeus, nem por isso. Yeshua estava para o seu povo como os modernos antirras estão para o Ocidente.

26 de maio de 2023 às 23:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Yeshua e os seus seguidores eram judeus, e foram estes que espalharam a religião universalista, a fonte de todos os males, pelo ocidente. E não há volta a dar a isto.

27 de maio de 2023 às 01:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Nenhuma resposta, então estou certo. Obrigado!

1 de junho de 2023 às 03:49:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Yeshua & companhia eram judeus mas não eram os Judeus. Aliás, até foram os Judeus, a saber, o Povo em si, dirigido pelo sinédrio, que mandaram crucificar o Yeshua. Chegaram ao ponto de preferir libertar um assassino em vez do carpinteiro agitador. Com este já crucificado e morto, os Judeus continuaram a ter a sua religião exclusivista e, de algum modo, etnicista. Culpar os Judeus pelo universalismo cristão é como culpar os Portugueses pelas coisas que o BE diz ou os Alemães pelo Comunismo soviético, porque o parceiro de Marx, Engels, era realmente alemão e porque Lenine foi financiado pelo Império Alemão.

2 de junho de 2023 às 15:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Achas que numa praça de Jerusalém estavam os Judeus (todos)?! Se não se pode dizer que foram os Judeus que criaram a religião universalista, a fonte de todos os males do ocidente, pois foi só uma pequena minoria de judeus que criou tal religião, então pela mesma lógica não se pode dizer que foram os Judeus que criaram o Judaísmo pois também só uma pequena minoria de judeus que criaram esta religião. A lógica é tramada. Uma religião exclusivista que afirmava que o seu deus tinha criado tanto os judeus como os gentios e que deixava a porta aberta à conversão dos últimos. Muy exclusivista e etnicista.

4 de junho de 2023 às 05:24:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Numa praça de Jerusalém estavam pelo menos os judeus interessados no assunto, além de que as sondagens também se fazem assim, com amostras de população... de resto, tanto é verdade que o grosso da população judaica não aderiu ao Cristianismo que a esmagadora maioria dos Judeus continuou a sê-lo, não se converteu ao Cristianismo, por isso é que hoje há um Estado Judaico a dar na corneta aos vizinhos todos juntos. Ou seja, os Judeus aceitaram o Judaísmo, ou então não eram judeus, obviamente - seriam hebreus não judeus. De resto, quem é que garante que foi uma minoria de judeus que criou o Judaísmo? Onde está escrito que os sacerdotes dos Judeus não tinham a aderência maciça do seu povo? A religião exclusivista que seguiam dizia que os Judeus eram o Povo Eleito; por vezes, deram-se ao proselitismo, sim, mas o proselitismo em si não é inerente ao Judaísmo como é inerente ao Cristianismo, motivo pelo qual as autoridades romanas pagãs acabaram por se poder entender com os Judeus, mas não com os cristãos, como é sabido.

7 de junho de 2023 às 10:06:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«A cena do filme contando uma versão romântica da batalha dos espartanos contra os persas ignora que são povos que tinham origens semelhantes»

Pois tinham, e de facto há um exagero claro no filme, mas imbecilmente estás-te a esquecer que as forças persas incluíam muitos alógenos, gente de origem não persa...

7 de junho de 2023 às 12:45:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Amigos seus? https://www.diariodocentrodomundo.com.br/racista-com-vinicius-torcida-do-valencia-tem-historico-de-alinhamento-com-a-extrema-direita-espanhola/»

Não os conheço, mas se servirem para travar a vinda de amigos seus das favelas, já fazem nisso um bom serviço...

7 de junho de 2023 às 21:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Amostras de população de vârios sítios do país. Ainda estou para ver uma amostra baseada só numa praça de uma cidade. É ler o antigo testamento e contar o número de pessoas que estabeleceram a mitologia e os rituais judaicos. E foram um pequeno número de pessoas. A perseguição que os cristãos judeus sofreram é capaz ter tido algum impacto negativo sobre a adesão dos judeus à religião fonte de todos os males do ocidente, mas isso agora também não interessa para nada já que a criação de uma religião nada tem a ver com o número de pessoas que a aderiram. Tens lidar com facto que Judaismo afirma que o seu deus é o único que existe e é para todos e permite a conversão dos gentios significa que é universalista.

12 de junho de 2023 às 20:29:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ainda estou para ver alguma comparação de população de um Povo primitivo num canto do Próximo Oriente há dois mil anos com a população de um País europeu na actualidade, bem como a importância que a representação popular numa praça tem num e noutro caso. A perseguição dos poucos cristãos de origem judaica por parte da maioria da população judaica só poderia ter sucesso se os perseguidos fossem sempre uma minoria. A verdade factual é que em lado algum os cristãos se tornaram maioria sem terem do seu lado o apoio armado e/ou político de uma força dominante. Sim, o Judaísmo estava aberto ao proselitismo e chegou até a pratica-lo, como já disse acima, aliás, a primeira vez que os Judeus foram expulsos de Roma, em 139 a.c., deveu-se provavelmente à atitude proselitista dos Judeus. Sucede, entretanto que, na maioria dos casos, os Judeus não hostilizavam os cultos pagãos fora da Judeia e, mais importante do que isso, os Judeus podiam ser contidos dentro de fronteiras étnicas, ficando como Povo coeso no seu canto, e a pagar impostos. Com os cristãos não era assim, porque estes por natureza não tinham qualquer fundamento étnico na sua coesão, pelo que o proselitismo era parte intrínseca da sua natureza, não podendo por isso ser contidos como grupo étnico, motivo pelo qual os Judeus foram mais tolerados em Roma que os cristãos, tanto que a última reacção pagã, a de Juliano, acabou por tentar ajudar os Judeus a reconstruir o seu templo, enquanto obrigava os cristãos a restituir o que tinham roubado quando mandou tirar um cadáver de mártir cristão que tinha sido enterrado no terreno de um templo pagão; este templo pagão incendiou-se de algum modo a seguir ao sucedido, pelo que Juliano não foi de modas, encerrou de imediato a principal igreja cristã da cidade, Antioquia. Eram, de facto, situações bem diferentes uma da outra.


14 de junho de 2023 às 21:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Antigo testamento - Judaísmo

"O estrangeiro residente que viver com vocês deverá ser tratado como o natural da terra. Amen-no como a si mesmos, pois vocês foram estrangeiros no Egipto. Eu sou o Senhor, vosso Deus."

17 de junho de 2023 às 20:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Nada disso prova que não foram os Judeus que criaram a religião fonte de todos os males do ocidente. E já agora, poucos europeus tocam ou estiveram envolvidos na concepção do piano, mas lá por isso o mesmo não deixa de ser uma invenção dos Europeus.

18 de junho de 2023 às 14:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Nada disso permite dizer que foram «os Judeus» que criaram a religião fonte da maior desgraça do Ocidente, por motivo já explicado. A comparação com o piano não se aplica, uma vez que o piano não é rejeitado pelos Europeus em peso, como o Cristianismo é pelos Judeus...

19 de junho de 2023 às 12:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se é assim, varias obras alemãs foram rejeitadas pelos alemães durante o reinado nazi, logo pela tua lógica sem sentido nenhum, as mesmas não foram criadas pelos alemães. Ridículo!

20 de junho de 2023 às 00:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Bem, o paganismo foi rejeitado em peso pelos europeus...

20 de junho de 2023 às 00:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A rejeição pelo "povo" não é nenhum critério para se dizer que uma certa obra, corrente filosófica ou religião não é da autoria de uma certa etnia.

20 de junho de 2023 às 00:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Permite dizer que o Judaísmo é inclusivista e universalista, ao contrário do que dizias. E a religião fonte de todos os males do ocidente é uma continuação disso mesmo.

20 de junho de 2023 às 02:58:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Se é assim, varias obras alemãs foram rejeitadas pelos alemães»

Quais alemães? Alguns dirigentes alemães ou «os Alemães»? Lá estás tu a falhar gravemente no pensamento lógico mais elementar...


«as mesmas não foram criadas pelos alemães. Ridículo!»

Depende daquilo a que se está a falar. Podes dar exemplos? Já agora, fica confirmado que, para ti, quem criou o Comunismo foram os Alemães, ou pelo menos o Comunismo é parcialmente alemão, logo, os Alemães são responsáveis por 100 milhões de vítimas do Comunismo...



22 de junho de 2023 às 05:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Bem, o paganismo foi rejeitado em peso pelos europeus...»

Não, não foi. Foi proibido por uma elite que teve de usar leis sucessivas e massacres de populações, e enganos e máscaras, para impor o culto cristão contra o Paganismo. Continuas a não perceber o conceito da diferença entre o que um Povo faz e o que fazem alguns dos seus dirigentes que nem sequer foram eleitos democraticamente (e mesmo que o tivessem sido)...

22 de junho de 2023 às 05:42:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«A rejeição pelo "povo" não é nenhum critério para se dizer que uma certa obra, corrente filosófica ou religião não é da autoria de uma certa etnia»

Evidentemente que é. Torna-se ridículo considerar que um Povo inteiro é responsável pelo que fez um dos seus dirigentes, cientistas ou artistas, quando esse Povo inteiro rejeitou esse feito.

22 de junho de 2023 às 05:44:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Permite dizer que o Judaísmo é inclusivista e universalista,»

Não propriamente, uma vez que, repito, tem no seu cerne uma noção de Povo Eleito e considera que esta condição se transmite também pelo sangue. É uma religião que, de facto, manda amar os seus acima de todos os outros. Contra isso estava e está a dissidência religiosa surgida no seu seio cujo messias declarou formalmente que vinha trazer a guerra dentro da família e que era preciso dar a outra face ao agressor, quando o Judaísmo contém em si o direito, até a ordem, da vingança.

22 de junho de 2023 às 05:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ah pois. E portanto o "povo inteiro' rejeitou as descobertas de Copérnico e Galileu e logo as mesmas não são descobertas feitas pelos Europeus. Ridículo.

23 de junho de 2023 às 02:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O "povo eleito" para receber as mensagens de deus, e não o único povo que deus criou ou quer saber. É uma religião que como já se demonstrou manda o "povo eleito" amar os estrangeiros como os naturais da terra. Se isto é exclusivista, então eu não sei o significado dessa palavra. A religião fonte de todos os males do ocidente segue essa mesma linha de pensamento.

23 de junho de 2023 às 03:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ah, não foi o "povo inteiro" que destrui-o os templos gregos incitado pela religião fonte de todos os males do ocidente?! Pois, pois, pois.

23 de junho de 2023 às 04:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Ah pois. E portanto o "povo inteiro' rejeitou as descobertas de Copérnico e Galileu»

Qual «povo inteiro» é que rejeitou as descobertas de Copérnico e de Galileu?... O clero de uma religião imposta de cima para baixo, esmagando as populações europeias, isso é que é «um povo inteiro»?...


23 de junho de 2023 às 17:21:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«É uma religião que como já se demonstrou manda o "povo eleito" amar os estrangeiros como os naturais da terra.»

Pois, mas a palavra traduzida como «estrangeiros» é «ger», que tem sido interpretada como «converso», e actualmente a palavra aplicada aos conversos do Judaísmo é quase a mesma, «giur», pelo que estes estrangeiros se calhar não são como os outros...

23 de junho de 2023 às 18:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«não foi o "povo inteiro" que destrui-o os templos gregos incitado pela religião fonte de todos os males do ocidente»

Que «povo inteiro» terá sido esse? Pois se, mesmo depois de o Cristanismo estar no poder político em Roma, o bispo Ambrósio precisou de convencer bárbaros invasores germânicos a destruir o santuário grego de Elêusis...

23 de junho de 2023 às 18:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...


Isaías 49:6 ARA
Sim, diz ele: Pouco é o seres meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.

Mais uma prova que o Judaísmo é universalista e inclusivista, e como a religião fonte de todos os males do ocidente é somente uma continuação desta.






23 de junho de 2023 às 20:52:00 WEST  
Blogger Titan said...

Tal como o clero judaico impos de cima para baixo a condenação do "judeu morto" e a consequente perseguição dos seus adoradores.

24 de junho de 2023 às 21:48:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra»

Um Povo que se assume como dirigente dos outros no caminho para a «luz» não tem uma religião igualitária e universalista como o Cristianismo que, ao contrário do Judaísmo, se volta contra as fronteiras de sangue, pois que o seu próprio fundador veio pregar, abertamente, o ódio dentro da família. É bem diferente do Judaísmo, que considera como dado adquirido a transmissão da condição de judeu pelo nascimento.

24 de junho de 2023 às 22:04:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Tal como o clero judaico impos de cima para baixo a condenação»

Nada indica que tivessem tido dificuldade em convencer o Povo Judaico a borrifar-se para o carpinteiro dissidente que morreu na cruz romana por decisão do próprio Povo Judaico reunido. Tanto é isto verdade que os Judeus continuaram maioritariamente a ser judeus, pois que só uma minoria de gente da região se converteu ao credo sem-raça do crucificado, como é bem sabido.

24 de junho de 2023 às 22:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Maternus Cynegius has received widespread attention and notoriety in scholarship due to evidence that he instigated numerous acts of vandalism against pagan shrines throughout the east.[13] The evidence from ancient sources is listed as follows.

The 6th-century Greek historian Zosimus, a pagan, blames Cynegius for the systematic closure of temples and suppression of traditional rituals throughout the east while en route to, and then in, Egypt. A similar story is told by the Consularia Constantinopolitana, a Latin-language almanac issued at Constantinople.[14]
The Antiochene rhetor Libanius, a pagan and contemporary of events, reports a series of outrages committed against pagan shrines in Syria during Cynegius's term of office, and specifically denounces an unnamed official (usually identified as Cynegius himself) who, at his wife's instigation, destroyed a temple in Osroene (likely at Carrhae or perhaps Edessa) without the emperor's permission.[15]
The 5th-century ecclesiastical historian Theodoret reports an unidentified eastern governor's attempt to demolish a temple of Zeus at Apameia, Syria, with the aid of the local bishop, Marcellus.[16]

Não me parece que foram só os germânicos...e parece que pela tua lógica os germânicos rejeitaram o paganismo europeu e portanto para esses tais religiões não são dos Europeus.

25 de junho de 2023 às 15:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Está bem claro que o Judaísmo tem como um dos seus mandamentos a conversão dos gentios à referida religião e portanto é universalista e inclusivista.

25 de junho de 2023 às 15:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Serão parcialmente responsáveis pela existência do comunismo, mas as mortes serão sempre da responsabilidade de quem puxa o gatilho (e quem ordena a matança).

25 de junho de 2023 às 17:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tal como nada indica que a religião fonte de todos os males do ocidente tivesse dificuldades em convencer qualquer povo adorador de tal religião a perseguir os praticantes do paganismo. Isto não prova nada. Como a religião fonte de todos males do ocidente foi fortemente perseguida pela elite clerical judaica, não se sabe se tal religião não poderia eventualmente ser a dominante se não houvesse a dita perseguição.

25 de junho de 2023 às 20:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Nenhuma tradução diz conversos por que isso não faz sentido nenhum.

25 de junho de 2023 às 20:14:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Nenhuma tradução diz conversos por que isso não faz sentido nenhum.»

Há sim tradução a dizer «conversos» e faz de facto sentido:

«When a convert ('ger') dwells among you in your land, do not taunt him.»

https://aish.com/love-the-convert/

27 de junho de 2023 às 00:38:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Está bem claro que o Judaísmo tem como um dos seus mandamentos a conversão dos gentios»

Não necessariamente - e, de facto, assim não foi na maior parte da sua existência e convivência com outros Povos.

27 de junho de 2023 às 00:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Tal como nada indica que a religião fonte de todos os males do ocidente tivesse dificuldades em convencer qualquer povo adorador de tal religião a perseguir os praticantes do paganismo»

Indica, indica - a sucessão de leis a proibir o Paganismo mostra bem que os Povos não aderiam; e sempre que o Cristianismo não teve do seu lado vantagem militar, a conversão dos Povos ao culto do Judeu Morto não se deu. Por isso, há mesmo muita coisa que indica que a religião fonte de todos os males do Ocidente teve dificuldades em convencer as populações a perseguir os pagãos - muita coisa mesmo.



«Como a religião fonte de todos males do ocidente foi fortemente perseguida pela elite clerical judaica, não se sabe se tal religião não poderia eventualmente ser a dominante»

Bem, a historieta que o clero cristão conta é que as perseguições aos cristãos acabaram por dar a vitória ao Cristianismo, que se sobrepôs a todos os perseguidores. Sucede que afinal quando a perseguição era a sério, ou aliás, quando os cristãos não tinham superioridade militar, os Povos não se convertiam, isto é que se sabe garantidamente, como se viu na Índia, na China e no Japão. O resto são especulações.

Entretanto, houve revoltas pagãs contra a imposição do Cristianismo - houve alguma revolta judaica contra o clero judaico e em prol da adoração do carpinteiro agitador?

27 de junho de 2023 às 00:46:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Não me parece que foram só os germânicos...»

Outra vez a tomar a parte pelo todo? Nem sequer foram «os Germânicos». Foram elites - chefes de vários Povos, germânicos e não só. Esse Cynegius terá sido um desses líderes, que incitava ao vandalismo anti-pagão... cometido por monges, claro, que mobilizar o povo a sério era mais difícil...


«e parece que pela tua lógica os germânicos rejeitaram o paganismo europeu»

Não, pela tua «lógica» é que «os Germânicos» rejeitaram o Paganismo Europeu. Na verdade, isso foi sempre decidido por meia dúzia de chefes, que, de resto, tiveram lutas internas no seio da germanidade porque havia sempre quem não quisesse abandonar o culto aos Deuses Nacionais para adorar um crucificado estrangeiro. Nunca o Cristianismo se impôs por conversão espontânea e não forçada das populações.



27 de junho de 2023 às 01:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

lol distorceste a palavra estrangeiros para conversos mas agora dizes que o Judaísmo não tem como um dos seus mandamentos a conversão de estrangeiros.lol

27 de junho de 2023 às 09:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Exodus 12:48-49
But if a stranger sojourns with you, and celebrates the Passover to the Lord, let all his males be circumcised, and then let him come near to celebrate it; and he shall be like a native of the land. But no uncircumcised person may eat of it. The same law shall apply to the native as to the stranger who sojourns among you.”

Isaiah 56:6-8
“Also the foreigners who join themselves to the Lord,
To minister to Him, and to love the name of the Lord,
To be His servants, every one who keeps from profaning the sabbath
And holds fast My covenant;
Even those I will bring to My holy mountain
And make them joyful in My house of prayer.
Their burnt offerings and their sacrifices will be acceptable on My altar;
For My house will be called a house of prayer for all the peoples.”
The Lord God, who gathers the dispersed of Israel, declares,
“Yet others I will gather to them, to those already gathered.”

Pois, o Judaísmo não é nada universal e inclusivista.lol

27 de junho de 2023 às 10:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Hashem instructs His People to love the stranger and the convert, and to take extra care of those who are new to the community and alone. This stands in contrast to the people’s experience as strangers in Egypt, where they were viciously oppressed. The Talmud (Bava Metzia 59b) points out that this commandment is repeated no less than thirty-six times throughout the Bible, to emphasize that as the People of Israel prepare to enter the Land of Israel, where they will be the masters and no longer the strangers, they are warned not to forget what is was like to be outsiders. They must do whatever they can to ease the struggles of strangers in their land.

https://theisraelbible.com/bible/deuteronomy-10/

27 de junho de 2023 às 10:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Outra vez a tomar a parte pelo todo? Nem sequer foram «os Germânicos». Foram elites - chefes de vários Povos, germânicos e não só. Esse Cynegius terá sido um desses líderes, que incitava ao vandalismo anti-pagão... cometido por monges, claro, que mobilizar o povo a sério era mais difícil..."

Tal como foram as elites judaicas que decidiram condenar o "judeu morto" e os seus adoradores. Não vejo diferença.

"Não, pela tua «lógica» é que «os Germânicos» rejeitaram o Paganismo Europeu. Na verdade, isso foi sempre decidido por meia dúzia de chefes, que, de resto, tiveram lutas internas no seio da germanidade porque havia sempre quem não quisesse abandonar o culto aos Deuses Nacionais para adorar um crucificado estrangeiro. Nunca o Cristianismo se impôs por conversão espontânea e não forçada das populações."

Pois, mas uma vez foram as elites que manipularam uma turba de gente a fazer certos actos, não foi "o povo" que espontaneamente que decidiu fazer o que fosse tal como tu insistes que foi o que aconteceu ao "judeu morto" e aos seus crentes.

27 de junho de 2023 às 19:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«lol distorceste»


Já estás a precisar de mentir, mau sinal. Uma coisa dessas podia passar impune se isto fosse uma conversa de café aos berros, mas aqui está tudo registado. Tive o trabalho de procurar na Internet uma página a comprovar o que estou a dizer, mas tu estás completamente à vontade para dizer que eu «distorci». Fui eu que escrevi a página?
Outra vez, porque parece que te «escapou», desta vez vai a grosso para entrar melhor:
«When a convert ('ger') dwells among you in your land, do not taunt him.»


https://aish.com/love-the-convert/


Em suma, essa já ardeu. Vejamos a próxima.

27 de junho de 2023 às 21:29:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Pois, o Judaísmo não é nada universal e inclusivista.»

Pois, é tão «universal» e «inclusivista» que só aceita circundidados:
«But no uncircumcised person may eat of it.»

Desta vez, tu próprio trouxeste o texto que te refuta - sim, os circundidados são os conversos. Ou seja, aceita conversos, mas não ama toda a gente, longe disso.

27 de junho de 2023 às 21:30:00 WEST  
Blogger Caturo said...

They must do whatever they can to ease the struggles of strangers in their land.»

Excepto quando esses «strangers» se tinham oposto aos Judeus no passado, aí eram, ou foram, metodicamente exterminados:
«Mas matarás homens e mulheres, crianças e as de berço, bem como todos os animais úteis da tribo, até que a memória de Amalec se apague de sob o céu.» - Primeiro Livro de Samuel, 15.

Quanto ao Deuteronómio que citaste, esqueceste-te de partes relativas ao convívio dos Judeus com outros Povos da área:

Deuteronómio 2:34 - «Naquela ocasião conquistámos todas as suas cidades e destruímo-las totalmente, matando homens, mulheres e crianças, sem deixar nenhum sobrevivente.»


Deuteronómio 3 - E também o Senhor nosso Deus nos deu na nossa mão a Ogue, rei de Basã, e a todo o seu povo; de maneira que o ferimos até que não lhe ficou sobrevivente algum.
E naquele tempo tomámos todas as suas cidades; nenhuma cidade houve que lhes não tomássemos; sessenta cidades, toda a região de Argobe, o reino de Ogue em Basã.
Todas estas cidades eram fortificadas com altos muros, portas e ferrolhos; e muitas outras cidades sem muros.
E destruímo-las como fizemos a Siom, rei de Hesbom, destruindo todas as cidades, homens, mulheres e crianças.
Porém todo o gado, e o despojo das cidades, tomámos para nós por presa.»


Deuteronómio 20:
«Quando te achegares a alguma cidade para combatê-la, apregoar-lhe-ás a paz.
E será que, se te responder em paz, e te abrir as portas, todo o povo que se achar nela te será tributário e te servirá.
Porém, se ela não fizer paz contigo, mas antes te fizer guerra, então a sitiarás.
E o Senhor teu Deus a dará na tua mão; e todo o homem que houver nela passarás ao fio da espada.
Porém, as mulheres, e as crianças, e os animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o Senhor teu Deus.
Assim farás a todas as cidades que estiverem mui longe de ti, que não forem das cidades destas nações.
Porém, das cidades destas nações, que o Senhor teu Deus te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida.
Antes destruí-las-ás totalmente: aos heteus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus, como te ordenou o Senhor teu Deus.
Para que não vos ensinem a fazer conforme a todas as suas abominações, que fizeram aos seus deuses, e pequeis contra o Senhor vosso Deus.»

Mais atenção...





27 de junho de 2023 às 21:30:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Entretanto, o Tácito escreveu isto no século I:
«Wretches of the most abandoned kind who had no use for the religion of their fathers took to contributing dues and free-will offerings to swell the Jewish exchequer; and other reasons for their increasing wealth way be found in their stubborn loyalty and ready benevolence towards brother Jews. But the rest of the world they confront with the hatred reserved for enemies. They will not feed or intermarry with gentiles. Though a most lascivious people, the Jews avoid sexual intercourse with women of alien race. Among themselves nothing is barred. They have introduced the practice of circumcision to show that they are different from others. Proselytes to Jewry adopt the same practices, and the very first lesson they learn is to despise the gods, shed all feelings of patriotism, and consider parents, children and brothers as readily expendable.»

Agora vê lá se também fui eu que mandei o romano registar esta passagem há 1900 anos...

27 de junho de 2023 às 21:41:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Tal como foram as elites judaicas que decidiram condenar o "judeu morto" e os seus adoradores.»

Já comentei - e o Povo Judaico acatou. Houve alguma revolta judaica a favor dos cristãos? Não respondeste, claro...



«Pois, mas uma vez foram as elites que manipularam uma turba de gente a fazer certos actos, não foi "o povo" que espontaneamente que decidiu fazer o que fosse tal como tu insistes»

A verdade é que na Europa germânica, e não só, há notícias de conflito e resistência pagã. Entre os Judeus, nada a favor dos cristãos. Aliás, a tua comparação é de tal forma absurda que nem dás conta do pormenor de que os Judeus viveram séculos rodeados de cristãos por todos os lados em território europeu, sendo por isso facílimo para a maioria deste Povo o desligar-se de vez do seu clero judaico «opressor» e aderir ao culto do Crucificado, nada os impediria, pelo contrário, muitas vezes até foram obrigados a isso (nomeadamente em Portugal), mas nem assim, é que nem assim, eles aderiram em massa ao Cristianismo, pelo contrário...

27 de junho de 2023 às 21:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Isso tem tudo a ver com os judeus conquistarem uma pátria para os mesmos. Ora, estamos a falar de algo completamente diferente que é o universalismo e inclusivíssimo do Judaísmo.

27 de junho de 2023 às 22:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Já comentei - e o Povo Judaico acatou. Houve alguma revolta judaica a favor dos cristãos? Não respondeste, claro..."

Houve alguma revolta do Povo Cristão aquando da perseguição dos pagãos? Ridículo.

27 de junho de 2023 às 22:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não interessa para nada pois conversos = estrangeiros, e é por isso que 99% das traduções falam em estrangeiros e não em conversos.

27 de junho de 2023 às 22:49:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Isso tem tudo a ver com os judeus conquistarem uma pátria para os mesmos. Ora, estamos a falar de algo completamente diferente que é o universalismo e inclusivíssimo»

Claro que é completamente diferente - uma religião universalista sem fronteiras não procura ter uma pátria etnicamente fundamentada.

27 de junho de 2023 às 23:41:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Houve alguma revolta do Povo Cristão aquando da perseguição dos pagãos?»

Houve revoltas de populações europeias cristianizadas, que se voltaram contra o Cristianismo e retornaram aos seus cultos pagãos ancestrais.

REPITO - houve alguma revolta dos Hebreus contra o Judaísmo e em prol do Cristianismo?

27 de junho de 2023 às 23:42:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Não interessa para nada pois conversos = estrangeiros, e é por isso que 99% das traduções falam em estrangeiros»

Interessa sim, porque os estrangeiros em causa são os conversos, não é qualquer gajo, e não inclui seguramente os Povos politeístas.

27 de junho de 2023 às 23:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Houve revoltas de populações europeias cristianizadas, que se voltaram contra o Cristianismo e retornaram aos seus cultos pagãos ancestrais."

Isso não é o mesmo que populações cristianizadas se revoltarem contra a perseguição dos pagãos.

28 de junho de 2023 às 00:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas qual etnicamente fundamentada, se tu próprio mostraste que o Judaísmo é a favor da conversão dos estrangeiros?!

E também os adoradores do "judeu morto" fizeram isso.

28 de junho de 2023 às 00:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Houve revoltas de populações europeias cristianizadas, que se voltaram contra o Cristianismo e retornaram aos seus cultos pagãos ancestrais."

Também existiram revoltas de judeus contra o Judaísmo, que é que isso prova?

28 de junho de 2023 às 00:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Conversos ou não, são gente que não é da etnia dos judeus.

28 de junho de 2023 às 00:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

The Visigoths, Ostrogoths and Vandals were Christianized while they were still outside the bounds of the Roman Empire; however, they converted to Arianism rather than to the Nicene version (Trinitarianism) followed by most Romans, who considered them heretics.

A pressão que estes germânicos devem ter sentido para se tornarem adoradores do "judeu morto", fora do império romano.lol

28 de junho de 2023 às 00:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tanto ardeu que trouxe aqui a bíblia israelita que mais uma vez menciona estrangeiros.lol

28 de junho de 2023 às 00:46:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Tanto ardeu que trouxe aqui a bíblia israelita»

Não. Tu trouxeste traduções da Bíblia israelita e eu expliquei-te o real significado dessas traduções, que se refere a conversos em pelo menos um das passagens que citaste, senão nelas todas.

29 de junho de 2023 às 00:37:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Também existiram revoltas de judeus contra o Judaísmo,»

Revolta da população judaica contra o Judaísmo? Onde e como foi isso?

29 de junho de 2023 às 00:39:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«o Judaísmo é a favor da conversão dos estrangeiros?!»

O que eu disse foi que o Judaísmo incluiu a conversão de estrangeiros em determinadas épocas. Não disse que sempre o fizera.


«E também os adoradores do "judeu morto" fizeram isso»

Fizeram isso numa época em que puderam representar o Cristianismo como «religião nacional», o que constituiu um acrescento postiço em nada condizente com o que os cristãos fizeram sempre antes, depois e, até, durante essa época.


29 de junho de 2023 às 00:44:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Isso não é o mesmo que populações cristianizadas se revoltarem contra a perseguição dos pagãos.»

Queres dizer «contra os pagãos» ou «a favor dos pagãos»?

De resto, isso interessa menos - o que eu disse foi que houve populações cristianizadas a recoltar-se contra a imposição do Cristianismo e a regressarem ao Paganismo.
Houve alguma população hebraica a revoltar-se contra o Judaísmo e a tornar-se cristã? Se não, então a tua comparação não tem sentido.

29 de junho de 2023 às 00:48:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«A pressão que estes germânicos devem ter sentido para se tornarem adoradores do "judeu morto", fora do império romano»

Claro que não sentiram pressão nenhuma, que ideia, claro que bárbaros germânicos a viverem no meio das florestas, dos pântanos e da bruma iam estar informadíssimos sobre todos os detalhes da religião que se impunha no cerne da romanidade a milhares de quilómetros de distância.
«Ó Hrothgar, pá, o que é que tu dizes sobre Deus ser três pessoas num só Deus?», e o Hrothgar poisa a caneca de cerveja e, enquanto dá umas dentadas no pedaço de javali que tem enfiado no punhal, alvitra «Olha, ó Recceswinth, acho que isso é treta, concordo muito mais com o Arrius de Alexandria que diz que Deus é só o pai, não é nem o Filho nem o Espírito Santo», pois claro... Aliás, até se sabe que a maneira de um certo nobre dos Tervíngios - antepassados dos Visigodos - o aristocrata Fritighern, ter conseguido o apoio militar dos Romanos do imperador Valente, foi a condição, imposta por este imperador, de que o dito nobre se convertesse do Paganismo ao Cristianismo ariano, mas se calhar ele sentiu foi um apelo espiritual da doutrina arianista, pois pois...

29 de junho de 2023 às 00:59:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home